Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
16
Serviço de Saúde (col.)
01
Hospitais militares.
01
Caixa 1
02
Caixa 2
03
Caixa 3
04
Caixa 4
05
Caixa 5
06
Caixa 6
238
Ofício de José de Azevedo Pinto, comandante do Batalhão de Caçadores 7, para o conde de Barbacena solicitando que se constitua uma Junta Semestral do Hospital Regimental desse Batalhão.
239
Processo sobre as providências tomadas para tratar os doentes que foram transferidos da Torre de São Julião da Barra para o Hospital Regimental de Infantaria 19, em Cascais.
240
Ofício do conde de Subserra para António Firmo Felner pedindo a relação das despesas feitas no Hospital do Beato António nos últimos 3 anos e a média por cada hospitalizado.
241
Aviso (minuta) do conde de Subserra dirigido a Duarte José Fava para dar as providências para o fornecimento de lenha e azeite ao hospital que provisoriamente se vai estabelecer na Feitoria.
242
Ofício (minuta) do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Sousel sobre o fornecimento de roupas ao Hospital Regimental de Infantaria 17.
243
Ofício de João Galvão Mexia, comandante do Regimento de Cavalaria 8, para o conde de Barbacena Francisco informando-o do regular tratamento dado aos doentes do hospital regimental do seu comando.
244
Ofício de José Joaquim Simões, comandante do Regimento de Infantaria 5, para o conde de Subserra participando que, em conformidade com a portaria de 10 de Fevereiro de 1822, procedeu-se à inspecção do hospital desse regimento.
245
Ofício de João Carvalho Nogueira, cirurgião-mor de Cavalaria 2, para o conde de Alva, brigadeiro comandante do 2º de Cavalaria, e deste para o conde Sampaio sobre o pedido de utensílios novos para o hospital desse regimento e a reparação de outos.
246
Correspondência do conde de Subserra para Sebastião José de Mira, comandante do Regimento de Cavalaria 9, sobre o fornecimento de medicamentos e impressos, pagamento aos fornecedores e acerca das juntas semestrais realizadas no hospital desse regimento.
247
Correspondência entre o conde de Subserra e Duarte José Fava sobre a mudança de instalações hospitalares do convento de São Francisco da Cidade para o convento das Necessidades e sobre a falta de lenha para preparar os alimentos nos hospitais regimentais de Chaves, Lamego e Elvas e de azeite para as lamparinas nos hospitais regimentais de Chaves e Elvas.
248
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida ao visconde da Várzea sobre a entrega a outros hospitais regimentais de roupas e objectos do extinto Hospital Militar de Lamego, a assinatura da relação dos medicamentos fornecidos ao Hospital Regimental do Batalhão de Caçadores 9, a entrega de medicamentos e o resultado das averiguações judiciais àcerca do desaparecimento de parte das roupas depositadas sob a responsabilidade do director daquele hospital.
249
Ofício do conde de Subserra dirigido a Duarte José Fava a respeito da reparação de dez janelas do Hospital do Regimento de Infantaria 15, de acordo com participação de Joaquim Tomás Valadares sobre o mesmo assunto.
250
Ofício de António dos Santos Leite, Capitão-Comandante do navio Charrua Galatea, dirigido ao conde de Barbacena Francisco sobre a situação de três soldados hospitalizados no Hospital da Feitoria que não se encontravam em condições de embarcar para Angola.
251
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida a José Correia de Melo sobre o fornecimento de roupas e o resultado da última junta semestral realizada ao Hospital Regimental de Artilharia 2.
252
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida ao visconde de Sousel sobre medicamentos e artigos de cirurgia e roupas pedidos para o Hospital Regimental de Caçadores 1 e ainda sobre o resultado da última junta semestral realizada aos Hospitais Regimentais de Caçadores 1 e 4.
253
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida ao visconde de São João da Pesqueira sobre os resultados da última junta semestral realizada aos Hospitais Regimentais de Infantaria 3 e 9, com instruções para a requisição de utensílios necessários ao Hospital Regimental de Infantaria 3 e com indicações para o levantamento dos volumes com medicamentos destinados aos Hospitais Regimentais de Infantaria 3 e 15.
254
Processo respeitante a obras a realizar no Hospital Regimental de Infantaria 9.
255
Correspondência do conde de Barbacena Francisco ao visconde de São João da Pesqueira sobre o fornecimento de roupas e um livro em branco ao Hospital Regimental de Infantaria 21 e o resultado da última junta semestral realizada ao mesmo hospital.
