Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
19
Carta Constitucional. Lutas Liberais (1826 - 1834).
001
Caixa n. º 001
(...)
271
Caixa n. º 271
272
Caixa n. º 272
273
Caixa n. º 273
274
Caixa n. º 274
275
Caixa n. º 275
276
Caixa n. º 276
01
Ofício de Joaquim José Correia para José Teixeira Homem de Brederode, chefe do Estado Maior sobre o estado da fragata "Príncipe D. Pedro" e a sua incapacidade para levar um grande número de presos.
02
Ofício de Francisco da Gama Lobo Botelho para A. Duvergier sobre praças dos corpos franceses e ingleses presos na Casa Pia e que não tem recebido rações.
03
Correspondência entre o conde de Saldanha e Agostinho José Freire sobre as praças estrangeiras presas no castelo de São Jorge.
04
Ofício do tenente coronel Joaquim Paulo Arrobas, governador militar do castelo de São Jorge para João Ferreira Sarmento sobre remessa de "Relação de setenta e oito ingleses engajados por Mr. King que regressam ao seu país a bordo do barco a vapor "James Watt" e não tem direito a receber dinheiro algum do Governo por não terem entrado nas fileiras do Exército da Rainha".
05
Correspondência de Bernardo António Zagalo para Agostinho José Freire sobre inspecção dos escoceses chegados a Portugal.
06
Correspondência entre várias entidades sobre pagamento dos fardamentos para os voluntários de D. Pedro, uniformes para os franceses, italianos e ingleses e relação de fazendas.
07
Correspondência do coronel António Bacon para Agostinho José Freire sobre o pagamento de vencimentos dos soldados ingleses, "Relação dos vencimentos que tiveram os senhores oficiais do Regimento de Lanceiros desde 19 de Setembro de 1832 até 19 de Novembro do dito ano, e Janeiro de 1833" e "Soldos diários dos oficiais e soldados do Corpo de Lanceiros".
08
Ofícios do Estado Maior General e de José Dionísio da Serra para Agostinho José Freire sobre os estragos cometidos pela tropa francesa nos quartéis e celeiros.
09
Correspondência de João Fernandes Tavares, inspector Geral do Serviço de Saúde do Exército para Agostinho José Freire, ministro da Guerra sobre soldados belgas vindos num barco a vapor "London Merchant" portadores de doenças, relação dos doentes entrados, saídos e mortos do Hospital Provisório no Asilo dos Naufragados em São João da Foz e no Hospital Militar de São Bento.
10
Correspondência entre várias entidades sobre o pagamento dos uniformes da Companhia Italiana.
11
Correspondência entre várias entidades sobre desembarque de individuos nacionais e estrangeiros sem autoridade nos cais de Lisboa.
12
Correspondência de António de Oliveira Amaral Machado, provedor régio do Batalhão de Lamego para Agostinho José Freire sobre nomeação de um governador para cada um dos fortes, desde o Guincho até São Julião da Barra.
13
Correspondência do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre a organização de um Batalhão de Fuzileiros Britânicos.
14
Correspondência entre várias entidades sobre a organização do Batalhão da Guarda Nacional de Cascais e proposta para os oficiais da 1ª Companhia.
15
Correspondência do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre a organização do Regimento de Infantaria 13.
16
Correspondência do Ajudante-General do Exército, José Lúcio Travassos Valdez para João Ferreira Sarmento sobre a antiguidade dos oficiais que foram presos e perseguidos pelo Governo da Usurpação e actualmente empregados no Exército Libertador.
17
Correspondência entre várias entidades sobre a nomeação do 2º Batalhão de Infantaria 4 para o serviço de guarnição.
18
Correspondência entre várias entidades sobre requisições de oficiais pelo governador das armas do Algarve, para empregados do serviço de diferentes estabelecimentos e "Relação nominal dos oficiais que requesito para empregados no serviço dos diferentes estabelecimentos do Castelo de São Jorge".
