Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
51
Caixa nº 51
52
Caixa nº 52
01
Ofícios (cópia) de Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras, para o marquês Estribeiro-mor dando instruções para a resolução de assuntos relativos à construção de novos armazéns de madeira e determinando que a vedoria transmita as ordens necessárias para que na praça de Lisboa se acomodem as estâncias de lenha e carvão.
02
Correspondência (cópia) do conde de Oeiras para o marquês de Louriçal e Manuel Bernardo de Melo e Castro sobre regulamentos militares.
03
Alvará (cópia) de D. José I acerca do perdão dado aos criminosos que se acham ausentes do Reino.
04
Documento em falta, detectado em 21 de Abril de 2004 (com capilha).
05
Carta (cópia) do conde de Oeiras para António Lopes Durão, vedor-geral do Exército, acerca da instrução expedida para os comissários com vista a fazer-se o pronto fardamento das tropas.
06
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre as diligências mandadas efectuar para o rápido aprontamento das barcas para a ponte a construir na vila da Barquinha.
07
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira informando-o sobre o envio de dinheiro para as despesas necessárias à Vedoria da Artilharia do Exército do Alentejo.
08
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre a construção de barcas para as pontes sobre o Tejo, entregues ao sargento-mor Bassemond sob a direcção do marechal-de-campo João Crawford.
09
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira acerca das providências que devem ser tomadas para a aquisição de barcas para a construção das pontes sobre o Tejo.
10
Carta do conde de Oeiras para o desembargador Miguel de Arriaga Brum da Silveira informando-o da remessa para Abrantes dos sobressalentes considerados necessários pelo coronel Preston e sargento-mor Bassemond, encarregados das pontes sobre o Tejo.
11
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre a recepção da carta do marechal-general [conde de Lippe] escrita de Furtias a comunicar a posição do Exército inimigo e o aplauso que mereceu a resposta do senhor Brown ao comandante de cinco mil castelhanos que intentaram surpreender a praça de Marvão.
12
Ofício do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira acerca da carta que enviou ao conde Schaumbourg-Lippe a oferecer o Palácio Real de Vila Viçosa para sua instalação particular, enquanto mantiver o Quartel-General naquela localidade.
13
Correspondência do conde de Oeiras para diversas entidades sobre fardamentos, aquartelamento das tropas britânicas, militares espanhóis detidos e hospital de Portalegre.
14
Carta do conde de Oeiras [para o conde de Lippe] a comentar as informações recebidas sobre Bagot, governador da praça de Almeida, que ao ser atacado pelos espanhóis não defendeu nem a praça nem a província e a recomendar o envio de um oficial experiente para a província da Beira em substituição de D. Lourenço de Melo.
15
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira acerca do convite de Sua Majestade dirigido ao marechal-general [conde de Lippe] para assistir a um sarau de música e teatro.
16
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira comunicando que foram expedidas as ordens necessárias para ser assegurado o transporte de Vendas Novas até Samora, dado tratar-se do melhor caminho, para a jornada do marechal-general [conde de Lippe] até Salvaterra de Magos.
17
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira comunicando que se encontram prontos os preparativos para a viagem do marechal-general [conde de Lippe] de Vendas Novas para a Corte.
18
Carta do conde de Oeiras para Miguel de Arriaga Brum da Silveira alertando-o para a aspereza da província da Beira, a qual não permite o emprego de carruagens de rodas, sendo necessários almocreves e bestas para a jornada do marechal-general [conde de Lippe].
19
Aviso do conde de Oeiras para Timóteo Soares da Paz mandando proceder ao pagamento relativo ao pano de linho adquirido para calções e polainas do Regimento de Infantaria de Serpa.
20
Circular (cópia) do conde de Oeiras para os coronéis de todo o Exército acerca do envio de exemplares autenticados da novíssima Lei de 24 de Fevereiro de 1764, relativa às levas de recrutas.
21
Carta do conde de Oeiras para o conde de Bobadela instruindo-o a dar as ordens necessárias ao capitão-mor da vila da Covilhã para que não inclua nas listas e sortes dos recrutas os artistas e artífices que se empregam nas fábricas de lanifícios.
22
Circular (cópia) do conde de Oeiras para os comandantes dos regimentos do Exército dando instruções de procedimento no tocante às propostas de preenchimento dos postos vagos de oficiais.