256
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida a José Correia de Melo sobre o fornecimento de um livro para apontar a receita e a despesa, o resultado da última junta semestral e o fornecimento de roupas, objectos de cirurgia e instrumentos em falta para o Hospital Regimental de Infantaria 14.
257
Ofícios de José Francisco Barrigudo Bravo e de José Matias de S. Poejo de Brito Lobo, provedores da Santa Casa da Misericórdia de Moura, para José Correia de Faria, comandante do Regimento de Cavalaria 10, relativos ao pagamento de despesas feitas com militares que estão a ser tratados no hospital dessa misericórdia.
258
Ofício do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Sousel sobre o fornecimento de roupas ao Hospital Regimental de Cavalaria 5.
259
Ofício do conde de Subserra para Duarte José Fava relativo a reparações a efectuar nos hospitais da praça de Elvas, segundo a informação de Joaquim Tomás Valadares que lhe foi dada pelo médico visitador dos Hospitais Regimentais da província do Alentejo.
260
Ofício (minuta) do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Sousel sobre o fornecimento de camisas ao Hospital Regimental de Artilharia 3.
261
Ofícios (minutas) do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Sousel relativos a fornecimentos de roupas e inspecções efectuadas ao Hospital Regimental de Cavalaria 3.
262
Ofícios (minutas) do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Souzel sobre o fornecimento de roupas e inspecções efectuadas ao Hospital Regimental de Infantaria 8.
263
Ofícios (minutas) do conde de Barbacena Francisco para João da Silveira de Lacerda sobre pagamento ao boticário e o resultado de inspecções ao Hospital Regimental do Batalhão de Cavalaria 8.
264
Ofício (minuta) do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Sousel relativo ao fornecimento de objectos ao Hospital Regimental de Caçadores 4.
265
Ofício (minuta) do conde de Barbacena Francisco para o visconde da Várzea solicitando que sejam remetidas à Secretaria de Estado as relações de roupas que se encontram no Hospital Regimental da Praça de Almeida, a cargo de José Pereira de Magalhães, cirurgião ajudante do Regimento de Infantaria 11.
266
Ofícios de Manuel de Brito Mozinho para o visconde de Alhandra sobre formulários para os hospitais militares e fornecimento de roupa e objectos ao Hospital Regimental de Cavalaria 6.
267
Ofícios (minutas) do conde de Barbacena Francisco para o visconde da Várzea relativos ao envio do resultado da última junta semestral efectuada ao Hospital Regimental de Cavalaria 11 e do envio de medicamentos para o mesmo hospital, a cargo de António Joaquim da Silva.
268
Correspondência entre o conde de Subserra e Duarte José Fava respeitante à requisição de presos sentenciados da praça de Abrantes, por parte do comandante Regimento de Infantaria 20, para acarretarem água para o hospital desse regimento.
269
Ofício (minuta) de Manuel de Brito Mouzinho (?) ao Visconde de Veiros sobre a entrega de mapas hospitalares dos Regimentos de Infantaria 16 e 23 à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra.
270
Ofício (minuta) de Manuel de Brito Mouzinho (?) ao visconde de Veiros sobre a entrega ao comandante do Batalhão de Caçadores 6 de dinheiro pertencente aos fundos do hospital regimental daquele batalhão que se encontrava em poder do tenente-coronel Manuel Vaz Pinto, na altura preso.
271
Ofício do conde de Subserra para D. João de Castelo Branco sobre a economia a fazer nos medicamentos usados em todos os hospitais estabelecidos em São Francisco da Cidade.
272
Correspondência diversa, dirigida a Sebastião José de Mira, sobre práticas a abservar nos hospitais regimentais sob seu comando.
273
Ofício (cópia) do conde de Barbacena Francisco para o visconde da Beira, assinado por António José de Melo Simões, sobre a junta de saúde semestral do partido do Porto e da província do Minho.
274
Requisição de J. S. (?) Valadares dirigida à Repartição de Saúde pedindo a correspondência que houve com a Repartição dos Quartéis Militares resultante de uma comunicação feita por essa Repartição.
275
Ofício do conde de São Lourenço para o conde de Sampaio António relativo às instruções pelas quais se regula o estabelecimento dos hospitais regimentais.
276
Ofício do bispo de Elvas para Duarte José Fava relativo ao estabelecimento de um sacrário no Hospital de São João de Deus daquela cidade.
277
Processo relativo à colocação de grades de ferro na janela e de uma cancela de ferro na porta de um dos quartos do hospital regimental de Infantaria 1.
