Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
13
Estabelecimentos Fabris.
01
Caixa nº 1
(...)
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
1
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para o brigadeiro inspector que serve de Intendente do Arsenal do Exército, dando instruções para ser recebida sem demora, a oferta de panos manufacturados na fábrica de Portalegre, feita pelo bacharel Joaquim Sanches e Irmãos.
2
Portaria (cópia) assinada por Manuel Inácio Martins Pamplona, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, sobre um orçamento.
3
Ofício de Manuel Ribeiro de Araújo, dirigido a João da Mata Chapuzet, remetendo a relação da artilharia de bronze e solicitando os necessários exames a fazer sobre o estado das peças que estão fora de serviço.
4
Ofícios de Manuel Ribeiro de Araújo, dirigidos a João da Mata Chapuzet, com o envio da relação de artigos médicos destinados às Brigadas de Artilharia.
5
Ofício de Manuel Ribeiro de Araujo, dirigido a João da Mata Chapuzet, com a requisição de cobertores.
6
Ofício de Manuel Ribeiro de Araujo, dirigido a Manuel de Brito Mouzinho, com a conta dos artigos de fardamento e fardeta que se ficaram a dever a dois 2º tenentes de Artilharia.
7
Ofício de Manuel Ribeiro de Araujo, dirigido a Manuel de Brito Mouzinho, com informação da remessa de caixas de guerra de madeira novas e caixas de latão consertadas.
8
Ofícios de Manuel Ribeiro de Araujo, dirigidos a Manuel de Brito Mouzinho, remetendo 4 reparos de artilharia, para a Praça de Sines e reforma de uma cautela pelo comandante do Batalhão de Caçadores 7.
9
Correspondência assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, dirigida a Manuel de Brito Mouzinho, com a conta dos capotes de infantaria, existentes no Arsenal Real do Exército.
10
Ofícios assinados por Manuel Ribeiro de Araújo, dirigidos a Manuel de Brito Mouzinho, descrevendo a nova forma que legaliza o fardamento e cartuxame.
11
Correspondência assinada por Manuel Ribeiro de Araújo, do Arsenal Real do Exército, dirigida a João da Mata Chapuzet, com os ofícios e cópias de portarias referentes à distribuição de diversos artigos militares.
12
Plano para a reforma dos Arsenais Nacionais do Exército, apresentado ao Soberano Congresso em Cortes, pelo tenente de Cavalaria Joaquim José da Silva Madeira.
13
Portaria assinada por Cândido José Xavier, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, informando sobre os tratamentos dos soldados das companhias de artífices do Arsenal, no Hospital Regimental de Artilharia 1.
14
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada por Cândido José Xavier, relembrando o desamparo de uma família, distribuindo-lhe obras de costura com o fim de a ajudar.
15
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada por António Teixeira Rebelo, sobre as contas a publicar no Diário do Governo.
16
Aviso assinado por Inácio da Costa Quintela, sobre as festividades devido ao regresso de Sua Majestade.
17
Aviso assinado por António Teixeira Rebelo, participando que o Rei o nomeou ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra por Decreto de 4 de Julho de 1821.
18
Aviso assinado por António Teixeira Rebelo, dirigido à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, incluindo a Portaria de 28 de Junho de 1821, sobre relações de quaisquer pensões e ordinárias.
19
Aviso da Regência do Reino, assinado por António Teixeira Rebelo, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre assuntos financeiros.
20
Aviso da Regência do Reino assinado por António Teixeira Rebelo, com a nomeação do desembargador Luís José de Moraes Carvalho, proprietário do lugar de Procurador Fiscal da Junta.
21
Aviso da regência do Reino assinado por António Teixeira Rebelo, enviando o requerimento de Manuel Jesus da Costa, em que se oferece para construir uma máquina, com a qual se pode tirar de qualquer cabôco ou dique, 60 pipas de água por hora.
22
Consulta sobre o requerimento dum mestre serralheiro do Trem de Elvas, Joaquim José de Santa Ana, pedindo que se lhe abonem diáriamente os vencimentos que recebe nos dias de trabalho, documento assinado por António Teixeira de Rebelo.
23
Aviso da Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, assinado por Simeão Gomes da Fonseca, dirigida ao ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha, sobre a necessidade de fazer transportar os artífices Prussianos e as suas famílias.
24
Ofício assinado por Alexandre António Vandelli, para o brigadeiro Duarte José Fava, com uma comunicação relativa a grades para o Ministério do Exército, balas e granadas para o Arsenal do Exército.
