Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
075
Caixa n. º 075
076
Caixa n. º 076
077
Caixa n. º 077
078
Caixa n. º 078
079
Caixa n. º 079
080
Caixa n. º 080
01
Correspondência entre várias entidades remetendo relações de oficiais e praças das companhias de Veteranos de Bragança, Chaves e Trás-os-Montes que emigraram para o reino de Espanha e relação nominal de militares do Regimento de Infantaria 12 com os respectivos vencimentos e fardamentos que emigraram para Espanha.
02
Correspondência de várias entidades para Felipe Neri Gorjão remetendo relações nominais das praças do corpo de Veteranos do Minho e do Alentejo que regressaram de Espanha para onde tinham emigrado e às quais se ficou a dever os vencimentos e avisos do Ministério da Guerra sobre o pagamento dos vencimentos e fardamentos dos militares regressados de Espanha.
03
Relações nominais de oficiais da província da Beira Alta pertencentes à capitania mor de Pinhel, Castelo Rodrigo, Sabugal, Almeida que têm desertado para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal e relações nominais de oficiais reformados e avulsos da província de Trás-os-Montes que desertaram para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal.
04
Relações nominais de oficiais que pertenceram ao Regimento de Milícias de Lamego, de Tondela, de Arganil, de Viseu, de Trancoso, de Arouca e ao Departamento da Beira que desertaram para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal.
05
Relações nominais de militares de vários corpos do Exército da província da Beira Alta.
06
Relações nominais de oficiais da Beira Baixa pertencentes à 1ª e 2ª Linha, ao 2º Batalhão do Regimento de Milícias da Covilhã, às ordenanças e aos corpos civis que tem desertado para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal.
07
Relação nominal de oficiais militares do reino do Algarve pertencentes à 1ª Linha que desertaram para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal.
08
Relações nominais de oficiais militares e civis da província do Alentejo pertencentes à 1ª, 2ª e 3ª Linha que desertaram para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal.
09
Correspondência de Francisco de Paula de Azevedo, do Governo das Armas da Beira Alta, para João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun remetendo relações nominais de oficiais da província da Beira Alta de vários corpos do Exército que desertaram para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal e relações de oficiais de várias capitanias mor da Beira Alta que desertaram para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal.
10
Relação dos indivíduos que tendo sido oficiais de vários batalhões de Caçadores tomaram o partido dos rebeldes.
11
Relação nominal de oficiais militares do Partido do Porto pertencentes à 1ª e 2ª Linha, às ordenanças e aos corpos civis-militares que tem desertado para Espanha ou se uniram aos rebeldes em Portugal.
12
Relação dos oficiais da Contadoria Fiscal da Tesouraria Geral das Tropas que têm desertado para Espanha ou se têm unido aos rebeldes em Portugal, desde Julho de 1826.
13
Avisos (minutas) do Ministério da Guerra para várias entidades sobre as relações dos indivíduos que tem desertado para Espanha ou se têm unido aos rebeldes em Portugal.
14
Relação nominal de uma praça que tendo emigrado para Espanha regressou para a praça de Elvas.
15
"Relações nominais dos oficiais que foram desligados, demitidos e reformados desde 5 de Agosto de 1827".
16
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre os indivíduos que emigraram para Espanha.
17
Correspondência da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército para várias entidades remetendo relações de armamento, equipamento e mais objectos pertencentes a vários corpos do Exército que em 1826 e 1827 se evadiram para Espanha.
18
Ofício de Verrísimo António Cardoso, Inspecção Geral de Cavalaria, para Felipe Neri Gorjão sobre o fornecimento de fardetas às praças do Regimento de Cavalaria 3 que regressaram da emigração que fizeram para Espanha.
19
Correspondência entre Felipe Neri Gorjão e várias entidades remetendo relação de militares a quem foi dado destino para vários regimento de Cavalaria, Infantaria e Caçadores, relação de empregados do Comissariado do Exército que partiram para a Galiza, uniformes, migrações, relação das praças que existiam no Governo Constitucional no Depósito de prisioneiros estabelecido em Peniche e o destino que tiveram e relação das praças do Batalhão de Caçadores 6 que tendo sido prisioneiros do partido constitucional em 1826 receberam somente um socorro de 40 reis enquanto não passaram a servir nos corpos.
20
Correspondência entre várias entidades sobre as justificações apresentadas pelos oficiais do Regimento de Milícias dos Arcos pelas quais mostram o extravio de armamento e coreame que estava à sua responsabilidade, relações do armamento extraviado pertencente ao Regimento, uniformes e promoções e nomeações de pessoal.
21
Correspondência do tenente-general visconde do Peso da Régua, do Governo das Armas de Trás-os-Montes, para várias entidades sobre armamento, munições, solípedes e vencimentos.
22
Correspondência do conde de São Lourenço, encarregado do Governo das Armas do Douro, para o conde de Barbacena Francisco sobre recrutamento militar, migrações, presos, uniformes e vencimentos.
23
Correspondência de várias entidades para Felipe Neri Gorjão, marquês de Tancos e conde de Barbacena Francisco sobre migrações, uniformes, presos, solípedes, ordem pública, pessoal e relação nominal de praças que tendo regressado de Espanha vinham de Lisboa para os seus quartéis em Trás-os-Montes.
24
Correspondência do tenente-general Luís Inácio Xavier Palmeirim, governador das Armas do Alentejo, para o marquês de Tancos sobre pessoal, licenças, justiça e migrações.
