Quartel-general da Região Militar de Moçambique.

Ações disponíveis

Ações disponíveis ao leitor

Consultar no telemóvel

Código QR do registo

Partilhar

 

Quartel-general da Região Militar de Moçambique.

Detalhes do registo

Nível de descrição

Fundo   Fundo

Código de referência

PT/AHM/FO/063

Tipo de título

Formal

Título

Quartel-general da Região Militar de Moçambique.

Datas de produção

1952  a  1975 

Dimensão e suporte

70 caixas com 918 processos datilografados, manuscritos e impressos, papel (Cxs. 924 a 994), com alguns croquis e positivos fotográficos.

Extensões

70 Caixas

Entidade detentora

Arquivo Histórico Militar

História administrativa/biográfica/familiar

A Região Militar de Moçambique, integrada na organização territorial do Exército, estava sob o comando de um oficial general e destinava-se a tornar mais fácil a coordenação e execução dos assuntos relativos à instrução, disciplina, mobilização e desmobilização das forças militares da província. Tinha sede em Lourenço Marques e inicialmente encontrava-se dividida em 3 comandos territoriais, a saber: Comando Territorial do Norte com sede em Nampula, Comando Territorial do Centro com sede na Beira e Comando Territorial do Sul com sede em Lourenço Marques. O comandante da Região Militar dependia do ministro do Exército, por intermédio do chefe do Estado-Maior do Exército, para efeitos de preparação, mobilização e disciplina dos elementos do seu comando. Foi extinta em 1975, de acordo com o relatório de comando sobre a extinção da RMM (63/39/994/2).

História custodial e arquivística

Fundo transferido para o Arquivo Histórico Militar pelo Arquivo Geral do Exército.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Transferência.

Âmbito e conteúdo

Fundo constituído por processos da 3.ª Repartição do QG/RMM relativa às operações, nomeadamente relatórios de operações e de informações, diretivas operacionais, estatísticas, estudos de situação, planos de defesa e de segurança, reconhecimentos, planos de atividade operacional, relatórios de ação psicológica e de posse de comando, quadros orgânicos, atas do Conselho de Defesa da província de Moçambique e processos individuais de falecimento de militares trasladados para Lisboa; e por relatórios de informação da 2.ª Repartição do QG/RMM.

Sistema de organização

Fundo constituído por 2 secções, relativas à 3ª e 2ª Repartições do QG/RMM, com um total de 39 séries ordenadas cronologicamente ou por nº de ordem original dos processos. SC. A - 3.ª Repartição: OperaçõesSR. 1 - Organização da 3ª Repartição/QGSSR. 1 - AgendasSR. 2 - Diretivas e memoradosSR. 3 - Planos e ordens de operaçõesSR. 4 - Planos de atividade operacionalSR. 5 - Planos de defesa de aquartelamentoSR. 6 - Defesa de Cabora BassaSR. 7 - Estudos de situação (manobra e emprego de forças especiais)SR. 8 - Sitreps circunstanciadosSR. 9 - Rasitrp: atividade aéreaSR. 10 - Relatórios de açãoSR. 11 - Atividade operacionalSR. 12 - Relatórios do Serviço de InformaçõesSR. 13 - Relatórios especiais de informação e estudos de situação operacionalSR. 14 - Relatórios de Notícia e RimedSR. 15 - Relatórios de ação psicológicaSR. 16 - Guardas, Escoltas e rondas: estradas e itineráriosSR. 17 - Defesa de Caminhos-de-ferroSR. 18 - Operações: dados estatísticosSR. 19 - Experiência de todos para todosSR. 20 - Cães de guerraSR. 21 - Apreensão de material de guerraSR. 22 - Manobra e emprego da Engenharia, Artilharia e TransmissõesSR. 23 - Organização militarSR. 24 - Quadros orgânicosSR. 25 - NEP´sSR. 26 - InstruçãoSR. 27 - Emprego de meiosSR. 28 - Apoio aéreoSR. 29 - Reuniões de comandosSR. 30 - VisitasSR. 31 - Relações com os países limítrofesSR. 32 - Atas do Conselho de Defesa da ProvínciaSR. 33 - Atas da CDCDSR. 34 - Obras e instalaçõesSR. 35 - Administração e logísticaSR. 36 - Processos individuais fúnebres.Sc. B - 2.ª Repartição: InformaçõesSR. 37 - SupintrepsSR. 38 - Relatórios de informaçãoSR. 39 - Pós 25 de abril

Condições de acesso

Restrições resultantes da lei geral.

Características físicas e requisitos técnicos

Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.

Unidades de descrição relacionadas

Ver os fundos da Repartição do Gabinete do Ministro (AHM/FO/6), da Repartição do Gabinete do CEME (AHM/FO/7) e da Direção dos Serviços do Ultramar (AHM/FO/39).

Notas de publicação

Referência bibliográficaAfonso, Aniceto e Gomes, Carlos de Matos - “Guerra Colonial.....Afonso, Aniceto e Martelo, David - “Organização do Exército”. In: Dicionário de História Militar. Porto, Figueirinhas, 1999.Martelo, David - “A espada de dois gumes. As Forças Armadas do Estado Novo (1926 - 1974)”. Col. Estudos e Documentos. Mem Martins, P. Europa-América, 1999.Rosas, Fernando e Brito, J., M. Brandão de, dir.- Dicionário de História do Estado Novo. Venda Nova, Bertrand ed., 1996.Barreto, António e Mónica, M. Filomena, coord. - Dicionário de História de Portugal (suplemento)., Porto, Figueirinhas, 1999.