Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
20
Governo de D. Miguel (1828 - 1834)
1754/1844
001
Caixa n. º 001
1824/1834
(...)
085
Caixa n. º 085
086
Caixa n. º 086
087
Caixa n. º 087
088
Caixa n. º 088
089
Caixa n. º 089
090
Caixa n. º 090
01
Correspondência do coronel José de Aquino Guimarães de Freitas, governador Militar de Coimbra, para o conde de Barbacena sobre envio de documentação, licenças, informações relativas a operações, promoção de pessoal e presos militares.
02
Correspondência do conde de São Lourenço para o marquês de Tancos sobre remessa de documentação relativa ao pedido de promoção do cadete Samuel de Freitas da Silva, do Contigente Expedicionário de Caçadores 11, para o posto de alferes do Batalhão de Infantaria da ilha de São Miguel.
03
Ofícios do brigadeiro Francisco António Raposo, inspector das Obras Militares, para o marquês de Tancos sobre presos militares setenciados, remetendo mapas demonstrativos dos trabalhos em que foram empregados os presos militares setenciados existentes nos diversos presídios do Reino, assim como das despesas resultante do rancho e do curativo dos doentes, relação das despesas efectuadas com os presos setenciados e relação da conta das sobras provenientes do pret atribuído aos setenciados dos presídios das praças de Peniche, Abrantes, Elvas, Campo Maior e de Porto Franco.
04
Correspondência do marechal Gabriel António Franco de Castro, inspector de Artilharia, para o marquês de Tancos sobre informações relativas aos recrutas destinados a servir nos Corpos de Artilharia, pedido de esclarecimento quanto à demissão de um oficial, informações acerca da conduta de um oficial do Regimento de Artilharia de Elvas e deslocamentos de tropas.
05
Ofícios do brigadeiro marquês de Belas, ajudante da Ordem de D. Miguel, para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, remetento relações de escala de serviço dos Ajudantes das Ordens e dos Ajudantes de Campo do rei D. Miguel.
06
Ofícios de Manuel de Sousa Ramos para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre a necessidade da nomeação de um oficial para comandar a 2ª Brigada Telegráfica, e nomeação do comandante do Batalhão de Artífices Engenheiros para dirigir as obras militares do Bom Sucesso.
07
Ofícios de Domingos José Cardoso para Filipe Neri Gorjão sobre execução de ordens para o fornecimento de forragens aos cavalos e de pão aos soldados dos Corpos da 3ª Divisão do Exército e sobre nomeações de pessoal para proceder ao dito fornecimento das tropas das diferentes Divisões.
08
Ofícios do brigadeiro visconde de Molelos, governador das Armas do Algarve, para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre recrutamento militar, remetendo relação dos indivíduos sujeitos ao recrutamento extraído do modelo de regulamento das Ordenanças de 22 de Agosto de 1812 e sobre informações relativas à conduta política de oficiais reformados dos quartéis de Lagos e Castro Marim.
09
Ofícios de Francisco de Magalhães Peixoto para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, e o conde de Barbacena sobre destacamento de tropas, falta de oficiais no 1º Batalhão do Regimento de Caçadores da Beira Baixa e nomeação de pessoal.
10
Correspondência do brigadeiro António Correia de Bulhões Leote, encarregado do Recrutamento, para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre recrutamento militar para o Regimento de Infantaria de Leiria e o 3º Regimento de Infantaria de Lisboa e presos, remetendo relações dos distritos onde se efectou o recrutamento dos Corpos de 1ª Linha e relações das capitanias-mores e número de recrutas apuradas em cada uma delas para o recrutamento do Regimento de Infantaria de Leiria e do 3º Regimento de Infantaria de Lisboa.
11
Correspondência de Luís de Paulo Furtado de Castro do Rio de Mendonça, da Secretaria de Estado dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, para o visconde de Molelos, governador das Armas do Algarve, sobre recepção de documentos, ordem pública, embarcações, execução de ordens para a remoção de géneros alimentares do Algarve para o interior do país de modo a evitar que estes fossem tomados pelos inimigos, ingleses, operações, informações acerca da celebração do aniversário do rei D. Miguel no Algarve e mortos.
12
Correspondência de José Maria da Silva para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre internamento de doentes militares em diferentes hospitais, saúde e nomeações de médicos.
13
Ofícios de José Carlos Barreto, físico-mor do Exército, para Filipe Neri Gorjão, Quartel-Mestre General, sobre a entrega no Arsenal Real do Exército de instrumentos de cirurgia destinados ao Regimento de Infantaria de Cascais e intendência.
