Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
14
Campanhas da Guerra Peninsular (1807 - 1814).
001
Caixa n. º 01
(...)
181
Caixa n. º 181
182
Caixa n. º 182
183
Caixa n. º 183
184
Caixa n. º 184
185
Caixa n. º 185
186
Caixa n. º 186
01
Representação da Junta da Casa de Estado de Bragança sobre o provimento de postos das Ordenanças.
02
Correspondência de D. José da Costa Torres, arcebispo da cidade de Braga para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre nomeações de oficiais das Ordenanças de Braga.
03
Ofício (cópia) de Joaquim da Costa e Silva para Alberto Rodrigues Lages sobre donativos para as despesas da guerra.
04
Cartas sobre prisioneiros de guerra franceses.
05
Correspondência de Jaques de Montpezat para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre oficiais estrangeiros e naturalizados.
06
Ofícios do bispo de Pinhel para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as mortes, roubos, incêndios e desacatos provocados pelos franceses em Pinhel.
07
Ordem do dia relativa à portaria sobre as gratificações que devem competir aos oficiais empregados no comando de Brigadas.
08
Circulares de D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para os generais das províncias e provedores das comarcas relativas àqueles que, administrando bens vinculados patrimoniais, deixam de assentar praça na tropa voluntariamente e à proibição de licenças de casamento.
09
Ofício do frei José de Gaia, administrador despótico da confraria da Soledade, oferecendo um donativo para as despesas da guerra.
10
Consultas da Junta Real da Fazenda do Arsenal Real do Exército sobre um requerimento de Francisco Caetano Freire de Andrade, major da Brigada da Marinha, e embarcações.
11
Correspondência do Palácio do Governo para várias entidades sobre a Convenção entre Portugal e Espanha, para que haja suspensão temporária de privilégios concedidos aos vassalos de ambos os países, no que respeita ao serviço militar.
12
"Lançamento da contribuição extraordinária de defesa que devem pagar os negociantes e capitalistas", assinado por Ricardo Raimundo Nogueira.
13
Processo relativo à hospitalização de soldados no Hospital da Universidade de Coimbra.
14
Processo de John Drake, comissário geral britânico residente em Coimbra, relativo a uma queixa de José Joaquim Alves, capitão tenente da Marinha Portuguesa.
15
"Instruções que devem observar-se na Intendência Geral dos Transportes dos Exércitos deste Reino, dirigindo-se por elas a execução prática do alvará de 15 de Março de 1801".
16
Ofício (cópia) do duque de Wellington para a Junta do Reino relativo ao subsídio britânico pago em papel moeda.
17
Correspondência de várias entidades sobre prisioneiros de guerra.
18
"Resumo das ordens que se expediram para a cobrança do terço da contribuição de guerra, regulado na forma que consta dos mapas que foram apresentados na sessão de 2 do corrente".
19
Processo de Manuel Rodrigues Esteves, pedindo que lhe seja concedida a reforma por ter sido ferido no cerco de Badajoz.
20
Apontamento relativo ao cálculo sobre uma população de três milhões de habitantes, oferecido pela família do coronel C. Aires em Novembro de 1934.
21
Ofício de William Fawkener (sem destinatário] relativa ao encerramento dos portos ao comércio britânico.
22
Ofício do conde de Linhares para o Patriarca Eleito de Lisboa sobre a promoção do tenente coronel Duarte José Fava, intendente geral das Obras Públicas para intendente e fiscal geral das Obras Militares do Reino, e notícias relativas ao sucesso do Exército comandado pelo marechal general conde de Vimeiro.
23
Ofício de António de Lemos Pereira de Lacerda para Duarte José Fava sobre o envio de lenha e azeite para a Fazenda Real do Exército.
24
Actas de vereação da Câmara Municipal de Faro sobre as invasões francesas no período decorrido de 1807 a 1810.
25
Correspondência de Carlos Frederico Lécor para o marechal Beresford sobre operações do Batalhão de Caçadores 4, uniformes e vencimentos.
26
Ofício de José António de Oliveira Leite de Barros para o marechal Beresford sobre os limites de jurisdição exercida entre o governador das Armas do Partido do Porto e o chanceler e governador da Relação da mesma cidade.
27
Ofício de Matias José Dias Azedo para o marechal Beresford sobre uma memória não inclusa respeitante ao corpo do seu comando.
28
Correspondência de D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o marechal Beresford sobre admissões de pessoal, contestações entre os comandantes dos Corpos de Linha e os de Milícias devidas ao facto de não ser concedida música aos Regimentos de Milícias, vencimentos e procedimento a tomar com os soldados que se subtraem ao recrutamento.
29
Petição feita ao marechal general conde de Trancoso pelos habitantes da vila de Alenquer.
30
Correspondência do capitão de engenheiros Charles Wederkind, director da fortificação de Abrantes, para o marechal Beresford sobre os artífices presos e sentenciados empregados na mesma fortificação.
31
Ofício de Francisco da Silveira Pinto da Fonseca para o marechal Beresford sobre movimentos dos franceses.
32
Correspondência de Thomas Dummarc para Charles Stuart sobre instalações.
33
Ofício de Hugh Hill para Charles Stuart sobre um prisioneiro de guerra português.
34
Ofícios de Henrique T. Sampaio para Carlos Stuart sobre a remessa de víveres e respectivos transportes para Lisboa.
