Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
51
Caixa nº 51
52
Caixa nº 52
53
Caixa nº 53
54
Caixa nº 54
55
Caixa nº 55
56
Caixa nº 56
01
Correspondência de Duarte José Fava para o conde de Subserra, relativa aos artigos que têm sido extraviados pela tropa do Pará alojada na torre de S. Julião.
02
Acontecimentos políticos do Pará que antecederam a independência em 1822.
03
Correspondência trocada entre várias entidades acerca do requerimento de Jerónimo António Correia, cabo de esquadra da 1ª Companhia de Fuzileiros do 1º Regimento de Infantaria de Linha do Pará, pedindo para passar para o Batalhão de Caçadores nº 3.
04
Ofício do governador civil de Lisboa para José Dionísio da Serra, inspector dos quartéis e obras militares, solicitando a indicação das casas do extinto Convento dos Remédios que devem ser dispensadas para acomodação dos emigrados do Pará.
05
Documentos assinados por Félix José Paganino, medidor das madeiras, relativos ao transporte de madeiras vindas do porto de Pernambuco e embarcados em navios da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba
06
Correspondência trocada entre D. Miguel Pereira Forjaz, Filipe de Sousa Canavarro e o marquês de Campo Maior, relativa ao envio de um corpo expedicionário a Pernambuco.
07
Correspondência trocada entre o marquês de Borba, Tomás António de Vilanova Portugal, D. Miguel Pereira Forjaz e Filipe Vaz de Carvalho e Sampaio, relativa aos oficiais do Exército de Portugal despachados por decreto de 6 de Fevereiro de 1818, para servirem nos corpos mandados criar na capitania de Pernambuco e aos artigos necessários para o seu fardamento.
08
Ofício de Carlos Frederico Lécor para D. Miguel Pereira Forjaz, acerca da importância das barretinas para a música da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
09
Ofício de Carlos Frederico Lécor para D. Miguel Pereira Forjaz, remetendo a relação das despesas feitas no mês de Setembro com as secretarias da Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
10
Correspondência sobre oficiais que se ofereceram para a Divisão de Voluntários Reais do Príncipe.
11
Portaria aprovando a proposta de vários postos para o Estado-Maior da Divisão de Tropas para o Rio Grande de S. Pedro.
12
Portaria aprovando a proposta de vários postos para os corpos que compõem a Divisão de tropas para o Rio Grande de S. Pedro.
13
Ofício do marechal Beresford, marquês de Campo Maior, para D. Miguel Pereira Forjaz, remetendo a relação de oficiais aprovados para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe.
14
"Relação das pessoas que são pagas de pensões deduzidas de soldos de oficiais da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei".
15
Ofício de Carlos Frederico Lécor para D. Miguel Pereira Forjaz, remetendo a conta da despesa da música dos quatro Batalhões de Voluntários Reais do Príncipe.
16
Ofício da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército para que se esclareça se embarcaram os artistas espingardeiros e coronheiros, Damásio Gonçalves, Manuel José, Joaquim José dos Santos e Valério José Alves para servirem na corte do Rio de Janeiro na Divisão dos Voluntários Reais do Príncipe.
17
"Instruções para o ajustamento das contas dos prés das praças que passaram para o Corpo de Voluntários Reais do Príncipe".
18
"Mapa do estado de fardamento, fardeta e simestres mandados aprontar para os Corpos da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei".
19
"Relação dos oficiais pertencentes à Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei que foram pagos de seus soldos desde a saída da Divisão até 23 de Abril de 1818".
20
"Conta de toda a despesa que se tem feito com as pessoas que recebem pensões deduzidas dos soldos dos oficiais da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei até ao fim de Janeiro de 1818".
21
Informação do 1º sargento, Manuel Cardoso de Sousa do 1º Regimento de Cavalaria da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, referida ao 1º de Janeiro de 1819.
