Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
03
Caixa n.º 3
1814-12-07/1846-12-14
04
Caixa n.º 4
1734-03-24/1825-06-15
05
Caixa n.º 5
1818-01-22/1824-08-27
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
01
Relação dos oficiais que foram para o Pará com assento na Primeira Plana da Corte.
02
Listas dos oficiais do Estado-Maior da Divisão e oficiais superiores de Infantaria, Cavalaria e Caçadores que se oferecem para servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
03
"Relação dos oficiais de diferentes armas que o tenente-general, Carlos Frederico Lécor, solicita que o marechal marquês de Campo Maior inclua no número de deputados assistentes e mais empregados de que se devem compor as repartições do ajudante-general, secretário militar e quartel-mestre-general da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe".
04
Plano para a composição das diversas secções do Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
05
Relações de oficiais dos 24 Regimentos de Infantaria que se ofereceram para a Divisão dos Voluntários Reais do Príncipe.
06
Relação de oficiais de Infantaria e Cavalaria de polícia que se ofereceram para a Divisão do Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
07
Relação das praças que foram julgadas incapazes para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe pelo marechal lord Beresford, marquês de Campo Maior e que devem regressar aos seus antigos corpos.
08
Listas de oficiais dos 12 batalhões de Caçadores que se ofereceram para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
09
Listas gerais dos capitães, tenentes e alferes de Caçadores que se ofereceram para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
10
Plano de composição do Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
11
"Relação dos oficiais do Exército que se ofereceram para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe".
12
Relações de militares de Cavalaria destinados à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
13
Relações de militares de Cavalaria destinados à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
14
Relações de militares de Cavalaria destinados à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
15
Relações de militares de Cavalaria destinados à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
16
Relações de militares de Cavalaria destinadas à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
17
Relações de militares de Cavalaria destinados à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
18
Guia passada por Selestiano António de Melo Cogominto, comandante interino do Regimento de Cavalaria nº 8, acerca do que consta no livro de registo 8º do seu regimento sobre o porta-estandarte Anselmo José de Almeida Valejo, que foi transferido para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
19
Relações de militares de Cavalaria destinados à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
20
Relações de militares de Cavalaria destinados à Divisão dos Voluntários Reais do Príncipe.
21
Atestados passados pelo tenente-coronel António de Azevedo Coutinho, comandante do Regimento de Cavalaria nº 11, sobre o assento que consta dos livros mestres do seu regimento, acerca dos oficiais do seu corpo, tenente João Nepomoceno Eliseu, alferes Fortunato de Melo, alferes Luís Estêvão Couceiro da Costa, e do tenente Manuel Joaquim de Lema Benedo Praça, que passaram a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
22
Atestado passado pelo tenente-coronel António Carlos Cary, comandante do Regimento de Cavalaria nº 12, acerca do assento que consta no livro 7º de registo do regimento do seu comando, sobre o tenente Lopo de Vasconcelos Pereira, que passa a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe a 22 de Junho se 1815.
23
Atestado passado pelo major Severino Joaquim Ferreira da Costa, comandante do Regimento de Infantaria nº 13, acerca do registo de assento que consta no livro de registo daquele regimento, sobre o ajudante de cirurgião, João Ferreira de Almeida, que foi promovido por ordem do marechal lord Beresford, marquês de Campo Maior ao posto de cirurgião-mór do primeiro Corpo de Cavalaria de Voluntários Reais do Príncipe.
24
Ordem de marcha passada pelo tenente-coronel Francisco José da Costa do Amaral, comandante do Regimento de Infantaria nº 19, onde consta o registo de assento do cirurgião ajudante, Joaquim António Pinto que marcha e apresenta-se ao tenente-general Carlos Frederico Lécor, comandante do Corpo de voluntários Reais do Príncipe.
25
Atestados passados pelo coronel D. Joaquim da Câmara, chefe da Guarda Real da Polícia de Lisboa, acerca do assento que consta nos livros de registo do corpo do seu comando, sobre o alferes José de Melo Sousa e Menezes, furriel José Maria Picanço e do soldado João José dos Santos, que passaram a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
26
Militares de Infantaria e Cavalaria destinados à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
27
Relação dos oficiais e mais praças do 2º Regimento de Cavalaria de Voluntários Reais d'El-Rei que se acharam na batalha de Vitória.
28
Ofícios de Carlos Frederico Lécor dirigidos aos comandantes do Batalhão de Caçadores nº 6 e do Regimento de Cavalaria nº 9, comunicando-lhes quais as praças dos seus corpos que foram mandadas regressar aos seus anteriores corpos por terem sido julgadas incapazes para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
29
Ofício do tenente-coronel António Manuel de Almeida Morais Pessanha, comandante dos voluntários do Corpo de Cavalaria dos Voluntários Reais do Príncipe a António Joaquim Bandeira, comandante do Regimento de Cavalaria nº 10, acusando a recepção de 5 praças do corpo do seu comando para serem trocadas por igual número.
30
Ofício de José Ferreira Cunha, ajudante de ordens do tenente-general Carlos Frederico Lécor, comunicando a António Manuel de Almeida Morais Pessanha, que em resposta ao seu ofício de 21 de Agosto de 1815 que lhe foi apresentado, que mande pedir ao comandante do Regimento de Cavalaria nº 1 o soldado João Manuel Alves em troca do soldado Joaquim da Cruz.
31
Ofício de Joaquim Roque de Castro Castilho participando ao comandante do Batalhão de Caçadores nº 6 que em 28 de Setembro de 1816, Diogo de Faro e Cunha foi reunido à escolta desse batalhão o soldado da 3ª companhia do mesmo batalhão, João de Castro, o qual havia passado à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe. Este soldado foi reprovado para o serviço daquele corpo, pelo que foi destinado a regressar ao batalhão, dando entrada no Depósito Militar, e sendo inspeccionado pela junta que o julgou pronto para todo o serviço.
32
Guia de marcha do 1º sargento António Alves, que marcha do Regimento de Cavalaria nº 9 para se reunir ao Corpo de Voluntários Reais do Príncipe em Lisboa.
33
"Relações nominais das praças que passaram para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe e das alterações que tiveram nas companhias desde o 1º de Junho de 1815 a 22 de Junho do mesmo ano".
34
Guia de marcha do alferes Cristóvão da Costa, que marcha por ordem do conde de Sampaio, tenente-general e inspector geral da Cavalaria para a cidade de Lisboa para conduzir um 1º sargento, um 2º sargento, um furiel, quatro cabos de esquadra, dois anspeçadas, dezoito soldados e um ferrador, os quais vão a servir no Corpo dos Voluntários Reais do Príncipe, em virtude das ordens do marechal lord Beresford, marquês de Campo Maior.
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 8
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 8
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/08
Título
Caixa nº 8