Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
049
Caixa n. º 049
050
Caixa n. º 050
051
Caixa n. º 051
052
Caixa n. º 052
053
Caixa n. º 053
054
Caixa n. º 054
01
Ofícios de José Carlos Barreto, físico-mor do Exército, e do conde de São Lourenço, ministro da Guerra, para o conde de Barbacena, chefe do Estado-Maior do Exército, sobre fornecimento de utensílios aos hospitais civis que estavam anteriormente destinados para o Hospital de Infantaria de Valença, deslocação de doentes internados nos Hospitais Militares para os Hospitais Civis de Leiria e das Caldas da Rainha, intendência e aviso de António Rodrigues Leitão para José Carlos Barreto, físico-mor do Exército, sobre internamento de doentes militares no Hospital Civil de Alcobaça.
02
Ofícios do brigadeiro Manuel Joaquim de Melo Brandão, governador Militar de Coimbra, para Filipe Neri Gorjão, remetendo relações dos doentes existentes no Hospital e no Depósito de Convalescentes de Coimbra, das despesas efectuadas com esses doentes e das praças que tiveram vencimentos pelo Depósito de Convalescentes de Coimbra.
03
Ofícios do coronel José Teotónio Vieira de Carvalho, governador Militar de Águeda, para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre execução de ordens para o regresso de praças, que se encontravam internadas no hospital de Águeda, aos seus respectivos regimentos e transferência do Hospital Militar de Albergaria-a-Velha para Águeda.
04
Ofícios do brigadeiro-graduado Tiago Pedro Martins para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre transferência de doentes militares do hospital de Oliveira de Azeméis para o de Águeda e inspecção realizada pela Junta de Sáude do hospital de Coimbra a um soldado da 2º Companhia do Batalhão de Voluntários Realistas de Mangualde, remetendo mapa com os resultados da inspecção efectuada.
05
Ofícios do brigadeiro Manuel Joaquim de Melo Brandão, governador Militar de Coimbra, para João Honorato Rolin, Quartel-Mestre General, remetendo mapas dos doentes militares existentes no Hospital da Universidade de Coimbra.
06
Correspondência do conde de Bourmont para o conde de São Lourenço, ministro da Guerra, sobre envio de documentação relativa a pedido de abonos para despesas com os doentes no Depósito de Convalescentes de Braga e pedido do cirurgião-mor do Exército para todos os cirurgiões militares, que se encontravam empregados nos hospitais, recolherem aos seus respectivos Regimentos.
07
Correspondência de José de Sousa Ribeiro Pinto, corregedor da comarca de Aveiro, para o conde de São Lourenço, ministro da Guerra, sobre informações acerca da epidemia que surgiu na cidade de Aveiro e os procedimentos que se tomaram para a combater.
08
Ofícios do brigadeiro Manuel Joaquim de Melo Brandão, governador Militar de Coimbra, para Filipe Neri Gorjão, Quartel-Mestre General, remetendo mapas dos doentes militares existentes no Hospital da Universidade de Coimbra e no Depósito de Convalescentes desta cidade e mapas demonstrativos das praças que tiveram vencimentos pelo dito Depósito de Convalescentes.
09
Ofícios do brigadeiro Manuel Joaquim de Melo Brandão, governador Militar de Coimbra, para João Honorato Rolin, Quartel-Mestre General do Exército, remetendo relações dos doentes internados no Hospital Militar de Coimbra.
10
Ofício de João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas para o conde de São Lourenço, ministro da Guerra, acerca da requisição de uma folha da Flandres necessária para diversos objectos.
11
Correspondência de João de Gouveia Osório para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General, sobre armamento, munições e requisição de enxofre e outros materiais para o fabrico de pólvora.
12
Ofícios de José Cardoso de C. Fonseca Vasconcelos, solicitando a entrega ao comandante da coluna sobre o Mondego, do armamento apreendido às praças do Regimento de Milícias da Figueira e sobre a impossibilidade de fornecimento de armas para o governador da Vila da Figueira.
13
Ofícios de Raimundo José Pinheiro para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General, sobre intendência, fardamento, explosivos e armamento.
14
Correspondência de Joaquim Franco da Silva para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General do Exército, sobre fornecimento de material para fabricar pólvora e execução de ordens para o fabrico de pólvora no laboratório químico da Universidade de Coimbra.
15
Ofícios de Luís Paulo Furtado de Castro do Rio de Mendonça para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre armamento e mapa do material que se fundiu nas Reais Ferrarias da Foz de Alge, sendo convertido em minas.
16
Ofícios de Gabriel António Franco de Castro para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General do Exército, sobre munições, intendência e armamento.
17
Correspondência de Gonçalo Cardoso Barba Meneses para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General do Exército, sobre munições, remetendo relações das munições de guerra enviadas das Reais Ferrarias da Foz de Alge para a praça de Abrantes.
