Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
119
Caixa n. º 119
120
Caixa n. º 120
121
Caixa n. º 121
122
Caixa n. º 122
123
Caixa n. º 123
124
Caixa n. º 124
01
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena Francisco e o marquês de Tancos sobre envio de relação dos oficiais que foram deportados para diferentes terras nela mencionadas, presos provenientes das fileiras dos rebeldes, Depósito de Prisioneiros de Cascais, evacuação e hospitalização de presos, operações e relações nominais dos oficiais dos Regimentos de Cavalaria 1, 3, 6, 9, 10, 11 e 12 que foram demitidos, com designação dos motivos para essas demissões.
02
Relações (minutas) de oficiais de diferentes Regimentos de Milícias demitidos por se terem ausentado sem licença e por terem seguido o partido rebelde.
03
Relações de oficiais dos Regimentos de Artilharia 2, 3 e 4 que ainda não tinham sido demitidos e os que foram demitidos por terem participado na rebelião do Porto em 1828.
04
Relação nominal de oficiais do Regimento de Infantaria 26 que embarcaram na Galiza para Inglaterra.
05
Relação nominal de oficiais de distintos Corpos Militares que foram desligados e perseguidos por serem Realistas.
06
Ofícios de várias entidades para o marquês de Tancos e o conde de Barbacena Francisco, remetendo relações dos oficiais desligados dos Regimentos de Infantaria 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 13, 16 e 19 com designação dos motivos porque foram demitidos dos Corpos e relações dos oficiais desligados de distintos Regimentos que se encontravam em Lisboa.
07
Relações nominais dos oficiais dos Regimentos de Infantaria 2, 3, 6, 8, 9, 10, 12, 15, 18, 19, 21, 23 e 26 que tendo seguido o partido dos rebeldes ainda não tinham sido demitidos e os que foram demitidos desde 8 de Março de 1828.
08
Correspondência entre várias entidades sobre informações acerca da conduta política de militares, remetendo processos dos oficiais António Joaquim de Faria, Francisco Coelho de Magalhães, Gomes da Costa Araújo e Sousa Meneses e António Passos de Almeida Pimentel, inspecções de saúde realizadas a militares, má conduta dos soldados do 2º Batalhão do Regimento de Infantaria 3, pedido de baixa para um sargento por suspeitas de ideais adversos à causa de D. Miguel, deslocamento de tropas e pedido de informações políticas relativas a oficiais de distintos Regimentos que se encontravam sob as ordens do general do Minho, remetendo relação nominal destes oficiais.
09
Ofícios do tenente barão da Vila da Praia, encarregado do Governo das Armas do Reino do Algarve, para o marquês de Tancos sobre o envio de relações dos oficiais de 1ª Linha que se encontravam desempregados e que residiam no Algarve.
10
Relação dos oficiais de 1ª Linha que foram desligados, passados ao Exército, reformados e demitidos desde 22 de Fevereiro de 1828.
11
Relação dos pagadores, quartéis mestres, capelães, cirurgiões-mores e cirurgiões-ajudantes que se achavam desempregados desde 22 de Fevereiro de 1828.
12
Ofício do visconde do Peso da Régua, governador das Armas de Trás-os-Montes, para António Caetano de Sousa Pavão comunicando que reconheceram os culpados na desordem e pedrada de que foi alvo um porta estandarte.
13
Ofício de Joaquim José M. de Sousa Fonseca para Afonso Botelho de Sampaio sobre transferência de pessoal.
14
Correspondência entre várias entidades sobre informações relativas a oficiais de Milícias que reuniram ou não para combater os rebeldes, Conselhos de Guerra e Conselhos Militares, presos, inspecções de saúde e informações acerca da conduta política de alguns oficiais, remetendo relações dos oficiais dos Regimentos de Milícias de Bragança e de Vila Real sobre quem se exigia informações, relações de oficiais dos Regimentos de Milícias de Braga, de Miranda e de Chaves que se achavam ausentes dos referidos Regimentos e relação dos oficiais do Regimento de Milícias de Vila Real que se encontravam desligados do dito Regimento por ordem do governador das Armas de Trás-os-Montes.