14
Ofícios de Diogo da Cunha Soto Maior para o marquês de Tancos, Ajudante General do Exército, sobre informações relativas a operações e instruções para o recrutamento dos Regimentos de Infantaria de Almeida e Bragança e do Regimento de Cavalaria de Chaves.
15
Correspondência de Luís de Paulo Furtado de Castro do Rio de Mendonça para o conde de Barbacena sobre envio de documentação relativa ao resultado das averiguações que se efectuaram na vila de Portel devido à tentativa de rebelião pelos revolucionários existentes nesta vila, desconfiança da aproximação de embarcações de rebeldes à praça de Peniche, presos, informações sobre o movimento dos rebeldes e ordem pública.
16
Correspondência da Intendência Geral da Polícia para várias entidades sobre demonstrações de fidelidade ao monarca D. Miguel I, embarcações, ordem pública, presos, a saída da Esquadra Francesa do rio Tejo, administração, conduta política de oficiais, informações acerca dos movimentos dos rebeldes e bloqueio das barras de Lisboa e de Setúbal por embarcações da Esquadra Rebelde, remetendo relações nominais dos oficiais que pertenceram aos extintos Batalhões de Artilheiros e Caçadores de Lisboa Oriental e dos indivíduos pertencentes ao 2º Regimento de Infantaria de Lisboa que estavam presos.
17
Correspondência de de várias entidades para o marquês de Tancos e o conde de Barbacena sobre presos militares, administração, execução de ordens para a entrega de prisioneiros ingleses e franceses ao Intendente Geral da Polícia, vencimentos e rebeldes, remetendo relações de praças do Batalhão de Caçadores 11 e do 3º Regimento de Lisboa que foram prisioneiras dos rebeldes nas ilhas dos Açores, relação de praças do Regimento de Infantaria de Abrantes que foram prisioneiras dos rebeldes e que se encontravam no Depósito de Salvaterra de Magos e relação das praças que desertaram do Batalhão de Franceses dos Rebeldes da cidade do Porto e que se encontravam no Depósito de praças aprisionadas dos rebeldes em Salvaterra de Magos.
18
Correspondência de várias entidades para o coronel João Honorato Rolim e João Galvão Mexia de Sousa Mascarenhas sobre envio de documentação, uniformes, deserções, hospitais, obras efectuadas na ponte sobre o rio Zêzere, nomeações de pessoal, pagamento de vencimentos, mortos, material de Guerra, munições, armamento, administração, deslocamento de tropas, intendência, solípedes e aquartelamento, remetendo relação do armamento e correame pertencente ao Batalhão de Voluntários Realistas Urbanos.
19
Ofícios de Isidoro Manuel de Queirós e de Francisco da Silva Teixeira Pinto para o marquês de Tancos, remetendo relações dos reús militares que foram julgados em Conselhos de Guerra.
20
Correspondência entre várias entidades sobre execução de ordens para o não pagamento de vencimentos às praças do Regimento de Artilharia de Elvas que foram prisioneiras dos rebeldes franceses, presos militares, licenças e transporte de reús militares na nau "Princesa Real" que foram setenciados para Cacheu e Cabo Verde por crimes políticos, remetendo relação dos indivíduos militares que foram soltos das cadeias de Sintra onde se encontravam por Ordem da Comissão Crime e que se apresentaram no quartel da referida cidade, relação dos oficiais inferiores presos do Regimento de Cavalaria 3 com designação dos destinos que deviam ter e relação nominal dos presos setenciados para Cacheu e Cabo Verde que embarcaram na nau "Princesa Real".
21
Ofícios de Manuel Ribeiro de Araújo para o marquês de Tancos sobre deslocamentos e nomeação de pessoal, remetendo relação dos Artífices do Arsenal Real do Exército que iam ser empregados nas colunas móveis ao Sul do Douro e Tejo e em Baterias de Artilharia e mapa do estado de defesa das fortalezas com designação das fortalezas, do armamento e de munições e dos oficiais encarregados dos governos.
22
Ofícios do conde de São Lourenço para o conde de Barbacena sobre nomeações de pessoal.
23
Ofícios de José Carlos Barreto, físico-mor do Exército, para o conde de Barbacena sobre fornecimento de roupas e artigos de cirurgia para os hospitais, obras, médicos e inspecções de saúde.
