Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
129
Caixa n. º 129
130
Caixa n. º 130
131
Caixa n. º 131
132
Caixa n. º 132
133
Caixa n. º 133
134
Caixa n. º 134
01
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena Francisco sobre a guerrilha liberal de Trás-os-Montes, actividades subversivas, roubos cometidos pelos mesmos, operações em Braga, fuga dos rebeldes de Coimbra, ataques e mortos.
02
Correspondência de Agostinho Luís da Fonseca, Francisco Pinto de Mendonça Arrais e Gabriel António Franco de Castro para o conde de Barbacena Francisco e marquês de Tancos sobre o licenciamento do Regimento de Milícias da Covilhã, remetendo relações dos indivíduos que assentaram praça voluntariamente no Batalhão Provisório da Beira Alta e que continuaram o serviço nos Regimentos de Infantaria 1 e de Artilharia 1, e armas que pertenciam ao Corpo Académico Realista.
03
Correspondência do visconde de Veiros, Gabriel António Franco de Castro e Agostinho Luís da Fonseca para o marquês de Tancos e conde de Barbacena Francisco sobre o regresso das tropas aos quartéis, aquartelamento e licenças.
04
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos e conde de Barbacena Francisco sobre deslocamentos dos corpos militares para Braga, itinerários, alimentação para as mulheres das praças, poema de José de Sousa Barradas e transportes.
05
Correspondência (minutas) da 2ª Repartição da 1ª Direcção do Ministério da Guerra para o duque de Cadaval sobre a oferta dos "braços e vidas" dos habitantes de Almada para defesa de D. Miguel I, funcionários dos correios voluntários à causa da legitimidade, remetendo relações de requerimentos remetidos ao duque de Cadaval.
06
Registo de correspondência expedida do conde do Rio Pardo para várias entidades sobre os planos e ordens da defesa de Lisboa e Coimbra e ataque à cidade do Porto, aquando da rebelião de 1828.
07
Ofício do juiz de fora de Celorico para o ministro da Justiça acerca da vitória das tropas realistas num confronto, remetendo correspondência (cópia) de Diogo de Magalhães Osório da cidade de Viseu sobre ataque em Cernaxe dos constitucionais.
08
Relação do "destacamento do Regimento de Infantaria 21, que forma a guarda de S. A. R. o Senhor Infante Príncipe de Hesse, porque foram comandados no fogo na cidade de Braga".
09
Ordem do dia (cópia) da 4ª Divisão [do Exército de Operações] de 10 de Julho de 1828 sobre a aniquilação da coluna rebelde do norte.
10
Correspondência de Gabriel António Franco de Castro, governador das Armas do Porto, e Francisco Pinto de Mendonça Arrais para marquês de Tancos e conde do Rio Pardo remetendo relações dos prisioneiros da acção em Penafiel, munições, uniformes e cavalos apreendidos.
11
Correspondência do marechal de campo José António Botelho e Agostinho Luís da Fonseca, governador das Armas da Beira Alta, para o marquês de Tancos sobre demonstrações de fidelidade a D. Miguel I e rendição da praça de Almeida, tomada pelos rebeldes.
12
Correspondência de várias entidades para o duque de Cadaval e marquês de Tancos sobre a formação de uma guerrilha para defender D. Miguel I, festejos do aniversário do Rei em Bragança, emigrados em Espanha, queda do cavalo do Rei, fidelidade do coronel Luís Pereira Coutinho de Vilhena e João António Maria de Sousa e Azevedo.
13
Ofício confidencial do visconde de São João da Pesqueira, governador das Armas da Beira Baixa, para Luís de Paula Furtado de Castro Rio de Mendonça, ministro da Justiça, remetendo ofício (cópia) para D. Miguel I, sobre fidelidade do povo de Alpedrinha, Fundão e Covilhã.
14
Correspondência de Luís de Azevedo Pinho para o barão de Albufeira sobre as operações em Coimbra.
15
Correspondência entre o conde de São Lourenço, governador das Armas do Porto, e o conde de Barbacena Francisco, chefe do Estado Maior General, sobre os Regimentos de Cavalaria 6 e 11 estacionados em Penafiel, interesses comerciais da França e Inglaterra em destronar D. Miguel I, vencimentos do Regimento de Infantaria 22.
