Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
121
Caixa n. º 121
122
Caixa n. º 122
123
Caixa n. º 123
124
Caixa n. º 124
125
Caixa n. º 125
126
Caixa n. º 126
01
Correspondência (minutas) para o ministro da Justiça, Manuel Ferreira da Trindade, Joaquim José de Faria, sobre escritos revolucionários, rebeldes, presos e relação de papéis que não tiveram despacho.
02
Relação nominal dos indivíduos consultados pelo Conselho Militar remetidos ao governo com o parecer de Sua Alteza.
03
Correspondência (minutas) do ministro da Guerra para várias entidades sobre licenças, ordem de prisão para o Depósito de Peniche e Estremoz aos oficiais inferiores e praças que manifestarem apoio ao partido revolucionário, promoções de pessoal, religião, ordens e circulares a respeito dos rebeldes, relações nominais de oficiais e de paisanos que em tempos foram militares e estão proibidos de usar insígnias.
04
Correspondência de Luís Inácio Xavier Palmeirim, Leopoldo António Ferreira de Barros e Gonçalo António Teixeira Coelho de Melo para o conde do Rio Pardo acerca da rebelião na cidade do Porto, vigilância pelo Batalhão de Caçadores 1 sobre os soldados que aliciam camaradas para a rebelião, correios, receios da ordem pública em Estremoz e da saída do Regimento de Cavalaria 8.
05
Correspondência do major Joaquim António de Morais Palmeiro e do coronel José Maria Branco e Melo para o marquês de Tancos sobre as praças e oficiais da 3ª Companhia do Regimento de Milícias da Figueira que se acham reunidos em Coimbra e Regimento de Cavalaria 10, que não assentou voluntariamente.
06
Correspondência do visconde de Molelos e visconde de Santarém para o conde de São Lourenço sobre os doentes rebeldes serem remetidos para o Depósito de Peniche, "Gazeta Extraordinaria de Madrid" de 30 de Outubro de 1830 e permanência dos emigrados portugueses junto à fronteira.
07
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena Francisco sobre a participação do comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Serpa, emigrados na Andaluzia, reunião de rebeldes refugiados, remoção de praças doentes rebeldes do Hospital do Porto para o de Cascais, empregados civis no Trem do Ouro, relação das praças do Regimento de Infantaria 23, "militares pronunciados no juizo de Celorico da Beira em devassa de rebelião", despesas com as portas militares, delitos a norte do Douro e pedido do Decreto acerca do perdão concedido ao desertores.
08
Relações dos oficiais que tendo entrado na Galiza embarcaram para Inglaterra e dos que já foram demitidos.
09
Correspondência de Inácio José Simão para Veríssimo António Cardoso sobre pagamento de um cavalo para um oficial do Regimento de Cavalaria 5, acusações contra o juiz de fora da Covilhã, remetendo relações de oficiais que pertenciam à Capitania-Mor da Vila do Crato.
10
Correspondência de várias entidades sobre informações militares, fidelidade a D. Miguel do governador da fortaleza de Damão em Bombaim, ordem pública em Faro, Alcobaça, Elvas, vilas de Veiros e Sousel, falta de uniformes, rebeldes presos, reclamação do governador do Minho ao capitão da Galiza acerca de objectos de Estado roubados pelos liberais, revolta do Regimento de Cavalaria e Infantaria de Chaves, precauções a tomar contra invasões estrangeiras, defesa da costa, fortificações, presídios e embarcações, remetendo relações de pessoas suspeitas pela Intendência Geral da Polícia, principais heróis revolucionários de Évora e militares setenciados na Comissão Crime, criada na Casa da Suplicação.
11
Correspondência do marquês da Sabugosa e Luís Inácio Xavier Palmeirim para o conde de Barbacena Francisco e marquês de Tancos sobre a posse da casa para as sessões do Conselho Militar, oficiais desligados do Regimento de Milícias de Portalegre, presos no castelo de Vila Viçosa, e intimações (minutas) feitas a diversos oficiais, arguidos de crimes políticos, pelo Conselho Militar criado por Decreto de 11 de Agosto de 1828, relações dos oficiais em julgamento, militares a quem foram concedidas licenças, demitidos dos Regimentos de Cavalaria 3 e Infantaria 5.
12
Ofício (cópia) de Francisco Teixeira de Barros para o visconde do Peso da Régua sobre o perdão de D. Miguel I a todos os oficiais que tomaram parte na rebelião do Porto, e perdões (minutas) do Conselho Militar a todos aqueles que se juntaram às tropas realistas.
13
Índice das ordens gerais do Exército de 1830.
14
Carta, sem remetente e destinatário expressos, sobre a prevaricação nos serviços e relaxação na função pública, culpabilizando os liberais e a revolução de 1820, e referindo nomes de realistas competentes para certos cargos.
15
Circular (cópia) do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura, assinada por João Mesquita Pimentel sob a ordem do visconde de Veiros, sobre a não isenção dos estudantes da Universidade de Coimbra no serviço militar de milícias.
127
Caixa n. º 127
128
Caixa n. º 128
129
Caixa n. º 129
130
Caixa n. º 130
131
Caixa n. º 131
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 126
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 126
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/126
Título
Caixa n. º 126
Título paralelo
170141
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
15 documentos.