Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
05
Caixa nº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
01
Correspondência de Manuel Gomes Carvalho da Silva, director do Arsenal Real do Exército, para D. Luís da Cunha Manuel sobre instalações danificadas por ocasião do terramoto, disciplina, fornecimento de material, cavalos e equipamentos diversos.
02
Correspondência de Simão Fraser, inspector das tropas do Norte, para D. Luís da Cunha Manuel elogiando o corpo de oficiais do Regimento de Infantaria de Viana e relatando as deficiências encontradas nas unidades de Almeida e Penamacor com apontamento acerca das nomeações do capitão Tomás Gay e dos tenentes Duncan e Grant para o Exército português.
03
Ofícios do marquês de Fronteira, da Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército, para D. Luís da Cunha Manuel sobre a qualidade do salitre para o fabrico da pólvora.
04
Correspondência do conde D. Duarte, da Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército, para D. Luís da Cunha Manuel sobre a proposta de uma partida de salitre que se encontrava na Casa da Índia e que foi recolhida no armazém da Lapa da Moura sem ter sido paga e aviso (cópia de minuta) assinado por João Bressane para o administrador das fábricas da pólvora a comunicar que deve ser mandada vir maior quantidade de enxofre.
05
Ofício do marquês de Tancos, da Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército, para D. Luís da Cunha Manuel sobre a necessidade de enxofre na Fábrica da Pólvora e da urgência de uma compra superior ao habitual.
06
Correspondência do conde de Vilar Maior, da Junta da Fazenda do Arsenal Real do Exército, para D. Luís da Cunha Manuel sobre os mil quintais de enxofre que se mandaram vir para a Fábrica da Pólvora, dos quais só foram entregues quinhentos.
07
Apontamento de Pedro Preston, inspector da Repartição das Tropas do Sul, sobre o Regimento de Peniche, os soldados ao seu serviço, o tipo de fardamento e as armas.
08
Correspondência de Francisco Galvão da Fonseca, provedor-mor da Saúde, para D. Luís da Cunha Manuel sobre assuntos relacionados com a qualidade das sacas de farinha vindas de Inglaterra e "Auto de vistoria que por ordem de Sua Majestade mandou fazer o Provedor-mor da Saúde da Corte e Reino Francisco Galvão da Fonseca em uma quantidade de sacas de farinha que se acham em navios" assinado por Caetano José Rodrigues e outros.
09
Correspondência de José António Macedo de Vasconcelos, da Fábrica da Pólvora de Alcântara e Barcarena, para D. Luís da Cunha Manuel informando que é necessário um armazém ligeiro para depósito da pólvora produzida na fábrica e parecer onde fica clarificado se o rio Barcarena é público ou privado, assinado por José Simões Barbosa de Azambuja e outros.
10
Ofícios de José Gomes Vieira, guarda-mor da Saúde de Setúbal, para D. Luís da Cunha Manuel sobre um navio sueco que aportou em Setúbal e dizendo quais os navios a que foi imposto o regime de quarentena por terem vindo do Mediterrâneo.
11
"Assento que se tomou sobre a conta do governador de Elvas, Manuel Bernardo de Melo e Castro de 21 de Maio de 1766", assinada pelo conde de Soure e outros e "Cópia do capítulo da carta de João António de Sequeira escrita de Elvas a 25 de Julho de 1766" sobre os equipamentos para a fortaleza de Elvas.
12
Documento em falta, detectada em 28 de Janeiro de 2004.
13
Relação relativa à "Féria feita aos oficiais de diferentes oficinas que por ordem do Ex.º Sr. general trabalharam no trem desta cidade de Elvas no dia primeiro e 6 de Agosto de 1774", assinada por João Manuel de Sousa.
14
Desenho das dimensões das pedras da Biscaia ou da Baía necessárias para amolar as espingardas, baionetas e também para as mós das fábricas.
15
Envelope de carta enviado pelo tesoureiro geral das tropas da província do Alentejo e Reino do Algarve para o marquês de Pombal, ministro e secretário de Estado dos Negócios do Reino.
16
Ofício do tenente-general Simon Fraser sobre uma proposta de D. Martinho relativa aos mapas dos regimentos de Cavalaria em Almeida e de Infantaria em Penamacor.
