Regimento de Cavalaria 5.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Regimento de Cavalaria 5.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHM/FO/053

Título

Regimento de Cavalaria 5.

Datas descritivas

1908 - 1962

Dimensão e suporte

11 cx.

História administrativa/biográfica/familiar

O regimento de Cavalaria 5, localizado em Aveiro foi criado em 1939 de acordo com as instruções do Decreto 297957 de 24 de Outubro de 1939. Foi extinto em 1967 de acordo com a portaria 22/749 de 24 de Junho de 1967. A unidade actual herdeira do Regimento de Cavalaria 5 é a actual Escola Prática de Cavalaria situada em Santarém. O Regimento de Cavalaria 5 foi herdeiro do Regimento de Cavalaria 8 também localizado em Aveiro.

História custodial e arquivística

O Regimento de Cavalaria 5 foi herdeiro do Regimento de Cavalaria 8.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Fundo constituido pela documentação produzida e recebida pelo Regimento de Cavalaria 5 no decurso das suas actividades. Destaque para a documentação da Secretaria Regimental relacionada com as Escolas Regimentais, nomeadamente as Actas, Relatórios de Posse de Comando, Circulares, Pedidos de informação e informação sobre pessoal, Correspondência sobre pessoal enviada e recebida, Correspondência expedida, Correspondência expedida confidencial, documentação do Grupo de Mobilização, nomeadamente Correspondência Expedida e documentação de Instrução, nomeadamente Correspondência expedida.

Termos de indexação / palavras-chave

Cavalaria; 1908; Escola Prática de Cavalaria; Aveiro; 1962; Regimento de Cavalaria 5; Regimento de Cavalaria 8

Sistema de organização

Fundo organizado em 3 secções:S - Secretaria Regimental; GM - Grupo de Mobilização; I - Instrução.As séries num total de 9 foram ordenadas cronologicamente, existindo 2 sub-séries:1. Actas das Escolas Regimentais2. Relatórios de Posse de Comando3. Circulares4. Pedidos de informação e informação sobre pessoal5. Correspondência sobre pessoal enviada e recebida6. Correspondência expedida Correspondência expedida confidencial7. Correspondência recebidade de entidades civis e militares8. Correspondência expedida Correspondência recebida confidencial9. Correspondência expedida.