Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
01
Correspondência de Manuel da Costa Zuzarte de Brito, governador das armas do Alentejo, para D. Luís da Cunha Manuel, ministro da Guerra, sobre disciplina, operações e víveres.
02
Correspondência de D. Diogo de Sousa, encarregado do Governo das Armas do Minho, dirigida a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os movimentos dos castelhanos nas fronteiras do país.
03
Correspondência de José Bernardo de Távora e Cunha, governador das Armas do Alentejo, dirigida a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a participação do falecimento na cidade de Beja do coronel Luís Guedes de Miranda, descrição das terras de Espanha onde se deslocara e discriminação da existência ou não de guarnições, e dúvidas suscitadas na atribuição de abono ao sargento-mor D. Vicente de Almeida Sotomaior relativamente ao tempo que o mesmo se encontrou de baixa.
04
Correspondência entre o marquês de Távora, governador das Armas da Beira e D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o original da revista passada na Beira do Regimento de D. Francisco de Vilanova e sobre os postos subalternos que aí se encontram vagos.
05
Correspondência de Miguel João Botelho, governador das Armas do Minho, para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, com ofícios de remessa de mapas dos dois regimentos da província do Minho, sobre a petição do alferes de Infantaria António Enes Jácome para que o seu filho assente praça como soldado e carta (cópia) do marquês de Errin, governador e comandante general do reino da Galiza, relativa a acontecimentos levados a cabo por portugueses junto à fronteira com Tuy.
06
Ofício de remessa de memorando (cópia) respeitante à subsistência das tropas da província da Beira de D. Francisco Vilanova, governador das Armas da Beira, para o marquês de Távora.
07
Correspondência de Vicente da Silva da Fonseca, governador das armas do Algarve, dirigida a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre naufrágios, pessoal e fornecimento de víveres.
08
Processo tranferido para a 3ª Divisão (AHM/3/29/7/5).
09
Relação das ordens distribuídas na praça de Elvas, no mês de Março de 1758.
10
Recibo assinado pelo sargento Manuel Ferreira de Figueiroa, do Regimento de Lippe, referente aos 3 desertores da praça de Almeida que deram entrada na fortaleza de Belém.
11
Ofício, sem assinatura, dirigido ao governador das armas da praça de Elvas sobre representação do coronel Francisco Furtado de Mendonça, na qual apresenta queixa contra o sargento maior da praça por desobediência às ordens distribuídas.
12
Carta de Lázaro José de Brito, dirigida a Pedro e João Garnault com notícias sobre Marrocos e Espanha.
13
Relação assinada por Manuel de Mesquita Pimentel e Manuel Pinto Veloso referente aos pagamentos feitos aos oficiais e soldados da praça de Chaves no período compreendido entre Março e finais de Agosto de 1757.
14
Consulta da Junta dos Três Estados, assinada pelo conde de Vilar Maior, sobre os excessos praticados pelo juiz ordinário da vila de Évora contra os oficiais do ouvidor das contas de Alcobaça.
15
Consulta da Junta dos Três Estados sobre as prisões de Gaspar de Almeida e José Pinto Ferraz, administradores de Serpa e Évora, ordenadas pelo vedor geral do Exército de Alentejo.
16
Consulta da Junta dos Três Estados, assinada pelo conde de Vilar Maior, sobre o requerimento de José Carneiro de Sampaio, pagador geral do Porto, para nomear um oficial da pagadoria e que lhe seja dado o prémio de um por cento da importância dos pagamentos que fez fora do presídio daquela cidade.
17
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde de Vilar Maior, sobre requerimento de Samuel Montaigut e Carlos Frederico Cruse, assentistas das munições de boca do província do Minho, a respeito da cobrança de quatro contos feita por Luís da Cunha, administrador do assento do Porto.
18
Consulta da Junta dos Três Estados, assinada pelo conde de Vilar Maior, relativa ao requerimento de D. Luís Gomes da Veiga sobre a herança de D. Pedro Gomes.
