Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
026
Caixa n. º 026
027
Caixa n. º 027
028
Caixa n. º 028
029
Caixa n. º 029
030
Caixa n. º 030
031
Caixa n. º 031
01
Ofício do marechal de campo Diogo da Cunha de Sotto Maior, governador das Armas da Beira Alta, para o marquês de Tancos remetendo relações nominais das recrutas recrutadas para o Exército, com a referência dos corpos a que pertenciam e aos que sentaram praça.
02
Correspondência de Francisco José Panhudo para o marquês de Tancos remetendo mapas da instrução das recrutas do Depósito do Regimento de Infantaria de Almeida, marcha para a Figueira, deserções, presos, mapas mensais e relações com o número de recrutas que assentaram praça.
03
Correspondência de Diogo da Cunha Sotto Maior para o marquês de Tancos sobre o recrutamento militar em Chaves, Almeida e Bragança, remetendo relações dos recrutas que sentaram praça em diversos corpos do Exército e estado da Companhia Mor de Chaves e de Bragança, irregularidades e neglicência nas inspecções aos livros, deserções e mapas da distribuição das recrutas para o Regimento de Infantaria de Bragança fornecidas por vários corpos militares do país.
04
Correspondência do coronel Francisco José Monteiro Pinto de Lacerda para o marquês de Tancos sobre a marcha de recrutas para assentarem praça no Regimento de Infantaria de Abrantes, de modo a não morrerem de fome, recrutas que desertaram e outras que cortaram os dedos e arrancaram os dentes, relação nominal de seis recrutas que marcharam do Depósito de Braga para o Regimento de Artilharia da Corte.
05
Ofício do marquês de Tancos para Nicolau de Abreu Castelo Branco remetendo 35 cópias do Decreto de 19 de Julho de 1833 sobre a mobilização geral para o Exército de Operações e mapas da força da 1ª e 2ª Divisão da referida força militar.
06
Correspondência do brigadeiro João Vieira Tovar e Albuquerque, governador da Praça de Abrantes, para o marquês de Tancos sobre ter pedido aos capitães-mores que lhe enviassem relações dos homens que ainda existissem nas companhias de Artilharia e não dar instruções a uma guerrilha chefiada pelo prior Luís António Ferreira Bairrão da freguesia de São Pedro de Abrantes, por ter poucos homens.
07
Correspondência do sargento António Luís Pereira, António Tavares Maggessi e Caetano Inácio de Almeida para o marquês de Tancos sobre a marcha de recrutas para o Regimento de Infantaria de Chaves e plano de organização do Corpo de Atiradores Realistas do Fundão.
08
Ofício do visconde de Veiros, do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura, para o marquês de Tancos remetendo ofício do alferes Joaquim de Sousa e Serafim sobre queixa do modo violento como o recrutamento de pessoal para a guerrilha organizada pelo capitão-mor António Marques das Neves do distrito de Soure está a decorrer e revista às tropas de Leiria e armas.
09
Correspondência do marechal de campo Luís António Salazar Moscoso, governador das Armas da Beira Alta, para o marquês de Tancos sobre a reunião dos militares que pertencem a diferentes corpos militares, excepto os impossibilitados, e dificuldade no recrutamento militar em Castro Daire.
10
Correspondência de António José Ribeiro para o marquês de Tancos remetendo relações das recrutas aprovadas para o Regimento de Infantaria de Elvas.
11
Correspondência de José Feliz de Azevedo Franco para o Ajudante General do Exército sobre um soldado considerado como desertor ao ser "acareciado por um capitão" do Batalhão de Voluntários Realistas Artilheiros de Peniche e Obidos e ter ido assentar praça nesse corpo sem autorização, e remetendo relação do estado da Companhia de Artilheiros de Ordenança de Atouguia da Baleia.
12
Correspondência do marquês de Tancos para Nicolau de Abreu Castelo Branco e Tiago Pedro Martins sobre um padre enviado para a vila de Cantanhede, cuja conduta é considerada suspeita e transferência de recrutas do Depósito de Guimarães para o de Chaves.
13
Relação das praças recrutadas nas ilhas pelos rebeldes liberais e que passaram para o Depósito de Santarém.
14
Ofício do conde de São Lourenço para João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre os serviços de recrutamento militar do Regimento de Milícias da Covilhã e as dificuldades encontradas na captura dos desertores.
15
Correspondência de João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas para Joaquim Rebelo da Fonseca Rosado sobre a neglicência do tenente-coronel do Regimento de Milícias de Penafiel no recrutamento militar, ordem de prisão aos moços que desertarem e relação das praças que pelos anos de serviço se acham nas circunstâncias de se aposentarem, na conformidade do Alvará de 22 de Julho de 1829.
032
Caixa n. º 032
033
Caixa n. º 033
034
Caixa n. º 034
035
Caixa n. º 035
036
Caixa n. º 036
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 031
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 031
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/031
Título
Caixa n. º 031
Título paralelo
167205
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
15 documentos.