25
Correspondência entre várias entidades sobre armamento, munições, forragens, uniformes, pessoal, vencimentos e relação das praças regressadas de Espanha pertencentes ao Regimento de Cavalaria 9.
26
Ofícios do visconde de Canelas, ajudante-general, para Gaspar de Queirós Camanho de Lencastre sobre pessoal e presos.
27
Avisos (minutas) do conde do Rio Pardo para várias entidades ordenando que sejam socorridos os indivíduos emigrados com duzentos e quarenta reis e fornecimento de uniformes ao Regimento de Infantaria 5.
28
Correspondência de Domingos José Cardoso para o conde de Barbacena sobre solípedes, víveres, vencimentos, forragens, migrações e justiça.
29
Correspondência entre várias entidades remetendo relações nominais das praças que regressaram de Espanha para serem recrutas em vários corpos do Exército e relações nominais das praças de vários corpos do Exército que regressaram de Espanha e que tem direito aos seus vencimentos e uniformes.
30
Correspondência entre várias entidades sobre praças de vários corpos do Exército que emigraram para Espanha, relações nominais das praças do Batalhão de Artifíces Engenheiros que por terem emigrado para Espanha se estão devendo fardetas e cujos vencimentos receberam nos respectivos corpos e relação de praça do Depósito de Cavalaria de Chaves que regressaram de Espanha e devem receber fardeta.
31
Correspondência de Joaquim Zeferino Teixeira para o conde do Rio Pardo sobre os oficiais que emigraram para Espanha, vencimentos, armamento e munições.
32
Ofício de José Maria da Silva, cirurgião mor do Exército, para o marquês de Tancos solicitando informações sobre as vacaturas para cirurgiões, que emigraram em 1826.
33
Correspondência dos governos das Armas do Algarve, Beira Alta, Minho e Trás-os-Montes para o conde do Rio Pardo sobre o desarme das tropas de guerrilhas e disciplina.
34
Ofício do visconde de Veiros para Felipe Neri Gorjão remetendo o requerimento do comandante do Regimento de Milícias de Soure.
35
Ofício do coronel João Evangelista Nogueira de Morais Sarmento para Felipe Neri Gorjão sobre os vencimentos que devem ser pagos aos oficiais regressados de Espanha.
36
Ofício (cópia) de Francisco Joaquim Pereira Valente para Felipe Neri Gorjão sobre as fardetas que devem ser entregues às praças do Regimento de Cavalaria 12, regressadas de Espanha.
37
Ofício do conde do Rio Pardo para o conde de Barbacena Francisco sobre a apresentação do capitão António José Velez, do Regimento de Infantaria 5, no quartel residência do brigadeiro António Tavares Maggessi.
38
Ofício do major Tadeu José Gouveia, comandante dos Veteranos da praça de Almeida, para Felipe Neri Gorjão remetendo relação nominal das praças da 2ª Companhia de Veteranos de Almeida que emigraram para Espanha e se lhe ficaram devendo os vencimentos.
39
Correspondência do tenente-general José António da Rosa, comandante do Regimento de Artilharia 2 e 3, para Felipe Neri Gorjão sobre o fornecimento de uniformes aos regimentos.
40
Ofício do major Luís Guilherme Coelho, comandante interino do Regimento de Artilharia 2, para Felipe Neri Gojão sobre o envio de relações nominais de praças do Regimento regressadas de Espanha.
41
Correspondência entre várias entidades sobre as praças regressadas que emigraram para Espanha, ajuste de contas de vencimentos e fardamentos das praças e certidões de óbito de soldados falecidos em Espanha.
42
Correspondência do visconde de São João da Pesquira, do Governo das Armas de Trás-os-Montes, para o conde de Barbacena sobre a revolta dos rebeldes na povoação de Mesquita na província da Galiza, no reino de Espanha.
43
Correspondência do tenente-general Luís Inácio Xavier Palmeirim, governador das Armas do Alentejo, para Felipe Neri Gorjão sobre correios, armamento e armas.
44
Representação de oficiais portugueses regressados de Espanha e que saudam a chegada do rei a Portugal.
45
Correspondência do brigadeiro Antrónio Joaquim Bandeira, do Governo das Armas do Alentejo, para Felipe Neri Gorjão sobre deslocamentos, saúde, presos, armas, vencimentos e itinerário de marcha das praça do Batalhão de Voluntários Realistas de Serpa para a praça de Estremoz.
46
Aviso (minuta) do conde de São Lourenço para o conde de Bourmont sobre o refugio deuma guerrilhas de rebeldes em Espanha.
47
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos remetendo "relações dos cadetes e cadetes porta bandeiras que tinham sido escusos do real serviço antes da promoção de 9 de Julho de 1827 e que depois continuaram a servir no corpos que não emigraram para Espanha".
48
Correspondência entre várias entidades sobre a aclamação de D. Miguel, como rei absoluto na vila do Sabugal e relações dos membros que compõem a Junta Provisória da Província da Beira.
49
"Ordens à Divisão Realista do Alentejo, do comando do brigadeiro Maggessi".
50
Relação dos oficiais que têm desertado da praça de Peniche para Espanha e relação de indivíduos que sendo oficiais militares pertencentes à 1ª Linha da província da Estremadura têm desertado para Espanha ou uniram-se aos rebeldes em Portugal desde Julho de 1826.
081
Caixa n. º 081
082
Caixa n. º 082
083
Caixa n. º 083
084
Caixa n. º 084
085
Caixa n. º 085
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 080
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 080
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/080
Título
Caixa n. º 080
Título paralelo
169333
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
50 documentos.