Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
197
Caixa n. º 197
198
Caixa n. º 198
199
Caixa n. º 199
200
Caixa n. º 200
201
Caixa n. º 201
202
Caixa n.º 202
01
Artigo "Mitos e realidades na revolta de 1828", da autoria de Luís de Castro Solla, que foi publicado na revista Brotéria, volume 109, nº 2/3, dos meses de Agosto e Setembro.
02
Panfleto sobre "As tristes consequências de uma rebelião e a notícia do embarque das tropas rebeldes em Vigo e Corunha, e várias outras notícias de Braga e Guimarães, etc".
03
Aviso do duque do Cadaval para o conde de Barbacena, chefe do Estado Maior General, sobre execução de ordens para a participação de todos os movimentos dos Corpos do Exército e atribuição de licenças aos generais governadores das províncias, quando estes as solicitarem.
04
Correspondência de várias entidades para Veríssimo António Cardoso sobre praças pertencentes à Arma de Cavalaria que existiam nos dois depósitos de Coimbra, solípedes, remonta, presos militares, administração, sequestros de cavalos, destacamento de três cavalos que vieram da Galiza para o depósito de Chaves, inspecções de saúde realizadas a militares, desertores, justiça, intendência e uniformes, remetendo relação de um cavalo, pertencente ao tenente Joaquim Pedro Salgado, do Regimento de Cavalaria 13, que foi inspeccionado pelo Inspector Geral de Cavalaria, relação dos cavalos que foram da praça de Peniche para o Regimento de Cavalaria 7, relação das praças de Cavalaria, que se apresentaram no Depósito de Cavalaria do castelo de São Jorge e que foram inspeccionadas pela Junta de Saúde do Hospital Militar deste castelo, sendo consideradas incapazes de prestar serviço e relações de desertores, que em virtude do Régio Indulto de 3 de Junho de 1828, se apresentaram no depósito do referido castelo para continuarem a servir nos Regimentos a que pertenciam.
05
Correspondência do visconde de Veiros para Veríssimo António Cardoso sobre objectos cirúrgicos pertencentes ao Hospital Regimental de Cavalaria 5, julgamento de um soldado desertor do Regimento de Cavalaria 10 e solípedes.
06
Correspondência de Domingos José Cardoso para Veríssimo António Cardoso sobre solípedes e fornecimento de verdes para a alimentação dos cavalos dos Corpos Militares, remetendo mapa da força em cavalos de distintos Regimentos e daqueles que os respectivos comandantes incluíram para verdes e relações dos lavradores que tinham verde para fornecer à Cavalaria do Exército da Corte e às Brigadas de Artilharia Volante no ano de 1830.
07
Discurso proclamado por Isidoro de Almada e Castro e Joaquim José Maria de Sousa Tavares, procuradores da câmara da vila de Abrantes, para D. Miguel I, felicitando a sua Magestade por ter reassumido os seus direitos ao trono português e prestando os votos de fidelidade do povo de Abrantes ao monarca; e relação dos oficiais de câmara, de justiça, jovens nobres e de padres, que assistiram à festa que teve lugar naquela câmara em honra de D. Miguel I.
08
Alvará redigido por António Joaquim Ribeiro, em nome de D. Miguel I, para o conde de São Lourenço, alterando a organização estabelecida para os Regimentos de Milícias pelo regulamento de 20 de Dezembro de 1808 e regulando a força destes Corpos e o tempo de serviço dos que neles tiveram praça.
09
Pedido de uma relação dos párocos, clérigos e ordenandos que mostraram ligações aos princípios revolucionários.
1829-08-16/1829-08-16
10
Ofícios (cópias) de D. João de Castelo Branco e do tenente-coronel António Caetano de Sousa Pavão, comandante do Depósito de Chaves, para Filipe Neri Gorjão sobre vencimentos de praças regressadas de Espanha.
11
Correspondência de várias entidades para Veríssimo António Cardoso e o inspector Geral da Cavalaria sobre contabilidade, venda de cavalos incapazes para prestarem serviço, praças, transferências de pessoal, uniformes, contribuições monetárias de militares, desertores, presos e mortos, remetendo relações dos cavalos incapazes de prestarem serviço e dos cavalos existentes no Depósito de Cavalaria em Bragança, relação dos cavalos do 2º lote do Depósito de Cavalaria em Bragança que passaram para o Regimento de Cavalaria 2, relações das praças que pertenceram ao extinto Regimento de Cavalaria 11 e que passaram para os Regimentos de Cavalaria 4, 7 e 8, após o extinto Corpo se ter rebelado, relação com as quantias que cada indivíduo do Regimento de Cavalaria 8 contribuíu mensalamente para a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição e das quantias que existiam nos cofres, relação nominal da praça que se achava presa no Depósito de Prisioneiros da Torre de Outão por deserção, tendo sido mandada julgar em Conselho de Guerra e relação das praças, a quem estavam devendo os verdes destinados aos cavalos do extinto Regimento de Cavalaria 11 no mês de Maio de 1828.
12
Relação das quantias, que das caixas da administração de distintos Corpos, deveriam ser entregues no Cofre Geral da Remonta.
13
Mapas do arquivo ou secretaria pertencentes ao Regimento rebelado da Cavalaria 6 que estavam depositados no Trem do Ouro na cidade do Porto e que foram remetidos ao inspector Geral da Cavalaria.
