Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
034
Caixa n. º 034
035
Caixa n. º 035
036
Caixa n. º 036
037
Caixa n. º 037
038
Caixa n. º 038
039
Caixa n. º 039
01
Correspondência do marechal António Feliciano Teles de Castro Aparício, governador da Praça de Peniche, e de José Clemente dos Santos para Filipe Neri Gorjão e outras entidades sobre alimentação, trabalhos de faxina, falta de carros para a condução de lajedo, apresentação de praças carpinteiros e pedreiros, conserto de artilharia, requisições de material para os fortes de Viana e Insua, relações das obras de fortificação ao sul do Douro e pagamentos aos oficiais do forte de Santa Catarina na Figueira.
02
Instruções para o tenente-general visconde do Peso da Régua, marechal de campo Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas, Augusto Pinto de Morais Sarmento e visconde de Santa Marta, comandantes das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Divisão do Exército de Operações, sobre o ataque aos rebeldes estacionados na cidade do Porto e defesa de costa.
03
Correspondência do visconde de Veiros, do Governo Militar da Corte e Província da Estremadura, para o marquês de Tancos sobre as embarcações suspeitas em Peniche e Nazaré, ataque dos liberais ao forte de Santa Joana, Figueira e Buarcos, providências para vigiar as praias de Santa Cruz Formosa, panfletos assinados pelo marechal de campo Álvaro Xavier da Fonseca Coutinho e Póvoas, comandante da 2ª Divisão do Exército de Operações, acerca da saída da Esquadra Portuguesa para defender a costa, tiros escutados na praia de Vieira, perseguição de um barco na Figueira e brigue na praia do Pedrogão.
04
Ofício de Francisco de Magalhães (?), comandante do Regimento de Caçadores da Beira Baixa, para o marquês de Tancos sobre a preparação de um assalto.
05
Correspondência entre o visconde de Santarém, conde de São Lourenço, duque do Cadaval, conde de Barbacena, Nicolau de Abreu Castelo Branco e outras entidades sobre a defesa da costa portuguesa, admissão de embarcações dos rebeldes na Galiza em Vigo, informações militares de Gibraltar por Jorge Agostinho Burral, Esquadrilha de Sertigo vista em Viana, receio de desembarque de forças rebeldes na Figueira e Aveiro, passagem da Esquadra dos Rebeldes por Peniche, Montedor, Matosinhos e Ericeira e medidas de segurança no forte de Santa Catarina.
06
Decreto assinado por D. Miguel I sobre perdão aos habitantes do Porto se os mesmos se apresentarem às suas tropas e deposerem as armas.
07
Correspondência entre o visconde de Santa Marta, conde de Barbacena, Tiago Pedro Martins, tenente Diogo Maria de Abreu Vasconcelos Pimentel Valbo, da Armada Real, e outros sobre a chegada da Esquadra Naval de Dom Miguel I à Póvoa do Varzim, pedido de um contigente de marinheiros, organização de uma escuna, pagamento de soldados à marinhagem da Esquadrilha do Douro e parte marítima do forte de Matosinhos acerca da entrada e saída de embarcações.
08
Ofício do marechal António Feliciano Teles de Castro Aparício, governador da Praça de Peniche, para o marquês de Tancos sobre as disposições para uma patrulha de cavalaria e falta de pessoal nas fortificações.
09
Correspondência entre o tenente Diogo Maria de Abreu Vasconcelos Pimentel Valbo, da Armada Real, Raimundo José Pinheiro e o conde de São Lourenço sobre uma embarcação espanhola apreendida que se dirigia para o Porto levando alimentos para o inimigo, pedido de dinheiro para arranjar o destacamento da Brigada Real da Marinha, falta de uniformes e relação das praças da Armada Real empregadas nas canhoneiras armadas em Viana.
10
Correspondência entre várias entidades sobre o estado de sítio em todos os pontos da costa portuguesa, embarcações espanholas em Esposende, tentativa de saída do navio brasileiro "Fluminense" com soldados das tropas rebeldes, chegada do general Solignac e necessidade de se empregar pessoal nas fortificações da costa.
11
Ofício de Luís de Paula Furtado de Castro do Rio de Mendonça para o conde de Barbacena remetendo correspondência (cópia) entre Francisco Monteiro Mourão Guedes de Carvalho, juiz de fora da Vila da Feira e Joaquim Bertoldo Corte-Real, ajudante general da 3ª Divisão, sobre a apreensão de embarcações dos rebeldes.
12
Ofício do visconde de Santarém para o conde de São Lourenço sobre a epidemia de cólera na cidade do Porto e falta de géneros alimentares, especialmente carnes.
13
Correspondência entre o visconde de Santarém, conde de São Lourenço e conde de Barbacena sobre os tiros disparados contras embarcações britânicas no Douro, aparecimento na imprensa inglesa da partida de homens de Londres e da Irlanda comandados pelo coronel Cotter para Portugal e protecção dada aos ingleses no Porto.
