Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
033
Caixa n. º 033
034
Caixa n. º 034
035
Caixa n. º 035
036
Caixa n. º 036
037
Caixa n. º 037
038
Caixa n. º 038
01
Ofício do coronel João de Melo da Cunha Sotomaior, do Regimento de Voluntários Realistas do Porto, para Filipe Neri de Gorjão sobre relato do dia 8 de Junho, quando do desembarque dos rebeldes.
02
Correspondência do conde de São Lourenço para o conde de Barbacena sobre defesa da costa do Porto conforme decreto de 30 de Junho de 1831 e organização de Companhias de Artilheiros de Ordenanças.
03
Correspondência entre conde de Barbacena, do Estado Maior General e o visconde de Molelos sobre informações recebidas de Gibraltar por intermédio do cônsul geral, tranquilidade pública, embarcações de rebeldes da ilha da Madeira, embarcações de rebeldes avistadas na costa do Reino, visita de D. Miguel às divisões em operações contra os rebeldes, empréstimo conseguido em Londres pelo marquês de Palmela para os liberais, chegada da Esquadra de D. Miguel à Póvoa do Varzim e informações militares do movimento de rebeldes e tropas, que se preparam em Ponta Delgada para atacar o Reino.
04
Correspondência do visconde de Santarém para o conde de São Lourenço sobre naufrágio do brigue francês na Figueria, pedindo aos portos que concedam a entrada de embarcações em risco, reclamações e conselho de investigação do almirante Parker em relação às Baterias do sul do Douro, embarcações de rebeldes que carregam bois e víveres e cópias da intimações feitas ao comandante das forças navais inglesas no Douro.
05
Correspondência do visconde de Santarém para o conde de Barbacena sobre exportação de géneros de portos espanhóis para a cidade do Porto, noticias chegadas a Inglaterra e França dos rebeldes, deslocamento de 700 polacos para a cidade do Porto, estabelecimento de vários postos militares, criação do serviço da posta Militar de Lisboa, para o Quartel General do visconde de Santa Marta, "ultimatum" inglês, incidente com a escuna inglesa na torre de Belém, chegada da expedição da ilha Terceira e plano de desembarque dos rebeldes.
06
Correspondência (cópias) de Guilherme Nugent Glascok para o visconde de Santa Marta sobre delitos, fornecimento de alimentação, manutenção da neutralidade do sitio, instalações do telégrafo no sul do Douro e pessoal.
07
Ofícios (cópia) do visconde de Peso da Régua, comandante do Corpo do Exército de Operações, para o conde de Barbacena e Guilherme Parker sobre os acidentes sofridos pelas corvetas "Childers" e "Orestes", o naufrago do patacho inglês "Senip" e apreensão de armas.
08
Correspondência do visconde de Santa Marta para várias entidades sobre telégrafo, alimentação, fogo feito contra navios ingleses fundeados junto ao convento de Santo António, pedido de auxilio aos navios ingleses, embarcações que forçaram a entrada na barra, instalação do telégrafo, concessão de passaportes, conselho de investigação da partida de marchantes para a Galiza, averiguação dos navios do esquadrão de rebeldes perto de Vigo, envio do ofício ao comandante das Forças Navais Britânicas e esboço da costa para criação de um forte no sitio do Senhor da Pedra.
09
Correspondência entre o marquês de Tancos e Tiago Pedro Martins, sobre admissão de navios nos portos do Reino e defesa da praça de Buarcos e Figueira.
10
Correspondência (cópias) de José César de Faria Vivas e de António de Sá Pinto de Abreu Sotomaior, para o visconde de Monte Alegre sobre informações de embarcações dos rebeldes, que passaram em Braga vindas do Porto, um patacho inglês que deu à costa na freguesia de Amorim, com armamento e passagem de várias embarcações não identificadas.
11
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos, sobre entrada dos rebeldes na cidade do Porto, pessoal, munições, organização, instrução e moral e bem-estar, desembarque dos rebeldes da ilha Terceira próximo da praia de Leça, no Porto, aquartelamentos, informações militares e embarcações.