25
Requerimento para a Real Fábrica das Mantas, assinado por Custódio Manuel da Cruz.
26
Ofício da Real Fábrica das Mantas, dirigido a Manuel de Brito Mouzinho, com uma comunicação sobre cobertores que devem ser colocados debaixo dos selins.
27
Ofício (cópia) dirigido a António Teixeira Rebelo, com informações da Real Fábrica das Mantas sobre a distribuição de cobertores do Batalhão de Caçadores 6.
28
Correspondência entre a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra assinada por Cândido José Xavier.
29
Correspondência entre a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada por Manuel Ribeiro de Araujo, António José da Costa Neves e Joaquim José Monteiro.
30
Correspondência entre a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e Junta da Fazenda do Arsenal do Exército assinada por Manuel Ribeiro de Araujo, Luis José de Moraes Carvalho, Cristovão Teixeira Alvares e Candido José Xavier.
31
Correspondência entre Manuel Ribeiro de Araujo e Manuel de Brito Mouzinho, com 1 ofício e uma relação com os artigos que os Batalhões da Legião Nacional Lusitana entregaram no Arsenal Real do Exército e referências ao primeiro Batalhão, ao segundo Batalhão e à Artilharia.
32
Despacho da Junta da Fazenda Nacional, assinado por Francisco de Assiz e Cruz, sobre o mestre Prussiano Emanuel Kratz.
33
Correspondência entre a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por José da Silva Carvalho.
34
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por José da Silva, com instruções para o fornecimento de uma carteira de ferros comuns ao Hospital Regimental de Caçadores.
35
Portarias da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta do Arsenal do Exército, assinadas por José da Silva Carvalho, sobre dois requerimentos de negociantes.
36
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por José da Silva Carvalho, sobre o empréstimo de estandartes velhos de Cavalaria Volante, para festejarem o memorável dia do juramento da Constituição.
37
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por José da Silva Carvalho, com apontamentos de artigos para o altar de campanha do Regimento de Infantaria 8.
38
Portarias da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinadas por Cândido José Xavier e José da Silva Carvalho, para que sejam fornecidos os objectos requeridos pelo Capelão dos Hospitais no Convento de São Francisco.
39
Portaria de José da Silva Carvalho, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre o aumento da consignação para pagamento dos fornecimentos feitos pelo contratador José Pereira Pessoa.
40
Portaria de José da Silva Carvalho, dirigido à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, autorizando o comissário Bernardo António Gomes, a lançar em conta a despesa que ele e o moço do armazém, sito em Vila Nova de Gaia, fizeram na passagem da ponte que conduz à cidade do Porto.
41
Portarias assinadas por Cândido José Xavier, dirigidas à Fazenda do Arsenal do Exército sobre os artigos que os Corpos da Guarda da Polícia de Lisboa, precisam receber.
42
Portarias (cópias) assinadas por Cândido José Xavier, dirigidas à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, com referência à queixa da demora que tem havido na descarga de vários artigos que foram entregues no Arsenal.
43
Portaria assinada por José da Silva Carvalho, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, com referência aos objectos a prontificar no Arsenal, para serem entregues à Academia de Fortificação Artilharia e Desenho.
44
Portarias assinadas por José da Silva Carvalho e Cândido José Xavier, dirigidas à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, sobre um requerimento do negociante João Paulo Cordeiro que pretende vender espingardas ao Arsenal.
45
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, para que sejam dadas ordens no sentido de serem trocados o carro de mato e os arreios da parelha, empregues no Colégio Militar de Nossa Senhora da Luz do Arsenal.
46
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, solicitando o envio dos balanços do Cofre da Pólvora, com regularidade para o Tesouro Público.
47
Portaria assinada por Candido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, solicitando o empréstimo de 3 barracões ao Regimento de Infantaria 16, para a festa dos oficiais.
48
Portaria dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por Cândido José Xavier, comunicando que se recebam notas de Banco de Lisboa quando estas se ofereçam em pagamento.
49
Portarias dirigidas à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinadas por José da Silva Carvalho, Manuel Gonçalves de Miranda e Candido José Xavier, com as relações dos artigos a fornecer às companhias provisórias que vão para as ilhas do Príncipe, São Tomé, Cabo Verde e Angola.
50
Portaria dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinado por Cândido José Xavier, dando instruções para que sejam reduzidas as despesas, uma vez que não se pode contar com consignação de mais de trinta contos de reis.
