Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
01
Defesa (col.)
01
Caixa nº 1
(...)
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
01
Certidão emitida pela Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda a favor de Francisco António Ciera respeitante ao teor de um Aviso de 10 de Abril de 1804, sobre os seus vencimentos na Expedição da Carta Geográfica.
02
Correspondência do major de Engenharia Duarte José Fava para D. Miguel Pereira Forjaz, referindo o pagamento de gratificações, a propósito da "confecção da Carta Topográfica de Lisboa".
03
Representação do sargento-mor de Engenharia Francisco António Raposo para Rodrigo de Lencastre, sobre a necessidade da execução de um mapa topográfico da península de Setúbal, para o lado do Cabo Espichel.
04
Ofício do brigadeiro Blunt a D. Miguel Pereira Forjaz, solicitando o envio de um mapa roteiro das províncias de Entre Douro e Minho e de Trás-os-Montes.
05
Ofício (cópia) de D. Miguel Pereira Forjaz a Wellington, referindo a grande carta do Reino.
06
Ofício do marquês de Borba a D. Miguel Pereira Forjaz a respeito da carta topográfica do porto de São Martinho.
07
Aviso (cópia) do Príncipe Regente determinando a entrega de todos os instrumentos que serviram para os trabalhos da Carta Geral do Reino, "por um exacto inventário ao artista Haas, devendo a condução dos mesmos instrumentos ser feita pelos prisioneiros franceses, para evitar despesa".
08
Ofício de D. Miguel Pereira Forjaz para Matias José Dias Azedo mandando entregar no "Real Arquivo Militar as chapas de gravura de uma Carta da Província de Entre Douro e Minho, com cento e quatro exemplares estampados, a qual foi levantada pelo sargento-mor do Real Corpo de Engenheiros, Custódio Gomes de Vilas-Boas".
09
Correspondência dirigida pelo marechal-general marquês de Campo Maior a D. Miguel Pereira Forjaz sobre a "carta topográfica que compreende o curso do Tejo desde Alverca até Braço de Prata, e o rio de Sacavém desde Loures até à sua embocadura".
10
Ofício do marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz sobre a necessidade de fornecimento de cavalos para os oficiais encarregados de trabalhos topográficos e levantamento de plantas.
11
Correspondência do marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz, de Matias José Dias Azedo para o visconde de Juromenha e de Francisco de Paula Leite para o conde da Feira, sobre a substituição dos sinais de madeira mandados erigir nos sítios do Montijo e Batel, para se empreender a Carta Topográfica do Curso do Tejo por pirâmides construídas em alvenaria.
12
Correspondência de Manuel de Sousa Ramos, do Real Corpo de Engenheiros, para o marquês de Tancos e visconde da Luz sobre a necessidade de se ministrar na Academia de Fortificação, Artilharia e Desenho instrução prática dos instrumentos geodésicos e trabalhos topográficos.
13
Ofícios (minuta) dirigidos a Manuel de Sousa Ramos àcerca da posição dos oficiais engenheiros que foram estudar a Paris e sobre a prática dos instrumentos geodésicos e trabalhos topográficos.
14
Ofício (cópia) de D. Miguel Pereira Forjaz sobre a regularização de uma gratificação para as praças do Batalhão de Artífices Engenheiros que foram empregadas em diversos trabalhos, tanto em campo, como em obras de quartéis, ou reparação de edifícios militares, incluindo levantamento de cartas topográficas.
15
Ofício (cópia) dirigido pelo coronel José Feliciano da Silva Costa, do Real Corpo de Engenheiros, a Pedro Folque, sobre a conclusão das operações do levantamento da carta topográfica da cidade de Leiria, suas fortificações e arredores.
16
Aviso do duque da Terceira para o Inspector Geral dos Quartéis e Obras Militares, incumbindo-o de fornecer dois carpinteiros para acestarem no sítio do Montijo e Batel as pirâmides de madeira, assim como o respectivo material, em cumprimento do ofício do brigadeiro Pedro Folque.
17
Aviso do duque da Terceira, do Ministério da Guerra, de remessa ao contador fiscal do Exército das despesas feitas pela Comissão da Carta Geográfica do Reino durante o mês de Maio.
18
Ofício (minuta) não identificado dirigido a Agostinho José Freire, sobre os conhecimentos topográficos do País.
19
Ofício do brigadeiro Pedro Folque para José Feliciano da Silva Costa sobre a pintura do triângulo da Carta do Reino instalado no Seminário de Santarém.
20
Ofício do major-general Pedro Folque, do Comando Geral de Engenharia, para António José da Silva Costa, remetendo uma requisição respeitante ao chumbo necessário para a obra das pirâmides do Batel e Montijo.
