Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
06
Governo de D. Luís da Cunha Manuel (1756 - 1776).
01
Caixa nº 1
(...)
42
Caixa nº 42
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
01
"Novo método de tropas conveniente às mesmas e de grande utilidade para o serviço de Sua Majestade".
02
"Resolução em consulta do Conselho de Guerra sobre o provimento dos postos subalternos" (cópia).
03
Parecer sobre o modo como devem ser compostos os regimentos de Artilharia.
04
"Carta circular aos coronéis da Repartição do Norte, para entenderem não haver mais generais de Infantaria e Cavalaria, e terem cessado depois da guerra", dirigidas a Diogo da Cunha Souto Maior, Francisco José de Morais Pimentel, Pedro Manuel de Vilhena, António Vieira Guedes, Henrique Gracês Palha, José António de Sá Pereira, Duarte Smith, Luís António de Sousa Botelho, João de Sousa e António de Alencastro.
05
Parecer (cópia) sobre os capítulos do Novo Regulamento em que se atribui aos coronéis a disciplina e a economia dos seus respectivos Corpos.
06
Parecer sobre o Regimento dos Vedores Gerais.
07
Propostas de Forbes Macbean, inspector geral da Artilharia, relativas à reorganização da mesma.
08
Parecer sobre a cobrança do rendimento de milheiraria pelos recebedores da Tábola Real de Setúbal, com despacho da Junta dos Três Estados.
09
Informação sobre a arrematações da meia imposição dos vinhos de Setúbal, com despacho da Junta dos Três Estados.
10
Informação sobre o arrendamento de dois fornos e de algumas terras em Alcântara a António Rodrigues Pires, com despacho desfavorável da Junta dos Três Estados.
11
Proposta de Luís da Cunha para tomar o assento da Corte e província da Estremadura com as respectivas condições.
12
Proposta de Rodrigo Zagalo e Manuel Rodrigues Varge, sócios do contador geral dos Assentos da província do Alentejo, para o contrato dos assentos do ano de 1761 com as respectivas condições.
13
Processo relativo à disputa entre a câmara de Santarém e a Coroa pelas terras sitas no campo de Alvisquer dessa vila.
14
Correspondência do major La Salle, do Regimento de Cavalaria de Chaves, sobre a sua promoção.
15
Informação sobre as salvas que se devem dar nas fortalezas de Setúbal, Cascais e Nazaré, seu pagamento e calibres das peças.
16
Memória do marechal-de-campo Duarte Smith sobre o estado em que se acha o Corpo dos Voluntários Reais de Infantaria e Cavalaria.
17
Informação de Graveron de Peyferié sobre a deserção de um granadeiro da sua companhia e a agressão de que foi alvo por parte de dois barqueiros de Abrantes.
18
Ofício de Manuel Bernardo de Melo e Castro para Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre o envio das relações dos postos de governadores, sargentos-mor de praça e ajudantes.
19
Ofício de António Teixeira Carneiro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, remetendo "Relação dos postos que se acham vagos nesta província, assim em a primeira Plana da Corte, como em o Regimento de Infantaria da praça de Bragança e em os regimentos de Cavalaria e Dragões da mesma".
20
Correspondência do tenente-coronel Francisco José de Sousa Machado, comandante do Regimento de Cavalaria de Bragança, para Miguel de Arriaga Brum da Silveira comunicando que se encontram vagos os postos de sargento-mor e de capitão para os quais propõem seu irmão Cipriano de Sousa Machado e Canavarro e António Manuel de Abreu, João Botelho Lucena ou José Ferreira Sarmento, respectivamente.
21
Ofício de António Lopes Durão para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, enviando "Relação dos postos que se acham vagos e inseridos no exército da província do Alentejo".
22
Despacho de João Caetano da Silva nomeando o cabo-de-esquadra da sua companhia Manuel da Fonseca sargento supra da mesma companhia.
23
Correspondência de Manuel Freire de Andrade para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre postos militares vagos.
24
Ofício de Francisco Rodrigues Ferreira para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo "Relação dos postos militares que se acham vagos nesta província de Trás-os-Montes".
25
Ofício de Vicente da Silva da Fonseca para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, remetendo "Mapa geral dos anos, meses e dias que têm de serviço os oficiais que existem nos três regimentos e dos das praças, fortalezas e auxiliares e seus Corpos com exercício neste reino do Algarve", "Relação dos postos que se acham vagos na Primeira Plana da Corte nos regimentos de Infantaria e Artilharia da guarnição deste reino e nos Terços Auxiliares das comarcas das cidades de Lagos e Tavira em 12 de Novembro de 1758" e "Relação dos postos vagos no Regimento de Vicente Silva da Fonseca, com clareza dos que neles se acham providos e confirmados pelo governo e não assentaram praça pelo embaraço que encontraram na vedoria por uma ordem de 11 do mês de Setembro deste ano, expedida pelo Conselho de Guerra".
