Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
1
"Relação dos trastes que se fizeram para as acomodações dos Paços de Vila Viçosa".
2
Requerimento de D. Bento de Santo António Vieira, abade geral da Congregação de São Bento, para Sua Magestade, a solicitar que seja reconsiderada a ordem de evacuação do edifício da congregação em Coimbra, onde tem um colégio, para nele ser instalado um hospital militar.
3
Ofício, ordenado pelo principal Sousa, para a secretaria da Guerra, sobre o requerimento, incluso, dos proprietários dos pinhais da Vila de Samora Correia, para Sua Altesa Real, de se previdenciar o tratamento de mato rasteiro, depois do abate das árvores, contra o perigo de incêndio.
4
Requerimento do reitor geral da Congregação de São João Evangelista, para Sua Alteza Real, sobre a remoção do hospital militar sediado no Convento do Beato António.
5
Requerimento dos pais, esposas e filhos dos oficiais inferiores e soldados do Regimento de Infantaria 3, da Vila de Estremoz, para Sua Magestade, sobre o pedido para que o regimento não seja transferido para a cidade de Guimarães.
6
Requerimento do reitor geral da Congregação de São João Evangelista, para Sua Magestade, sobre o pedido de saída do Batalhão de Caçadores 11, sediado no seu Convento de Vila da Feira.
7
Requerimento da abadessa do Mosteiro de Vila Pouca da Beira, dirigido ao marechal-general, a pedir que não sejam utilizadas as casas vizinhas pertencentes ao mosteiro e ocupadas pelos comissários e cirurgiões das tropas britânicas, como parte do hospital militar e fossem rápidamente devolvidas.
8
Requerimento da soror Maria Clara de Santa Gestrudes, abadessa do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição dos Mártires, em Sacavem, para Sua Majestade, sobre o pedido, por esmola, do fornecimento anual de uma barca de lenha do pinhal da Azambuja.
9
Requerimento do inspector-geral, para secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o aviso para que seja autorizado a aplicação dos dinheiros resultantes das licenças dos soldados, na construção de estradas, para adiantamento das obras.
10
"Observações sobre os projectados aquartelamentos das tropas da 2ª Divisão do Exército", enviado para D. Miguel Pereira Forjaz.
11
Processo, constituido por minutas de cálculo, nivelamentos e reflexões, sobre o projecto do canal de navegação e de rega, formado pelas águas do rio Sorraia, a norte da província do Alentejo, por Vallaré.
12
"Nota ao ofício do Sr. marechal", sobre as obras a cargo dos directores das Obras e Quartéis, destinadas ao acantonamento das tropas regressadas de Toulose e de Bordeaux, em França.
13
Relação com cálculo de verbas mensais em "aplicações para obras de quartéis e fortalezas", pela Tesouraria Geral da Corte para as de Setúbal e Lisboa, da Tesouraria Geral do Alentejo para as de Évora e da Tesouraria Geral do Norte para Almeida e Viana..
14
"Planta dos Quartéis da Cortina da Cruz e alojamento do Regimento de Infantaria 23, em Almeida", com propostas de alterações, assinado por E. Furtado..
15
Representação, assinada pelo governo e nobreza de Aveiro, para a Rainha, sobre o pedido, pela segunda vez, para aí se instalar um regimento de cavalaria.
16
Plantas do Convento das Beatas, na cidade de Aveiro, nos planos para quarteis.
17
Minuta sobre a ordem do Rei para que sejam concluidas as obras da Casa de Águas dos Chafarizes da Cidade.
18
"Planta da entrada do cais do Tojo à Boavista, compreendida entre a Travessa da Esperança e o Chafariz do Cais do Tojo", na cidade de Lisboa.
19
Orçamento das despesas previstas para remediar a boca do "Dezembório" das obras de Santa Engrácia, em Lisboa, assinada por Francisco José da Cunha.
20
Ofício de Martinho José Dias Azevedo, para José Bento de Sousa Fava, sobre a mudança da secretaria de Estado da Guerra para o edifício do Terreiro do Paço.
21
Relatório, com memória descritiva, de Joseph Therese Michelotty, para António de Araujo e Azevedo, sobre as obras a fazer em Oeiras, relativas a um projecto do porto marítimo.
22
Exposição de José Auffdiener, engenheiro-chefe, para Luís Pinto de Sousa, sobre as obras a seu cargo na Direcção das Estradas do Alto Douro.