19
Correspondência do Ajudante General do Exército para José Joaquim Gomes Fontoura e Bernardino Alves Coelho sobre remessa de relações das praças que foram inspeccionadas pela Junta Militar de Saúde.
20
Correspondência entre várias entidades sobre pedidos de licenças.
21
"Mapa do estado actual da Companhia dos Incêndios".
22
Correspondência entre várias entidades sobre remessa de relação dos oficiais a serem demitidos dos seus empregos, "Mapa do pessoal da Real Escola Veterinária", relação semanal do Batalhão Nacional Provisório de Leça do Balio, relação dos artigos de armamento e correame entregues no Arsenal dos Congregados, soldados que não se reuniram ao Batalhão de Empregados Públicos na ocasião do alarme e relação das praças que compõem o Estado Maior e Menor do Batalhão de Empregados Públicos.
23
Ofício de José R. Silva para António Lodi sobre a informação de combates contra guerrilhas em Torres.
24
Ofício de Martinho Caetano de Figueiredo Pimentel Lima para Agostinho José Freire a recomendar-se a si e a seu filho, Adelino de Figueiredo.
25
Ofícios de Francisco António de Aguilar para o conde de Vila Flor e duque da Terceira sobre informações dos delitos nas províncias do Alentejo e Algarve.
26
Ofício do coronel Albuquerque, governador da praça de Lagos para Agostinho José Freire, ministro da Guerra sobre movimentos de guerrilhas.
27
Ofício de Bernardo José dos Reis para o Ministério da Guerra sobre o pedido de transferência.
28
Ofício do cavaleiro J. A e Mandizabal para o Agostinho José Freire, ministro da Guerra sobre embarcações.
29
Ofício de José Francisco Braamcamp de Almeida Castelo Branco, intendente Fiscal das Obras Públicas para Agostinho José Freire, ministro da Guerra sobre a oferta de um exemplar da carta topográfica da cidade de Lisboa, litografada na Casa do Risco das Obras Públicas.
30
Ofício de Marcelino Maximo sobre a oposição a algumas medidas do governo, que as colunas continuam a ocupar as mesmas posições e o bom espirito do Exército.
31
Correspondência da comisssão estabelecida na Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros para Agostinho José Freire, ministro da Guerra, sobre a documentação encontrada e a examinar do visconde de Santarém, de José António de Oliveira Leite de Barros e de três patriotas de Portalegre emigrados em Espanha.
32
Correspondência entre várias entidades para Agostinho José Freire, ministro da Guerra sobre condecorações da Ordem da Torre de Espada às Companhias de Artífices e Artilheiros, pedido de nomeação para o cargo de Delegado do Recebedor Geral da Comarca, informação de rebeldes em Vila Franca, alistamento, informação dos opositores à regência de D. Pedro IV, disciplina, tranferências de pessoal, nomeações de pessoal, embarcações, licenças, vencimentos, famílias e movimentos dos rebeldes do Douro para a zona centro.
33
Correspondência de anónimos para Agostinho José Freire, ministro da Guerra sobre o 1º sargento do Regimento de Infantaria 15 do Trem de Ouro da cidade do Porto, a distibuição de garrochas de metralha para defesa, providências que devem adoptar pela chegada dos rebeldes às linhas de Lisboa, contra Anacleto de Serra, engenheiro, seu sócio Vicente António da Silva Correia, o tenente-coronel comandante do Batalhão de Malta, os empregados preversos da Contadoria Fiscal das Tropas, a formação de Batalhões Nacionais, contra o comandante do Batalhão Nacional Fixo e para dispensar dos Batalhões Nacionais soldados com mais de 40 anos, casado e estabelecidos.
34
Correspondência entre várias entidades sobre o arquivo de legião, organização de dois Batalhões de Voluntários, explosivos, remessa de correspondência de Vila Nova, informações militares e vencimentos.