278
Ofício do conde de Barbacena Francisco ao conde de Sampaio António juntando exemplar do "Mapa do movimento, receita, e despesa dos Hospitais Regimentais do Exército, respectivo ao semestre findo em 30 de Junho de 1824" com assinatura impressa de Joaquim Tomás Valadares.
279
Requisição de informação sobre o estado de ruína em que se encontrava o Hospital Regimental de Caçadores 10, assinada por J. S. Valadares.
280
Processo relativo às obras a realizar no Hospital Regimental de Infantaria 17, sediado em Estremoz.
281
Processo relativo à realização de obras no Hospital Regimental de Infantaria 9, em Braga.
282
Ofício do conde de Barbacena Francisco ao conde de Sampaio António sobre a nova "Tabela das Dietas dos Enfermos dos Hospitais do Exército, e dos géneros, e quantidades de que elas se compõem", assinada por Joaquim Tomás Valadares.
283
Aviso (minuta) ao Encarregado do Governo das Armas do Minho que ao Provedor e Irmãos da Misericórdfia de Valença se mandou entregar certo terreno para um hospital, e a Duarte José Fava sobre o mesmo assunto.
284
Ofício (minuta), de remetente desconhecido, destinada ao conde de Barbacena Francisco sobre os fogões para a cozinha geral e botica do Hospital Regimental de São Francisco da Cidade.
285
Ofício de Principal Camera dirigido a Francisco António Raposo referente ao conserto do fogão da cozinha do Hospital Real de São José.
286
Ofício do conde de Barbacena Francisco ao conde de Sampaio António juntando o "Mapa do movimento dos doentes, receita e despesa dos Hospitais Regimentais do Exército, respectivo ao semestre findo em 31 de Dezembro de 1824", assinado por Joaquim Tomás Valadares.
287
Ofícios de José de Azevedo Pinto e do conde de Barbacena Francisco dirigidos a Luís Inácio Xavier Palmeirim solicitando o regresso ao corpo do Batalhão de Caçadores 7 de um sargento, um cabo e dois soldados que se encontravam a exercer funções no hospital regimental no castelo de São Jorge.
288
Ofício (cópia) do comandante interino do Regimento de Infantaria 9 dirigido ao Secretário da Comissão de História Militar remetendo cópia de documentos existentes na Câmara Municipal de Lamego, relativos ao hospital militar daquele Regimento, emitidos entre 24 de Julho e 31 de Agosto de 1826.
289
Ofício de D. Lourenço da Encarnação, Prior Geral, dirigido a José Bento de Sousa Fava relativo ao arrendamento de parte da quinta do hospício de Viana do Castelo, pertencente à Congregação dos Cónegos Regulares.
290
Ofício (cópia) da 2.ª Repartição da 2.ª Divisão do Ministério da Guerra dirigido à Sereníssima Senhora Infanta Regente D. Isabel Maria juntando "Mapa de todos os Hospitais Regimentais do Reino, com declaração dos edifícios em que são estabelecidos, a quem estes pertencem, e dos que se paga renda pela Inspecção Geral dos Quartéis".
291
Aviso de Cândido José Xavier ao comandante do Regimento de Cavalaria 9 juntando exemplares da Matéria Médica e Formulário Farmacêutico e dando indicação de novos procedimentos médicos nos hospitais regimentais.
292
Ofícios de Cândido José Xavier, João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun e conde da Ponte dirigidos a Manuel Joaquim da Costa Ribeiro, comandante do Regimento de Cavalaria 11, dando ordens de pagamento a boticários e pedindo esclarecimentos sobre uma diferença de verbas ocorrida no mês de Abril.
293
Ofícios do conde da Ponte e de Cândido José Xavier dirigidos ao comandante do Regimento de Cavalaria 11 sobre os medicamentos e um lençol de linho usado a fornecer à caixa ambulante do Batalhão de Caçadores 2.
294
Ofícios do conde da Ponte e de Cândido José Xavier dirigidos ao comandante do Regimento de Cavalaria 10 sobre os mapas do Hospital daquele Regimento, que entretanto passou a denominar-se de Hospital de Infantaria 15.
295
Ofícios de Cândido José Xavier a Manuel Joaquim da Costa Ribeiro e comandante do Regimento de Cavalaria 11 sobre os mapas do Hospital Regimental de Cavalaria 11.
296
Ofício (minuta) dirigido ao comandante do Regimento de Infantaria 13 sobre a nomeação de um cirurgião para o Hospital Regimental de Peniche.