35
Correspondência de D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para Carlos Stuart sobre falta de víveres às tropas sob comando de D. Rodrigo de Lencastre, governador da praça de Setúbal, gado, requerimento de Joaquim José Alves Guerra, presos, impostos aos quais os negociantes britânicos são sujeitos e apreensão de embarcações portuguesas pelos franceses.
36
Ofício de Carlos May para D. Miguel Pereira Forjaz, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre contabilidade relativa a madeira e outros géneros.
37
Ofício do Principal Sousa para Carlos Stuart sobre a defesa de Portugal
38
Ofício do general-em-Chefe do Exército louvando a Companhia dos Voluntários de Coimbra.
39
Ofício do duque de Wellington para o Príncipe Regente sobre os esforços feitos ao serviço de Sua Alteza Real, a boa conduta das tropas do Exército e comércio em geral.
40
Correspondência do duque de Wellington para os governadores do Reino sobre casos de disciplina.
41
Aviso dirigido ao Arsenal Real do Exército para ser recebido António Lourenço, soldado do Regimento de Infantaria 13, julgado incapaz do real serviço.
42
Aviso dirigido ao tenente general Francisco de Paula Leite para que forneça a José Leandro 2º sargento do Regimento de Infantaria 11 o competente título para passar a servir na Companhia de Veteranos de Aveiro.
43
Avisos dirigidos ao tenente general Francisco de Paula Leite participando-lhe que vários soldados voluntários ficam dispensados de passarem à Cavalaria.
44
Aviso dirigido ao tenente general Francisco de Paula Leite para expedir ordens ao marechal Ricardo Blunt a fim de remeter no primeiro dia de cada mês uma relação de presos da praça de Peniche.
45
Ofício relativo às praças do depósito militar do Castelo de São Jorge que foram julgadas incapazes do real serviço.
46
Aviso dirigido ao tenente general secretário militar sobre a existência de um requerimento de João de Sousa, soldado do Regimento de Infantaria 6.
47
Aviso dirigido ao tenente general Francisco de Paula Leite para redução do piquete que cada um dos Regimentos de Infantaria dispõe no quartel.
48
Aviso dirigido ao inspector das Tesourarias Gerais comunicando que a licença de José Pereira de Lacerda, comandante do Regimento de Cavalaria 8 era com vencimento de soldo.
49
Aviso dirigido ao tenente general Francisco de Paula Leite para transferência dos soldados do Regimento de Infantaria 22 para os Regimentos de Cavalaria.
50
Aviso dirigido a José António de Oliveira Leite, desembargador auditor geral do Exército, para que no fim de cada mês informe a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra acerca dos conselhos de guerra e respectivo número de réus.
51
Aviso dirigido ao auditor geral do Exército, sobre os presos dos corpos da Linha do Exército para serem julgados em conselho de guerra e para que se pense sem demora no meio de serem julgados.
52
Aviso aos generais das províncias da Estremadura, Alentejo, Porto e Algarve, participando-lhes que foi dada ordem ao tenente coronel José António da Rosa para mandar render as companhias de Artilheiros.
53
Aviso ao tenente general Francisco de Paula Leite para que mande passar a veteranos reformados o cabo de esquadra Manuel de Figueiredo e o soldado José Joaquim da Costa, ambos da Companhia de Veteranos de Belém e que lhe abonem os respectivos vencimentos.
54
Aviso ao tenente general Francisco de Paula Leite e generais das províncias sobre o envio de subdelegados aos Regimentos de Infantaria e Batalhões de Caçadores a fim de se escolherem indivíduos para servirem na Cavalaria.
55
Aviso ao auditor geral do Exército para que indicar os meios de serem supridos os auditores do Exército quando estes estiverem impedidos de fazer conselhos de guerra.
56
Aviso ao tenente general Francisco de Paula Leite para mandar dar baixa às praças julgadas incapazes para o real serviço.
57
Aviso ao auditor geral do Exército e ao coronel Austin para que ordene ao auditor do Algarve a mudança da sua residência em Lagos para Tavira.
58
Ofício do comandante do Regimento de Infantaria 16 sobre o vencimento de dois soldados.
59
Aviso ao inspector das Tesourarias Gerais para que informe quais são os soldos que vencem os oficiais veteranos das diversas províncias.
60
Ofício sobre as cavalgaduras utilizadas pelos correios numa diligência sem que houvesse ordem da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para fazer o respectivo pagamento.
61
Requerimento, com ofício incluso, de Manuel de Sousa, soldado da 1º Companhia de Fuzileiros de Infantaria 13, nomeado para servir na Cavalaria, pedindo para ir no seu lugar o soldado Valentim de Sousa
62
Requerimento dos portugueses cativos dos argelinos, pedindo para serem libertados.
63
Requerimento dos portugueses cativos dos argelinos, pedindo para serem libertados.
64
Consulta da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre o requerimento de Teodoro António de Lima, pedindo que se lhe continue a dar uma gratificação.
187
Caixa n. º 187
188
Caixa n. º 188
189
Caixa n. º 189
190
Caixa n. º 190
191
Caixa n. º 191
(...)
512
Caixa n. º 512
Caixa n. º 186
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 186
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/14/186
Título
Caixa n. º 186
Título paralelo
132448
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
64 documentos.