35
Correspondência entre várias entidades sobre conselho de investigação pela morte de um camarada, mortes de soldados da 1ª Companhia, mortes de oficiais, relação dos mortos e feridos extraviados do 1º Batalhão de Voluntários Nacionais Fixos na acção do dia 25 de Julho de 1833 e relação dos mortos, feridos e extraviados do Exército Libertador do Norte no combate do dia 1 de Dezembro de 1833.
36
Correspondência de António Ludgero de Meneses sobre a remessa de proposta do comandante do 2º Batalhão Nacional Móvel de Lisboa para reforma, demissão e nomeação de oficiais no Batalhão.
37
Correspondência de José Baptista da Silva Lopes para Agostinho José Freire sobre a promoção de sargentos e oficiais para o Depósito de Artilharia de Lisboa e relação do mesmo.
38
Correspondência do duque da Terceira para Agostinho José Freire sobre a apresentação dos oficiais do Exército Miguelista ao duque da Terceira e "Relação dos oficiais que pertencendo à divisão de Molelos se viram apresentar em Lisboa".
39
Correspondência do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre nomeação de oficiais para o 1º, 2º e 3º Batalhões de Artilharia.
40
Ofício do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre a promoção de alguns majores a tenentes coronéis.
41
Correspondência entre várias entidades sobre a nomeação de autoridades militares para Santarém.
42
Ofício de José da Silva Carvalho para Agostinho José Freire sobre a necessidade de nomeação de um governador das Armas da Provincia do Alentejo.
43
Correspondência do barão de Faro para Agostinho José Freire sobre a nomeação de oficiais para a praça de Olhão.
44
Correspondência do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre nomeação de oficiais para diferentes serviços.
45
Correspondência entre várias entidades sobre os serviços dos oficiais, tranferências de pessoal, evacuação dos rebeldes de Vila Nova de Gaia e extracção dos armazéns de Arnelas do depósito de agua ardente, da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro.
46
Correspondência entre váris entidades sobre o falecimento de José António Moraes no Hospital Naval e a sua substituição e promoção pelo alferes João Inácio de Noronha.
47
Correspondência entre várias entidades sobre promoção de oficiais para o 2º Batalhão de Artilharia e reforma do 2º tenente Joaquim Maria Baptista.
48
Correspondência entre várias entidades sobre nomeações dos oito comandos militares estabelecidos para os arredores de Lisboa.
49
Correspondência do marquês de Santa Iria para Agostinho José Freire sobre proposta de oficiais para o Estado Maior.
50
Ofícios de Alexandre Marcelino Maia e Brito e de Manuel Bernardo da Silva Rebocho para Francisco da Gama Lobo Botelho sobre oficiais doentes.
51
Ofício da 2ª Repartição do Ministério da Guerra para o conde de Saldanha sobre os oficiais que mais se distinguiram no combate do dia 18 de Agosto e publicação de um boletim.
52
Correspondência de José Baptista da Silva Lopes para Agostinho José Freire sobre proposta de académicos que podem ser despachados oficiais para o Exército e relação dos académicos aptos à promoção do posto de alferes.
53
Correspondência de entre várias entidades sobre nomeação de oficiais para diversos corpos.
54
Correspondência do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre tranferências de pessoal no Batalhão de Caçadores 2 e 3.
55
Correspondência do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre nomeação de oficiais para o 5º Batalhão Nacional Móvel.
56
Correspondência entre várias entidades sobre nomeação de oficiais para o Depósito Militar de São Bento, proposta dos oficiais para o comando das três secções, disciplina e contabilidade.
57
Correspondência entre várias entidades sobre a remoção para uma embarcação de Guerra dos franceses, ingleses e portugueses presos na torre de São Julião da Barra e situação dos oficiais do Exército miguelista se devem , ou não continuar nos seus postos, ou regressarem a sargentos e cadetes.
277
Caixa n. º 277
278
Caixa n. º 278
279
Caixa n. º 279
280
Caixa n. º 280
281
Caixa n. º 281
(...)
325
Caixa n. º 325
Caixa n. º 276
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 276
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/19/276
Título
Caixa n. º 276
Título paralelo
163790
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
57 documentos.