Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
19
Carta Constitucional. Lutas Liberais (1826 - 1834).
001
Caixa n. º 001
(...)
226
Caixa n. º 226
227
Caixa n. º 227
228
Caixa n. º 228
229
Caixa n. º 229
230
Caixa n. º 230
231
Caixa n. º 231
001
Correspondência de várias entidades para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre o orçamento das despesas a que montará a reparação dos telhados do quartel onde habita o tenente-coronel do Regimento de Infantaria 14.
002
Correspondência de várias entidades para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre o estabelecimento do Regimento de Milícias de Lisboa Oriental no sítio de Loios.
003
Correspondência de várias entidades para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando que o Esquadrão do Regimento de Cavalaria 10 deve ser aquartelado no quartel da Triste-fé e mapa da força do Regimento.
004
Correspondência de várias entidades para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando que o caserneiro de Braga participa o desaparecimento de alguns utensílios pertencentes ao Regimento de Cavalaria 12, que desertou.
005
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun comunicando a mudança de alojamentos dos batalhões de Caçadores 10 e 11 e da Cavalaria Espanhola e perguntando se devm ser arrendadas casas para os oficiais de Caçadores 11, em Penafiel.
006
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para várias entidades remetendo o balanço do cofre do Arsenal das Obras Militares e da Inspecção Geral dos Quartéis, relativo ao mês de Agosto de 1826.
007
Avisos do Ministério da Guerra para várias entidades sobre a marcha do Regimento de Cavalaria 10 e 20 de Lisboa para Castelo Branco e marcha do Regimento de Infantaria 6 para a praça de Almeida.
008
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun perguntando se deverá ser arrendada um quartel para o novo coronel do Regimento de Cavalaria 7, visto que a casa que se lhe destina está à disposição do conde da Taipa.
009
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun declarando esta a ser providenciado o fornecimento de artigos para a 2ª Direcção do Ministério da Guerra.
010
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun remetendo relação das casas ocupadas para quartel de bandeiras, de soldados, cavalarias e Guarda Real da Polícia de que se tem pago renda pela Repartição do Arsenal.
011
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava informando que se vai por em marcha de Penafiel para Guimarães o Batalhão de Caçadores 11.
012
Correspondência de de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para várias entidades informando que o caserneiro de Estremoz participa que o guardião do convento de São Francisco, daquela vila, vai de seu arbitrio mandar ocupar por dois religiosos duas celas do convento que estavam destinadas a alojar oficiais que guarnecem aquela praça.
013
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun pedindo informações sobre os vencimentos dos empregados da Repartição do Arsenal.
014
Ofícios de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun pedindo esclarecimentos para que sejam formalizadas as folhas para o pagmento dos vencimentos dos empregados da Repartição do Arsenal.
015
Correspondência entre o Ministério da Guerra e José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando que o caserneiro de Vila Viçosa oferece donativos ao Estado e despesas feitas com a compra de palha para forar as camas das tropas.
016
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun sobre a passagem de António Caetano da Silva Melo, pagador das obras militares em Valença, para a pagadoria da cidade do Porto.
017
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava sobre o alojamento do Batalhão de Caçadores 7 no castelo de São Jorge, a marcha do Batalhão de Caçadores 10 para Braga e de Caçadores 11 para Penafiel e da Cavalaria Espanhola passa de Borba para Montemor-o-Novo.
018
Aviso do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava para que sejam aprontados alojamentos na Amadora, Porcalhota, e no Cacém para o Batalhão de Caçadores 7.
019
Ofícios de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun perguntando se devem ou não entregar aos seus donos as casas que em Viseu estavam arrendadas para quartéis dos oficiais do Regimento de Infantaria 15.
020
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava solicitando o envio de um livro, papel e mais objectos à Comissão de que é presidente o general João Manuel da Silva.
021
Correspondência de várias entidades para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun solicitando pela Secretaria do Governo das Armas da Corte e da Província da Estremadura oito escrivaninhas.
022
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun informando para que sejam entregues as casas em Penafiel que serviam de hospital do Batalhão de Caçadores 6.
023
Correspondência de várias entidades para José Bento de Sousa Fava informando para que sejam dadas providências para se fornecer madeira para diferentes obras de fortificação militares.
024
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun informando ter expedido as convenientes ordens para a remoção do pagador das obras militares da praça de Valença, António Caetano da Silva.
025
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava sobre a marcha do Regimento de Infantaria 9 para Viana e do Batalhão de Caçadores 10 para Braga.