18
Correspondência de Manuel Joaquim de Melo Brandão, governador Militar de Coimbra, para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General do Exército, sobre remessa de material de guerra existente no Depósito de Munições de Guerra de Coimbra para Santarém, procedimentos para o fabrico de pólvora no laboratório quimíco da Universidade de Coimbra e armamento, remetendo relações das munições, armamento e fardamento enviado do Depósito de Coimbra para Santarém.
19
Correspondência de António Henriques de Carvalho Magalhães Serrão, administrador das Reais Ferrarias da Foz de Alge, para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General do Exército de Operações, sobre funcionameto e trabalhos executados nas Reais Ferrarias da Foz do Alge, recepção de ferro para fundição, obras e vencimentos, remetendo relações das munições fabricadas nas ditas Reais Ferrarias que foram enviadas para Abrantes e Santarém e copiador de correspondência entre várias entidades sobre operações e deslocamentos.
20
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre pedido para o tratamento de praças doentes do Regimento de Voluntários Realistas de Penafiel, destino a dar às praças que tiveram alta do Hospital, licenças, mortos, médicos e inspecção de saúde realizada a um tenente do Regimento de Milícias de Braga, remetendo mapa com os resultados da dita inspecção de saúde.
21
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena, chefe do Estado-Maior do Exército, sobre doentes e feridos internados nos hospitais do norte e sul do Douro, intendência e mortos.
22
Correspondência de várias entidades para o conde de São Lourenço, ministro da Guerra, e o conde de Barbacena sobre autorização para a hospitalização de doentes do Depósito de apresentados de Salvaterra de Magos no Hospital da Misericórdia de Santarém e atribuição de uma pensão a familiares de um soldado do Batalhão de Realistas de Mirandela, que morreu na luta contra os rebeldes.
23
Correspondência de várias entidades para Filipe Neri Gorjão sobre despesas relacionadas com a hospitalização de militares, envio de documentação, transporte de utensílios cirúrgicos de Abrantes para o hospital de Coimbra, intendência e operações, remetendo relações dos doentes existentes no Hospital Militar da Universidade de Coimbra e no Depósito de Convalescentes da dita cidade e daqueles que receberam vencimentos pelo mesmo Depósito.
24
Correspondência de várias entidades para João Honorato Rolim, Quartel-Mestre General do Exército, sobre objectos pertencentes aos hospitais militares depositados no Arsenal Real do Exército, uniformes, apreensão de armas de desertores dos Corpos de Voluntários Realistas e de Milícias, obras militares, munições, explosivos, armamento e transportes, remetendo relações dos artigos de vestuário recebidos pelo Regimento de Infantaria de Abrantes e das munições enviadas para a praça de Melgaço.
25
Ofícios de António José Guião e de Raimundo José Pinheiro para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre pagamento de despesas relativas à compra de material para o fabrico de pólvora, uniformes e intendência.
26
Ofício do coronel Pedro José de Santa Bárbara, governador interino da praça de Peniche, para o visconde Veiros sobre praças do Regimento de Milícias de Leiria que foram presas por excesso de liçença por motivos de doença, o que não se veio a confirmar pelas inspecções de sáude efectuadas às ditas praças.
27
Relações nominais dos cirurgiões-mores, indicando os regimentos a que pertencem e os locais onde prestaram serviço.
28
Relação do Regimento de Milícias de Arganil com indicação dos militares falecidos, extraviados ou prisioneiros.
29
Ofício (cópia) do visconde de Alhandra para o conde de Barbacena sobre instruções para regular o funcionamento dos hospitais militares.
30
Mapas das praças dos Corpos de Voluntários Realistas e Milícias e dos Corpos de 1ª Linha, que não tiveram licença, dos doentes e presos.
31
Relações (cópias) dos objectos cirúrgicos destinados pelo físico-mor do Exército para os doentes da 4ª Divisão do Exército, que se encontram nos hospitais de Penafiel e da Formiga.
32
Atestados passados por Joaquim José de M. e Pedro José Correia Ribeiro sobre a doença do brigadeiro António Correia de Bulhões Leote, encarregado do recrutamento nas províncias da Estremadura, Beira Alta e Partido do Porto.
33
Ofício (cópia) do capitão do Regimento de Milícias de Oliveira de Azeméis para o major José António Ferreira sobre militares feridos e mortos do Regimento de Infantaria de Lisboa, dos Regimentos da Covilhã e da Lousã e de um oficial das Ordenanças.
34
Ordem do dia relativa a licenças concedidas a oficiais de vários Corpos Militares, por motivos de doença.
055
Caixa n. º 055
056
Caixa n. º 056
057
Caixa n. º 057
058
Caixa n. º 058
059
Caixa n. º 059
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 054
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 054
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/054
Título
Caixa n. º 054
Título paralelo
168632
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
34 documentos.