Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
19
Carta Constitucional. Lutas Liberais (1826 - 1834).
001
Caixa n. º 001
(...)
221
Caixa n. º 221
222
Caixa n. º 222
223
Caixa n. º 223
224
Caixa n. º 224
225
Caixa n. º 225
226
Caixa n. º 226
01
Correspondência entre o major José de Morais Madureira Lobo, João de Vasconcelos e Sá e Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre mapas de força do Batalhão Volante da Legião Nacional da Beira Baixa, dissolução do Corpo Franco, solípedes, finanças, miguelismo, Castelo Branco, general Pinto Álvares Pereira, Alentejo, espanhóis, Covilhã, relações de presos traidores, Almeida, general Nicolau de Abreu, Portalegre, guerrilhas e Lamego.
02
Correspondência do general João de Vasconcelos e Sá para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre indisciplina e excessos do Exército Usurpador.
03
Correspondência de barão do Pico do Celeiro, comandante da Divisão do Norte no Porto, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre guerrilhas realistas, miguelismo, actividades subversivas, alimentação, doentes, saúde, mortos, Regimentos de Infantaria 10, 12 e 18, solípedes, munições, Leiria e Batalhão de Voluntários Realistas de Monsaraz.
04
Correspondência entre o brigadeiro Pedro de Sousa Canavarro, governador das Armas do Douro, e Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre o Exército Libertador, barão do Pico do Celeiro, Guimarães, guerrilhas, Batalhão dos Padres, Santo Tirso e miguelismo.
05
Correspondência do brigadeiro barão do Pico do Celeiro, comandante da Divisão do Norte no Porto, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre guerrilhas realistas, miguelismo, actividades subversivas, Santo Tirso, folheto da proclamação de D. Maria II para os habitantes do Minho, Exército Libertador, almirante Napier, espanhóis, Braga, Barcelos, infante D. Carlos de Espanha e testemunho do padre João José Peixoto.
06
Correspondência do brigadeiro barão do Pico do Celeiro, comandante da Divisão do Norte no Porto, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre guerrilhas realistas, miguelismo, Exército Libertador, deserções, Grijó, presos, Lamego, infante D. Carlos de Espanha, D. Miguel I, Alentejo, embarcações, alimentação, Braga, Mapas da Força e solípedes.
07
Correspondência do brigadeiro barão do Pico do Celeiro, comandante da Divisão do Norte no Porto, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre Valença, Caminha, Viana, padres, Amarante, Raimundo José Pinheiro, Aveiro, juiz de fora do distrito da Feira Francisco Monteiro Mourão Guedes de Carvalho, navios Jorge IV e Edimburgo, relações de forças miguelistas ao sul do Douro e de panos e outros objectos conduzidos de Braga para o Porto.
08
Correspondência do brigadeiro barão do Pico do Celeiro, comandante da Divisão do Norte no Porto, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre miguelismo, Valença, barão de Vila Pouca, relações de oficiais realistas presos em Ponte de Lima, bispos de Aveiro e Bragança, tenente-coronel José de Pina Freire da Fonseca, batalhas no Algarve e barão Sá da Bandeira.
09
Correspondência do brigadeiro barão do Pico do Celeiro, comandante da Divisão do Norte no Porto, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre indiscilplina no Regimento de Voluntários D. Maria II, abolição dos dízimos, Manuel de Castro Correia de Mesquita e testemunho escrito de visões de uma anónima.
10
Ofício confidencial (minuta) de Agostinho José Freire, ministro da Guerra, para o barão do Pico do Celeiro sobre indisciplina e crimes efectuados pelo Regimento de Voluntários D. Maria II na cidade do Porto.
11
Correspondência do brigadeiro barão do Pico do Celeiro, comandante da Divisão do Norte no Porto, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre o navio Endembourg e o perfeito da província da estremadura.
12
Correspondência do brigadeiro Bento da França Pinto de Oliveira e de António Caetano de Faria Vieira, para o duque da Terceira e Domingos Manuel Pereira de Barros sobre Penafiel, José Cabral Teixeira e Governo Militar do Douro.
13
Correspondência do brigadeiro Joaquim de Sousa de Quevedo Pizarro, governador militar em Trás-os-Montes, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre miguelismo, condecorações, Vila Real, António de Sousa Pereira, Bragança, guerrilha carlista, relações de géneros alimentares, objectos e presos, Albaças, Mirandela, combates na Beira Alta e coronel Cachapur.