297
Ofício de J. J. da C. B. (?) dirigido à Repartição de Saúde do Ministério da Guerra remetendo a relação de objectos encontrados na praça de Almeida quando dela saiu a guarnição rebelde, pertencentes aos Hospitais e boticas dos Regimentos de Infantaria 15 e 23.
298
Correspondência diversa sobre hospitais militares.
299
Ofício do conde de São Lourenço para o conde de Barbacena Francisco reduzindo para hospital regimental o Hospital Militar da cidade de Bragança, em virtude de nesta cidade só ficar estabelecido o Regimento de Infantaria 24, e removendo para Chaves o boticário que estava naquele hospital.
300
"Instruções para os Hospitais do Exército mandadas observar por Aviso de 8 de Fevereiro de 1830" (cópia).
301
Ofício (minuta) sobre o estabelecimento do Hospital Regimental de Infantaria 22.
302
Ofício de Filipe Néri Gorjão dirigido ao visconde de Santa Marta comunicando terem sido autorizadas as obras de reparação nas casas destinadas a servir de hospital e de paiol do Regimento de Infantaria 22 e no quarto destinado a arrecadação dos arreios do Destacamento de Cavalaria às suas ordens.
303
Ofício do conde de São Lourenço ao visconde de Molelos (?) comunicando ter sido dada ordem para que fossem recebidas e tratadas nos hospitais regimentais as praças dos corpos de voluntários realistas.
304
Ofício (minuta) dirigido ao visconde de Santa Marta comunicando terem sido dadas ordens para a execução dos arranjos necessários na casa destinada a hospital do Regimento de Infantaria de Valença.
305
Ofícios do conde de São Lourenço destinados ao visconde de Molelos, acusando a recepção do mapa dos doentes militares dos Hospitais Regimentais de Artilharia de Faro e de Infantaria de Lagos e de Tavira, e a Francisco António Raposo mandando trocar ou consertar ao Hospital de Sangue da Torre de São Julião da Barra os utensílios declarados numa relação assinada pelo conselheiro Gregório Gomes da Silva.
306
Ofício do conde de Vila Flor para Agostinho José Freire juntando "Relação das praças que foram Inspeccionadas pela Junta de Saúde do Hospital Reúnido em São Bento do Porto, em sessão de 11 de Outubro de 1832".
307
Ofício de Carlos Vieira de Figueiredo dirigido a Agostinho José Freire sobre o exame de aptidão efectuado na sua presença a Mr. Jatin Henry Victor Olivier pelos boticários, do Hospital Reúnido em São Bento no Porto, Bernardo José dos Reis e João Florindo da Silva.
308
Ofício de José, Prior Mor da Ordem de Cristo, dirigido a Francisco António Raposo sobre as obras a realizar na casa onde se encontrava estabelecido o Hospital de Belém.
309
Requerimento do Provedor e Irmãos de Mesa da Irmandade da Misericórdia, administradores do Hospital de São Marcos da cidade de Braga, sobre os gastos com os curativos dos enfermos militares tratados naquele hospital e solicitando o respectivo pagamento.
310
Ofício do Comandante-em-Chefe do Exército de Observação dirigido a José António de Amorim aprovando a disposição de dois hospitais gerais em Lamego e Coimbra, que reunissem os objectos provenientes de outros hospitais entretanto abandonados pelo Exército, determinando que em Lamego houvesse um hospital dedicado a doentes cuja cura exigisse mais tempo e que em Amarante se estabelecesse o hospital que existia em Paço de Sousa, para o qual deveriam ser remetidas as praças que adoecessem e que funcionaria como "volante", para poder seguir os movimentos do Exército.
311
Requisição descriminando a "Relação dos Medicamentos que se precisam no Hospital Regimental de Loures", assinada por Francisco Crisóstomo de Carvalho, director daquele hospital.
312
Requisições do Hospital Militar de Santarém relativas a objectos de cirurgia, impressos e roupa de cama, assinadas por José de Sequeira Moreira, director daquele hospital, e uma requisição de medicamentos, assinada por José de Sequeira Moreira e por Joaquim Chilitão José da Silva, boticário do hospital.
313
"Relação de vários objectos que existem na Quinta da Lameda, pertencentes à Botica Regimental abandonada pelos Rebeldes", assinada por António Simões.
314
Correspondência de José Manços de Faria dirigida a José Dionísio da Serra e a Lourenço Justiniano de Lima sobre reparações a realizar no Hospital Militar do castelo de São Jorge.
