Voluntários Reais.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Voluntários Reais.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/3/42

Título

Voluntários Reais.

Datas descritivas

1762 - 1823

Dimensão e suporte

1 cx. com 56 processos.

História administrativa/biográfica/familiar

O Regimento de Voluntários Reais foi criado em 8 de Agosto de 1762 com o efectivo de 800 praças de Infantaria e Cavalaria. O Corpo de Voluntários Reais da Cidade do Porto foi criado por decreto de 22 de Junho de 1808.

Âmbito e conteúdo

Esta secção é constituída na sua maior parte por mapas da força e relações de pessoal assinadas pelos comandantes Manuel José de Paiva, João Hamilton, João Jordan, Carlos Chauney e Gonçalo Pinto de Mesquita. Contém documentos sobre a formação e organização do Corpo de Voluntários Reais com destaque para planos, memórias, propostas de pessoal, instruções sobre formaturas e despesas, composição dos Corpos de Cavalaria e Infantaria e sobre a formação e extinção do Batalhão de Voluntários Reais da Cidade do Porto. Os documentos não datados pertencem ao Século XVIII.

Termos de indexação / palavras-chave

Porto; Cavalaria; Infantaria; 1823; 1762; Organização; Batalhão de Voluntários Reais do Porto; Mapas da Força; Propostas; Despesas; Hamilton, João; Paiva, Manuel José de; Chauney, Carlos; Jordan, João; Mesquita, Gonçalo Pinto de

Sistema de organização

Documentos ordenados por anos, podendo constituir-se 2 séries, a primeira das quais com 2 subséries:SR.1. Regimento de Voluntários ReaisSSR. 1.1. Corpo de CavalariaSSR. 1.2 Corpo de InfantariaSR.2 . Batalhão de Voluntários Reais da Cidade do Porto

Características físicas e requisitos técnicos

O documento 7 encontra-se em mau estado de conservação, afectando o texto.

Unidades de descrição relacionadas

Consultar os Livros Mestres (AHM/DIV/3/4/LP35) e o Catálogo dos Decretos do Extinto Conselho de Guerra (AHM/DIV/3/3/5B/36, p. 368).

Notas de publicação

Referência bibliográficaInventário publicado no Boletim do Arquivo Histórico Militar nº 57, de 1988.