Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
1
Requerimentos de António Pessoa de Amorim e Rosa Jacinta de Carvalho e Veiga, proprietários de fábricas de máquinas e tecidos de lã na Covilhã, solicitando isenção de recrutamento para os seus operários.
2
"Regulação que se propõe a fim de se praticar o que dispõe o 18º artigo do Regulamento de 21 de Fevereiro de 1816, do Arsenal Real do Exército" (cópia).
3
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa ao pedido de Joaquim José Gomes, antigo oficial da oficina de Lavrantes, de novo ingresso na mesma, apesar de ter excedido a licença que lhe foi dada.
4
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz, relativo aos preços de portavozes ou buzinas para as fortalezas marítimas.
5
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a Jorge Brown, comandante do Regimento de Infantaria nº 3, relativo a um sinete de latão, pertença do Regimento, a ser de novo reformado.
6
Ofício assinado por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, respeitante ao valor de duas silhas de couro da oficina de correiros do Arsenal.
7
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Luís Dias Pereira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa ao requerimento de Gregório de Barros, antigo oficial da oficina de carpintaria de obra branca, no qual solicita uma diária enquanto for vivo.
8
"Mapas demonstrativos dos nome dos vogais da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército que assistiram às sessões entre 12 de Abril e 19 de Dezembro de 1818", assinados por Jerónimo José Nunes e Filipe Joaquim da Costa Almeida.
9
Relação sobre o "Orçamento do que aproximadamente importa o fardamento de uma praça de qualquer Corpo de Infantaria, Caçadores, Artilharia e Artífices Engenheiros".
10
Ofício assinado por Francisco José Martins e dirigido ao conde de Sampaio instruindo a Junta dos Oficiais do Arsenal Real do Exército a formalizar uma relação de todos os artigos necessários para o desempenho da sua comissão.
11
Relações respeitantes à comparação dos preços dados pelos artífices do Arsenal Real do Exército sobre barretinas, clavinas, pistolas, bandoleiras, bodriés e pastas, selins à Hussard, selins à inglesa e espadas, para soldados de Cavalaria.
12
Consultas assinadas por Manuel Ribeiro de Araújo, Joaquim Zeferino Teixeira e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativas à aquisição, manufactura e distribuição de material.
13
"Relação dos oficiais e oficiais inferiores que têm exercício no Trem do Ouro do Porto, os quais recebem seus soldos mensalmente", assinada pelo capitão Miguel José Pinto Castelinho, director.
14
"Relação dos oficiais do Trem de Estremoz e seus vencimentos por mês", assinada pelo sargento-mor de Artilharia Francisco José Marques Pervel, director.
15
"Relação dos soldos que vencem os oficiais e oficiais inferiores com exercício no Trem da Praça de Elvas", assinada pelo tenente-coronel Joaquim José de Alcântara, director.
16
"Relação do vencimento mensal que têm os oficiais e sargentos do Trem Real da Província do Minho, sendo 2/3 em papel moeda e 1 em metal, referida ao 1º de Janeiro e 1º de Julho de 1818", assinada pelo major Manuel António Mourão, director.
17
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Luis Dias Pereira, entre outros, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o estabelecimento de um depósito em Penaguião.
18
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa ao número de indivíduos efectivos e adidos nas oficinas do Arsenal Real do Exército.
19
Ofício dirigido pelo marechal-general marquês de Campo Maior a a D.Miguel Pereira Forjaz, respeitante a pano fabricado na Fábrica de Mantas e utilizado na manufactura de capotes.
20
Informação (cópia) assinada por José Barbosa de Amorim, tecendo observações sobre o requerimento de Francisco Baguer, mestre fabricante de meias, em que solicita autorização para estabelecer uma Fábrica de Sedas Largas.
21
Requerimento dos moradores da vila e termo de Pedrogão Grande, pedindo que sejam dispensados de concorrer semanalmente com dois carros ao serviço das Reais Ferrarias da Foz de Alge.
22
Requerimento de Francisco António dos Santos, ex-director da Real Fábrica do Papel de Alenquer, relativo a despesas feitas com os edifícios e máquinas da Real Fábrica, quando esta foi estabelecida por decreto de 15 de Julho de 1802.
23
Requerimento de Rosa Jacinta de Carvalho Veiga, viúva de José Mendes Veiga, proprietária da Fábrica de Tecidos de Lã da Covilhã, solicitando isenção de recrutamento para os empregados da Fábrica.
24
Requerimento do capitão José Pedro da Silva Vasconcelos, proprietário da Fábrica de Curtumes de Sola de Estremoz, solicitando que seja concedida baixa a Amaro Fernandes Pereira, sargento de milícias, filho do mestre da Fábrica.
25
Consulta da Real Junta do Comércio sobre a isenção do recrutamento solicitada por João Diogo Stephens, proprietário da Fábrica de Vidros da Marinha Grande, para os empregados da Fábrica.
26
"Relação dos artigos de armamento e correame que existe no Arsenal Real do Exército e dos que convirá aprontar para se completar os Corpos da 1ª e 2ª Linhas do Exército ", assinada pelo coronel Bridges.