026
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun solicitando-lhe que conserva em seu poder as chaves da casa em que trabalhava a comissão preparatória da convovação das Cortes.
027
Correspondência de Tomás de Aquino Leal, contador do Arsenal das Obras Militares para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun sobre as providências a serem tomadas para que o expediente da Repartição do Arsenal não pare apesar da morte do intendente geral e fiscal da repartição, José Bento de Sousa Fava e relação dos saldos existentes no cofre do Arsenal.
028
Ofício de Tomás de Aquino Leal, contador do Arsenal das Obras Militares para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun participando sobre a morte repentina de José Bento de Sousa Fava, em sua casa em Pedrouços.
029
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava solicitando para arrecadar os efeitos que estão nos quartéis das companhias da Guarda da Polícia que foram desarmadas.
030
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando para que se ponha à disposição do general João Manuel da Silva a casa que serviu à Comissão encarregada de redigir a Ordenança da Tática Elementar.
031
Correspondência de José Bento de Sousa Fava para o Ministério da Guerra participando que se deve dar ao comandante da g guarda do castelo o quarto que lhe foi indicado pelo chefe da Repartição de Saúde, no edifício do hospital estabelecido no castelo de São Jorge.
032
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava solicitando para que se ponha à disposição do comandante de artilheiros nacionais de Lisboa Oriental o quartel que foi da 3ª Companhia de Polícia.
033
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava comunicando as mudanças de quartéis do Regimento de Cavalaria 10 de Torres Novas para Santarém e do Regimento de Infantaria 20 de Santarém para Abrantes.
034
Correspondência de Policarpo José Machado para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun informando que logo que o quartel da Boa Hora for evacuado pela Companhia da Polícia o mande por à disposição do comandante do Regimento de Infantaria de Voluntários Reais do Comércio.
035
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava solicitando para que mande proceder ao arranjo das mesas e fornecer outras para a Secretaria do Governo das Armas do Partido do Porto.
036
Ofício de José Bento de Sousa Fava para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun propondo para o lugar de caserneiro dos quartéis da praça de Elvas o capitão reformado do Regimento de infantaria 5, José Leandro Pombeiro, para substituir o capitão António Joaquim Guerreiro.
037
Correspondência do Ministério da Guerra para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun socilitando para mandar receber e aplicar convenientemente as madeiras arruinadas que se tiraram das barreiras de uma porta da praça de Peniche.
038
Avisos do Ministério da Guerra para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun solicitando para que se dê quartel ao tenente-coronel de Artilharia 3, José da Silva Reis, empregado na comisão de Táctica Elementar.
039
Aviso do Ministério da Guerra para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun informando que o Regimento de Infantaria 10 vai marchar para Estremoz.
040
Aviso do Ministério da Guerra para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun sobre os arranjos na 2ª Direcção do Ministério.
041
Correspondência entre várias entidades sobre a passagem do Batalhão de Caçadores 6 para o castelo de São Jorge.
042
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun remetendo o orçamento dos arranjos que se exigiam no quartel do Batalhão de Artilheiros Nacionais de Lisboa Ocidental no convento de Jesus, relação de objectos para fazer arranjos no quartel onde esta o Depósito de Remonta de Évora, orçamentos dos reparos exigidos no quartel do Regimento de Cavalaria 7, no quartel do Regimento de Infantaria 3 em Bragança, no picadeiro do Regimento de Cavalaria 4, do quartel do Regimento de Infantaria 9 na vila de Viana e a necessidade de arranjos no convento de Santo António em Lisboa do Batalhão de Caçadores de Lisboa Oriental.
043
Correspondência entre várias entidades sobre o fornecimento de bancos e cadeiras para a Secretaria do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura.
044
Correspondência entre várias entidades sobre o arranjo dos postos de guarda da câmara dos pares e deputados.
045
Correspondência de várias entidades para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun solicitando que se faça tirar da entrada do palácio dos pares todos os entulhos e preparar dois Corpos de guardas nos palácios das câmaras dos pares e dos deputados.
046
Correspondência entre várias entidades sobre o edifício onde deve ser estabelecida a Sociedade Promotora de Indústria.
047
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava sobre a desocupação da casa onde se encontra a Sociedade Promotora de Indústria.
048
Correspondência do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava participando as alterações relativamente aos quartéis na praça de Elvas.