23
Planta do quartel de cavalaria, em Vila Viçosa.
24
Ofício e Auto a que mandou proceder o Dr. Francisco de Almada e Mendonça, desembargador da relação do Porto e inspector da construção do Quartel de Santo Ovídio, destinado ao 2º Regimento de Guarnição da cidade do Porto, escrito por Manuel José Correia de Lacerda, escrivão da correição da comarca.
25
Ofício de Joaquim José Tomás de Abreu e de Luís Maciel de Sousa, para Luís Pinto de Sousa, sobre o envio de mapas das obras das fortificações da marinha do Partido do Porto e da província do Minho.
26
Despacho, (cópia) da Junta dos Três Estados, sobre construções junto à muralha da Porta de Alcântara, às paredes dos armazéns da Bica do Sapato e à porção da marinha, sita na Boavista.
27
Declaração (cópia), de António Lopes Durão, contador-geral do Exército, da apresentação de uma planta para acomodação para um regimento de infantaria, a José da Fonseca, mestre carpinteiro, com a presença de José Carlos Pereira Cordeiro, oficial da Contadoria Geral do Exército da província do Alentejo.
28
Despacho, (cópia) da Junta dos Três Estados, sobre a proibição de continuação das obras das casas de madeira e pedra e cal, situadas entre a porta de Alcântara até à igreja de Nossa Senhora do Livramento.
29
Ofício (cópia) de Sebastião José de Carvalho e Melo, para o tenente-general marquês de Tancos [deputado da Junta dos Três Estados], sobre demolição de construções situadas nas imediações da Alfândega Interna.
30
Decreto (cópia) de Sua Magestade, sobre a ordem de demolição das construções de madeira, tijolo e cal situadas junto à marginal do Tejo, desde a Companhia Geral do Gran Pará do Maranhão, junto à Ribeira das Naus, até à extremidade ocidental da rua do mercado.
31
Decreto (cópia) de Sua Magestade, sobre a determinação da vitalização do Terreiro do Paço e de toda a zona envolvente, segundos os planos assinados por Sebastião José de Carvalho e Melo. As obras de restauro dos edifícios e armazéns da mesma àrea, a cargo da Junta do Comércio do Reino, estão sob a direcção do capitão Eugénio dos Santos.
32
Ofício, com relaões inclusas, de Luís Xavier de Carvalho Afonso, para D. Luís da Cunha, sobre as despesas efectuadas com quarteis interinos que Sua Magestade mandou fazer para acomodação dos regimentos.
33
Ofícios (cópias) de Manuel Bento Brochado, vedor-geral da província do Minho, para João Maciel de Araújo, sobre informações de requerimentos de Ana Maria de Almeida e família, herdeiros de Gaspar Barbosa Pinto, a solicitarem o pagamento de um terreno chamado "Paraíso", que foi ocupado durante as obras de fortificação da praça de Valença.
34
Relação de despesas efectuadas com os quartéis interinos que Sua Magestade mandou fazer para alojamento dos regimentos que goarnencem a Corte, assinada por Luís da Cunha Carvalho.
35
Decreto (cópia) Real, que ordena a demolição das edificações existentes na porção da marinha da Boavista e nas ruas e largos continuantes. São considerados nulos os processos de arrendamento de prédios existentes na área que está destinada à Ribeira das Naus.
36
Processo remetido por D. Luís da Cunha, para o marquês de Tancos [deputado da Junta dos Très Estados], sobre o direito de Jorge Francisco Machado de Mendonça à posse de parte da muralha de Lisboa que corre pelo Postigo de Santo André.
37
Despacho, da Junta dos Três Estados, assinado por Manuel Gomes Carvalho e Silva, ao Mosteiro de São Vicente de Fora, pelo arrendamento da Quinta do Val Formoso para armazéns da Pólvora do Expediente.
38
Requerimento da Congregação da Terceira Ordem de São Francisco, para Sua Majestade, sobre a possível ocupação do Convento de Nossa Senhora de Jesus, no sítio de Santarém e o das Relegiosas da Madre de Deus, em Aveiro, em quarteis.
39
Plantas das construções de quartéis, sendo uma assinada pelo capitão João Vazea Marrocho e Braun.