22
Correspondência de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda e de Francisco de Paula Leite para Cândido José Xavier, acerca da troca de sargentos e praças que se ofereceram para servir na expedição que vai para o Brasil por outros já nomeados para o efeito.
23
Aviso assinado por Cândido José Xavier e dirigido ao tenente-general encarregado do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura, comunicando que se expediu a ordem ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha, para num dos navios da expedição embarcar o destacamento do 1º Batalhão de Caçadores de Pernambuco que veio ao reino trazer 42 presos.
24
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha, a relação nominal dos oficiais e mais indivíduos do 2º Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 1 destinado a Pernambuco e famílias respectivas.
25
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra comunicando ao brigadeiro comandante da força armada da capital, Cascais e Setúbal que foram expedidas as ordens ao ministro da Marinha para abonar as competentes comedorias às pessoas que declaravam na relação que acompanhou o seu ofício e que queriam acompanhar os seus maridos pertencentes ao 2º Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 1.
26
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra comunicando ao brigadeiro comandante da força armada da capital, Cascais e Setúbal que expedisse as ordens ao comandante do 2º Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 1 para que logo que o batalhão tivesse embarcado remetesse um mapa da sua força e que pagasse a todos os soldados o que se lhes devia de fardamentos e fardetas.
27
Aviso assinado por Cândido José Xavier, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando ao ministro e secretário dos Negócios da Marinha que participe a que horas, do dia 3 de Novembro, deverá embarcar o 2º Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 1 a Pernambuco e quais são os navios que se lhe destinam.
28
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar comunicando ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, que os navios que irão transportar a expedição para a província de Pernambuco se encontram prontos para o embarque no dia 3 de Novembro de 1821 no Arsenal da Marinha e quais os nomes dos mesmos.
29
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra comunicando ao brigadeiro José Maria de Moura, governador das armas da província de Pernambuco que deve acompanhar o 2º Batalhão de Infantaria nº 1 que vai render o 2º Batalhão de Infantaria nº 2.
30
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra comunicando ao tenente-general encarregado do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura que no navio destinado a conduzir o 2º Batalhão de Infantaria nº 1 à província de Pernambuco deverá embarcar o destacamento do 1º Batalhão de Caçadores de Pernambuco, o qual veio à capital conduzir 42 presos.
31
Ofício de João Batista Felgueiras informando Cândido José Xavier que as Cortes Gerais e Extraordinárias da nação portuguesa determinam que se destaque para Pernambuco um dos batalhões destinados ao Rio de Janeiro, afim de render o Batalhão do Regimento de Infantaria nº 2 estacionado em Pernambuco e que regressa a Portugal.
32
Ofício de João da Mata Chapuzet para Bernardo Correia de Castro Sepúlveda, acusando a recepção da carta do mesmo incluindo a cópia da ordem expedida ao coronel do Regimento de Infantaria nº 1 para sortear um dos batalhões daquele corpo para a expedição ao Rio de Janeiro.
33
Ofício do coronel Rodrigo Vito Pereira da Silva, do Regimento de Infantaria nº 1 para João da Mata Chapuzet, informando que o 2º Batalhão do seu regimento foi o nomeado para a expedição ao Rio de Janeiro.
34
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, remetendo o ofício que lhe dirigiu o comandante do Regimento de Infantaria nº 1 com a relação inclusa das mulheres que querem acompanhar seus maridos com praça no 2º Batalhão Expedicionário com destino ao Rio de Janeiro.
35
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra remetendo ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha três relações, mostrando a nº 1 os oficiais do 2º Batalhão Expedicionário de Infantaria 1 que devem embarcar para Pernambuco, a nº 2 as famílias dos mesmos oficiais que os devem acompanhar e a nº 3 as mulheres de oficiais inferiores e soldados que os acompanham.
36
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra remetendo ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha a relação da família do alferes, Francisco da Paula e Silva adido ao 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 1 que se encontra destacado em Pernambuco.
