Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
1
Portugal e campanhas na Europa
19
Carta Constitucional. Lutas Liberais (1826 - 1834).
001
Caixa n. º 001
(...)
215
Caixa n. º 215
216
Caixa n. º 216
217
Caixa n. º 217
218
Caixa n. º 218
219
Caixa n. º 219
220
Caixa n. º 220
01
Correspondência entre o duque da Terceira, comandante-em-chefe do Exército de Operações do Norte, e várias entidades sobre operações do Exército Libertador contra os rebeldes, deslocamentos, solípedes, intendência e cartas particulares do duque da Terceira.
02
Ofício de Passollo do Ministério da Guerra requisitando toda a correspondência relativo ao marechal de campo Bem.
03
Correspondência de Bento da França Pinto de Oliveira para várias entidades do Ministério da Guerra sobre recrutamento de voluntários, organização do Batalhão Nacional Móvel de Alcobaça, intendência e víveres.
04
Correspondência do brigadeiro Bernardo António Zagalo, comandante da Coluna Móvel do Sul do Tejo, para várias entidades do Ministério da Guerra sobre a nomeação de pessoal para a Comissão Municipal da comarca da Moita.
05
Ofício de Agostinho José Freire para Cândido José Xavier informando sobre os bons serviços prestados por Claúdio Jaques Francisco Vallade, intendente militar do Exército.
06
Aviso do Ministério da Guerra sobre o deslocamento do Regimento de Cavalaria 11, que fazia parte da força dispersa em Alcácer do Sal.
07
Ofício de conde de Saint Leger da Bemposta para o Ministro da Guerra agradecendo pelos serviços aos quais foi incumbido.
08
Ofício do coronel conde Sampaio António, sub-inspector da Cavalaria, para o Ministério da Guerra informando sobre a situação da Inspecção Geral de Cavalaria.
09
Ofício de Domingos de Melo Bryner, comandante das forças estacionadas em Mértola, para Manuel António Velez Caldeira Castelo Branco sobre nomeações de pessoal, vencimentos, solípedes e alimentação.
10
Ofício de Domingos de Melo Bryner, comandante das forças estacionadas em Mértola, para o duque de Palmela informando sobre os acontecimentos em Mértola.
11
Ofícios de Fernando da Fonseca Mesquita e Solla para Agostinho José Freire e para o duque de Saldanha sobre a impossibilidade de comunicar com o governador de Peniche relativamente a várias embarcações.
12
Ofício de Fidélio António Lopes Cordeiro, comissário-em-chefe interino, para o Ministério da Guerra sobre pessoal e intendência.
13
Correspondência de várias entidades para Agostinho José Freire sobre a derrota das tropas em Alcácer do Sal comandadas pelo tenente-coronel Florêncio José da Silva do Regimento de Infantaria 9, relação de papéis sobre o conselho de investigação feito à derrota das tropas em Alcácer do Sal, mapa da força da Divisão do Sul do Tejo, solípedes e deslocamentos.
14
Avisos do Ministério da Guerra para o tenente-coronel Florêncio José da Silva, do Regimento de Infantaria 9 e comandante da força em Setúbal, sobre as operações feitas contra os rebeldes pelo Exército Libertador em Alcácer do Sal, solípedes e armas.
15
Correspondência do Ministério da Guerra para o tenente-coronel Florêncio José da Silva, do Regimento de Infantaria 9 e comandante da força em Setúbal, sobre operações feitas contra os rebeldes na tentativa de recuperar Alcácer do Sal e instruções para o tenente-coronel do Regimento de Infantaria 9.
16
Ofícios de várias entidade para o Ministério da guerra sobre justiça e intendência.
17
Ofícios de Francisco H. Moniz de Ornelas, 2º comandante do destacamento de Odemira, para o Ministério da Guerra sobre os acontecimentos e operações contra os rebeldes na vila de Odemira.