14
Correspondência do brigadeiro Manuel Joaquim de Menezes, governador militar em Trás-os-Montes, para o duque da Terceira sobre miguelismo, juíz de fora de Chaves, Batalhão de Voluntários Realistas de Mirandela, Galiza, D. Miguel, D. Carlos de Espanha e mortos.
15
Correspondência do brigadeiro António Pinto Álvares Pereira, governador das Armas do Alentejo, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre miguelismo, rebeldes espanhóis, Évora, defesa, Elvas, planos de instruções para oficiais, infante D. Carlos de Espanha, ordens do Quartel General de Marvão, mapa da força da Centuria da Liberdade Transtagana, combates, mortos, relações de armas, munições, condecorações e Legião Patriota do Alentejo.
16
Requisição de J. S. Costa à 1ª Repartição do Ministério da Guerra de cópia da portaria de 11 de Janeiro de 1834.
17
Correspondência do brigadeiro António Pinto Álvares Pereira, governador das Armas do Alentejo, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre o auditor José Francisco de Assis e Andrade, ordens do dia, miguelismo, guerrilhas em Castelo de Vide, mapa da força dos depósitos de São Vicente e Valença de Alcântara.
18
Correspondência do brigadeiro António Pinto Álvares Pereira, governador das Armas do Alentejo, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre miguelismo, combates, infante D. Carlos de Espanha, Depósito de Valença de Alcântara, Valência, Portalegre, actividades subversivas, Castelo de Vide, mapas da força que guarnece Marvão, ordens do dia, relações de presos, oficiais espanhóis e mortos.
19
Correspondência do brigadeiro António Pinto Álvares Pereira, governador das Armas do Alentejo, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre carlistas em Portalegre, miguelismo, Espanha, solípedes, combates e mortos.
20
Correspondência do brigadeiro António Pinto Álvares Pereira, governador das Armas do Alentejo, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre miguelismo, bispo de Vila Viçosa e indiferença dos habitantes da mesma localidade perante as tropas liberais e D. Maria II, Estremoz, saúde, doentes, mortos e Batalhão do Regimento 15 em Évora.
21
Correspondência do brigadeiro João Schwalback, governador da Província do Alentejo, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre acontecimentos tumultuosos provocados por realistas na noite de 15 de Agosto em Elvas e miguelismo.
22
Correspondência do brigadeiro João Schwalback, governador da Província do Alentejo, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre o apoio dos habitantes de Elvas a D. Miguel, oficiais realistas, habitantes de Estremoz aliciam soldados do Regimento de Infantaria 1 a desertarem, indisciplina e castigos corporais.
23
Correspondência do brigadeiro João Schwalbach, governador da Província Alentejo, para o duque da Terceira sobre marcha para Évora do Corpo de Atiradores Portugueses, Regimento de Infantaria 1 e 7, Regimento de Cavalaria 5, entrada de D. Miguel em Espanha e possível regresso, Elvas e soldados do Corpo de Atiradores Belgas morrem de cólera ou envenenamento.
24
Correspondência do brigadeiro João Schwalbach, governador da Província Alentejo, para o duque da Terceira sobre miguelismo, presos, homcídeos em Beja, Moura, Mourão e Serpa, onde habitantes são assassinados com o pretexto de serem miguelistas.
25
Correspondência do brigadeiro João Schwalbach, governador militar do Alentejo, para o duque da Terceira sobre portugueses vindos de França para destabilizar as populações e crimes.
26
Correspondência do marechal de campo Francisco de Paula de Azevedo, governador militar da Beira Alta, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre o duque da Terceira.
27
Correspondência do marechal de campo Francisco de Paula de Azevedo, governador militar da Beira Alta, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre relações de vilas que aclamaram o governo de D. Maria II, oficiais do Governo Militar de Lamego e civis, recrutamento militar, mapa da força da guarnição de Lamego, miguelismo, guerrilha realista comandada pelo Abade de Santa Vallha e espanhóis.
28
Correspondência do marechal de campo Francisco de Paula de Azevedo, governador militar da Beira Alta, para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre a necessidade de ter um secretário para o auxiliar.
29
Correspondência do brigadeiro Antão Garcês Pinto de Madureira, governador militar da Beira Alta, para o duque da Terceira, ministro da Guerra, sobre D. Miguel em Espanha, miguelismo, Vila Pouca e Cidade Rodrigo.
227
Caixa n. º 227
228
Caixa n. º 228
229
Caixa n. º 229
230
Caixa n. º 230
231
Caixa n. º 231
(...)
325
Caixa n. º 325
Caixa n. º 226
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 226
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/19/226
Título
Caixa n. º 226
Título paralelo
161682
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
29 documentos.