049
Aviso o Ministério da Guerra para o capitão do Real Corpo de Engenheiros solicitando que o castelo de São Jorge fique pronto para alojar 1200 praças de Milícias que vêm fazer serviço na capital.
050
Correspondência entre várias entidades sobre orçamentos dos arranjos necessários no quartel do governador da praça de Elvas e relação dos arranjos pretendidos em Elvas.
051
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra informando através do caserneiro de Faro que entraram nessa cidade o Regimento de Infantaria 14 e o Batalhão de Caçadores 4.
052
Correspondência de várias entidades para José Bento de Sousa Fava sobre o fornecimento de duas guarnições do Regimento de Milícias de Lisboa Ocidental.
053
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra pedindo esclarecimentos sobre o fornecimento de utensílios para o quartel do Regimento de Milícias do Termo de Lisboa Oriental e relação requisitando mobílias para o regimento.
054
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando que deve entregar o convento de São Domingos para quartel do Regimento de Milícias do Termo de Lisboa Oriental.
055
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra participando o falecimento de João Leitão, caserneiro de Valença, e propondo para sua substituição por Francisco Pereira Soromenho, reformado do Regimento de Infantaria 21.
056
Aviso do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava solicitando que o castelo de São Jorge seja preparado para receber 1200 milicianos.
057
Ofício de Manuel de Sampaio para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun requisitando carros para a mudança do arquivo do Governo das Armas da Corte e Estremadura.
058
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra informando sobre a conduta do caserneiro de Peniche.
059
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando para que sejam postas à disposição do provedor da Casa da Moeda os armários que perteceram à Secretaria de Velasco.
060
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando para que fique pronto o quartel em Belém para alojar a 1ª e 2ª companhias das Milícas do Termo de Lisboa Ocidental.
061
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra rementendo o orçamento das despesas para arranjar o quartel do Regimento de Infantaria 1.
062
Correspondência entre o Ministério da Guerra e José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, solicitando que sejm fornecidas coberturas de inverno ao Batalhão de Caçadores 9.
063
Correspondência entre o Ministério da Guerra e José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre o fornecimento de móveis ao general do Governo das Armas do Antentejo.
064
Correspondência de Luís Inácio Xavier Palmeirim para João Carlos Saldanha Oliveira e Daun sobre a casa que tem servido de Secretaria do Governo das Armas da Corte e Estremadura e que deve ficar a cargo da inspecção dos quartéis.
065
Correspondência de Francisco de Almeida para Inácio da Costa Quintela sobre o fornecimento de camas às topas inglesas que estão na Calçada da Ajuda.
066
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre a marcha de vários corpos do Exército.
067
Aviso do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre a troca entre o caserneiro da torre do Bugio e o caserneiro da torre de São Julião da Barra, João Victor.
068
Ofício de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun sobre a entrega das casas aos seus donos na Porcalhota e no Cacém.
069
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, informando que o Esquadrão da Bahia, que está em Setúbal, vai aquartelar-se na torre de São Julião da Barra e que o Regimento de Infantaria 14 vai marchar para Elvas e Borba e o Regimento de Infantaria 2 e 10 para Castelo Branco.
070
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra informando sobre o número de celas que os conventos do Porto tem disponíveis para alojar oficiais militares, extracto dos autos do exame a que se procedeu a esses conventos, relação de casas ocupadas para alojamento de oficiais dos Corpos da Guarda da Polícia e relação das hospedarias nas quais se acham hospedados oficiais do Exército.
071
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra informando sobre os arranjos feitos em Braga para o alojamento do Regimento de Infantaria 9.
072
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra participando ter dado as providências para prover o depósito de Valença de camas para que sejam recebidas as Milícias.
073
Correspondência entre várias entidades sobre a ordem para despejar os quartos no convento de Jesus para que sejam ocupados pela Sociedade Promotora da Indústria.
074
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para Inácio da Costa Quintela sobre o Regimento de Milícias de Lisboa Oriental que vai ocupar um quartel no castelo de São Jorge, onde esteve a Companhia de Milícias de Torres Vedras.
075
Aviso do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre o fornecimento de três livros à Secretaria do Ministério.
076
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra sobre o fornecimento de três mantas ao capitão do Regimento de Infantaria 8, João Luís Tomás.
077
Avisos do Ministério da Guerra sobre a ordem para que se reuna o destacamento de Cavalaria 9 que se encontra na estrada de Coimbra.
078
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra sobre a entrega das casas aos seus proprietários que tem sido utilizadas em Lisboa pelo Regimento de Infantaria 18 e Batalhão de Caçadores 6.
