Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
05
Caixa n.º 5
1818-01-22/1824-08-27
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
01
Avisos expedidos aos governadores das armas e a outras autoridades acerca dos contingentes que vão para a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe dos diversos corpos do Exército.
02
"Mapa dos indivíduos do Regimento de Cavalaria nº 7, que por ordem de sua Alteza Real, comunicada em ofício de Sua Excelência o sr. inspector geral de Cavalaria de 11 de Outubro de 1815, passam a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe".
03
"Lista demonstrativa das pessoas novamente promovidas para a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe e que pedem aditamento de soldo para a compra de uniformes".
04
Relação de praças da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
05
Guias das praças do Regimento de Cavalaria nº 4 que passaram a servir na Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
06
Ofício do tenente-coronel João da Silveira de Lacerda, comandante do Regimento de Cavalaria nº 3, remetendo a Joaquim Cláudio Barbosa Pita, a guia para ajustamento de contas de fardamento do soldado Manuel Bernardo da 5ª companhia e que deve ficar em lugar do soldado Tavares.
07
Fardamentos a fornecer à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
08
Correspondência dos comandantes dos diversos corpos de Cavalaria do Exército para o conde de Sampaio, inspector da Cavalaria.
09
"Relação dos artigos que o Regimento de Cavalaria nº 10 deve entregar no Depósito do Porto Franco à Junqueira para uso dos Voluntários Reais do Príncipe".
10
Ofício do Quartel-Mestre-General a D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado da Guerra, sobre a queixa que fazem alguns soldados de Cavalaria do Corpo de Voluntários Reais do Príncipe, de se acharem lesados nas guias de fardamento que se lhes passaram.
11
Ofício expedido pela Repartição do Quartel-Mestre-General ao tenente-coronel António Joaquim Bandeira, comandante do Regimento de Cavalaria nº 10, sobre a restituição das clavinas e espadas que o regimento do seu comando emprestou para a Divisão dos Voluntários Reais do Príncipe, podendo o mesmo mandá-las receber do comissário encarregado do fornecimento da Divisão.
12
Correspondência do marechal lord Beresford, marquês de Campo Maior, comandante em chefe do Exército para D. Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado da Guerra, sobre o arranjo que propôs como mais conveniente para a expedição ao Brasil.
13
Correspondência de Manuel de Brito Mouzinho para os comandantes do Regimento de Infantaria nº 3, coronel Mc Creagh, Joaquim Rebelo de Fonseca Rosado e Joaquim Teles Jordão, acerca dos militares do regimento que passaram a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
14
Ofício de Manuel de Brito Mouzinho remetendo a José Maria Softer a relação dos oficiais que o Regimento de Infantaria nº 3 deve contar na Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei e das praças de oficiais inferiores que também devem contar na mesma divisão, devendo essas ser incluídas na classe de cabos de esquadra, anspeçadas e soldados conforme as ordens já passadas a esse respeito.
15
Ofício de Manuel de Brito Mouzinho remetendo ao visconde do Real Agrado a relação dos oficiais que o Regimento de Cavalaria nº 9 deve contar na Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei e das praças de oficiais inferiores que também devem constar na mesma Divisão.
16
Correspondência de Manuel de Brito Mouzinho remetendo, ao comandante do Regimento de Cavalaria nº 9, circulares relativas à Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
17
Correspondência de Manuel de Brito Mouzinho participando ao comandante do Batalhão de Caçadores nº 6 quais os militares que o batalhão do seu comando deve fornecer ao Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
18
Ofício de Manuel de Brito Mouzinho remetendo ao visconde de Juromenha o mapa da Divisão de Voluntários Reais de El-Rei pertencente do mês de Setembro de 1818 para ser dirigido com ofício ao secretário do governo encarregado da repartição dos Negócios da Guerra.
19
Ofício de Manuel de Brito Mouzinho participando ao visconde de Juromenha a situação em que se encontra o soldado de Artilharia da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, Isidro Freire de Faria, que veio do Rio de Janeiro e entrou no Depósito da Estrela para ser inspeccionado pela junta dos cirurgiões militares, pela qual foi considerado inapto do serviço real.
20
"Relação dos oficiais aprovados para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe, além dos indivíduos na organização remetida à Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e dos aprovados para substituirem outros que pelas razões declaradas devem ser excluídos".