37
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra comunicando ao comandante da força armada da capital, Cascais e Setúbal que o 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 1 destinado para o Rio de Janeiro deve embarcar com a maior brevidade possível para Pernambuco.
38
Ofício do coronel Rodrigo Vito Pereira da Silva, comandante do Regimento de Infantaria nº 1 para João da Mata Chapuzet, informando que fez marchar na data de 2 de Outubro para o Convento dos Jerónimos o 2º Batalhão do Regimento do seu comando.
39
Aviso assinado por Cândido José Xavier comunicando ao brigadeiro comandante da força armada da capital, Cascais e Setúbal para que os corpos debaixo das suas ordens enviem ao comandante do Regimento de Infantaria nº 1 os capotes respectivos às praças dos mesmos corpos que passaram ao dito regimento.
40
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra remetendo ao comandante da força armada da capital, Cascais e Setúbal, os mapas das praças que cada um dos corpos, que estão sob as suas ordens, devem mandar para o 2º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria nº 1.
41
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra participando ao comandante da força armada da capital, Cascais e Setúbal que foram expedidas as ordens ao ministro dos Negócios da Marinha para satisfazer as comedorias aos oficiais e suas famílias do 2º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria nº 1, ao Arsenal para entregar todos os artigos de fardamento e fardetas e à Tesouraria para ajustar as contas ao batalhão.
42
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Manuel Inácio Martins Pamplona, para que responda à pergunta que lhe fez o comandante do Regimento de Infantaria nº 1, acerca da época em que se deve fechar o ajuste de contas do fardamento e fardetas ao 2º Batalhão do mesmo corpo destinado para o Rio de Janeiro.
43
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Manuel Inácio Martins Pamplona, remetendo por cópia um ofício do comandante do Regimento de Infantaria nº 1, propondo que se pague o último fardamento que receberam os corpos da capital ao 2º Batalhão Expedicionário para igualar em fardamento com as praças dos contingentes.
44
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, propondo que segundo a representação do comandante do Regimento de Infantaria nº1, se mandem fornecer novos sapatos aos corpos donde vieram os contingentes.
45
Ofício do coronel Rodrigo Vito Pereira da Silva, comandante do Regimento de Infantaria nº 1 para João da Mata Chapuzet, remetendo o mapa dos géneros de fardamento e fardetas que se devem às praças que devem marchar para o Rio de Janeiro no Batalhão Expedicionário do Regimento do seu comando.
46
Ofícios de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, sobre a resposta à portaria de 16 de Outubro, que trata das ordens que se devem expedir sobre o fardamento da expedição e remetendo a comunicação do comandante do Regimento de Infantaria nº 1, dizendo ter recebido uma portaria do governo em que se ordenava que a pequena fardeta dos vencimentos do biénio de 1821 e 1822 que devem receber as praças da expedição, fosse incluída nos vencimentos do biénio de 1819 e 1820 para se pagar em dinheiro.
47
Correspondência de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, acerca do itinerário que deve seguir o contingente de Infantaria 7 e sobre o modo como se devem contar, nos corpos de onde sairam, as praças que se têm reunido ao 2º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria nº 1.
48
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra comunicando ao comandante do Regimento de Infantaria nº 10 que remeta a guia de passagem do alferes António da Silva Cabrita, que foi transferido para o Regimento de Infantaria nº 1.
49
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra determinando que o físico-mor do Exército informe o motivo pela qual não entregaram a botica, para o 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 1, ao cirurgião ajudante do mesmo batalhão.
50
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra remetendo ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha a relação dos oficiais que por decreto de 29 de Outubro devem ir no 2º Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 1 para Pernambuco.
51
Carta de Rodrigo Vito Pereira da Silva, comandante do Regimento de Infantaria nº 1, remetendo a João da Mata Chapuzet as relações do cirurgião-mor e sua família, Joaquim Ferreira da Luz, que vai no 2º Batalhão Expedicionário para Pernambuco.
