Processo sobre as providências tomadas para tratar os doentes que foram transferidos da Torre de São Julião da Barra para o Hospital Regimental de Infantaria 19, em Cascais.
Nível de descrição
Documento simples
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/16/01/06/239
Título
Processo sobre as providências tomadas para tratar os doentes que foram transferidos da Torre de São Julião da Barra para o Hospital Regimental de Infantaria 19, em Cascais.
Datas descritivas
1823, Novembro, 5 - Dezembro, 23 - Cascais
Dimensão e suporte
39 fls. manuscritas.
Âmbito e conteúdo
Contém: informação de José António Ernesto de Cáceres e Silvestre Correia Belém, médicos do Regimento de Infantaria 19, solicitando a João José de Sales a melhoria das condições de acolhimento dos enfermos; correspondência do conde de Subserra para o infante D. Miguel relativa ao estado e tratamento de doentes transferidos para o Hospital Regimental de Cascais; mapas dos doentes que se encontram nesse hospital, assinados por José António Ernesto de Cáceres e António Joaquim Pires; aviso a Duarte José Fava para aprontar outra casa para os doentes de moléstia melindrosa; correspondência do conde de Barbacena Francisco para o conde de Subserra, Duarte José Fava, Pedro Celestino Soares e José Celestino da Costa Pereira sobre o mesmo assunto.
Termos de indexação / palavras-chave
Miguel I, D.; Saúde; 1823; São Julião da Barra, forte; Correspondência; Cascais; Regimento de Infantaria 19; Subserra, conde; Fava, Duarte José; Soares, Pedro Celestino; Belém, Silvestre Correia; Cáceres, António Ernesto de; Hospital Regimental de Cascais; Pires, António Joaquim; Barbacena Francisco, conde; Pereira, José Celestino da Costa
Assunto
-
1823
-
Barbacena Francisco, conde
-
Belém, Silvestre Correia
-
Cáceres, António Ernesto de
-
Cascais
-
Correspondência
-
Fava, Duarte José
-
Hospital Regimental de Cascais
-
Miguel I, D.
-
Pereira, José Celestino da Costa
-
Pires, António Joaquim
-
Regimento de Infantaria 19
-
São Julião da Barra, forte
-
Saúde
-
Soares, Pedro Celestino
-
Subserra, conde