26
Relação avulsa de diversos militares, alguns dos quais do Regimento de Furtado.
27
Correspondência do marechal-de-campo Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre colheitas e distribuição de cereais para aloimentar a população, alojamento de soldados, deserções, prisões e obras.
28
Lista avulsa de cargos da Vedoria.
29
Cartas de Diogo Ferrier para Miguel de Arriaga Brum da Silveira (?) pedindo que comunique e peça permissão ao marquês de Pombal para se ausentar na Primavera a fim de passar 2 ou 3 meses na Alemanha com o marechal-general conde de Lippe.
30
Relação dos comissários de mostras de propriedade da Vedoria.
31
Correspondência do marechal-de-campo Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre produção e distribuição de cereais, alojamento de tropas, presos e desertores.
32
Ofício de Manuel Bernardo de Melo e Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio dos mapas da força dos regimentos da Província do Alentejo.
33
Requerimento de Maria Rodrigues, viúva, para que se dê baixa a seu filho António José Rodrigues, do Regimento do Porto, alegando a necessidade que tem do seu amparo e o facto de este estar a estudar Teologia no Colégio do Pópulo, em Braga, quando foi alistado.
34
Ofícios de Miguel João Botelho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos dois regimentos da província do Minho.
35
Ofícios de Miguel João Botelho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da da Guerra, sobre o envio de mapas dos dois regimentos da província do Minho.
36
Ofícios de Miguel João Botelho para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos dois regimentos da província do Minho.
37
Informação de Antão Bravo de Sousa, corregedor da comarca de Lagos e juiz comissário das contas do Algarve, sobre os embaraços causados propositadamente pelo coronel do Regimento de Faro, Vicente da Silva da Fonseca, governador das Armas do Algarve, às diligências necessárias à arrecadação da Real Fazenda.
38
Ofícios de Francisco Xavier da Veiga Cabral para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas da força das tropas da província de Trás-os-Montes.
39
Ofícios de António Carlos de Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos dois regimentos de Infantaria da província do Minho.
40
Ofícios de António Carlos de Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos dois regimentos de Infantaria da província do Minho.
41
Ofícios de Francisco Xavier da Veiga Cabral para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas da força das tropas da província de Trás-os-Montes
42
Ofícios de Francisco Xavier da Veiga Cabral para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o emvio de mapas da força das tropas pagas da província de Trás-os-Montes.
43
Ofícios de António Carlos de Castro para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos dois regimentos de Infantaria da província do Minho.
44
Ofício de D. Diogo de Sousa para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o envio de mapas dos dois regimentos de Infantaria da província do Minho.
45
Ofício do marquês do Louriçal para D. Luís da Cunha Manuel, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, sobre o movimento dos regimentos na província do Algarve.
46
Correspondência do marechal-de-campo Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre pessoal, disciplina, víveres, material de Artilharia, fortificações e fardamento.
47
Correspondência do brigadeiro Manuel de Bastos e Sousa, governador interino da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre impossibilidade de alojar todos os soldados doentes no Hospital Real de Elvas e sua acomodação na Casa da Vedoria, pagamento dos soldos a reformados e despejo do soldado Afonso Martins e sua mulher.
48
Correspondência do marechal-de-campo Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre obras, fortificações e pessoal.
49
Correspondência do brigadeiro Manuel de Bastos e Sousa, governador interino da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre obras na prisão do Trem para acomodação dos presos e decreto real que proíbe os castigos arbitrários e excessivos que alguns comandantes dos regimentos praticam com os soldados.
50
Ofício do conde da Bobadela para Miguel de Arriaga Brum da Silveira sobre "a útil extinção dos soldados de pé do castelo".
51
Correspondência do marechal Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre pessoal, disciplina, obras, deserções, munições, saúde e instalações.
52
Ofício de Manuel de Bastos e Sousa, governador interino da praça de Elvas, para o conde de Oeiras, sobre a repatriação de um ladrão preso em Badajoz para a prisão de Elvas.
53
Correspondência do marechal-de-campo Manuel Bernardo de Melo e Castro, governador da praça de Elvas, para o conde de Oeiras sobre pena de morte, obras, fortificações e contrabando de trigo.
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
51
Caixa nº 51
52
Caixa nº 52
Caixa nº 47
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 47
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/06/47
Título
Caixa nº 47
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.