18
Correspondência do coronel Francisco de Paulo Leite, do Batalhão Nacional de Alcácer do Sal, para o Ministério da Guerra sobre operações contra os rebeldes, delitos, recrutamento militar, disciplina, solípedes, vencimentos, presos e ordem pública.
19
Ofício do capitão Francisco Pedro Celestino Soares, do Corpo de Engenheiros e lente da Academia de Fortificação, para o Ministério da Guerra propondo medidas para a obtenção de víveres.
20
Ofícios do capitão Francisco de Paula Lobo de Ávila, comandante geral da Artilharia, para o Ministério da Guerra sobre a preparação de operações do Exército Libertador contra os rebeldes.
21
Ofício do tenente-coronel Francisco de Sá e Magalhães, comandante da força em Sines, para Cândido José Xavier sobre operações feitas contra os rebeldes.
22
Ofício do coronel João Carlos de Morais Pinheiro, comandante do 7º Batalhão Nacional Móvel, para o conde de Saldanha sobre operações feitas contra os rebeldes.
23
Aviso do Ministério da Guerra para o tenente-coronel João de Mesquita Pimentel, comandante do Regimento de Milícias de Évora, sobre que seja proclamado o governo da legitima Rainha na praça de Elvas.
24
Aviso do Ministério da Guerrra para João Nepomuceno de Macedo, comandante do Regimento de Cavalaria 10 e da coluna que saiu de Peniche, sobre a tomada de medidas contra os rebeldes.
25
Correspondência de João de Sande Magalhães Mexia Salema, comandante de Voluntários da Rainha em Alcácer do Sal, para o Ministério da Guerra sobre operações feitas contra os rebeldes, recrutamento militar, pessoal, proposta de nomeações de pessoal e relação dos infames que devem ser presos para sossego e castigo de suas perseveridades.
26
Ofício do sargento mor Joaquim José da Palma, das Ordenanças de Mértola, para o Ministério da Justiça participando a retirada das forças constitucionais de Mértola e pedindo providências.
27
Ofício do tenente Joaquim Ribeiro de Suça, comandante do contingente de Milícias de Coimbra, para o Ministério da Guerra sobre a perda da vila de Alcácer do Sal para as mãos dos rebeldes.
28
Ofício do coronel José Feliciano Guerreiro Barradas, do Regimento de Alcácer do Sal, para Agostinho José Freire participando acontecimentos nas vilas de Ourique , Beja e Aljustrel e solicitando o envio de tropas e solípedes.
29
Ofício do brigadeiro José Baptista da Silva Lopes, comandante geral de Artilharia, para Agostinho José Freire sobre a guarnição da praça de Setúbal.
30
Ofício do tenente-coronel José Jorge Loureiro, do Estado Maior do Exército, para Agostinho José Freire dando notícias sobre operações na praça de Setúbal.
31
Correspondência de José Maria Cardoso, comandante interino da força armada da Chamusca, para Agostinho José Freire sobre a situação da vila da Chamusca e ordem pública.
32
Correspondência do major José de Pina Freire da Fonseca para Agostinho José Freire sobre operações contra os rebeldes nas vilas de Mafra e Torres Vedras e solípedes.
33
Aviso do Ministério da Guerra para José da Silva Carvalho sobre a demissão do tenente de Infantaria José Roberto de Melo.
34
Ofício do tenente-coronel José Teixeira de Mesquita, comandante do Regimento de Infantaria 21, para Agostinho José Freire sobre a apresentação de soldado no Regimento de Infantaria 13 e vencimentos.
35
Ofício do capitão José Xavier Bressane Leite, inspector do Arsenal da Marinha, para Agostinho José Freire sobre a prontidão da escuna Felicidade para transportar armamento e tropas estrangeiras para a Moita.
36
Ofício do major-chefe Luís Godinho Valdez para João Ferreira Sarmento dando notícias sobre os acontecimentos na Aldeia Galega.
37
Aviso do Ministério da Guerra para o Ministério da Justiça dando informações sobre a situção do delator capitão Manuel António Vieira, do 6º Batalhão Nacional Móvel.
