Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
37
Caixa nº 37
38
Caixa nº 38
39
Caixa nº 39
40
Caixa nº 40
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
01
Correspondência do conde de Schaumburg-Lippe para o conde de Oeiras, por ocasião da Guerra Fantástica com a Espanha, acerca da estratégia militar, movimentos das tropas espanholas e francesas, dificuldades no equipamento dos regimentos e documentos preparatórios da assinatura do tratado de paz.
02
Minutas do conde Shaumburg-Lippe para José Leite, comandante do Regimento de Cavalaria de Castelo Branco sobre as providências a tomar relativas aos movimentos do inimigo.
03
Ofícios do conde Shaumburg-Lippe para Luís de Mendonça sobre a junção de vários regimentos com vista à formação de um corpo de tropas ocupando as passagens das montanhas de Viseu, alto Mondego e serra da Estrela.
04
"Carta de Sua Alteza, o Sr. Marechal-General, dirigida aos comandantes dos regimentos de Artilharia, Cavalaria e Infantaria, com data de 14 de Novembro de 1767" sobre a observância que deve ser dada, com todo o rigor, ao Regulamento Militar.
05
Ofício do conde de Shaumbourg-Lippe para D. Luís de Portugal informando da sua impossibilidade de dar informações sobre a comissão chefiada pelo marquês de Tancos por esta depender da arma de Cavalaria e responder perante o Rei.
06
Ofício do conde de Shaumbourg-Lippe para o visconde de Mesquitela com a transcrição das alterações no artigo 8º do Regulamento de Guerra.
07
Ofício do conde de Shaumbourg-Lippe para João António de Sá Pereira sobre oficiais, oficiais inferiores e soldados que se encontram incapazes para continuar ao serviço.
08
Minutas do conde de Shaumbourg-Lippe sobre organização militar, segurança de algumas praças do Alentejo e Ribatejo e recrutamento de pessoal militar.
09
Relação de "Cartas originais do conde de Schaumbourg-Lippe, marechal-general dos Exércitos de Sua Majestade, escritas desde as instruções que recebeu nesta corte em 14 de Julho de 1762 até ao fim do mesmo ano, em que se incluem todas as acções da gloriosa campanha que nela fizeram as tropas aliadas".
10
Apontamentos do conde de Shaumbourg-Lippe sobre legislação militar.
11
Minuta do conde de Shaumbourg-Lippe para o marquês estribeiro-mor sobre instruções militares.
12
Minuta do conde de Shaumbourg-Lippe para José Félix, governador do Alentejo, sobre ordens a serem dadas aos agricultores para não fazerem incursões em território espanhol.
13
"Cópia da carta do conde de Lippe para o conde de Egremont secretário de Estado em Inglaterra" sobre a utilidade dos granadeiros ingleses na tomada de Valência de Alcântara e destruição do regimento espanhol.
14
Carta do conde de Shaumbourg-Lippe para Diogo da Cunha Soto Mayor, solicitando que Pedro José Serrão da Vega, seja promovido a tenente quando houver uma vaga.
15
Cartas de Pedro Viganego informando o seu tio acerca das rondas efectuadas no Alentejo e Estremadura e do facto de não ter encontrado tropas inimigas.
16
Minuta do conde de Shaumbourg-Lippe para o comandante de Salvaterra dando-lhe instruções para queimar as forragens e víveres da sua praça, como represália da devastação que os espanhóis fizeram em Almeida.
17
"Instrution pour M. le comte de S. Tiago, marechal-de-camp" (minuta) do conde de Shaumbourg-Lippe.
18
Minuta do conde de Shaumbourg-Lippe para António Lopes Durão a informar da decisão do Rei de dobrar o soldo ao sargento-mor João Forbes e ao capitão Reinaldo Mac Donell do Regimento de Peniche pelos bons serviços prestados.