24
Correspondência de António Joaquim Bandeira para o marquês de Tancos sobre envio de documentação, presos militares no Depósito de Estremoz, 1ª e 2º Regimentos de Infantaria de Elvas, deslocamentos, licenças e sobre rendição de unidades, remetendo relações dos itinerários das recrutas que marcharam a reunir o 1º e 2º Regimentos de Infantaria de Elvas.
25
Ofícios de Domingos José Cardoso e de José Maria da Silva, cirurgião-mor do Exército, para o conde de Barbacena sobre a má qualidade do pão fornecido à Coluna Móvel ao Sul do Tejo, fornecimento de roupas e medicamentos a hospitais e pedido de esclarecimento quanto ao internamento de doentes.
26
Correspondência de Manuel Ribeiro de Araújo para o coronel João Honorato Rolim sobre munições remetendo relações das balas existentes nos armazéns do Arsenal Real do Exército e das bocas de fogo, granadas, munições de Guerra e outros artigos que foram recebidos nos ditos armazéns.
27
Correspondência do tenente-coronel engenheiro Manuel Epifanio de Saldanha Machado, Quartel-Mestre General do Exército de Operações, para João Honorato Rolim e Filipe Neri Gorjão sobre requisição de cavalos para o Regimento de Infantaria de Lisboa, uniformes, intendência, munições, armamento e presos, remetendo relação do armamento de dois presos que se achavam destacados em Bucelas.
28
Correspondência do tenente-coronel Gabriel António Franco de Castro, inspector Geral de Artilharia, para Filipe Neri Gorjão sobre execução de ordens para o fornecimento de mantas e camas para os recrutas do Regimento de Artilharia de Elvas e fornecimento de armamento e uniformes para o dito Regimento, remetendo relação da requisição de camas novas para o Regimento de Artilharia de Elvas, mapa demonstrativo dos objectos de armamento e equipamento necessários para o Regimento de Artilharia de Elvas e relação nominal das praças do dito Regimento que levaram ou extraviaram objectos de armamento e equipamento.
29
Ofícios de Filipe Neri Gorjão, Quartel-Mestre General do Exército, para o coronel João Honorato Rolim sobre entrega de material de guerra nos depósitos do forte de Almada e do castelo de São Jorge e no hospital do dito castelo, remetendo relação dos artigos de armamento e munições que o Batalhão de Voluntários Realistas de Monsaraz deixou nos referidos depósitos.
30
Ofícios (cópias) do visconde de Santa Marta para Filipe Neri Gorjão, Quartel-Mestre General do Exército, sobre pedido de esclarecimento quanto à atribuição de rações de pão e de pret às mulheres dos soldados que tinham sido mortos ou prisioneiros em combate, solípedes, intendência, fornecimento de armamento e gratificações aos indivíduos que se evadiram ao serviço dos rebeldes e informações acerca dos rebeldes, remetendo relações da 3ª Companhia de Veteranos do Alentejo com designação dos vencimentos, das gratificações e dos víveres vencidos e fornecidos à dita Companhia.
31
Correspondência de João Bernardo da Fonseca para João Honorato Rolim sobre fornecimento de rações de etape e pão a militares, fornecimento de munições, hospitais e saúde, despesas e contabilidade.
32
Ofício do tenente-coronel engenheiro Manuel Epifanio de Saldanha Machado, Quartel-Mestre General do Exército de Operações, para João Honorato Rolim, remetendo requisições (duplicadas) de uniformes, artigos de equipamento e munições para o Batalhão de Caçadores 11 e os Regimentos de Infantaria 8, 18 e 21 e requisições (duplicadas) de armamento e munições para o Regimentos de Infantaria 5 e 17.
33
Correspondência de António Eliseu Paula de Bulhões para João Honorato Rolim sobre envio de documentação, armamento e munições, remetendo relação dos armamentos que se encontravam no presídio militar de Santarém.
34
Correspondência de Francisco Elisário de Carvalho para João Honorato Rolim sobre uniformes, fornecimento de armas e armamento, doentes e aquartelamentos, remetendo relação do armamento entregue no trem da vila de Santarém.
35
Correspondência de várias entidades para João Honorato Rolim sobre transporte de armamento para a vila de Santarém, aumento do número de mortos no Hospital Militar de Coimbra e vencimentos.
091
Caixa n. º 091
092
Caixa n. º 092
093
Caixa n. º 093
094
Caixa n. º 094
095
Caixa n. º 095
(...)
203
Caixa n. º 203
Caixa n. º 090
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 090
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/20/090
Título
Caixa n. º 090
Título paralelo
169505
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
35 documentos.