Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
127
Caixa n. º 127
128
Caixa n. º 128
129
Caixa n. º 129
130
Caixa n. º 130
131
Caixa n. º 131
132
Caixa n. º 132
01
Correspondência entre várias entidades sobre operações, felicitações dos portugueses emigrados no Depósito de Jaen pelo regresso de D. Miguel a Portugal e demonstrações de alegria em Braga pela chegada de D. Miguel a Lisboa, remetendo extractos do jornal "Correio do Porto" sobre o desembarque do monarca em Lisboa.
02
Correspondência entre várias entidades sobre operações na luta contra os rebeldes, condecorações, aclamação de D. Miguel como rei absoluto pelos habitantes de Lisboa e Elvas e pelos soldados do Regimento de Milícias de Penafiel e da Companhia de Voluntários Realistas da Vila da Covilhã, requisição de bandeiras para o referido Regimento, festas realizadas em Tavira para solemnizar a subida de D. Miguel ao trono, presos, regresso de emigrados portugueses que se encontravam em Espanha, demonstrações de afecto pela aclamação do referido monarca nas cidades de Évora e Ponte de Lima e na província de Trás-os-Montes, ordem pública e reconhecimento de D. Miguel como rei de Portugal pelas nações estrangeiras.
03
Despacho (cópia) emitido pela Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar sobre a demissão do tenente Jorge Frederico, do Batalhão de Artilharia da ilha da Madeira, que serviu no Batalhão rebelde de Voluntários Académicos.
04
Ofícios do coronel Francisco José Machado Costa Bandeira, do Regimento de Milícias de Évora, para Maximiliano de Brito Mouzinho sobre alterações no sossego e ordem pública na cidade de Évora.
05
Correspondência entre várias entidades sobre a revolta na cidade do Porto, participação dos Regimentos de Infantaria 6 e 18, Regimento de Caçadores 11 e Regimento de Artilharia 4 na rebelião no Porto e informações sobre os movimentos dos rebeldes e sobre acontecimentos na praça de Almeida.
06
Edital do doutor Manuel Joaquim de Oliveira Almeida Vidal para todos os oficiais de qualquer Repartição da Justiça, apelando ao regresso dos funcionários aos seus postos de trabalho que os tinham abandonado devido à revolta na cidade do Porto; tendo sido redigido pelo escrivão José Nicolau de Carvalho.
07
Correspondência entre o duque de Cadaval para o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, sobre a convocação da reunião dos três Estados pelo rei D. Miguel em Lisboa e operações na luta contra os rebeldes que assaltaram as vilas de Penamacôr, Pedrogão, Proença-a-Velha e outras.
08
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, sobre patrulhamentos na cidade do Porto, extinção do Regimento de Infantaria 10 por ter tomado parte na rebelião do Porto, execução de ordens para a organização dos Corpos rebeldes, tumultos provocados em Peniche por indivíduos adversos à causa de D. Miguel, informações acerca do movimento liberal no Algarve, deslocamento de tropas para a dita província e armamento.
09
Correspondência de Luís de Paula Furtado de Mendonça, ministro dos Negócios da Justiça, para o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, sobre tomada de medidas para impedir qualquer tentativa de desembarque de rebeldes, provenientes de Inglaterra, na cidade do Porto, deslocamento de tropas para Coimbra devido à concentração de indivíduos rebeldes nesta cidade que ameaçavam a sua segurança pública, guerrilhas constitucionais existentes na vila de Alijó, operações, rebeldes armados que atacavam e roubavam os moradores dos distritos de Viseu e Águeda e informações acerca da passagem de embarcações rebeldes na costa de Viana do Castelo.
10
Correspondência de Joaquim Rodrigues Valente Farinha, ajudante do comandante do Regimento de Milícias de Beja, para Maximiano de Brito Mouzinho sobre tomada de medidas para garantir a ordem pública em Beja e armamento.
11
Correspondência Gabriel António Franco de Castro, governador das Armas do Porto, para o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, e o conde de Rio Pardo sobre deslocamento de tropas para Penafiel devido a distúrbios causados pelos rebeldes e tentativas de revolta dos Regimentos de Infantaria 18 e Artilharia 4 que se encontravam alojados no quartel de Santo Ovídio.
12
Correspondência de várias entidades para o conde de Rio Pardo sobre operações, revolta dos Regimentos de Infantaria 10 e de Cavalaria 10 em Santarém, deslocamento de tropas para combater os rebeldes, mapa da força dos Corpos reunidos em Penafiel que estavam dispostos a lutar pela causa de D. Miguel, munições, uniformes, concentração de tropas liberais em Coimbra, remetendo relação das referidas tropas existentes em Coimbra, ou que lá chegaram a partir de Tomar, nomeações de pessoal e revolta dos constitucionais em Coimbra.
13
Correspondência de Maximiano de Brito Mouzinho para o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, e o conde de Rio de Pardo sobre tomada de medidas para restabelecer o sossego e a ordem pública na cidade de Elvas, rendições de unidades, deslocamento de tropas, desconfiança sobre o estado de espírito das populações de Portalegre e Beja, amotinação do povo de Portalegre, que auxiliado pela tropa, exigia a libertação dos presos desafectos a D. Miguel e informações acerca do término da revolução no Algarve.