17
Carta do tenente-general Simon Fraser para M. Dariaga sobre os desertores dos quinze batalhões embarcados em Espanha para a América, a prisão do major Lindsay no Limoeiro e a enviar carta patente de um oficial de Regimento de Infantaria de Chaves.
18
Ofício (cópia) de Diogo Ferrier para o conde de Lippe sobre o procedimento a adoptar na elaboração das propostas para o preenchimento de postos de oficiais nos regimentos com vagas.
19
Certidão passada pelo capitão Elias Sebastião Poppe, engenheiro arquitecto das obras dos Paços Reais, dos materiais que se encontravam na quinta de Alcântara para efeito da finalização da obra com relações das "Madeiras avulsas que presentemente existem na referida obra em tosco" e "Madeiras que presentemente se acham em falta para preencherem a conta da primeira medição" e planta do projecto para um aquartelamento e respectiva distribuição dos militares.
20
Ofício de Manuel Luís Jacob sobre obras numa escada para serventia do regimento no quartel em Évora.
21
Ofício de Manuel Bernardo de Melo e Castro para D. Luís da Cunha Manuel a remeter os mapas de Outubro dos regimentos de Cavalaria, Infantaria e Artilharia da província do Alentejo.
22
Correspondência de Filipe Rodrigues de Oliveira para D. Luís da Cunha Manuel sobre diversas obras militares com certidões das medições efectuadas nas obras da casa da presidência do governo da Torre de Belém e da medição da obra de uma cavalariça na estrada que vai do sítio de Belém para Nossa Senhora da Ajuda passadas por Filipe Rodrigues de Oliveira e outros.
23
Ofício de Eugénio dos Santos Carvalho para D. Luís da Cunha Manuel a comunicar o estado da ponte do rio Sêco.
24
Correspondência de Guilherme António de Valheré para D. Luís da Cunha Manuel remetendo "Relação dos presos sentenciados e por sentenciar do Regimento de Artilharia de Estremoz que se acham presos no forte de Lippe", "Relação dos presos sentenciados ao trabalho da fortificação de Elvas" e "Relação dos soldados do Regimento de Cavalaria de Campo Maior que se acham sentenciados pelos crimes abaixo declarados", assinada pelo coronel Diogo da Cunha Soto Maior.
25
Ofícios de Manuel da Maia para D. Luís da Cunha Manuel a dar informação sobre as aptidões do professor de matemática António Pelt e sobre as medições a efectuar em várias obras.
26
Ofício da Junta dos Três Estados sobre o pedido de Daniel António Ferreira de Morais, escrivão dos mantimentos da vila de Punhete, para ser isentado de dar alojamento aos soldados nas suas casas.
27
Exposições de Tiago José de Gouveia, contramestre do trem da praça de Almeida, para ser promovido a mestre do trem na mesma fortificação e de Manuel Cardoso de Faria a solicitar o emprego de mestre nesse trem.
28
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o pedido de ajudas de custo de José Moniz Ferreira, assinada pelo conde Almirante e pelo conde de Vilar Maior.
29
"Relação dos próprios reais e consignações da administração da Junta dos Três Estados pertencentes à fortificação desta corte e província da Estremadura dos quais uns se arrematam os seus alugueres em praça pública por três anos e outros por tempo de quatro anos a quem mais dá de aluguer cada ano, em virtude de um decreto da Sr.ª rainha da Grã-Bretanha regendo estes reinos", assinada por José Luís Alves.
30
"Consignações das fortificações da Corte e província da Estremadura da administração do governador das armas dela, superintendente das mesmas fortificações que não foram compreendidas no regimento das caixas militares", assinada por José Luís Alves.
31
Relação dos "Juros e foros que se pagam pelas consignações das fortificações desta corte e província com despacho do governador das armas dela como superintendente das mesmas fortificações", assinada por José Luís Alves.
32
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o pedido do bacharel José Damião da Mata, ex-corregedor da comarca de Torres Vedras, cuja pretensão é ser consultado pela mesa do desembargo do Paço, assinada pelo marquês de Fronteira, pelo conde de Vilar Maior e por António Saldanha de Albuquerque.