21
Avisos assinados pelo duque da Terceira, do Ministério da Guerra, dirigidos ao sub-intendente da Intendência da 1ª e 6ª Divisões Militares sobre despesas relacionadas com a Comissão Geodésica, a Comissão Itinerária, os trabalhos da Carta do Reino e com a comissão encarregada de propor um sistema geral de escala, convenções e desenho topográficos.
22
Avisos assinados pelo duque da Terceira, do Ministério da Guerra, dirigidos ao inspector fiscal do Exército sobre despesas efectuadas por alguns oficiais do Corpo de Engenheiros nomeados para levantar a planta do terreno em que teve lugar a acção de Fuentes de Oñor.
23
Aviso assinado pelo duque da Terceira, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, com a conta corrente da despesa feita com a construção de uma pirâmide na Serra de Sintra para servir de sinal nos trabalhos de triangulação geral do Reino.
24
Aviso assinado pelo duque da Terceira, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, sobre a despesa com a construção da pirâmide de madeira levantada no castelo de Sesimbra.
25
Avisos assinados pelo duque da Terceira, marquês de Saldanha e José António Maria de Sousa Arruda, do Ministério da Guerra, dirigidos ao inspector fiscal do Exército sobre despesas efectuadas pela Comissão da Carta do Reino.
26
Aviso assinado pelo marquês de Saldanha, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, para processamento da despesa efectuada com a construção de uma pirâmide na serra de Almeirim.
27
Aviso assinado pelo barão de Almofalha, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, para processamento da despesa efectuada com o levantamento topográfico do campo da batalha de Fuentes de Oñor e parte do Cima-Coa.
28
Aviso assinado pelo barão de Francos, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, para processamento de uma despesa da comissão encarregada de propor o sistema geral de escalas, convenções e desenhos topográficos.
29
Aviso assinado pelo barão de Francos, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, para processamento de uma despesa com a reparação da pirâmide de Montejunto.
30
Aviso assinado pelo barão de Francos, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, para processamento de uma despesa com as gratificações vencidas pelas praças do Batalhão de Sapadores empregues nos trabalhos da Comissão da Carta do Reino.
31
Aviso assinado por Adriano Maurício Guilherme Ferreri, do Ministério da Guerra, dirigido ao inspector fiscal do Exército, para processamento de uma despesa com as gratificações vencidas pelas praças do Batalhão de Sapadores empregues nos trabalhos da Comissão da Carta do Reino.
32
Ofício do major E. J. Xavier, do Corpo de Engenharia, dirigido ao administrador do concelho de Montemor, sobre a construção de uma pirâmide na Serra do Godeal.
33
Correspondência entre o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra e o barão da Luz, chefe interino do Estado-Maior General, respeitante ao pagamento da despesa feita com a construção da pirâmide da serra de Almeirim.
34
Memória do capitão Manuel Neto relativa à defesa da barra de Lisboa.
35
Observações sobre o estado do Exército Português em 1797 e 1798 durante o comando do marechal príncipe de Christiano de Waldeck, escritos pelo então coronel barão de Wiederhold com os mapas da sua força por meses.
36
Viagem de inspecção e reconhecimento feita às diferentes províncias de Portugal pelo marechal príncipe de Waldeck, em Março, Abril e Maio de 1798, sendo o diário e observações escritas pelo coronel barão de Wiederhold.
37
"Memória para se governar o sr. capitão Zagalo" na diligência de que foi incumbido.
38
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e o Governo do Campo Entrincheirado de Lisboa sobre a organização defensiva do sector sul terrestre do mesmo.
39
Correspondência entre a Secretaria da Guerra, o Governo do Campo Entrincheirado de Lisboa e a Inspecção do Serviço Telegráfico Militar sobre a instalação de uma estação de TSF de campanha em São Julião da Barra.
40
Correspondência do ministro da Marinha para o ministro da Guerra sobre a instalação de uma estação de campanha de TSF na cidadela de Cascais.
41
Correspondência entre a Secretaria da Guerra e o governador do Campo Entrincheirado de Lisboa sobre a instalação de uma estação de campanha de TSF em São Julião da Barra, no referido campo.
42
"Parecer da Comissão de Defesa do Campo Entrincheirado de Lisboa sobre o projecto da linha Rio Frio - Vale da Vila - Montinho", pelo general José Emílio Santana da Cunha Castelo Branco.
43
Correspondência entre o Ministério da Guerra, o general Luís Alberto Corte Real, governador do Campo Entrincheirado de Lisboa, e o engenheiro António Maria da Silva, administrador geral dos Correios e Telégrafos, sobre a instalação de uma estação de TSF no cabo da Roca e de telegrafia por fios no cabo Espichel.
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 17
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 17
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/01/17
Título
Caixa nº 17