12
Correspondência de Luís de Paula Furtado de Castro do Rio de Mendonça para o visconde de Molelos sobre a entrada da expedição dos rebeldes na cidade do Porto, ordem pública, bloqueio da cidade do Porto pela esquadra de D. Miguel, acção das tropas do visconde de Santa Marta contra os rebeldes, chegada dos rebeldes às costas de Portugal, no fim do mês de Junho, informações dos rebeldes na Corunha e medidas de segurança aos cofres públicos, para eventuais ataques dos rebeldes no Algarve.
13
Correspondência do coronel Pedro de Santa Bárbara, governador interino de Peniche, para o marquês de Tancos sobre desembarque e ocupação dos rebeldes na cidade do Porto, aparecimento de embarcações de rebeldes em Peniche, defesa, engano com uma embarcação de Guerra, informação dos distúrbios no Porto e moral e bem-estar das tropas.
14
Correspondência do visconde de Veiros, do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura, para o marquês de Tancos remetendo ofício do Governo Militar de Leiria, sobre a notícia do desembarque dos rebeldes, marcha das companhias da capitania-mor das Ordenanças de Pereira para a vila de Figueira, operações, informações militares, defesa da costa, embarcações avistadas que torturaram as licenças dadas aos Milicianos, aparecimento nas Berlengas de oito embarcações, tiroteio de Artilharia nas praias de Vieira e Pedrogão, nomeações de pessoal e ataque dos fortes de Figueira e Buarcos.
15
Correspondência do tenente-coronel José Pedro de Melo, governador de Buarcos e Figueira, para o conde de Barbacena sobre informações militares da esquadra de D. Miguel, do "Brigue" escuna empregada no bloqueio da cidade de Figueira e na retirada ao mar do cabo, deslocamentos da Figueira para Coimbra, defesa, relações da força da Companhia de Voluntários Realistas de Vale de Besteiros, das ordenanças de Pereira e mapa da força das ordenanças armadas de espingardas, do Governo de Buarcos.
16
Correspondência do brigadeiro Manuel Joaquim de Melo Brandão, governador Militar de Coimbra, para o marquês de Tancos sobre o envio de artilharia de Figueira para Montemor-o-Velho, munições vindas da Ericeira, embarcações aparecidas na Figueira, suspensão da ordem de marcha para o Batalhão de Voluntários Realistas de Penela e para as ordenanças de Pereira, informações militares e proclamações distribuidas pelos rebeldes.
17
Ofícios de Joaquim Gomes da Silva Belfort para o visconde de Molelos sobre uma embarcação da esquadra de D. Miguel avariada no Tejo, ordem pública, distribuição de circulares e a presença dos rebeldes na cidade do Porto.
18
Correspondência de várias entidades para o conde de Barbacena sobre desembarque dos rebeldes na cidade do Porto e Nazaré, licenças, obras, telégrafos, informações militares, embarcações, ordem pública, presos, organização e nomeações de pessoal.
19
Ofícios para Guilherme Nugeut Glascok sobre defesa da costa.
20
Ofício (cópia) de José Maria Cornelli para o visconde de Santarém, ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, sobre uma carta do comandante da corvete "Urania" e transcrição do jornal francês "La Guienne".
21
Requisição de material de Guerra para a Artilharia ao sul do Douro.
22
Ofício (cópia) António Xavier de Abreu Castelo Branco para Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros sobre o plano para a tomada da cidade do Porto.
23
Correspondência (minutas) entre várias entidades sobre informações militares, intendência e prisão de rebeldes liberais refugiados em Serpa Moura e Beja.
24
Ofício (cópia) do João de Sousa Ribeiro Pinto, corregedor de Aveiro, para o governador das Armas do Partido do Porto sobre o desembraque e ataque dos rebeldes em Aveiro.
25
Ofício de R. B. Hoper para o visconde de Santarém sobre apreensão de uma embarcação estrangeira em porto português e negociações para sua libertação.
039
Caixa n. º 039
040
Caixa n. º 040
041
Caixa n. º 041
042
Caixa n. º 042
043
Caixa n. º 043
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 038
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 038
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/038
Título
Caixa n. º 038
Título paralelo
167817
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
25 documentos.