33
Consulta da Junta dos Três Estados sobre o requerimento em que o marquês Estribeiro-mor pede que sejam pagos os vencimentos em atraso aos oficiais e soldados da província da Estremadura.
34
Ofícios do marquês de Tancos e do conde de Vale dos Reis para D. Luís da Cunha Manuel remetendo a proposta do almoxarife do Hospital Militar da Corte sobre a necessidade de se adquirir roupa para o mesmo e enviando a resposta dada pelo almoxarife do Hospital Real de S. João de Deus à Junta dos Três Estados.
35
Ofício do marquês de Fronteira para D. Luís da Cunha Manuel sobre as dúvidas relativas aos juros a cobrar após a publicação da lei de 22 de Dezembro de 1761.
36
Ofício do marquês de Fronteira para D. Luís da Cunha Manuel a comunicar a morte do monteiro-mor do reino e deputado da Junta dos Três Estados.
37
Ofício do marquês de Fronteira para D. Luís da Cunha Manuel a enviar cópia do requerimento de Jacob Pedro Strauss sobre os lanços das rendas dos bens confiscados ao marquês de Castelo Rodrigo nas ilhas dos Açores.
38
Ofício do conde de Almirante para D. Luís da Cunha Manuel remetendo o requerimento do mestre e dos oficiais da Real Fábrica da Pólvora a solicitarem o pagamento dos vencimentos em atraso.
39
Correspondência de José Moniz de Abreu, secretário da Junta dos Três Estados, para D. Luís da Cunha Manuel sobre uma quitação que não foi assinada em devido tempo e relação dos ordenados das pessoas que passaram a ter alvará para desempenhar outros ofícios.
40
Decreto Régio de 10 de Março de 1764 proibindo as confiscações eclesiásticas ou seculares, provisão régia, da mesma data, anulando o espólio efectuado pelo abade Luís de Barros à pensão de Pedro Manço Rangel e consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo marquês de Fronteira e pelo conde de Almirante sobre o requerimento dos moradores de Pontével para não pagarem o imposto sobre a água.
41
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde da Asseca, conde de Almirante e conde de Vilar Maior sobre o requerimento de Ventura Maciel da Cunha em que o escrivão do Hospital Militar da Corte pede para ser substituídos nos seus impedimentos.
42
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo marquês de Fronteira, pelo conde de Vilar Maior e António de Saldanha de Albuquerque relativa a um requerimento de Caetano Manuel Pereira, recebedor do Almoxarifado do Reguengo de Algés, pedindo para lhe ser paga a importância de quatro moios de trigo pelas terras das Ferrarias e azenhas da Fábrica da Pólvora de Barcarena.
43
Ofício do conde D. Duarte para D. Luís da Cunha Manuel a comunicar que o almoxarife das fábricas da pólvora não entregou o dinheiro proveniente da venda de explosivos.
44
Ofício do marquês de Fronteira para D. Luís da Cunha Manuel sobre a necessidade de reparação da casa onde se encontra instalada a Vedoria Geral da Corte.
45
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo marquês da Fronteira, pelo conde da Asseca e por António de Saldanha de Albuquerque acerca de imposto cobrado e não lançado a favor da Fazenda Real na vila de Trancoso com informação (cópia) de Cristóvão de Sá e Mendonça da Costa sobre a falha de lançamento da verba correspondente a quatro e meio por cento, cuja responsabilidade é assacada ao escrivão da Câmara e ao juiz de fora.
46
Ofício do conde de Resende para D. Luís da Cunha Manuel sobre o pedido da conferência das contas dos almoxarifes do hospital da corte com "Extracto da receita e despesa da conta António José de Matos Ferreira, que serviu de almoxarife do Hospital Militar da Corte, de Novembro de 1755 a 18 Dezembro de 1758".
47
Ofício do conde D. Duarte para D. Luís da Cunha Manuel a solicitar envio de decreto com "Extracto feito pelos autos da execução de Bernardo António de Andrade, pelo que respeita ao pagamento da dívida do conde da Ericeira. Feita a conta até ao ano de 1764".
48
Ofício de Estêvão da Costa Solano, almoxarife das Fábricas da Pólvora, para a Junta dos Três Estados sobre o pagamento de algumas das despesas das Reais Fábricas da Pólvora que não se encontram previstas e ofício do conde de Almirante para D. Luís da Cunha Manuel relativo ao mesmo assunto.