27
Relações respeitantes à "Avaliação dos artigos de que se compõe o armamento e correame, arreios e equipagem de homens e de cavalos pertencente à Cavalaria, segundo as avaliações feitas no Arsenal Real do Exército", assinada por Manuel Ribeiro de Araújo.
28
Consultas assinadas por Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim Zeferino Teixeira, da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, declarando que as luvas que baixaram à Junta com a Portaria de 14 de Novembro de 1821 são próprias para uso dos Corpos de Cavalaria, com indicação dos preços e duração.
29
"Notas do que é necessário saber-se a respeito do fabrico da pólvora na Real Fábrica da Pólvora de Barcarena" (minuta).
30
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo a D. Miguel Pereira Forjaz sobre a participação de um incêndio ocorrido na Fábrica de Vidros do Cais do Tojo.
31
Requerimento dos operários da Real Fábrica do Assento, solicitando o pagamento de vencimentos em atraso.
32
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa à falta de embarcações para o transporte de artigos destinados a Cabo Verde.
33
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, respeitante ao número de indivíduos efectivos e adidos nas oficinas do Arsenal do Exército.
34
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de Manuel José Lobo, escrivão do Trem e Praça de Faro, solicitando que o soltem do calabouço daquela Praça, dado não ter cometido a falta pela qual foi preso.
35
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre os operários dos ofícios de espingardeiros, ferreiros e serralheiros que vão servir voluntariamente na Capitania de Pernambuco.
36
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de Josefa Rosa, viúva, mãe de José Lino, do Regimento de Infantaria nº 1, solicitando o pagamento da quantia já liquidada de fardamentos devidos ao seu filho.
37
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o armamento existente no Arsenal Real do Exército.
38
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Duarte José Fava, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de Brígida Teresa de Almeida, solicitando a admissão de seu filho, José Caetano de Oliveira da Cruz, como aprendiz na oficina de abridores do Arsenal Real do Exército.
39
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Luis Dias Pereira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o requerimento de José Joaquim Real, almoxarife das Fortalezas da Barra de Lisboa, apresentando queixa contra a Tesouraria pore esta não aceitar a nomeação por si feita do fiel Henrique José Lucas.
40
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araújo e Joaquim Zeferino Teixeira, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, relativa à suposição de que alguns móveis e artigos leiloados pertencentes a Cláudio Joaquim de Mendonça, falecido apontador da Oficina de Espingardeiros, pertençam ao Arsenal Real do Exército.
41
"Relação dos oficiais e oficiais inferiores que têm exercício no Trem do Ouro do Porto, os quais recebem seus soldos mensalmente", assinada pelo capitão Miguel José Pinto Castelinho, director .
42
"Relação dos oficiais do Trem de Estremoz e seus vencimentos por mês", assinada pelo sargento-mor de Artilharia Francisco José Marques Pervel, director.
43
"Relação dos soldos que vencem os oficiais e oficiais inferiores com exercício no Trem da Praça de Elvas", assinada pelo tenente-coronel Joaquim José de Alcântara, director.
44
"Certidão da resolução em consulta da Real Junta do Comércio expendida por Sua Majestade".
45
Correspondência entre D.Miguel Pereira Forjaz, tenente-general José António da Rosa e Francisco de Paula Leite sobre as averiguações feitas para se localizarem peças de Marinha que se fundiram no reinado de D.Maria I.
46
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz sobre o conserto de bombas da Casa Real e manufactura das missulas pertencentes à Real Basílica de Mafra.
47
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz, sobre o desembarque de géneros de guerra.
48
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, dirigido a D. Miguel Pereira Forjaz sobre a possibilidade de alguns artífices do Arsenal irem para a capitania de Pernambuco.
49
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz sobre um incêndio ocorrido nas proximidades do Arsenal, em cuja extinção se distinguiu a companhia de artífices.
50
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz, dando conhecimento de selins prontos para seguirem para o Pará.
51
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz sobre as ferramentas necessárias para obras na Ericeira.
52
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D.Miguel Pereira Forjaz sobre o fornecimento de artigos de guerra ao Arsenal Real da Marinha para armar o bergantim Tejo.
53
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz sobre o estado do Cofre da Pólvora e dívidas a este.
54
Ofícios dirigidos por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz sobre a entrada e saída de pólvora e cartuchame nos Régios Depósitos.
55
Ofício dirigido por Manuel Ribeiro de Araújo,do Arsenal Real do Exército, a D.Miguel Pereira Forjaz sobre peças de bronze a ceder ao Arsenal da Marinha para armar um navio.
56
Ofício dirigido por Joaquim Zeferino Teixeira, do Arsenal Real do Exército, a D. Miguel Pereira Forjaz sobre os preços de diversos artigos de fardamento.
57
Parecer dos mestres do Arsenal Real do Exército sobre o tempo de duração dos artigos de Cavalaria por eles tratados.
58
"Mapas demonstrativos dos nomes dos vogais da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército que assistiram às sessões da Real Junta nas semanas findas entre 26 de Dezembro de 1818 e 27 de Novembro de 1819", assinados por Filipe Joaquim da Costa Almeida, entre outros.
59
Ofícios dirigidos por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, a Agostinho José Freire e Henrique José Torcato Pinheiro sobre a data de conclusão das avaliações dos artigos de armamento e correame dos Corpos do Exército.
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 20
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 20
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/20
Título
Caixa nº 20