Voluntários Reais.
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/42
Título
Voluntários Reais.
Datas descritivas
1762 - 1823
Dimensão e suporte
1 cx. com 56 processos.
História administrativa/biográfica/familiar
O Regimento de Voluntários Reais foi criado em 8 de Agosto de 1762 com o efectivo de 800 praças de Infantaria e Cavalaria. O Corpo de Voluntários Reais da Cidade do Porto foi criado por decreto de 22 de Junho de 1808.
Âmbito e conteúdo
Esta secção é constituída na sua maior parte por mapas da força e relações de pessoal assinadas pelos comandantes Manuel José de Paiva, João Hamilton, João Jordan, Carlos Chauney e Gonçalo Pinto de Mesquita. Contém documentos sobre a formação e organização do Corpo de Voluntários Reais com destaque para planos, memórias, propostas de pessoal, instruções sobre formaturas e despesas, composição dos Corpos de Cavalaria e Infantaria e sobre a formação e extinção do Batalhão de Voluntários Reais da Cidade do Porto. Os documentos não datados pertencem ao Século XVIII.
Termos de indexação / palavras-chave
Porto; Cavalaria; Infantaria; 1823; 1762; Organização; Batalhão de Voluntários Reais do Porto; Mapas da Força; Propostas; Despesas; Hamilton, João; Paiva, Manuel José de; Chauney, Carlos; Jordan, João; Mesquita, Gonçalo Pinto de
Sistema de organização
Documentos ordenados por anos, podendo constituir-se 2 séries, a primeira das quais com 2 subséries:SR.1. Regimento de Voluntários ReaisSSR. 1.1. Corpo de CavalariaSSR. 1.2 Corpo de InfantariaSR.2 . Batalhão de Voluntários Reais da Cidade do Porto
Características físicas e requisitos técnicos
O documento 7 encontra-se em mau estado de conservação, afectando o texto.
Unidades de descrição relacionadas
Consultar os Livros Mestres (AHM/DIV/3/4/LP35) e o Catálogo dos Decretos do Extinto Conselho de Guerra (AHM/DIV/3/3/5B/36, p. 368).
Notas de publicação
Referência bibliográficaInventário publicado no Boletim do Arquivo Histórico Militar nº 57, de 1988.