38
Correspondência do tenente-coronel Pedro António Rebocho, comandante da força em Samora e Benavente, para Agostinho José Freire sobre operações contra rebeldes, deslocamentos, animais, víveres e embarcações.
39
Correspondência do general Ramorino para o Ministério da Guerra dando informações sobre as operações contra os rebeldes no Algarve.
40
Correspondência do coronel Vasco Pinto de Sousa, comandante das forças em Alcobaça e Chefe de Estado Maior Imperial, para Agostinho José Freire sobre as operações feitas em Alcobaça contra os rebeldes, armamento e munições.
41
Correspondência do coronel Vasco Pinto de Sousa , comandante das forças entre Rio Maior e Coimbra, para Agostinho José Freire sobre operações feitas contra os rebeldes, solípedes, armas e ordem pública.
42
Ofício do capitão Tomás Henrique Valadar, comandante da fragata D. Pedro, para o visconde de São Vicente, almirante e comandante das forças navais, participando notícias sobre a Divisão do visconde de Molelos.
43
Ofício (cópia) de Vasco Pinto de Sousa para José de Barros e Abreu, da praça de Peniche, informando que os rebeldes se apoderaram de Leiria.
44
Aviso do Ministério da Guerra para o visconde de Molelos sobre operações contra os rebeldes no reino do Algarve.
45
Correspondência entre Manuel Gonçalves de Miranda e o Ministério da Guerra sobre embarcações, uniformes, munições e armas.
46
Correspondência do conde de Sampaio António, inspector de Cavalaria, para Agostinho José Freire sobre propostas apresentadas àcerca dos negócios da Fazenda.
47
Correspondência de Luís Mouzinho de Albuquerque, secretário militar do Exército Libertador, para Agostinho José Freire sobre o restabelecimento do legítimo governo de D. Maria II em Alcácer do Sal.
48
Correspondência entre Faustino Ferrerira da Silva e o Ministério da Guerra sobre as operações e acontecimentos na vila de Santarém, remonta, solípedes, armas e transportes.
49
Correspondência do duque da Terceira, comandante da Divisão Expedicionária de Setúbal, para Agostinho José Freire dando informações sobre os acontecimentos e operações feitas contra os rebeldes em Setúbal e disciplina.
50
Correspondência do general conde de Saldanha para o Ministério da Guerra sobre operações contra os rebeldes no Porto, solípedes, víveres, delitos, deslocamentos, embarcações, despesas, obras, munições, relação de baionetas pontas para o serviço e relação de oficiais franceses.
51
Correspondência entre o conde de Sadanha e o Ministério da Guerra sobre operações contra os rebeldes no Porto e ordem pública.
52
Correspondência entre o conde de Saldanha e o Ministério da Guerra sobre operações contra os rebeldes na Azambuja, Salvaterra e Santarém, relação da organização do Exército de Operações, delitos, presos, relação das recomendações feitas pelo conde de Saldanha e relação da força dos rebeldes.
53
Correspondência entre o conde de Saldanha e o Ministério da Guerra sobre operações contra os rebeldes, embarcações, víveres, intendência, instruções que deve seguir o general Bento da França comandante da Expedição e relação da Divisão Expedicionária do Exército Libertador do Norte.
54
Ofício do conde de Saldanha para Agostinho José Freire sobre a nomeação do brigadeiro João Nepomuceno de Macedo.
55
Correspondência entre o conde de Saldanha e o Ministério da Guerra sobre a compra de cavalos no Porto e a atribuição de um prémio aos voluntários que passarem para a tropa de linha.
56
Correspondência do governador militar de Lisboa para Agostinho José Freire sobre os acontecimentos e operações em Odemira e o refugio do conde da Taipa.
57
Ofício do comandante de polícia do Porto para Agostinho José Freire sobre o processo do sequestro de João Luís Soceto e Freitas e o jornal Crónica Constitucional do Porto.
