Voluntários Realistas

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Voluntários Realistas

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/3/41

Título

Voluntários Realistas

Datas descritivas

1828 - 1834

Dimensão e suporte

12 caixas com 508 processos.

História administrativa/biográfica/familiar

Com a constituição do governo miguelista, em 1828, foram tomadas as primeiras providências militares especiais com destaque para a dissolução dos batalhões voluntários do comércio e das guardas nacionais de Lisboa e criação dos corpos de Voluntários Realistas, como tropas de 2ª linha. Em 26 de Maio constituíram-se os primeiros batalhões em Lisboa, formando um Corpo de 2.000 homens cujo comando foi assumido pelo próprio D. Miguel. Outros batalhões foram constituídos em diferentes zonas do país, nomeadamente no Minho, Trás-os-Montes, Beiras, Alentejo e Algarve, num total de 49 batalhões. Em 10 de Julho de 1832, D. Pedro decretou a extinção dos batalhões de Voluntários Realistas, que acusava de ilegalmente organizados, criando em sua substituição os batalhões nacionais. Foram definitivamente extintos em 1834 após a vitória liberal.

Âmbito e conteúdo

Secções composta por propostas de organização dos corpos de Voluntários Realistas em diversas localidades; mapas da força, relações de antiguidade, propostas para reforma e demissões de militares; propostas e ofícios relativos ao provimento de postos vagos; e requisições e situação do material dos diversos corpos.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Unidades de descrição relacionadas

Os corpos de Voluntários Realistas estão referenciados em Livros Mestres e em publicações impressas como Ordens do Dia e Ordens do Exército.

Notas de publicação

Referência bibliográficaAHM - Inventário dos documentos da 3ª Divisão - 41ª Secção (Voluntários Realistas). In: Boletim do AHM, Lisboa, vol. 56 (1987), pp. 155-241.Martins, Ferreira - História do Exército Português. Lisboa, Ed. Inquérito, 1945.Selvagem, Carlos - Portugal Militar. Lisboa, Imprensa Nacional, 1931.Salema, Vasco da Costa - Batalhão de Voluntários Realistas da Covilhã e Fundão: 1828-1834. Comissão do centenário da Cidade da Covilhã, 1970.