19
Consulta da Junta dos Três Estados, assinada pelo marquês de Fronteira, sobre denúncia recebida em segredo relativamente aos bens de Pedro Barge, cidadão francês cujo paradeiro se desconhece com declaração (cópia) de António Gonçalves, escrivão do juízo do Tombo, sobre os bens que os vassalos de França e do conde de Castela possuíam no Reino.
20
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde do Vale de Reis e António de Saldanha de Albuquerque em cumprimento do decreto de 5 de Outubro de 1762 sobre os três lugares de oficiais da vedoria da Artilharia do Alentejo.
21
Ofício do marquês de Tancos para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, comunicando a chegada a Lisboa de um iate vindo do Porto com carregamento de material destinado aos armazéns do Reino.
22
Aviso (cópia) de D. José I, assinado por D. Luís da Cunha Manuel, dirigido ao marquês de Tancos sobre continuação do ajuste feito com o negociante João Perrete para fornecimento de enxofre e ofício do marquês de Tancos para o secretário de Estado dos Negócios da Guerra remetendo a carta de José António de Macedo Vasconcelos comunicando a chegada da aduela destinada à Fábrica da Pólvora, a bordo do navio inglês "Charming Sally".
23
Ofício de remessa do marquês de Tancos para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, de um ofício (cópia) de Timóteo Soares da Paz, vedor geral do reino do Algarve, no qual solicita o envio de dinheiro para as consignações dos trens e para os hospitais.
24
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as dúvidas suscitadas relativamente à inclusão, na folha geral dos ordenados, dos oficiais que serviram dois ofícios.
25
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a remessa ao tesoureiro-mor da Junta do produto da renda do Real de Água cobrado pelo provedor de Setúbal.
26
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a insuficiência de armazéns para a recolha de munições de guerra e géneros para o fardamento do Regimento de Infantaria do Porto, de acordo com informações transmitidas pelo comissário de mostras da vedoria da referida cidade.
27
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a remessa de armas e munições de guerra para as dezasseis companhias mandadas levantar de novo e agregadas aos dois regimentos de Infantaria do reino do Algarve.
28
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pedido feito por Rui Vaz de Siqueira Freire, mestre-de-campo do Terço Auxiliar do Termo da Corte de Lisboa de duas bandeiras, dez caixas de guerra, seiscentas armas, seicentos boldriés, seiscentas patronas e seiscentas baionetas, para fazer guarda no dia 10 de Abril.
29
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o aviso assinado por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, pelo qual sua majestade faz a concessão das propriedades vitalícias que não ficarem incluídas nas folhas anuais dos ordenados com relação dos ofícios que não constam da folha do ano de 1762.
30
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o teor do aviso de Sua Majestade de 27 de Fevereiro de 1762, pelo qual ordena a pronta remessa para a província da Beira do dinheiro necessário para o pagamento das despesas da administração do provimento das munições de boca.
31
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o requerimento do sargento-mor Joaquim Tinoco Valente e seu ajudante Jerónimo Vaz Monteiro, pertencentes ao Regimento de Artilharia da guarnição da fortaleza de São Julião da Barra, de dinheiro para a compra de cavalos destinados ao exercício dos seus postos.
32
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, do aviso (cópia) para que os dois médicos do Hospital Militar trabalhem de manhã e de tarde todos os meses para que melhor possam prestar assistência aos doentes.
33
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, da carta (cópia) do oficial maior Francisco Alves Franco, vedor geral do Minho, dando nota da falta de dinheiro na Vedoria da província para pagamento de determinadas despesas.
34
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, de relações das dívidas (cópia) à Real Fazenda na vila de Tomar e sua comarca.
35
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os pagamentos militares dos regimentos do Partido do Porto.
36
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, da carta (omissa) do vedor geral do reino do Algarve com as relações das despesas feitas nos meses de Julho e Agosto de 1762.
37
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo marquês de Fronteira e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a transferência dos últimos mil e quarenta e cinco quintais de salitre provenientes de Inglaterra dos armazéns da Lapa da Moura para as Fábricas da Pólvora.