21
Ofício de José Lúcio Travassos Valdez participando a D. Miguel Pereira Forjaz, que foram expedidas em 30 de Agosto as ordens, aos tenentes-generais, conde de Sampaio e Carlos Frederico Lécor, para o clarim do Regimento de Cavalaria nº 7, Francisco Pedro, que servia no Regimento de Cavalaria nº 1, passar à Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
22
Correspondência de Manuel de Brito Mouzinho para o comandante do Regimento de Cavalaria nº 9 acerca das praças que o regimento de seu comando enviou para a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
23
Ofício de Manuel de Brito Mouzinho pedindo a Gregório Gomes da Silva para lhe mandar uma cópia do aviso relativo a Manuel Alves Lage do Regimento de Cavalaria nº 6 com praça no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
24
Circular remetida por Manuel de Brito Mouzinho ao comandante do Batalhão de Caçadores nº 6 enviando a relação que mostra os oficiais que aquele corpo deve contar na Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei e das 52 praças de oficiais inferiores que também devem constar na mesma Divisão, devendo essas praças ser incluídas na classe dos cabos de esquadra, anspeçadas e soldados.
25
Ofício do comandante do Regimento de Cavalaria nº 9 informando José Lúcio Travassos Valdez que o sargento-ajudante do seu regimento, Joaquim José Bandeira partiu por mar de Viana do Castelo para Lisboa em 28 de Junho de 1815.
26
Ofício do tenente-coronel Carlos José Feliz da Costa e Sousa comandante do Regimento de Cavalaria nº 7, para Benjamim D'Urban, acerca do requerimento do soldado João Fernandes que do regimento do seu comando passou a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe, relativo ao fardamento que lhe foi distribuído no mesmo regimento.
27
Requerimento de Manuel Alves, do lugar de Rebordondo, termo de Chaves, pedindo para que o seu filho José António Alves, soldado do Regimento de Cavalaria nº 9 seja excluído do contingente que aquele regimento deu para os Voluntários Reais do Príncipe.
28
Ofícios de D. Miguel Pereira Forjaz remetendo ao marquês de Campo Maior propostas de promoção de militares para vários postos no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
29
Ofícios de D. Miguel Pereira Forjaz remetendo a Manuel de Brito Mouzinho as propostas de promoção de militares para vários postos no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
30
Correspondência relativa às desordens cometidas em Coimbra pelos contingentes dos Batalhões de Caçadores nº 3 e nº 6 quando marchavam para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
31
Requerimento de Genoveva Rosa pedindo que se dê baixa do real serviço ao seu filho João Coelho, soldado da Cavalaria dos Voluntários Reais do Príncipe.
32
Correspondência de D. Miguel Pereira Forjaz remetendo a Manuel de Brito Mouzinho, vários requerimentos e ofícios relativos a soldados da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
33
Guias das praças do Regimento de Cavalaria nº 8 e relação das praças do Regimento de Cavalaria nº 12 que passaram a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
34
"Relação dos oficiais inferiores, cabos e anspeçadas do Regimento de Cavalaria nº 9 nomeados em conformidade das circulares de 27 e 30 de Maio para servirem no Corpo denominado de Voluntários Reais do Príncipe".
35
Guia do soldado Jacinto Simões do Regimento de Cavalaria nº 4 que passou a servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
36
"Relação nominal dos indivíduos que o Regimento de Cavalaria nº 6 fornece para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe".
37
Ofício do tenente-coronel Inácio Luis Madeira de Melo, comandante do Regimento de Cavalaria nº 12, remetendo a Manuel de Brito Mouzinho uma relação dos oficiais do regimento do seu comando que se ofereceram voluntariamente para servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
38
Correspondência de Carlos Frederico Lécor, comandante em chefe da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe, dirigida a Manuel de Brito Mouzinho, relativa aos militares que vão servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe no Brasil.
39
Ofício do general Sebastião Pinto, ajudante-general de Voluntários Reais do Príncipe, remetendo a Manuel de Brito Mouzinho a representação e a cópia da relação que a acompanhou sobre os soldados do contingente do Batalhão de Caçadores nº 12 que pela sua conduta e comportamento são incapazes de servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
40
Correspondência dirigida a Manuel de Brito Mouzinho, ajudante-general do Exército, pelos comandantes das unidades que enviaram contingentes para a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
41
Relações de cirurgiões-mores, ajudantes de cirurgia, tesoureiros, quartéis-mestres e capelães que se ofereceram para servir no Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
42
Relações, requerimentos e informações semestrais de sargentos quartéis-mestres e sargentos para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
43
Cartas dos generais Frederico Lécor e Sebastião Pinto de Araújo Correia dirigidas a Manuel de Brito Mouzinho, ajudante-general do Exército, relativas a militares para servirem na Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
44
Plano de organização do Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
45
Ofícios de D. Miguel Pereira Forjaz remetendo a Benjamim D'Urban vários requerimentos de soldados de Cavalaria de Voluntários Reais do Príncipe que se queixam de se acharem lesados em consequência das guias de fardamentos que se lhes passaram.
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 10
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 10
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/10
Título
Caixa nº 10