315
Aviso, assinado pelo duque da Terceira, dirigido ao Contador Fiscal da Tesouraria Geral das Tropas, comunicando ter sido suprimido o Hospital Militar da Estrela.
316
Requerimento de Daniel Francisco solicitando o pagamento dos prejuízos sofridos na sua seara em consequência das obras realizadas no Hospital Militar da Estrelinha.
317
Ofício de Joaquim Tomás Valadares destinado a António Inácio Cayola remetendo as instruções provisórias para regular o serviço dos hospitais do Exército.
318
Ofício de Joaquim Tomás Valadares dirigido a Bento da França Pinto de Oliveira juntando as "Instruções Provisórias para regular o Serviço dos Hospitais Regimentais do Exército, conforme a Portaria de 27 de Julho último", assinadas por Joaquim Tomás Valadares.
319
Relação dos artigos entregues no Arsenal das Obras Militares por António Pereira Galvão, encarregado do Depósito de Roupa e Objectos de Cirurgia dos Hospitais Militares, à Estrela.
320
Avisos assinados por Sá da Bandeira sobre os preparos necessários ao estabelecimento urgente dos hospitais regimentais no edifício da Estrelinha e sobre o fornecimento a João Florindo da Silva, encarregado do Depósito de Medicamentos, dos objectos constantes de relação inclusa.
321
Ofício de Manuel Alberto Colaço para João de Freitas Reis remetendo relações com o valor das despesas feitas no tratamento de praças da 3ª Companhia de Veteranos da 1ª Divisão Militar no hospital civil de Cascais.
322
Ofício de A. J. Silveira destinado a António Tomás de Almeida e Silva solicitando toda a documentação e informações relativas ao edifício onde se encontra instalado o Hospital Militar de Évora, reclamado pela marquesa de Valada.
323
Ofícios de José Joaquim Gomes Castro, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, dirigidos ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, juntando um folheto sobre o serviço de ambulâncias do exército sueco, e ao duque da Terceira, anexando cópia do ofício recebido do encarregado de negócios de Portugal na Suécia sobre o novo sistema de hospitais ambulantes inventado pelo Dr. Telning, físico-mor do exército sueco.
324
Ofício de José Maria de Barcelos dirigido ao Inspector Fiscal do Exército remetendo cópia da portaria sobre o abono das praças do Batalhão de Sapadores que ficaram doentes no hospital de Setúbal quando ali entraram os rebeldes.
325
Ofício de José de Pina Freire da Fonseca, chefe da 2ª Direcção do Ministério da Guerra, solicitando a renovação da proposta de Lei para a compra do edifício da Santa Casa da Misericórdia de Viseu, onde se encontra estabelecido o Hospital Regimental de Infantaria 14.
326
Aviso (cópia) da Repartição de Saúde do Exército, expedido pelo duque de Saldanha, sobre o escrúpulo e o rigor a observar no cumprimento do Regulamento Geral do Serviço de Saúde do Exército no que respeita à gerência e fiscalização dos fundos dos hospitais regimentais.
327
Processo relativo ao estabelecimento de uma lavandaria no Hospital Militar Permanente de Lisboa.
328
Inventário (cópia) do Hospital Militar de Lamego, assinado por António Ferreira da Rocha Gandra, capitão do Corpo de Engenharia, em 13 de Novembro de 1863.
329
Processo respeitante à eventualidade de instalar em Sesimbra um hospital provisório para tratamento de doentes de cólera.
330
Relatórios (2ª e 3ª partes) de José de Chelmicki sobre a sua digressão a França, Alemanha e Áustria a propósito dos hospitais, da higiene militar e dos quartéis, oferecidos ao Exmo. Sr. ministro da Guerra, António Maria Fontes Pereira de Melo.
331
Escritura (cópia) de cedência por parte de Simão José Pereira de um terreno que se achava entre dois ângulos do edifício do extinto convento de São Francisco, na cidade de Lamego, onde se encontrava estabelecido o hospital regimental de Infantaria 9.
332
Portaria (cópia) nomeando uma comissão para inspeccionar a administração e gerência do Hospital Militar Permanente de Lisboa e do Depósito Geral de Roupas e Medicamentos do Exército
333
Circular (cópia) da Direcção da Administração Militar, assinada por Joaquim António de Oliveira, enviada à praça militar de Peniche, sobre os novos contratos de fornecimento de medicamentos para os hospitais militares.
07
Caixa 7
Caixa 6
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa 6
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/16/01/06
Título
Caixa 6
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.