58
Ofício de José Baptista da Silva Lopes, comandante geral da Artilharia, para João Ferreira Sarmento dando informações sobre o voluntário e académico Júlio da Silva Sanches.
59
Correspondência do brigadeiro Martinho José Dias Azedo, comandante da força militar nos Açores, para Agostinho José Freire sobre honras militares, ordem pública, víveres e deserções.
60
Ofício do coronel Bacon para o conde de Saldanha sobre a organização do Regimento de Lanceiros da Rainha.
61
Ofício do senhor Bauves para o ministro da Guerra sobre pessoal.
62
Correspondência do coronel Antão Garcês Pinto de Madureira, comandante da força ao sul do Tejo, Setúbal, para Agostinho José Freire sobre armas, recrutamento de pessoal, alimentação, intendência e mapa da artilharia que guarnece a bateria de linha de defesa da vila de setúbal.
63
Correspondência do coronel barão de Soares, comandante do Batalhão Francês em Faro, para o Ministério da Guerra sobre intendência.
64
Ofícios do capitão António Plácido de Azevedo, do Batalhão do Ribatejo, para o Ministério da Guerra sobre os movimentos dos rebeldes em Salvaterra e Benavente.
65
Ofício do tenente-coronel António José da Silva Leão, inspector geral interino do Arsenal do Exército, para Miguel José Martins de Antas sobre o envio de documentação.
66
Ofício do coronel Amorós, da inspecção dos ginásios militares, para o Ministério da Guerra sobre os métodos de ensino da física, gramática e moral em França.
67
Correspondência do comandante das forças do Exército Libertador no Porto para o Ministério da Guerra sobre o bom estado das linhas de defesa do Porto, ordem pública, embarcações, armas, víveres, transportes, operações e saúde.
68
Correspondência do comandante das forças do Exército Libertador no Porto para o Ministério da Guerra sobre vencimentos, deslocamentos, embarcações, operações e guerrilhas.
69
Correspondência do comandante das forças do Exército Libertador no Porto para o Ministério da Guerra sobre munições, pessoal, deslocamentos, disciplina, animais, presos, solípedes, mapas da força dos corpos do Exército Libertador do Norte e mapa dos mortos, feridos e estraviados do Exército Libertador no Norte.
70
Correspondência do tenente-general Tomás Guilherme Stutbs, comandante das forças do Exército Libertador no Norte, para Agostinho José Freire dando informações sobre as operações contra os rebeldes, animais, solípedes, delitos, armas e disciplina.
71
Avisos (minutas) do Ministério da Guerra para o marechal Carlos Frederico de Caula, chefe do Corpo de Engenheiros, informando que devem ser retomados os trabalhos de fortificação da margem esquerda do rio Tejo, perto do castelo de Almada.
72
Ofício do marechal Carlos Frederico de Caula, chefe do Corpo de Engenheiros, para Agostinho José Freire dando notícias sobre as operações e acontecimentos no Algarve.
73
Correspondência do visconde do Cabo de São Vicente para o Ministério da Guerra sobre embarcações, operações e intendência.
74
Correspondência do major-general visconde do Cabo de São Vicente, almirante da Armada, para o Ministério da Guerra dando informações sobre as operações feitas contra os rebeldes, embarcações, solípedes e intendência.
75
Ofícios do major-general visconde do Cabo de São Vicente, almirante da Armada, para Agostinho José Freire sobre embarcações e tomada de providências para a defesa da vila de Aldeia Galega.
76
Ofício de José Gomes da Silva, da Câmara de Vila Nova de Mil Fontes, remetendo autos (cópia) de aclamação e juramento de fidelidade.
221
Caixa n. º 221
222
Caixa n. º 222
223
Caixa n. º 223
224
Caixa n. º 224
225
Caixa n. º 225
(...)
325
Caixa n. º 325
Caixa n. º 220
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa n. º 220
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/1/19/220
Título
Caixa n. º 220
Título paralelo
161429
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
76 documentos.