14
Correspondência de António Joaquim Bandeira, comandante do Regimento de Cavalaria 5, para Veríssimo António Cardoso sobre transferências de pessoal, finanças, solípedes e munições, remetendo relação nominal das praças de pret, que foram do extinto Regimento de Cavalaria 11, e que passaram para o Regimento de Cavalaria 5.
15
Correspondência do coronel D. João de Castelo Branco, do Regimento de Cavalaria 1, para Veríssimo António Cardoso sobre transferências de pessoal, solípedes, cavalos que deviam ser vendidos em hasta pública, forragens, desertores e remonta, remetendo relações das praças, que foram dos extintos Regimentos de Cavalaria 9 e 11, e que passaram para o Regimento de Cavalaria 1 e relações dos cavalos do Regimento de Cavalaria 1 que deveriam ser vendidos em hasta pública.
16
Correspondência de João Borges Cerqueira de Alpoim para Veríssimo António Cardoso sobre transferências de pessoal, solípedes, finanças, baixas de serviços e despesas relativas a funerais, remetendo relação das praças, do extinto Regimento de Cavalaria 11, que passaram para o Regimento de Cavalaria 2.
17
Correspondência do barão de Albufeira para Veríssimo António Cardoso sobre transferências de pessoal, solicitação de informações sobre assentamento de praças de distintos Corpos, veteranos e uniformes, remetendo relação dos indivíduos que dos Corpos de Cavalaria passaram aos Corpos de Veteranos da província do Alentejo, sem que das suas guias nada constasse acerca de vestuário.
18
Correspondência do conde de Barbacena Francisco e de outras entidades para o conde de São Lourenço sobre execução de ordens para mandar entregar uma plancheta, que se encontrava nas obras militares, ao Real Arquivo Militar de modo a se poder levantar a planta dos quartéis da Corte.
19
Correspondência de várias entidades para Veríssimo António Cardoso sobre envio de requerimentos de negociantes, rendição de unidades, uniformes, finanças, solípedes, remonta, roubo de dinheiro pelos rebeldes, intendência, contabilidade, pessoal e vencimentos, remetendo relação dos cavalos pertencentes à 1ª Companhia de Cavalaria do Corpo da Guarda Real da Polícia do Porto, que se achavam incapazes de prestarem serviço, mapa da força dos cavalos do Regimento de Cavalaria 7 que saíram para tomar verde, relação de dois cavalos do Regimento de Cavalaria de Chaves que deveriam ser vendidos em hasta pública, por estarem incapazes de servir, relação das praças que passaram do extinto Depósito de Bragança para a Guarda Real da Polícia de Lisboa, sem trazerem guias de ajustamento de contas do fardamento e do tempo que serviram no extinto Regimento de Cavalaria 12, a que pertenceram e relação das praças, às quais se expediram as competentes guias de ajustamento de contas do fardamento por ocasião de terem baixa ou de terem passado para outros Corpos.
20
Correspondência de várias entidades para Veríssimo António Cardoso sobre deslocamentos de tropas, solípedes, armamento, uniformes, vencimentos, rendição de unidades e pessoal, remetendo mapa da força dos homens e cavalos do Regimento de Cavalaria 8, que marcharam para o Quartel de Verde na Castanheira e dos que ficaram neste quartel, relações de cavalos do Regimento de Cavalaria 8, que deviam ser vendidos em hasta pública por se acharem incapazes de serviço, mapa dos cavalos dos Esquadrões de Cavalaria do Corpo da Guarda Real da Polícia que passaram a tomar verde, relações nominais das praças de distintos Corpos que afirmavam estar-lhes em dívida o pagamento de vencimentos, do tempo anterior à sua emigração para Espanha, relação de cavalos do Regimento de Cavalaria 4, que foram julgados incapazes de todo o serviço devido à sua disposição física e relação das praças que tiveram passagem do Regimento de Cavalaria 12 para a 2ª Companhia de Veteranos de Trás-os-Montes.
21
Relação (minuta) do dinheiro existente nos cofres dos Conselhos de Administração dos Corpos de Cavalaria.
22
Correspondência do visconde de Veiros para o conde de Barbacena sobre envio de documentação relacionada com a execução de ordens aos comandantes dos Corpos de 1ª Linha e Milícias da província da Estremadura para manterem a ordem pública na dita província e prestarem atenção à conduta dos militares dos seus Corpos.
23
Carta [sem remetente] dirigido a D. Miguel aconselhando diversas disposições militares na defesa contra os rebeldes e reflexões sobre a nova política da França.
24
Relação dos factos que deviam ser provados pelas testemunhas mencionadas no fim desta relação, e por todos os mais que forem precisos, visto estes factos, relacionados com acusações feitas a diversos oficiais desafectos a D. Miguel por ocasião de ocorrências com a Esquadra Francesa, serem do foro público.
25
Ofícios (sem remetente) para Agostinho José Freire remetendo relações de oficiais reformados, e outros, empregados em diversos serviços pela Inspecção Geral dos Quartéis e Obras Militares.
26
Ofício (sem remetente) para o conde de Almer sobre acontecimentos e distúrbios provocados pelos rebeldes nas imediações da praça de Castelo de Vide.
203
Caixa n. º 203
Caixa n.º 202
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n.º 202
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/202
Tipo de título
Atribuído
Título
Caixa n.º 202
Título paralelo
171456
Dimensão e suporte
26 documentos, papel.
Idioma e escrita
Português
Tipo u.i.
Caixa