16
Correspondência de Maximiano de Brito Marinho para o conde de Barbacena Francisco sobre um panfleto anónimo dos liberais acerca da sublevação no Alentejo, oficiais do Regimento de Milícias de Portalegre presos, ordem pública em Elvas e Beja.
17
Correspondência de Agostinho Luís da Fonseca, governador das Armas da Beira Alta, para o conde de Barbacena Francisco sobre o surgimento de panfletos com versos subversivos em Tondela e Vila Nova de Foz Côa, ordem pública, comemorações no aniversário de D. Miguel I em Viseu, fidelidade dos habitantes de Arganil e Batalhão de Caçadores 7.
18
Correspondência de várias entidades para o conde do Rio Pardo, ministro da Guerra, sobre as operações no Minho, Braga, Beira Baixa, Porto e Guimarães, informações militares, evacuação dos rebeldes de Viana, Ponte de Lima e Valença, munições, organização de uma coluna com forças do Regimento de Infantaria 3, 9, 21, Caçadores 12 para bater os liberais em Braga, remetendo exemplares da "Gazeta Oficial" e entrada das tropas inimigas em Santo Tirso.
19
Correspondência do visconde de Veiros para o conde do Rio Pardo sobre os rebeldes liberais, remetendo relações da "Força Armada das ordenanças desta Capitania Mor de Alcobaça" e das "pessoas que se ofereceram para servirem no Corpo de Voluntários Realistas".
20
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Barbacena Francisco sobre a entrada do Regimento de Infantaria 12 no Minho por causa dos rebeldes e instruções para as companhias de veteranos.
21
Correspondência de João Joaquim Pereira do Lago para o conde de Barbacena Francisco sobre um panfleto acerca da chegada de D. Maria II a Londres no dia 28 de Setembro de 1828 e discurso do marquês de Palmela.
22
Correspondência de várias entidades para o conde do Rio Pardo sobre a dissolução das divisões do Exército de Operações, tropas infiéis em Coimbra, deserções, fidelidade da vila de Montemor-o-Novo a D. Miguel, ordem pública no Alentejo, entrada no Porto do general Póvoas, e rendição da praça de Valença.
23
Correspondência do visconde de Veiros para o marquês de Tancos sobre a rebelião do Regimento de Infantaria 13, D. Maria II, com 10 anos de idade, chega a Inglaterra, provas de fidelidade e celebração do aniversário de D. Miguel I em Peniche, Sesimbra e Cascais,
24
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre guerrilhas realistas de Castelo Branco, Coimbra, Pedrogão, defesa de Ponte de Lima, acção dos rebeldes, estado de saúde e festividades do aniversário de D. Miguel I em Cascais, presos, celebrações em Lagos pelo aniversário da aclamação do Rei e panfletos de apoio a D. Maria II.
25
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena Francisco sobre os delitos praticados pelos liberais, proclamação de D. Pedro à causa de D. Maria II, aproximação e evolução do inimigo na cidade do Porto, manifestações de fidelidade e celebração do aniversário da chegada de D. Miguel I a Portugal em várias localidades do país, ordem pública em Coimbra, Évora e Algarve, panfleto prometendo o dobro do soldo por um ano aos corpos que se juntarem à causa liberal, e relações dos oficiais que se apresentaram para servir a causa realista e contra os franceses.
26
Correspondência de várias entidades para D. Miguel I sobre a fidelidade prestada em Sacavém, Peniche, carta de D. António da Silveira, antigo prisioneiro e emigrado, condecorações e relação das requisições a vários serviços do governador de Cascais sem resposta.
27
Correspondência do visconde de Molelos para o visconde de Queluz e conde de São Lourenço sobre a fidelidade e festejos pelo aniversário de D. Miguel em Tavira.
28
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre os manifestos do duque de Bragança que apelam ao apoio da causa de D. Maria II e acusam D. Miguel de estar a roubar a nação, relação do deslocamento do Batalhão de Voluntários Realistas de Vila Viçosa.
135
Caixa n. º 135
136
Caixa n. º 136
137
Caixa n. º 137
138
Caixa n. º 138
139
Caixa n. º 139
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 134
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 134
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/134
Título
Caixa n. º 134
Título paralelo
170276
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
28 documentos.