15
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena Francisco sobre a demissão de funcionários da Repartição do Comissariado por terem servido os revolucionários, víveres, operações, informações acerca dos movimentos dos rebeldes, transporte de presos em embarcações para o Depósito de Prisioneiros de Peniche, proclamações dos rebeldes contra D. Miguel realizadas em Faro e Albufeira, conduta política de oficiais dos Regimentos de Milícias da Lousã, de Leiria e de Tomar e quatro consultas do Conselho Militar realizadas a oficiais de distintos Corpos, remetendo relação dos oficiais de 1ª Linha que foram mandados residir para as terras nela indicada, relações dos oficiais que estiveram nos Corpos Rebeldes e que os abandonaram, apresentando-se às devidas autoridades e relação nominal dos oficiais que deveriam ser demitidos do Regimento de Milícias de Santarém.
16
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre suspeitas acerca da conduta política de alguns oficiais, relação dos oficiais inferiores e cadetes que eram prejudiciais ao serviço no Regimento de Infantaria 13, transferência de pessoal, desertores e demissão de oficiais por terem participado na Campanha a favor dos liberais no Algarve, remetendo relações dos oficiais de 1ª Linha que se encontravam desempregados e que residiam no Algarve.
17
Ofícios do brigadeiro D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, governador das Armas do Minho, para o marquês de Tancos sobre o envio de relações dos oficiais dos Regimentos de Milícias de Arcos, Barcelos, Guimarães e de Basto que foram separados dos respectivos Corpos pelos seus comandantes por não terem neles confiança quando os mesmos Corpos se reuniram para lutar contra os rebeldes, relações dos oficiais de 1ª Linha que se achavam desempregados e que residiam na província do Minho e relações de oficiais das Ordenanças da província do Minho propostos para serem demitidos por terem tomado parte na rebelião na cidade do Porto em Maio de 1828.
18
Correspondência do visconde de Veiros para o marquês de Tancos sobre execução de nove reús, remessa de relações de presos que se encontravam na cadeia de Coimbra e na torre de São Vicente de Belém e nos fortes da sua dependência, fuga de praças da ilha Terceira que tinham sido ordenadas a unir ao Regimento de Infantaria 7, apreensão de utensílios e objectos a bordo do iate "Liberal" na Ericeira, prisão de um alferes do Ultramar no castelo de São Jorge por ideais adversos à causa de D. Miguel e justiça.
19
Ofícios do tenente Luís Inácio Xavier Palmeirim, governador das Armas do Alentejo, para o marquês de Tancos sobre transferência de oficiais da província do Alentejo para a Corte e informações acerca dos governadores das praças de Marvão, Mourão, Mértola e Serpa.
20
Ofícios do capitão José António de Abreu, comandante interino do Batalhão de Artifíces Engenheiros, para o marquês de Tancos sobre ordens regimentais dadas ao Batalhão de Artífices Engenheiros relacionadas com actos de indisciplina entre as praças deste Batalhão, informações acerca da conduta política de um oficial do mesmo Batalhão e presos, remetendo relação dos oficiais do dito Batalhão de Artifíces que se encontravam presos por opiniões políticas.
21
Ofícios de todos governadores das Armas das respectivas províncias para o marquês de Tancos sobre o envio de relações dos oficiais demitidos e deportados nas províncias da Beira Alta, Beira Baixa, Alentejo, Estremadura, Minho, Trás-os-Montes, Douro e Algarve.
22
Relação dos indivíduos militares, adversos à causa de D. Miguel, que se pronunciaram na devassa da cidade de Elvas.
23
Ofícios do brigadeiro Joaquim José da Cruz, governador das Armas do Algarve, para o marquês de Tancos remetendo relações dos oficiais de 1ª Linha que se encontravam desempregados e que residiam no Algarve.
24
Ofícios de várias entidades para Filipe Neri Gorjão sobre execução de ordens para se proceder à liquidação de cédulas dos presos da Guerra Peninsular às praças dos Corpos do Minho, do partido do Porto, do Governo da Corte e Estremadura e dos Corpos de Trás-os-Montes.
25
Ofícios do visconde da Varzea para o conde de Barbacena Francisco sobre deslocamento de tropas para as estradas de Coimbra e Viseu para combater os rebeldes refugiados naquelas zonas, boatos relacionados com ataques de rebeldes e informações acerca da conduta política de militares do Batalhão de Caçadores 6.