079
Ofício do visconde de Berie para Inácio da Costa Quintela sobre a marcha do Batalhão de Caçadores 6 de Vila Viçosa para Évora.
080
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra particiapndo que o brigadeiros encarregado do Governo das Armas do Algarve incumbiu o 2º tenente engenheiro Francisco Isidro Lino, da Inspecção dos Quartéis, de proceder a um reconhecimento dos pontos da costa daquela província em que se poderia estabelecer uma linha de telégrafos e mapa demonstrativo para o estabelecimento dos postos telegráficos em toda a costa do Algarve.
081
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra informando sobre os arranjos necesários no convento dos Jerónimos para aquartelar o Regimento de Infantaria 13 e orçamento das despesas para as respectivas obras.
082
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra sobre a nomeação de António Mendes Belo para caserneiro de Elvas.
083
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre o fornecimento de capachos à Secretaria de Estado e relação de capachos que se precisam para os bofites dos oficiais da Secretaria.
084
Avisos do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, sobre o Esquadrão de Cavalaria 10 que vai marchar de Abrantes para Braga.
085
Correspondência do barão de Albufeira para o Ministério da Guerra sobre o fornecimento de carros para transportar bancas para o quartel general da Estremadura.
086
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra sobre o alojamento para os oficiais do contingente do Regimento de Infantaria 3.
087
Correspondência do barão de Albufeira para o Ministério da Guerra sobre o fornecimento de utensílios para os arranjos necessários no quartel general da Estremadura.
088
Aviso do Ministério da Guerra para José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, remetendo o itinerário da marcha que devem seguir os corpos da Divisão de Operações.
089
Correspondência de José Bento de Sousa Fava, do Arsenal das Obras Militares, para o Ministério da Guerra propondo o 1º tenente reformado António Feliciano Rodrigues da Costa para caserneiro dos quartéis da torre de São Julião da Barra e feitoria.
090
Correspondência do brão de Albufeira para Inácio da Costa Quintela sobre o envio de 8 homens para conduzir as bancas da Secretaria do Governo das Armas da Corte e Estremadura.
091
Correspondência de várias entidades para o Ministério da Guerra sobre o abona da renda de casas a duas famílias dos oficiais do Regimento de Infantaria 16.
092
Aviso do Ministério da Guerra para a 2ª Repartição participando que deve mandar render o caserneiro da praça de Peniche, Félix António de Miranda, por outra pessoa.
093
Correspondência de várias entidades para o Ministério da Guerra sobre o abono das despesas do forte da Graça e na praça de Valença e intendência.
094
Ofício de Francisco António Raposo, brigadeiro e intendente fiscal das Milícias, para o Ministério da Guerra participando que o quartel do castelo de São Jorge, mandado dar ao comandante do Regimento de Infantaria 4, está ocupado pelo Regimento de Milícias de Lisboa Oriental.
095
Correspondência de várias entidades para o Ministério da Guerra sobre o fornecimento de uma colecção das leis para a Câmara dos Pares.
096
Aviso do Ministério da Guerra para o inspector geral do quartéis militares participando que o Regimento de Infantaria 4 deverá ocupar o quartel que deixou o Regimento de Infantaria 7 no castelo de São Jorge.
097
Avisos do Ministério da Guerra para o inspector geral do quartéis militares participando que o Regimento de Infantaria 7 vai marchar no dia 28 de Dezembro de 1826.
098
Aviso do Ministério da Guerra para o inspector geral do quartéis militares solicitando que se apronte o quartel no convento de São Domingos para receber o Regimento de Infantaria 2.
099
Correspondência de várias entidades para o Ministério da Guerra sobre a mudança do Regimento de Milícias de Lisboa Oriental do quartel do castelo de São Jorge para o convento das Carmelitas Descalças.
100
Correspondência de várias entidades para o Ministério da Guerra participando sobre o aquartelamento no colégio da Estrela o Regimento de Milícias de Lisboa Ocidental e passar a Companhia da Polícia para o barracão que ocupava o Regimento e necessidade de fazer obras nesse barracão.
Mostrar mais
232
Caixa n. º 232
233
Caixa n. º 233
234
Caixa n. º 234
235
Caixa n. º 235
236
Caixa n. º 236
(...)
325
Caixa n. º 325
Caixa n. º 231
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 231
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/19/231
Título
Caixa n. º 231
Título paralelo
161886
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
121 documentos.