40
Exposição (cópia) de José Moniz de Abreu, secretário do Tribunal da Junta dos Três Estados e deliberação dos mesmos, sobre a reparação de casas situadas no Chafaris de Dentro, na rua Direita dos Anjos, na rua das Salgadeiras e debaixo do Arco da Cruz da Pedra, em Lisboa.
41
Ofício, com processo incluso, do conde de Oeiras, para o corregedor da comarca de Elvas, sobre as obras relativas aos quarteis da cavalaria, em Olivença.
42
Ofício, com planta inclusa, de Manuel Bernardino de Melo de Castro, para o conde de Oeiras, sobre a demolição de partes de partes de casas da rua de São Martinho, em Elvas, para se poder manobrar a artilharia.
43
Ofício de João de Ordaz e Queirós [barão de Castelo Novo], para Miguel de Arriaga Brum da Silveira, sobre a construção dos quartéis da cavalaria, em Olivença.
44
Orçamento, assinado por Francisco Manuel de Azevedo, da reparação do quartel que desabou na praça de Castro Marim.
45
Ofício, com planta inclusa, assinado pelo sargento-mor Romão José do Rego, da praça de Tavira, sobre obras de ampliação e feitas às residências dos Generais do Reino do Algarve, em Tavira.
46
Parecer da Junta dos Três Estados, assinado pelo marquêas de Penalva, conde de Val de Rei e pelo conde dos Arcos, sobre o requerimento incluso (cópia), de Manuel Teles de Sousa e Macedo, solicitando o pagamento dos foros de duas casas e quintais onde se encontram estabelecidos os quarteis do regimento de Alcântara, em Lisboa.
47
Requerimento de Marcos Gomes Alz, dirigido a Sua Majestade, sobre a concessão de previlégios na construção de uma estalagem, em Salvaterra de Magos.
48
"Relação dos petrechos pedidos em 13 de Março de 1773, em uma lista assinada pelo Tenente-Coronel Guilherme Elsden, mandados entregar dos armazéns das Obras Públicas, pelo conselheiro Joaquim Inácio da Cruz Sobral, à ordem do Sr. José Joaquim de Sarre, provedor dos armazéns".
49
Ofício, com planta inclusa, de Manuel Bernardino de Melo de Castro, para o conde de Oeiras, sobre obras no aqueduto que conduz a água para a praça de Elvas.
50
Requerimento dos oficiais da guarnição de Chaves, tendo como procurador José Bernardo Teixeira, para Sua Alteza, sobre a falta de alojamentos para oficiais.
51
Memória, com planta inclusa, assinada pelo brigadeiro Cristiano Frederico de Weinheltz [do Regimento de Artilharia da Corte, na torre de São Julião da Barra], sobre a reparação da bateria que serve para os exercícios do regimento, perto do quartel da Feitoria, em Oeiras.
52
Ofício do conde de Resende, para Aires de Sá e Melo, sobre a construção da ponte de Faro e dos quarteis para o Regimento de Artilharia do Algarve, sob as ordens do coronel Teodózio da Silva Rebocho, do dito regimento.
53
Ofício, com minuta inclusa, do conde de Resende, para Aires de Sá e Melo, sobre a construção da ponte de Lagos, no Algarve, e dúvidas que a mesma suscitou.
54
Requerimento da Câmara Municipal de Peniche, para Sua Majestade, sobre o regresso e fixação definitiva do regimento da guarnição da sua praça.
55
Requerimento do senado da Vila de Monção, para o marechal inspector, sobre restituição do seu regimento.
56
Processo do pedido da Câmara de Caminha, para Sua Majestade, sobre a construção de uma ponte sobre o rio Coura, perto da dita vila.
57
Requerimento da Vila de Chaves, para o conde mrechal inspector, governador interino das armas da província, sobre as autorizações para a execução de obras urgentes.
58
Ofício, da Câmara de Guimarães, assinado pelo corregedor José Diogo Mascarenhas Neto, sobre o mau estado do castelo de Guimarães e da conveniência em instalar um regimento no palácio dos duques de Guimarães.
59
Ofício da Junta dos Três Estados, assinada pelo marquês de Castelo Melhor, conde de Valadares e por D. Antão de Almada, para a Rainha, sobre a demolição de umas torres junto ao Portigo das Virtudes e à Porta do Sol, na cidade do Porto.
60
Ofício, com processo incluso, de Francisco Almada e Mendonça, desembargador da Relação e Casa do Porto, corregedor e provedor da comarca, para o visconde de Vila Nova da Cerveira, sobre o pagamento de obras e da guarnição da cidade e das fortalezas da barra com os rendimentos da Junta do Subsídio Militar.