14
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, o marquês de Tancos e o visconde de Veiros sobre deslocamentos de tropas, transferência de pessoal, mapa da força dos militares do Regimento de Cavalaria 10 que marcharam do quartel de Santarém para Lisboa e dos que ficaram no referido quartel, operações, rendição do destacamento em Peniche, embarcações, aprisionamento de praças rebeldes que foram mandadas para o Depósito de Prisioneiros de Peniche, tomada de providências em consequência da ordem de dissolução das Divisões do Exército de Operações, remetendo relação da colocação dos Corpos da Divisão de Vanguarda na província do Minho e Partido do Porto, itinerários que deveriam seguir os distintos Regimentos da Divisão de Vanguarda do Exército no regresso aos seus quartéis e informações acerca das vantagens que o Exército Realista alcançou sobre os rebeldes.
15
Ofício do visconde de Veiros para o marquês Tancos sobre voluntários dos Regimentos de Milícias do Termo de Lisboa Oriental e Ocidental que se apresentaram para prestar serviço no 1º Batalhão Provisório de Milícias Realista.
16
Correspondência do visconde de São João da Pesqueira, governador das Armas da Beira Baixa, e de António Eliseu Paula de Bulhões, chefe do Estado Maior da 3ª Divisão, para o conde de Rio Pardo e o marquês de Tancos sobre envio de documentação, informações acerca dos movimentos dos rebeldes que saíram de Condeixa e das guerrilhas realistas que conseguiram entrar na cidade de Viseu, deslocamento de tropas e itinerários de marcha dos Regimentos de Milícias da Lousã, Idanha, Castelo Branco, do Regimento de Infantaria 20, da meia Brigada de Artilharia e do Esquadrão de Cavalaria 11.
17
Correspondência entre várias entidades sobre proclamação realizada aos habitantes de Braga alertando para o perigo e as atrocidades cometidas pelos rebeldes, informações relativas a algumas operações efectuadas para combater os rebeldes nas cidades do Porto e Braga, nomeações de pessoal, mapa da força dos Corpos que constituíram a 4ª Divisão do Exército de Operações, comandada pelo tenente general visconde do Peso da Régua e relação dos oficiais do Governo das Armas da Província de Trás-os-Montes que serviram na 4ª Divisão do Exército de Operações em serviço activo contra os rebeldes.
18
Ofícios de Maximiano de Brito Mouzinho e de João António da Costa Silva Antunes para o marquês de Tancos e o visconde de Veiros remetendo relações das praças do 8 º Regimento de Cavalaria que em consequência do decreto de 2 de Junho de 1828 apresentaram-se no Regimento de Cavalaria 3 para continuarem o real serviço, relação das praças de diferentes Corpos do Exército que se encontravam unidas ao Regimento de Artilharia 1 e mapa da força das duas Companhias do Regimento de Artilharia 2 que estavam prestando serviço no Regimento de Artilharia 1; mapa da força da guarnição da cidade do Porto, veteranos e depósitos dos diferentes Corpos nela existentes, mapa demonstrativo dos artigos de armamento, correame e equipamento existentes nos Depósitos dos Corpos rebeldes e relação nominal de praças provenientes do Batalhão de Artífices Engenheiros que assentaram novamente praça no Regimento de Artilharia 1.
19
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos, o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, e o conde de Rio Pardo sobre deslocamento de tropas, oficiais e praças agregadas e adidas ao Regimento de Artilharia 1, promoções e nomeações de pessoal, licenças, condecorações de praças com a Real Efígie de D. Miguel, criados da Casa Real que pretendiam assentar praça nas Companhias de Artilheiros Condutores, alistamento de praças de distintas unidades para o Regimento de Artilharia 1, mapa da força das duas Companhias de Artilharia 2 que se encontravam unidas ao Regimento de Artilharia 1, armamento, remessa de prisioneiros rebeldes para o Porto, pedido de esclarecimento em relação ao destino a dar aos géneros e armamento que pertenciam aos rebeldes, convocação das praças dos diferentes Corpos que tiveram baixa desde 1820, informações acerca dos movimentos de alguns Corpos do Exército e aquartelamento.
20
Ofícios do visconde de Molelos, governador das Armas do Algarve, e do coronel José da Rosa Sousa, do Batalhão de Caçadores da Beira Alta, para o marquês de Tancos sobre execução de ordens relativas às praças da Companhia de Veteranos do Algarve que seguiram a rebelião do Porto, informações acerca da eclosão do movimento revolucionário em Lisboa e de revoltas nas diferentes unidades militares.
133
Caixa n. º 133
134
Caixa n. º 134
135
Caixa n. º 135
136
Caixa n. º 136
137
Caixa n. º 137
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 132
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 132
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/132
Título
Caixa n. º 132
Título paralelo
170238
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
20 documentos.