51
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, com o envio da lista com os nomes dos requerentes ao lugar de administrador das carvoarias, para a fábrica da pólvora no sítio das Ribas.
52
Avisos da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinados por José da Silva Carvalho, comunicando à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, que foram expedidas as ordens necessárias ao comandante do Batalhão de Caçadores 3, para mandar entregar na repartição do mesmo Arsenal as caixas de cirurgia e de botica.
53
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, onde manda entregar as cruzes de condecorações do Batalhão de Caçadores 3.
54
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, solicitando ordem para se fazerem dois alvos para exercícios do Regimento de Artilharia 4, no Trem da Cidade do Porto.
55
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, dando instruções no sentido de serem enviadas dez peças de calibre 18 ou 24 e munições, para os castelos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.
56
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, com a relação dos artigos de fardamento que o Arsenal do Exército, deve fornecer ao corpo telegráfico.
57
Portaria assinada por José da Silva Carvalho, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, reclamando as demoras no envio de orçamentos.
58
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, remetendo o requerimento de Manuel de Almeida, com o pedido do lugar vago de apontador nos fortes da Cruz de Pedra e Santa Apolónia.
59
Portarias assinadas por Cândido José Xavier, dirigidas à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, com as doações de água inglesa aos Hospitais Regimentais.
60
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, remetendo a relação dos artigos que precisam receber as Brigadas de Artilharia Volante e artigos que as mesmas Brigadas devem entregar no Arsenal.
61
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, com determinação inerente à hora de chegada e desconto de faltas dos oficiais da contadoria do Arsenal.
62
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para se fazer a entrega ao almoxarife do Arsenal da Marinha, de 100 tigelinhas de sinais, que são necessárias aos navios de transporte na expedição à Baía.
63
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, no sentido de se fazer a entrega à disposição do marquês Mordomo-Mor de uma barraca de campanha.
64
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, com ordem de se fazer recolher ao Arsenal espingardas e terçados que existem na ilha de São Baptista da Berlenga.
65
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, com ordens para que seja entregue a pólvora necessária, para as salvas no dia da celebração da Função do Corpo de Deus.
66
Portaria assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, para se contemplar uma viúva distribuindo-lhe trabalho de costura.
67
Relações dos preços porque ficam à Real Fazenda, os artigos de armamento, fardamento e fardeta, equipagem de soldados, arreios, equipagem de cavalos e munições.
68
Consulta assinada por Manuel Ribeiro de Araujo, com requrerimentos de concorrentes ao ofício de almoxarife da fábrica da pólvora.
69
Consulta sobre o fornecimento de cobertores, para a cavalaria da fábrica do Campo Pequeno, que pretende fazer o arrendatário da mesma Diogo José Victor de Santa Ana, assinada por José da Silva Carvalho.
70
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por Cândido José Xavier, sobre a exposição de Carlos Scott que se propõe mandar vir de Inglaterra espingardas e pistolas para uso no exército.
71
Consultas da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinadas por Manuel Ribeiro de Araujo, dirigidas ao brigadeiro Duarte José Fava, com 1 mapa de armamento existente no Arsenal Nacional e Real do Exército, no qual se demonstra o que se acha pronto para conserto, ou reprovado e inútil.
72
Portarias (cópias), da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinadas por Manuel Gonçalves de Miranda e João da Silva Carvalho, autorizando as ordens necessárias para o pagamento às praças que foram na expedição a África, e as importâncias dos vencimentos de fardamentos que lhes forem devidas.
73
Ofícios para o Ministro e Secretário de Estado dos Negócios de Estado Manuel Gonçalves de Miranda, assinados por Joaquim José Dias, com o envio dos balanços do Cofre Geral da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
74
Portaria (cópia) do Ministério da Guerra, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por Cândido José Xavier, comunicando que seja regularizada a situação de António Beloni, soldado do Regimento de Infantaria 13, afim de que o mesmo possa retirar-se para o seu País.
75
Portaria (cópia) do Ministério da Guerra, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, remetendo o requerimento de José Francisco Borges, soldado que ficou aleijado em serviço e que pede um lugar de contínuo no Arsenal.
76
Portarias do Ministério da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal, assinadas por José da Silva Carvalho, comunicando o envio de fardamentos e fardetas para a praça de Abrantes.
77
Portaria (cópia) do Ministério da Guerra, para o contador do Arsenal do Exército, assinado por Cândido José Xavier, comunicando que sejam entregues imediatamente a João Lourenço de Andrade, trinta reposteiros de carros.