23
Aviso (cópia) do conde de Oeiras para o tesoureiro-geral das tropas da Repartição do Norte determinando que um comissário assista à entrega da companhia do coronel D. Pedro Manuel de Vilhena, que foi do Regimento de Dragões da Praça de Chaves.
24
Aviso do conde de Oeiras para Frederico Jacob de Weinholtz determinando que nas propostas que forem elaboradas para preenchimento dos postos vagos sejam consultados os oficiais agregados.
25
Aviso do conde de Oeiras para o juiz de fora da vila de Serpa determinando que a respectiva câmara forneça camas ao regimento de Infantaria da guarnição que se acha em Elvas
26
Ofício do conde de Oeiras para o corregedor da comarca de Viana ordenando que este se dirija à câmara da vila de Ponte de Lima para repreender o vereador João de Barros Barbosa de Abreu e Lima e fazê-lo conduzir à prisão.
27
Carta (cópia) do conde de Oeiras para António Carlos Furtado de Mendonça a comunicar ter Sua Majestade aprovado a proposta de promoção dos oficiais do seu regimento, os quais constam da relação anexa.
28
Carta (cópia) do conde de Oeiras para Duarte Smith instruindo-o a fazer marchar para Miranda o segundo Regimento de Bragança em substituição do Regimento de Francisco de Lima da Silva.
29
Ordem (cópia) do conde de Oeiras para o corregedor da comarca de Tavira instruindo-o a informar a câmara de Alcoutim que os embargos por esta impostos não compreendem os mantimentos adquiridos por Joaquim Carvalho e Sousa para provimento das tropas.
30
Ofício (cópia) do conde de Oeiras para o arcebispo regedor esclarecendo a dúvida surgida entre alguns juizes dos réus que estão no Oratório sobre a condenação à morte daqueles que pertencem à Ordem de Cristo.
31
Ofício (cópia) do conde de Oeiras para o juiz da alfândega de Faro ordenando que não sejam cobrados quaisquer direitos de entrada e emolumentos aos náufragos dum patacho espanhol, naufragado na praia de Faro.
32
Ofício (cópia) do marquês de Pombal para o marquês de Alvito dando interpretações legislativas com o objectivo de sanar conflitos entre as jurisdições civil e militar, particularmente no que respeita às capturas e remessas de presos de ambos os foros.
33
Correspondência do marquês de Pombal para Manuel Gonçalves de Miranda solicitando informação sobre a natureza das culpas atribuídas aos soldados presos pela justiça civil.
34
Avisos do marquês de Pombal para Francisco MacLean determinando-lhe que ordene ao coronel do Regimento de Cavalaria de Castelo Branco, ao coronel do Regimento de Artilharia da Corte e ao coronel do Regimento de Lagos que se aprontem para embarcar.
35
Aviso do marquês de Pombal para Guilherme Luís António de Valleré enviando-o em missão secreta inspeccionar a praça de Castro Marim, Santo António de Arenilha e a praça de Alcoutim cumprindo as instruções para o efeito recebidas.
36
Aviso do marquês de Pombal para D. José Francisco da Costa e Sousa recomendando o emprego nas obras das fortificações dos soldados condenados aos trabalhos públicos e dos soldados pertencentes a dois Regimentos de Infantaria, tal como fora praticado nas obras de Santo António de Arenilha.
37
"Observações secretíssimas do marquês de Pombal sobre a colocação da estátua equestre de Sua Majestade Fidelíssima o Senhor Rei D. José I ou prosperidades de Portugal".
38
Ofícios de Francisco McLean para D. Luís da Cunha Manuel sobre pedidos de recomendação.
39
Requerimento do desembargador e procurador-geral das Ordens do Rei solicitando emissão de certidão do Regimento da Carta da Comenda de Belmonte e decreto do mesmo.
40
Consulta assinada pelo sargento-mor Miguel João Botelho, governador das Armas da província do Minho, relativa ao requerimento do alferes de Infantaria Gonçalo Pereira da Silva, o qual solicita a passagem à lista de incapazes com o seu soldo por inteiro, com o fundamento de ter servido mais de 46 anos no tempo da guerra.
Caixa nº 52
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 52
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/52
Título
Caixa nº 52
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.