Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
52
Caixa nº 52
53
Caixa nº 53
54
Caixa nº 54
55
Caixa nº 55
56
Caixa nº 56
57
Caixa nº 57
01
Requerimentos dos soldados Francisco Pires, do Regimento de Infantaria nº 24, pedindo para ser levantada a nota de desertor do livro de registo do Regimento de Infantaria nº 1; Manuel Rodrigues Balusco, António de Campos, João Francisco e Valentim Timóteo Henriques do Regimento de Infantaria nº 1, pedindo escusa da expedição para o Rio de Janeiro e para trocar com outros camaradas e de Apolinário Pereira de Sousa do contingente de Caçadores nº 11, requerendo passagem para o Batalhão de Linha da ilha de São Miguel.
02
Ofícios trocados entre Duarte José Fava e Cândido José Xavier participando a falta de utensílios e chaves e o estado de imundície que o 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 1 deixou no quartel do Mosteiro de Belém quando saíu deste para embarcar para Pernambuco.
03
Ofícios trocados entre Duarte José Fava e Cândido José Xavier, participando a falta de chaves dos quartos que ocuparam os oficiais do Regimento de Infantaria nº 1 antes de partirem para Pernambuco e ordenando ao comandante desse regimento, Rodrigo Vito Pereira da Silva, que entregue as ditas chaves.
04
Mapas da força do Batalhão do Regimento de Infantaria nº 1 que embarca para o Brasil.
05
Avisos assinados por Cândido José Xavier, ao ministro da Marinha para este contar com mais 150 praças, além das já determinadas, para irem na expedição do Pernambuco e ao brigadeiro inspector geral dos quartéis para este providenciar acomodações para as ditas praças.
06
Aviso assinado por Cândido José Xavier e dirigido ao brigadeiro encarregado interinamente do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura, para que este não detalhe para serviço o Batalhão de Infantaria nº 1 que chegará de Pernambuco.
07
Ofício da Junta Provisória do Governo da Província de Pernambuco remetendo a Joaquim José Monteiro Torres a acta das eleições dos deputados dessa província.
08
Ofícios de José Xavier Bressane Leite, capitão de fragata, remetendo participações à Junta Provisória do Governo da Província de Pernambuco, e de José Correia de Melo, governador das armas da província de Pernambuco, para Cândido José Xavier, ministro secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o estado em que encontrou a província quando tomou posse do governo e remete os planos para a organização de um regimento de Infantaria e outro de Artilharia e mapas da força do esquadrão de Cavalaria, dos Batalhões de Caçadores nº 1 e 3 e da Brigada de Artilharia.
09
Requerimentos de José Estevo Lima, soldado do 2º Batalhão de Caçadores de Pernambuco; Marta Carneiro, esposa do soldado António José Pais; Bernardo José dos Santos, 2º sargento e de António José de Ávila, soldado, ambos da Divisão de Artilharia da dita província; e dos oficiais da 1ª Linha regressados de Pernambuco.
10
Ofício de Cândido José Xavier respondendo à proposta feita pela Junta do Governo Provisório da Província de Pernambuco para promoção dos indivíduos compreendidos na relação inclusa.
11
Correspondência de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier sobre o cabo de esquadra, Bernardo José dos Santos, regressado de Pernambuco, que consta numa relação das praças do Regimento de Infantaria nº 16 que vão para a companhia de Ponta Delgada como segundos-sargentos.
12
Petição da câmara da cidade de Olinda para lhe ser restituído o seu regimento de linha que por ordem do governador em 1814 foi mandando para a vila do Recife.
13
Mapas do estado da força dos Batalhões de Caçadores, Corpo de Artilharia, Companhia de Artífices e do Esquadrão de Cavalaria da Divisão Militar de Pernambuco, assinados por José Correia de Melo, governador das armas da província de Pernambuco.
14
Ofício do brigadeiro José Correia de Melo, governador das armas de Pernambuco, para Cândido José Xavier, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo diversas relações.
15
"Mapa da força dos corpos abaixo designados que tem a província de Pernambuco referida ao dia 24 de Março de 1822".
16
"Mapa do estado da força que compõe os Batalhões de Caçadores, o Corpo de Artilharia, o Esquadrão de Cavalaria e a Companhia de Artífices da Divisão Militar de Pernambuco", assinado pelo brigadeiro José Correia de Melo, governador das armas de Pernambuco.
17
Consultas do brigadeiro José Correia de Melo, governador das armas da província de Pernambuco, sobre a reclamação dos majores e ajudantes de milícias dessa província relativa à desigualdade que sofrem por não receberem a quantidade de farinha como data de pão, em relação a todos os oficiais e soldados dos corpos da linha da dita província.
