Plano de classificação

Direcção dos Serviços do Ultramar.

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Direcção dos Serviços do Ultramar.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHM/FO/039

Título

Direcção dos Serviços do Ultramar.

Datas descritivas

1943 - 1961

Dimensão e suporte

192 Cx. (Cx. 564 - 755), ca. 1800 pç.

História administrativa/biográfica/familiar

A Direcção dos Serviços do Ultramar foi criada pelo decreto-lei 38.732 de 28 de Abril de 1952, na dependência do Ministério do Exército, com a missão de reunir todas as actividade relativas às forças do ultramar. Organicamente era dirigida por um director auxiliado por um adjunto e composta por um gabinete, uma 1ª secção relativa ao pessoal, uma 2ª secção relativa ao material, uma repartição de administração e uma secretaria. Em 1959 a Direcção dos Serviços do Ultramar foi extinta através do decreto-lei 42.564 de 7 de Outubro, que reorganizou o Ministério do Exército. Ainda neste ano foi constituída a comissão liquidatária para proceder à transferência dos materiais e arquivos da DSU. O arquivo da DSU foi entregue no Arquivo Geral do Exército em 1960, que o transferiu posteriormente para o Arquivo Histórico Militar.

Âmbito e conteúdo

Fundo constituído pela documentação produzida e recebida pela Direcção dos Serviços do Ultramar no âmbito das suas actividades. Destaque para a documentação do Gabinete nomeadamente estudos e planos de defesa e ordens de operações dos comandos militares ultramarinos; organização dos comandos, das forças terrestres ultramarinas e das unidades expedicionárias a nível de pessoal, material e instalações; informações e relatórios sobre a situação política do ultramar incluíndo questões internacionais; planos, directivas e relatórios de instrução bem como de exercício e manobras. A nível de Pessoal desaque para a mobilização e rendição de tropas, nomeação de pessoal para o ultramar incluíndo oferecimentos , recrutamento, promoções e requerimentos do pessoal em expedição. A documentação da secção de Administração é composta sobretudo por orçamentos e despesas anuais das províncias ultramarinas, fundo de defesa militar do ultramar e vencimentos. A documentação da Secretaria é constituída sobretudo por correspondência expedida, circulares, legislação relativa às províncias ultramarinas e ordens de serviço da DSU.

Sistema de organização

Fundo organizado de acordo com o classificador da DSU e composto por 4 secções:A - Gabinete; B - Pessoal; C - Administração; D - SecretariaAs séries, num total de 74, foram ordenadas cronologicamente e dentro de cada ano , primeiro os processos de carácter geral, depois os relativos à metrópole e, finalmente, os processos de cada província ultramarina de acordo com o classificador original: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Principe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.Plano de classificação da DSU:A - GABINETE:1 - Cartas de Comando e Directivas de Defesa dos Comandos2 - Planos de Defesa e Ordens de Operações3 - Reconhecimentos e Estudos para Defesa4 - Ordem Pública5 - Zonas Militares e de Servidão Militar6 - Orgânica7 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Estudos Gerais8 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Pessoal9 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Material10 - Reorganização das Forças Terrestres Ultramarinas: Obras11 - Serviço de Informações e Relatórios12 - Planos e Directivas de Instrução13 - Relatórios de Instrução14 - Exercícios e Manobras15 - Cifra16 - Conferências e Assuntos Internacionais17 - Relações com Autoridades Militares Estrangeiras18 - Relações com Autoridades Civis19 - Assuntos Indigenas20 - Propaganda Militar21 - Rendição de Tropas e sua Organização22 - Relatórios dos Comandos Militares23 - Inspecções e Relatórios24 - Festas e Comemorações25 - Mobilização26 - Recrutamento (Estudos)27 - Visitas ao Ultramar28 - Serviços29 - Gabinete: DiversosB - PESSOAL:30 - Nomeação e Recondução de Comandantes Militares31 - Nomeação de Pessoal para Cabo Verde32 - Nomeação de Pessoal para a Guiné33 - Nomeação de Pessoal para S. Tomé34 - Nomeação de Pessoal para Angola35 - Nomeação de Pessoal para Moçambique36 - Nomeação de Pessoal para a Índia37 - Nomeação de Pessoal para Macau38 - Nomeação de Pessoal para Timor39 - Oferecimentos para servir no Ultramar40 - Requisições de Passagens e Embarques41 - Pessoal em Comissão Civil42 - Civis Contratados ou prestando Serviço Assalariado43 - Efectivos, Mapas, Registos e Relações de Pessoal44 - Recrutamento Militar45 - Licenciamento no Ultramar (Disponibilidades)46 - Licenças Várias47 - Desastres em Serviço, Hospitalizações, Juntas de Saúde, Incapacidades, Reformas, Falecimentos48 - Assistência a Militares Tuberculosos49 - Justiça, Disciplina e Recompensas50 - Cursos, Concursos, Estágios e Exames51 - Promoções52 - Matrícula53 - Contratos e Readmissões54 - Uniformes, Continências e Honras Militares55 - Pessoal em Expedição: Requerimentos e Pretensões56 - Pessoal: DiversosC - ADMINISTRAÇÃO:57 - Fundo de Defesa Militar do Ultramar (FDMU)58 - Orçamentos59 - Vencimentos e AbonosD - SECRETARIA:60 - Pessoal da DSU em Serviço ou em Trânsito61 - Serviço de Correspondência62 - Correspondência Expedida63 - Correspondência Classificada Expedida64 - Telegramas Expedidos65 - Telegramas da Defesa Nacional para a Índia66 - Telegramas do Ministério do Exército para o Comando Militar de Goa67 - Mensagens Cifradas68 - Livros de Registo de Correspondência Entrada69 - Livros de Registo de Correspondência Classificada Entrada70 - Circulares Recebidas71 - Ordens de Serviço da DSU72 - Legislação e Regulamentos Militares73 - Animal, Material e Viaturas da DSU74 - Secretaria: Diversos