78
Portarias e ofícios (cópias) do Ministério da Guerra para Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, comunicando que através de um comissário na praça de Abrantes se proceda à distribuição de artigos de fardamento e fardeta, para as companhias de veteranos da Beira Baixa, assinadas por José da Silva Carvalho e Cândido José Xavier.
79
Consulta feita por José Vicente Lobo Sardinha, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, sobre as providências a respeito do fornecimento de fardamento e fardetas com o parecer da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por Manuel Ribeiro de Araujo.
80
Consulta dirigida a Joaquim Zeferino Teixeira e Duarte José Fava, assinada por Cristovão Teixeira Alvares, com o mapa que demonstra os artigos que existem prontos pertencentes à fardeta dos corpos do Exército do ano 1819 e os que faltam para o completar.
81
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, dirigida à Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por Cândido José Xavier, comunicando que se acham carregados os 3 iates destinados ao Porto com fardamento.
82
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por Cândido José Xavier, com instruções no sentido de ser fornecido à Torre do Registo de S. Vicente de Belém os artigos constantes num anexo.
83
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda, assinada por Cândido José Xavier, com a relação dos artigos de fardamento que deve receber o Regimento de Cavalaria 8, por conta do vencimento do biénio 1821-1822.
84
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por Cândido José Xavier, sobre um requerimento em que José Rodrigues pede para lhe comprarem uma partida de pano da terra própria para fardamento do exército.
85
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por Cândido José Xavier, informando sobre o requerimento de Pilaer e Vanwinghens os quais desejam vender 120 espingardas com baionetas e bainhas.
86
Portaria (cópia) da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por Cândido José Xavier, para apresentar às Cortes um balanço especificado da receita e despesa do Arsenal dos anos 1820 e 1821.
87
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada por Cândido José Xavier, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, informando sobre o abono de faltas dos oficiais da Fazenda e empregados na Contadoria.
88
Portaria (cópia) do Tesouro Público para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por José Ignácio da Costa informando sobre a verba e manufactura das cruzes de condecoração da companhia da última Guerra, para serem distribuídas às praças dos corpos do Exército.
89
Portaria (cópia) da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda, assinada por Cândido José Xavier, com instruções no sentido de não se preencherem os lugares que venham a vagar, sem que haja absoluta e reconhecida necessidade.
90
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, para o Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, assinada pelo tenente coronel Martinho José Dias Azedo, referente à admissão no Arsenal de alunos da Casa Pia Nacional ou Colégio Constitucional de Artistas, para aprenderem ofícios.
91
Portarias da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinadas por José da Silva Carvalho, informando sobre o requerimento do negociante que se propõe vender ao Arsenal 20.000 espingardas e as respectivas condições de pagamento.
92
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por José da Silva Carvalho, desejando saber o motivo pelo qual a Junta deixou de abonar as pensões às viúvas e orfãs tencionárias do Arsenal.
93
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército assinada por José da Silva Carvalho, dando ordens para que o Trem da província do Minho que actualmente se encontra na praça de Valença, seja transferido para o castelo de Viana, onde teve o seu primeiro estabelecimento.
94
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por José da Silva Carvalho, comunicando que seja entregue uma caixa de instrumentos cirurgicos que acompanhou o 1º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria 15.
95
Portarias da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinadas por José da Silva Carvalho, dando ordens para o fornecimento de pernas de pau a um sargento e a um soldado que ficaram inválidos.
96
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, assinada por José da Silva Carvalho, com ordens para o comandante do Regimento de Infantaria 2, entregar no depósito de Faro, uma oficina de espingardeiros pertencente ao batalhão do mesmo regimento que regressou de Pernambuco.
97
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, dirigida à Junta da Fazenda do Arsenal do Exército, assinada por José da Silva Carvalho, remetendo o requerimento de Maria Benedita, onde esta pede para se continuar a fazer na sua fábrica a construção de fundas para uso nos hospitais.
98
Portaria assinada por José da Silva Carvalho, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, comunicando que devem ser enviados os contratos pelos quais foram engajados a vir ao Reino os mestres e fabricantes de armas.
99
Portarias assinadas por José da Silva Carvalho, da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, solicitando o envio do orçamento de receitas e despesas do futuro ano.
100
Portaria da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, assinada por José da Silva Carvalho, para a Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, solicitando qua a referida Junta envie uma relação circunstanciada de todos os empregados militares e civis dos diversos Trens do Reino.
Mostrar mais
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
(...)
55
Caixa nº 55
Caixa nº 23
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 23
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/13/23
Título
Caixa nº 23