Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
(...)
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
01
"Instruções para os comandantes das baterias de Beira Tejo" (cópia).
02
Relação respeitante a "Situações escolhidas para formar baterias à roda de Castelo Branco".
03
Memória sobre "Observações que se fizeram da Estrada Real de Lisboa, desde a Ponte da Verdelha, termo de Alverca, até Santarém".
04
Relatório sobre as pontes do Tejo e Zêzere, caminhos de comunicação e fortificações de campanha para defesa da Ponte de Abrantes, assinado pelo tenente-coronel Manuel de Sousa Ramos, do Real Corpo de Engenheiros.
05
Plano (cópia) de defesa do Zêzere, por João Mata Chapuzet, do Quartel-Mestre General de Tomar.
06
Projecto (minuta) de defesa do Vale de Escuza (entrada para Castelo de Vide).
07
Memória (cópia) sobre o reconhecimento da estrada real desde a Golegã até Montemor-o-Novo, pelo 1º tenente Caetano José Vaz Parreiras, do Real Corpo de Engenheiros.
08
Relatório de um reconhecimento das estradas que conduzem de Amarante a Vila Real, feito pelo ajudante major Domingos Lopes da Silva e dirigido a António Vicente de Queirós.
09
Relatório de um reconhecimento das estradas do Minho até Chaves, pelo capitão Jacques Durando, adido à Repartição do Quartel-Mestre General do Exército de Observação, dirigido ao visconde do Reguengo.
10
"Primeiro projecto provisório de operações - III (Estudo) - Fim geral que a defesa deve ter em vista e determinação da sua base", assinado pelos membros da Comissão Superior de Guerra.
11
"Instruções e ordens expedidas pelo general marquês de la Rosière que têm relação com a Inspecção Geral das Fronteiras e Costas dos Reinos de Portugal e Algarves, criada por decreto de 20 de Julho de 1802, a cargo do referido general".
12
Correspondência entre a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e o Comando do Corpo do Estado-Maior sobre o reconhecimento de estradas para a formação de um Itinerário Militar mandado proceder pelo Ministério da Guerra em 1837, com vista à elaboração da Carta Militar do Reino.
13
Correspondência do Comando do Corpo do Estado-Maior sobre os reconhecimentos militares que terão sido executados em 1841 na 5ª Divisão Militar, na estrada do Porto a Vila Real.
14
Correspondência do Comando do Corpo do Estado-Maior e relações respeitantes a "Reconhecimentos militares de 1849 - 1850".
15
"Instruções para o reconhecimento geral do Reino desenvolvido de maneira para poder servir de base a qualquer plano de campanha quer defensivo ou mesmo ofensivo", pelo visconde da Luz, comandante do Corpo do Estado-Maior.
16
Correspondência entre a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e o Comando do Corpo do Estado-Maior sobre os trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1859.
17
Correspondência entre o Ministério da Guerra e o Comando do Corpo do Estado-Maior sobre os trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1860.
18
Correspondência entre o Ministério da Guerra e o Comando do Corpo do Estado-Maior sobre os trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1861.
19
Correspondência do capitão Cândido Xavier de Abreu Viana, chefe da Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, dirigida ao visconde da Luz, comandante do Corpo do Estado-Maior, sobre os trabalhos realizados pela Brigada relativos ao ano de 1862.
20
Correspondência entre o visconde da Luz, comandante do Corpo do Estado-Maior, e António José de Melo, chefe da 1ª Direcção da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1863.
21
Correspondência entre o visconde da Luz e o barão de Wiederhold, comandantes do Corpo do Estado-Maior, o capitão Cândido Xavier de Abreu Viana, chefe da Brigada de Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, e o capitão Filipe Correia de Mesquita Pimentel, do Corpo do Estado-Maior, sobre o processo dos trabalhos realizados pela Brigada, relativos ao ano de 1864.
22
Relatório (cópia) dos trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1866, assinado pelo capitão Álvaro Macedo da Cunha, capitão do Corpo do Estado-Maior e chefe da Brigada.
23
Relatório (cópia) dos trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1867, assinado pelo capitão Cândido Xavier de Abreu Viana, chefe da Brigada, dirigido ao barão de Wiederhold, comandante do Corpo do Estado-Maior.
24
Relatório (cópia) dos trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1868, assinado pelo capitão Cândido Xavier de Abreu Viana, chefe da Brigada, dirigida ao barão de Wiederhold, comandante do Corpo do Estado-Maior.
25
"Mapa dos trabalhos topográficos, estatísticos e itinerários feitos pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativo ao período de 1860 a 1879".
26
Relatório respeitante à "Viagem dos serviços técnicos de Engenharia e Artilharia às Linhas de Torres Vedras", em 3 partes, assinado pelo general de brigada José de Oliveira Garção de Andrade.
27
Relatório respeitante à "Viagem dos serviços técnicos de Engenharia e Artilharia às Linhas de Torres Vedras", assinado pelo general de divisão Manuel Rafael Gorjão, director da viagem.
28
Relatórios respeitantes às "Viagens dos serviços técnicos de Engenharia e Artilharia às Linhas de Torres Vedras - 1º, 2º, 3º e 4º Sectores".
29
Relatórios respeitantes às "Viagens dos serviços técnicos de Engenharia e Artilharia às Linhas de Torres Vedras" - 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Divisões de Reserva".
30
Correspondência do director-geral da Secretaria da Guerra para o coronel inspector dos grupos de Artilharia de Guarnição sobre a "Viagem dos serviços técnicos de Engenharia e Artilharia às Linhas de Torres Vedras".
31
Correspondência do barão de Wiederhold, comandante do Corpo do Estado-Maior, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os trabalhos realizados pela Brigada dos Reconhecimentos Militares entre o Tejo e o Douro, relativos ao ano de 1865.
32
Avisos assinados por D. Miguel Pereira Forjaz e dirigidos a Matias José Dias Azedo e Joaquim da Costa e Silva sobre a continuação do reconhecimento topográfico da província da Estremadura e respectivos vencimentos dos oficiais Carlos Frederico Bernardo de Caulla, José Maria das Neves Costa e Francisco Pedro de Arboy Moreira.
33
Circular da Repartição do Quartel-Mestre General enviada ao comandante da 3ª Divisão Militar, sobre os procedimentos a adoptar nas marchas para se recolherem elementos para um itinerário militar de Portugal.
34
Processo respeitante à "Viagem dos serviços técnicos das armas de Engenharia e Artilharia", assinado pelo general de brigada António Ferreira Montalvão.
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 16
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 16
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/16
Título
Caixa nº 16