38
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, da carta (cópia) de José de Carvalho Mendes, vedor geral da Beira, sobre empréstimo de dinheiro contraído junto do bispo da Guarda.
39
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, dando conta dos relatos dos vedores gerais sobre a falta de meios para tratar dos doentes hospitalizados.
40
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre exposição feita pelo administrador das Fábricas da Pólvora relativa à necessidade de salitre, existente nos armazéns da Lapa da Moira, para assegurar o bom funcionamento das mesmas.
41
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, da proposta do oficial maior da Vedoria do Exército da Província do Alentejo referente à necessidade de um hospital na vila de Abrantes para a devida assistência aos soldados feridos.
42
Ofícios da Junta dos Três Estados assinados pelo marquês de Tancos e pelo conde de Vilar Maior dirigidos a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre aquisição de pólvora para fornecimento de algumas praças e armazéns da cidade do Porto; carta do marechal de campo João de Almada e Melo, governador das armas do Partido do Porto; requerimentos de André da Costa Lima e outros homens de negócios dessa cidade; e aviso de D. José I, assinado pelo conde de Asseca e conde Almirante do Reino, para o comissário de mostras desse Partido sobre pagamentos a efectuar a André da Costa Lima.
43
Ofícios da Junta dos Três Estados assinados pelos condes de Vale de Reis e de Asseca dirigidos a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a abolição do fornecimento de cavalos aos cirurgiões e capelães como consequência directa da redução verificada na Cavalaria depois de 1740.
44
Ofício da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o fornecimento de cavalos aos sargentos-mores e respectivos auxiliares.
45
Aviso (cópia) respeitante aos pagamentos a efectuar aos regimentos do Algarve, Beira, Trás-os-Montes e Minho.
46
Ofícios de André Barradas para o marquês de Tancos e deste para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as ajudas de custo para seis soldados que escoltaram um preso de Elvas até ao Limoeiro.
47
Ofício da Junta dos Três Estados para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o pagamento às tropas do Batalhão de Artilharia do Alentejo.
48
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde Almirante do Reino e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, de uma proposta (cópia) do vedor geral do reino do Algarve para a aquisição de pólvora, morrão e cobre.
49
Ofício do conde de Vilar Maior dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a proposta do juiz de fora de Castelo de Vide relativamente ao cumprimento das instruções para o lançamento da décima.
50
Ofício de remessa assinado pelo conde de Vilar Maior e dirigido a D.Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, da cópia da conta do provedor das comarcas do reino do Algarve de 9 de Janeiro de 1763 sobre a remessa das rendas das fortificações do reino do Algarve.
51
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, do ofício (cópia) de José de Carvalho Mendes, secretário do Tribunal da Beira, dando conhecimento da necessidade de dinheiro para fazer face às despesas com o elevado número de enfermos dos hospitais reais da província da Beira.
52
Ofício de remessa da Junta dos Três Estados assinado pelo conde de Vale de Reis e dirigido a D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, da proposta do vedor geral e dos requerimentos do almoxarife do Hospital de Peniche sobre a falta quase total de roupa para os doentes do referido hospital.
53
Processo referente à consulta da Junta dos Três Estados sobre o requerimento do capitão José António Ribeiro Guimarães a respeito do abatimento da renda do Real da Água da Comarca de Guimarães.
54
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde de Vilar Maior e conde Almirante do Reino sobre a falta de camas nos hospitais da província de Trás-os-Montes e dinheiro necessário para o curativo dos enfermos.
55
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde de Vilar Maior e conde Almirante do Reino sobre o pedido do almoxarife do hospital militar da praça de Peniche para que lhe seja satisfeita determinada quantia de dinheiro para continuar com os curativos dos enfermos.
56
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde de Vilar Maior e conde Almirante do Reino sobre os lugares que sua majestade mandou criar de novo na vedoria da Artilharia do Alentejo.
04
Caixa nº 4
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 3
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 3
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/03
Título
Caixa nº 3