14
Partes diárias das novidades ocorridas no Depósito de Braga e relações nominais dos praças no Depósito de Convalescentes, doentes no hospital de São Marcos e do Populo.
15
Partes diárias das novidades ocorridas no Depósito de Braga e relações nominais dos praças no Depósito de Convalescentes, doentes no hospital de São Marcos e do Populo.
16
Partes diárias das novidades ocorridas no Depósito de Braga e relações nominais dos praças no Depósito de Convalescentes, doentes no hospital de São Marcos e do Populo.
17
Carta de António Hortêncio Mendes Cardoso, sétimo lente catedrático da Faculdade de Cânones na Universidade de Coimbra, para o ministro da Guerra sobre a sua candidatura espontânea para tomar o comando interino da Capitania-Mor de Seia, na qual relata a sua experiência nas guerrilhas comandadas pelo capitão de Gouveia, adoração por D. Miguel I, manipulação e atrocidades cometidas pelos liberais para conseguirem dinheiro.
18
Ofício do visconde de Monte Alegre para o conde de Barbacena sobre a acção militar de 31 de Julho, ordem do dia (cópia) do Quartel General em Santo Tirso sobre a importância de saber que são os comandantes da 4ª Divisão do Exército de Operações e a necessidade de se despedirem todas as mulheres que estão nos acampamentos, pois só causam desordem, remetendo ofício do sargento-mor José da Cunha e Melo, governador de Vila do Conde, sobre as deserções de liberais, militares que se destacaram no combate, relação dos soldados mortos, conduta da 1ª Companhia de Veteranos de Vila do Conde e a entrada dos rebeldes no Porto.
19
Certificado (cópia) passado pelo capitão-mor José Joaquim de Figueiredo do Loureiro e Sousa, de Coja, comarca de Arganil, em como chegou à sua presença o cabo António Rodrigues da 3ª Companhia do Batalhão de Voluntários Realistas da Covilhã e Fundão, relatando o roubo dos rebeldes a um comboio que transportava pólvora.
20
Correspondência da Intendência Geral da Polícia da Corte e Reino para o visconde de Molelos e marquês de Tancos sobre as acções militares dos dias 22 e 23 de Julho em Valongo e Ponte Ferreira, referindo a derrota dos rebeldes e crítica ao comportamento das tropas da 4ª Divisão do Exército de Operações.
21
Correspondência do visconde de Santa Marta e Manuel Joaquim de A. Vasconcelos para o marquês de Tancos e Domingos José Cardoso sobre a tomada do Porto pelos rebeldes, realistas presos, guia de marcha do soldado liberal Lourenço António, distribuição dos panfletos com o Decreto do perdão aos rebeldes se abandonarem a bandeira da rebelião no Porto e Vila Nova de Gaia, roubo de tudo o que se achava no Convento de Grejó pelos rebeldes, matando um frade, preparação para o ataque ao Porto e organização de guerrilha pelos liberais.
22
Correspondência de Luís António Salasar Moscoso, José da Cunha e Melo e outros para o marquês de Tancos sobre a dispersão por falta de alimentação da guerrilha comandada pelo capitão-mor Jorge Boto Machado e Figueiredo, de Gouveia, estado das guerrilhas de Tabaço, Ansemil e Lafões, acção militar de 7 de Agosto em Souto Redondo, relação de oficiais que se distinguiram, presos rebeldes, tropas da 4ª Divisão do Exército de Operações, relatório da 2ª Divisão acerca do seu envolvimento no conflito e ataque ao comboio da pólvora.
23
Correspondência entre várias entidades sobre a organização e preparação do ataque ao Porto, relatório sobre a campanha à referida cidade de José Manuel da Costa, um espião realista para as autoridades de D. Miguel I, e caso de um alferes desertor do Regimento de Infantaria de Chaves.
24
Correspondência de várias entidades para o marquês de Tancos sobre os combates com as forças rebeldes, guerrilha do frei Simão, acção militar de 14 de Outubro na serra de Vila Nova de Gaia, requisição de um cirurgião para tratar dos feridos do Batalhão de Realistas de Penafiel, relatório do oficial do dia do 4º Regimento de Infantaria de Lisboa, relações dos oficiais do Regimento de Infantaria de Leiria que faleceram, das praças que combateram no dia 28 de Novembro e dos mortos e feridos do combate de 17 de Dezembro na margem esquerda do Douro, fogo posto no convento de Santa António do Vale da Piedade pelos liberais.
25
Ofício (cópia) do juiz de fora João Roberto de Araújo Queirós para Aires Pinto de Sousa, regedor das justiças da Relação e Casa do Porto em Lamego, sobre a prisão de três espanhóis em São Mamede, acusados de fornecer cavalos aos rebeldes.
040
Caixa n. º 040
041
Caixa n. º 041
042
Caixa n. º 042
043
Caixa n. º 043
044
Caixa n. º 044
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 039
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 039
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/039
Título
Caixa n. º 039
Título paralelo
168236
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
24 documentos.