49
Ofícios do conde Almirante e José António de Macedo Vasconcelos para D. Luís da Cunha Manuel sobre o modo como é armazenada a pólvora nas fábricas de Alcântara e sua segurança.
50
Correspondência do conde Almirante para D. Luís da Cunha Manuel sobre a execução dos bens do marquês do Louriçal com requerimento e relações das suas dívidas enquanto devedor a Bernardo António de Andrade e "Fazendas na Portela do marquês do Louriçal em que a contadoria fez apreensão e entrou a cobrar no ano de 1746".
51
Ofícios do conde Almirante para D. Luís da Cunha Manuel sobre a necessidade de enxofre para as fábricas da pólvora.
52
Correspondência do conde Almirante para D. Luís da Cunha Manuel sobre a refinação de salitre para o fabrico da pólvora e "Conta que deu o Administrador das Fábricas da Pólvora".
53
Ofício do conde Almirante para D. Luís da Cunha Manuel sobre as ajudas de custo para os soldados da guarda do juiz de fora de Benavente.
54
Ofício do conde Almirante para D. Luís da Cunha Manuel sobre a armazenagem de mil seiscentas e quarenta e seis sacas de salitre nos armazéns da Lapa da Moura.
55
Ofício do conde de Val de Reis para D. Luís da Cunha Manuel a comunicar que foram abatidos nas folhas de vencimentos da Junta dos Três Estados a décima do provedor e irmãos da Mesa dos Enjeitados desde o ano de 1762.
56
Ofícios do conde de Vilar Maior para D. Luís da Cunha Manuel a remeter cartas de José Joaquim Ludovice, almoxarife do Hospital Militar da Corte, pedindo roupas para as camas desse hospital.
57
Ofício do conde de Resende para D. Luís da Cunha Manuel a comunicar que não há lenha para fazer o carvão para a pólvora e a pedir autorização para a poder cortar na coutada do Pinheiro.
58
Ofício do marquês de Tancos para D. Luís da Cunha Manuel a comunicar que foi cumprido o seu aviso dirigido ao conde de Val de Reis sobre o pagamento de juros ao conde de Coculim pela repartição das Fortificações.
59
Consulta da Junta dos Três Estados assinado pelo marquês de Tancos e pelo conde de Vilar Maior sobre um requerimento em que Francisco de Borja Quaresma solicita que lhe seja dado o lugar de escrivão do Hospital Militar da Corte.
60
Consulta da Junta dos Três Estados assinado por António de Saldanha de Albuquerque, conde Almirante e conde da Asseca acerca de um requerimento em que José António da Fonseca pede que lhe sejam arrendados dois fornos no sítio de Alcântara pertencentes às praças que se encontram desactivadas e em ruínas.
61
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo marquês de Fronteira e pelo conde de Vilar Maior sobre o pedido de pagamento de carne para o Hospital Militar da Corte na pessoa de Leonor Maria, mulher do falecido açougueiro Domingos Francisco Ferragento com requerimento de Bernardo Luís de Oliveira acerca do gado fiado para a Corte.
62
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde Almirante, pelo marquês de Fronteira, conde de Vilar Maior e conde de Val de Reis sobre o arrendamento, por parte de José Luís Álvares, da vinha da Fonte dos Cavaleiros situada na área de Palmela.
63
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde da Asseca, conde de Almirante, conde de Val de Reis e António de Saldanha de Albuquerque sobre a execução dos bens de António de Oliveira Reis, tesoureiro de quatro e meio por cento da freguesia de Santa Engrácia nos anos de 1753 a 1762.
64
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo conde de Vilar Maior e por António de Saldanha de Albuquerque sobre uma proposta de José Luís Álvares relativa a uma penhora feita a casas incorporadas na Administração da Junta.
65
Consulta da Junta dos Três Estados assinada pelo marquês de Fronteira, conde da Asseca, conde de Vilar Maior e António de Saldanha de Albuquerque sobre a argumentação apresentada em tribunal por José Luís Álvares a respeito da incapacidade de executar alguns rendeiros das propriedades que ele administra.
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 10
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 10
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/10
Título
Caixa nº 10
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.