Brasil

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Brasil

Detalhes do registo

Nível de descrição

Secção   Secção

Código de referência

PT/AHM/DIV/2/01

Tipo de título

Atribuído

Título

Brasil

Datas descritivas

Séc. XVII - XIX

Dimensão e suporte

58 Cx.

História custodial e arquivística

A documentação relativa ao Brasil foi integrada nesta secção, após 1921, e arrumada em caixas sem preocupações específicas de classificação por temas ou proveniências pelo que se apresenta dispersa e sem continuidade de séries. Aquando da inventariação desta secção optou-se por não alterar substancialmente a arrumação anterior, embora sem prescindir de desdobrar alguns processos o que originou algumas cotas novas.

Âmbito e conteúdo

Documentação relacionada com a constituição da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe posteriormente designada por Divisão de Voluntários Reais D´El Rei, também conhecida por Divisão Auxiliadora; com a Legião Constitucional Lusitana; com os movimentos separatistas; e preparação das expedições ao Brasil, nomeadamente a de 1824 e o Destacamento do Maranhão, que não chegaram a partir.

Termos de indexação / palavras-chave

Maria I, D.; Brasil; 1816; Requerimentos; Baía; 1942; Finanças; 1921; Correspondência; Decretos; Actas; Livros de Registo; 1824; Mapas da Força; Pernambuco; Pará; Maranhão; Divisão dos Voluntários Reais do Príncipe; Corpo Expedicionário do Maranhão; Destacamento do Maranhão; Divisão Auxiliadora; Lima, Henrique Ferreira; Movimentos separatistas; Pimenta, Teodorico Pereira; Batalhão de Infantaria 1

Sistema de organização

Apesar da documentação se encontrar muito dispersa é possível destinguir nesta secção 9 colecções temáticas: 1. Assuntos Gerais 2. Divisão de Voluntários Reais do Príncipe (incluí correspondência, relações e mapas de pessoal e livros de registo de militares)3. Divisão de Voluntários Reais D´El Rei / Divisão Auxiliadora (inclui informações semestrais, Conselhos de Guerra e Investigação; requerimentos, relações e mapas de pessoal, correspondência, actas, tesouraria, livros de ordens, livros de registo de correspondência, livros de registo de requerimentos e livros de registo das unidades)4. Campanhas contra os separatistas (inclui documentação relativa às unidades, à expedição de 5 batalhões e sobre a resistência da Baía aos separatistas)5. Legião Constitucional Lusitana6. Preparação da expedição ao Brasil (1824)7. Maranhão (inclui o Destacamento e o Corpo Expedicionário do Maranhão)8. Pernambuco (inclui documentos do 2º Batalhão de Infantaria 1)9. Pará

Condições de acesso

Sem restrições.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se rasurados e danificados por manchas de humidade.

Existência e localização de cópias

Esta documentação encontra-se na sua maior parte digitalizada.

Notas de publicação

Referência bibliográficaMachado, F.S. de Lacerda, "O tenente-general Conde de Avilez (1785-1845): II Expedição de Montevideo". Gaia, Edições Pátria, 1933.