18
Correspondência do brigadeiro José Correia de Melo, governador das armas de Pernambuco, para Cândido José Xavier, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo informações sobre o estado dos fortes do Brum, Buraco e do Mar, as reparações de que precisam e mapas gerais das fortalezas da costa da dita província.
19
Ofício do Ministério da Guerra para o comandante da Força Armada da Capital, Setúbal e Cascais, participando a chegada do 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 2 regressado de Pernambuco, e para que se passe uma inspecção após o desembarque desse batalhão.
20
Ofício dirigido a Cândido José Xavier, remetendo duas relações das praças do Regimento de Infantaria nº 2 que tiveram baixa em consequência do decreto de cortes de 17 de Abril de 1821.
21
Correspondência trocada entre diversas entidades relacionada com o requerimento da Junta de Administração dos Fundos da extinta Companhia de Pernambuco e Paraíba, no qual pede o pagamento dos fretes da condução de várias madeiras para o Arsenal Real do Exército e sobre a liquidação da quantia de pólvora pertencente à dita companhia que se achava depositada nos armazéns de Valformoso.
22
Ofício dirigido a Luís António Salazar Moscozo remetendo uma relação dos oficiais do ultramar que serviram na província de Pernambuco.
23
Ofícios do tenente-coronel de Artilharia José António Nunes para o brigadeiro José Maria de Moura, governador das armas, e deste para Cândido José Xavier, remetendo as plantas das três Baterias da cidade de Pará denominadas São Pedro Nolasco, Castelo e Santo António e relações das reparações que se devem fazer a essas baterias e o respectivo orçamento.
24
"Mapa do 2º Regimento de Infantaria Miliciana da Comarca de Parnaguá, de que é coronel Joaquim José dos Santos".
25
"Mapa do estado em que se acham os Regimentos de Milícias da Capitania de São Paulo, segundo a nova redução, e do seu estado completo conforme a sua criação".
26
"Requerimento da munição e Artilharia para juntar ao que há na praça da Colónia em 1771".
27
"Relação do procedimento, conduta e mais circunstâncias dos oficiais e oficiais inferiores do Regimento de Artilharia da Praça do Rio de Janeiro", assinada pelo coronel António Joaquim de Oliveira.
28
"Relação do procedimento, conduta e mais circunstâncias dos oficiais e oficiais inferiores do Regimento de Artilharia da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro", assinada pelo coronel António Joaquim de Oliveira.
29
"Relação do procedimento, conduta e mais circunstâncias dos oficiais, cadetes e oficiais inferiores do Regimento de Artilharia da guarnição desta cidade São Sebastião do Rio de Janeiro", assinada pelo coronel António Joaquim de Oliveira.
30
"Relação do procedimento, conduta, aplicações e mais circunstâncias dos oficiais, cadetes e oficiais inferiores do Regimento de Artilharia da guarnição dessa cidade São Sebastião do Rio de Janeiro", assinada pelo coronel António Joaquim de Oliveira.
31
Ofício assinado por Gregório Gomes da Silva acompanhado de uma relação dos oficiais nomeados para governadores das armas nas diferentes províncias do Brasil, assinada por Cândido José Xavier.
32
Relatório da inspecção feita pelo cirurgião-mor dos Exércitos ao Hospital Militar e da Marinha no Rio de Janeiro.
33
"Relação das condutas, idades, antiguidades, préstimos e graduações dos oficiais de patentes e oficiais inferiores do Regimento de Cavalaria Miliciana nº 3 dos distritos de Vila Flor e Ares da província do Rio Grande do Norte", assinada pelo capitão Lázaro Lopes Galvão.
34
Relações das condutas, idades, antiguidades, préstimos e graduações dos oficiais do Regimento de Cavalaria Miliciana nº 2 do distrito da Vila Princesa da província do Rio Grande do Norte.
35
"Relação semestral das condutas, idades, antiguidades, préstimos e graduações dos oficiais e oficiais inferiores do Regimento de Cavalaria Miliciana nº 5 da província do Rio Grande do Norte".
36
"Relação dos comandantes dos Corpos de Infantaria e Cavalaria da 1ª e 2ª Linha da Província do Ceará".
37
Relação de antiguidades dos oficiais de patente, oficiais inferiores e cadetes do Corpo de Tropa de Linha e informação particular dos chefes dos Corpos da 1ª e 2ª Linha da Província de Alagoas, que acompanha o mapa de estado dos mesmos corpos.
38
Correspondência de diversas entidades relacionada com a demora no fornecimento de alimentação e a falta de fardamento do Batalhão de Infantaria do Maranhão.
39
"Relação dos oficiais que serviram na Província de Pernambuco", assinada por Luís António Salazar Moscozo.
58
Caixa nº 58
Caixa nº 57
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 57
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/57
Título
Caixa nº 57