19
"Carta circular que S. A. escreveu aos coronéis de Artilharia Frederico Jacob de Neynholt e Diogo Ferrier da Repartição do Sul" em que o conde de Shaumbourg-Lippe comunica que irá à Alemanha e que na sua ausência os requerimentos deverão ser enviados ao conde de Oeiras.
20
Carta [cópia] do conde de Shaumbourg-Lippe para o marechal barão-conde comunicando-lhe o envio da circular aos coronéis de Artilharia da Repartição do Sul, dando-lhes instruções para os procedimentos administrativos durante a sua ausência.
21
Correspondência do conde de Shambourg-Lippe para Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre a defesa de diversas praças, os movimentos das tropas inimigas e o aumento dos armazéns de vinho.
22
Correspondência do conde de Shambourg-Lippe para o marquês estribeiro-mor a comunicar que mandou um corpo de tropas de 6 000 homens às ordens do general Townsend e para diversas entidades militares sobre movimentação de tropas, estratégia de colocação das mesmas e reforços de munições.
23
Minuta do conde de Shaumbourg-Lippe para Simão Fraser sobre a necessidade de nomear um oficial para exercitar um regimento de Cavalaria junto a Miranda.
24
Minuta do conde de Shaumbourg-Lippe para Alexandre Palhares a pedir informações sobre as operações do inimigo.
25
Carta (cópia) do conde de Shaumborg-Lippe para o coronel Luís de Alincour informando-o da sua retirada para a Alemanha e dando-lhe conhecimento das ordens dadas aos comandantes dos regimentos através de circular.
26
Minutas do conde de Shaumborg-Lippe para o conde dos Arcos sobre o destacamento do tenente-general Towsend para comandar um corpo de tropas destinadas a cobrir a Beira Alta.
27
Minuta (cópia) do conde de Shaumbourg-Lippe para o vedor geral da Corte e província da Estremadura a comunicar que recebeu as cédulas relativas ao pagamento do regimento de que é comandante o coronel António José Falcão de Gouveia.
28
Minutas do conde de Shaumborg-Lippe para o conde da Cunha transmitindo instruções para o envio de relatórios da carga de munições existentes em cada depósito e sobre a criação de um grande depósito de munições em Coimbra.
29
Recibo do conde de Shaumbourg-Lippe de 500 moedas de ouro, para cobertura de despesas da sua viagem da Alemanha a Lisboa.
30
Processo relativo às negociações entre o conde de Schaumbourg-Lippe e o conde de Oeiras sobre as condições da vinda do primeiro para Portugal, como marechal-general do Exército Português.
31
Correspondência do marechal Bohm para Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre o reforço de fornecimento de farinhas e uniformes.
32
Carta (cópia) de Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras, para seu filho sobre os comentários contra a nomeação de um marechal-general estrangeiro para o seu comando do Exército.
33
Documento em falta detectada em 3 de Março de 2004.
34
Carta do capitão Jacques De Noyers, do Regimento de Entre as Serras, para o conde de Oeiras sobre o pagamento aos efectivos dos regimentos.
35
Carta de João da Silva para o conde de Oeiras sobre a sua prisão e a de outros militares no castelo de Vila Velha.
36
Carta de Miguel de Arriaga Brum da Silveira para o conde de Oeiras sobre a vantagem que o regimento de Borgoyne alcançou contra os castelhanos em Vila Velha.
37
Minutas sobre a necessidade de formação de companhias de guias, a serem recrutados pelas comarcas, com o objectivo de facilitar os movimentos de tropas.
38
"Cartas de Miguel de Arriaga Brum da Silveira para o conde de Oeiras de 1762 a 1767" sobre a organização das tropas, o seu equipamento e os movimentos do inimigo nas províncias da Beira e do Alentejo.
39
"Ordem de Batalha para o corpo do Exército de Sua Majestade Fidelíssima acampado junto de Abrantes. General de Infantaria D. Rodrigo de Noronha".
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
(...)
52
Caixa nº 52
Caixa nº 42
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 42
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/42
Título
Caixa nº 42
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.