26
Ofícios de Luís Inácio Xavier Palmeirim, governador das Armas do Alentejo, para o conde de Barbacena Francisco sobre pedido para a baixa de serviço de praças dos Corpos das Milícias do Alentejo que completaram o seu tempo, remetendo a carta de lei de 12 de Fevereiro de 1827 onde está previsto este facto, e informações acerca da capacidade de um tenente-coronel do Batalhão de Caçadores 11 para comandar um Corpo Militar.
27
Ofícios de várias entidades para Filipe Neri Gorjão sobre informações relativas a cédulas para a distribuição do dinheiro a presos da Guerra Peninsular nas províncias do Alentejo e Beira Baixa, Depósito de Rebeldes do Batalhão de Caçadores 9 e execução de ordens para a atribuição de abonos a um soldado reformado, unido à 3º Companhia de Veteranos do Minho, considerado como um mutilado de guerra.
28
"Extractos de decretos e alvarás do ano de 1829".
29
Ofício do brigadeiro Joaquim José da Cruz, governador das Armas do Algarve, para o marquês de Tancos sobre informações relativas a oficiais desempregados na referida província.
30
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre indisciplina e insubordinação de praças do Regimento de Cavalaria 8, transferência de pessoal e ordem regimental (cópia) sobre as insubordinações dos soldados do referido Regimento.
31
Ofício do tenente-coronel barão de Beduido, do Regimento de Cavalaria 3, para Veríssimo António Cardoso remetendo relação nominal das praças do extinto Regimento de Cavalaria 11 que foram mandadas servir no Regimento de Cavalaria 3, devido à rebelião na cidade do Porto.
32
Relação das praças de diferentes Corpos de 1ª Linha que defenderam a causa do monarca D. Miguel, combatendo os rebeldes na rebelião da cidade do Porto.
33
Correspondência de várias entidades para Gregório Gomes da Silva sobre execução de ordens para a devolução de papéis e livros apreendidos ao visconde de Montalegre, remetendo relação dos papéis apreendidos ao referido visconde.
34
Relação nominal dos oficiais que excederam as licenças que lhes foram concedidas para fora do Reino.
35
Ofício (cópia) do marechal de campo Luís António Salazar Moscoso, governador de Elvas, para o corregedor da referida comarca, sobre insultos e acontecimentos ocorridos na praça de Elvas.
36
Carta (cópia) sem remetente nem destinatário sobre informações políticas relacionadas com entidades da monarquia portuguesa que regressaram do Rio de Janeiro.
37
Relação nominal das praças do Regimento de Infantaria 8 que não apoiaram a causa do rei D. Miguel.
38
Relação dos empregados no comissariado desafectos ao governo do rei D. Miguel.
39
Ofício de Raimundo José Pinheiro para o conde de São Lourenço sobre conflitos e desavenças entre os agentes da autoridade de Cascais.
40
Ofício de Miguel Francisco Palma, comandante do Batalhão de Voluntários Realistas de Serpa, para o duque do Cadaval, coronel dos Corpos Realistas de Portugal, sobre informações relativas a rebeldes constitucionais refugiados em Espanha e tomada de medidas para combater os rebeldes.
41
Ofício do major Manuel António de Oliveira Pimentel, do Regimento de Infantaria 14, (sem destinatário) sobre atraso no pagamento de vencimentos aos militares do referido Regimento e conduta política de um oficial do mesmo Regimento.
42
Carta de Francisco José Martins dirigida ao rei D. Miguel remetendo um memorando com informações relativas a finanças e contabilidade.
43
Ofício de António Germano da Veiga para o conde de Barbacena Francisco remetendo informações (cópias) da Guarda Real da Polícia sobre a conduta de sargentos e praças dos Regimentos de Artilharia 1, 2 e 3 e relações (cópias) nominais da conduta dos mesmos sargentos e praças.
44
Ofício do marquês de Tancos para o conde de São Lourenço remetendo relações dos oficiais de 1ª Linha e dos Corpos de Milícias que foram demitidos desde Março de 1828 até Setembro de 1830, por não convirem ao serviço, por gozarem de Amnistia, por terem desertado ou por terem sido expulsos por sentenças.
125
Caixa n. º 125
126
Caixa n. º 126
127
Caixa n. º 127
128
Caixa n. º 128
129
Caixa n. º 129
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 124
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 124
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/124
Título
Caixa n. º 124
Título paralelo
170100
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
44 documentos.