52
Avisos assinados por Cândido José Xavier, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra informando o tenente-general encarregado do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura, o comandante da força armada da capital, Cascais e Setúbal e o comandante do Batalhão de Caçadores nº 5, sobre assuntos relacionados com praças que passam para o 2º Batalhão Expedicionário a Pernambuco.
53
Ofício de Rodrigo Vito Pereira da Silva, comandante do Regimento de Infantaria nº 1, para Manuel Inácio Martins Pamplona, remetendo a relação dos oficiais vão destacados para o Rio de Janeiro com o 2º Batalhão do regimento do seu comando.
54
Ofício do tenente-coronel António de Sousa de Araújo Valdez, comandante do Batalhão de Caçadores nº 5, para Cândido José Xavier Dias da Silva, sobre o assentamento no livro de registo do batalhão do seu comando da verba de passagem para o 1º Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 1 do soldado José Pinto, da 5ª Companhia.
55
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, remetendo os ofícios de 20 e 21 de Outubro do comandante do Regimento de Infantaria nº 1, comunicando os contingentes que têm reunido ao 2º Batalhão Expedicionário e o estado em que os recebeu.
56
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, remetendo o ofício do comandante do Regimento de Infantaria nº 1 de 18 de Outubro, comunicando os contingentes que têm reunido ao 2º Batalhão Expedicionário e o estado em que chegaram.
57
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, remetendo o ofício do comandante do Regimento de Infantaria nº 1 de 23 de Outubro, comunicando haver reunido ao 2º Batalhão Expedicionário o contingente nº 13.
58
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, participando haver chegado ao Regimento de Infantaria nº 1 o contingente do Batalhão de Calçadores nº 2.
59
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Manuel Inácio Martins Pamplona, remetendo três participações do comandante do Regimento de Infantaria nº 1, sobre as casualidades dos contingentes que têm vindo para o 2º Batalhão e propondo que as praças dos mesmos sejam armadas e equipadas com artigos pertencentes ao Regimento de Infantaria nº 1.
60
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, remetendo o ofício de 23 de Outubro e as notas do comandante do Regimento de Infantaria nº 1, sobre os contingentes chegados ao 2º Batalhão Expedicionário.
61
Ofício do coronel José Lúcio Travassos Valdez, comandante do Regimento de Infantaria nº 8, para Manuel Inácio Martins Pamplona, comunicando que mandou apresentar ao comandante do Regimento de Infantaria nº 1 as praças que do seu regimento se ofereceram para ir servir na expedição ao Rio de Janeiro.
62
Ofício do coronel Rodrigo Vito Pereira da Silva, comandante do Regimento de Infantaria nº 1, para Aurélio José de Morais, comunicando que após ter perguntado ao capelão, sargentos de brigada, coronheiro e espingardeiro se queriam servir no batalhão expedicionário, que o sargento-ajudante Manuel Ribeiro foi o único que se ofereceu.
63
Ofício de Joaquim José Pimentel Jorge para João da Mata Chapuzet, remetendo a guia de passagem e informação semestral do quartel-mestre que foi do corpo do seu comando, Manuel Filipe de Abreu.
64
"Relação dos contingentes dos diferentes corpos do Exército, dias em que marcharam, dias em que chegaram a Lisboa e a sua força".
65
Ofício do coronel Rodrigo Vito Pereira da Silva, comandante do Regimento de Infantaria nº 1, para Bernardo Correia de Castro Sepúlveda, remetendo o requerimento do soldado Manuel João Monteiro da 6ª Companhia do 2º Batalhão do regimento do seu comando.
66
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Cândido José Xavier, remetendo os requerimentos de António de Campos e Manuel Rodrigues Balurco, soldados do Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 1, pedindo o seu regresso para o Regimento de Infantaria nº 14 a que pertenciam.
57
Caixa nº 57
58
Caixa nº 58
Caixa nº 56
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 56
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/56
Título
Caixa nº 56