61
Orçamento para a compra de terrenos, na freguesia da Sedofeita, destinados à nova praça para o 1º Regimento de Infantaria do Porto.
62
Ofícios, com processos inclusos, das comarcas de Castelo Branco, - assinado por Francisco José da Silveira Falcato, provedor e por José dos Reis Sequeira Castelão, escrivão - e de Penamacor, sobre a construção de dois quartéis, na Beira, com os sobejos das sisas.
63
Ofício, com relação inclusa, do coronel Joaquim de Sousa da Silva Alcoforado, do Regimento de Infantaria de Castelo de Vide, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, sobre a construção de um quartel para o dito regimento.
64
Auto de averiguações (cópia) de António José Pinto Guimarães, para o deputado inspector da Obra das Estradas do Alto Douro, sobre incidentes ocorridos entre soldados e alguns trabalhadores empregados na obra da estrada dos Padrões, na cidade do Porto.
65
Mapas das despesas do novo quartel para alojamento do 2º Regimento de Infantaria do Porto, assinado por Francisco de Almada e Mendonça, desembargador, corregedor e provedor da Comarca do Porto.
66
Mapas das despesas de aquartelamento das partidas das tropas da província do Norte e do alojamento dos presos da cadeia, da cidade do Porto, assinado pelo desembargador, corregedor e provedor da mesma comarca.
67
Carta sobre a forma de construção e estado das estradas do Douro.
68
Resolução da Junta dos Três Estados, assinada pelo marquês de Castelo-Melhor, D. Antão de Almada e D. José de Noronha, para a Rainha, sobre a proibição de edificar casas, barracas ou qualquer outro edifício, nos terrenos das fortificações do reino, em Valença do Minho.
69
Ofício, com auto de contas incluso, de Jaques Filipe de Landenet, para Luís Pinto de Sousa, sobre a construção dos quartéis de Faro, Lagos e Tavira.
70
Aviso, com mapa incluso, do capitão Jorge Auffdiener, para Luís Pinto de Sousa, sobre o envio à Junta dos Agricultura do Porto, ordem de pagamento mensal ao capitão Filipe Neri da Silva, na continuação da construção da estrada dos Padrões da Teixeira, na dita cidade.
71
Memória, com relações inclusas, para o marquês Mordomo Mor, sobre obras em quarteis e fortalezas, em estado de defesa.
72
Ofício (cópia) de Luís Pinto de Sousa, para Jaques Filipe de Landenete, sobre a reparação de quarteis do Regimento de Artilharia de Faro e proposta de reedificação do quartel de Lagos.
73
Requerimento dos moradores da Vila de Setúbal, para a Rainha, sobre o acantonamento do Regimento de Castelo de Vide e dos seus abusos.
74
Ofício, com mapa includo, do conde de Val de Reis, para Luís Pinto de Sousa, sobre a sua visita ao Algarve e despesas que se têm feito com a reedificação das praças, fortalezas e mais obras deste reino.
75
Mapa com a "Demonstração do dinheiro recebido e dispendido com as obras do dique e mais obras do Arsenal da Marinha", em Lisboa.
76
Ofício do conde de Val de Reis, para Luís Pinto de Sousa Coutinho, sobre a construção do aquartelamento do Regimento de Artilharia de Faro.
77
Ofício do conde de Val de Reis, para Luís Pinto de Sousa, sobre a construção do quartel da praça de Lagos.
78
Ofício, com processo incluso, da Câmara de Setúbal, para Luís Pinto de Sousa, sobre o pedido para que seja desentulhada a vala que encana ao mar todas as águas da vila e dos montes envolventes e de alargar a ponte do Livramento, que a atravessa.
79
Ofício, com processo incluso, da Câmara do Porto, para a Junta da s Obras Públicas, sobre o Plano de Urbanização da cidade do Porto.
80
Relação de "Parte dos trabalhos, despesas e vendas de madeira que se fizeram no Real Pinhal de Leiria", assinado pelo tenente-coronel Luís António Raposo.
81
Parecer da Junta dos Três Estados, sobre o requerimento de Manuel Mendes de Morais e Castro e de seu irmão Isidoro Luís de Morais e Castro, do pedido de aforamento de parte do terreno situado na torre da Marca, na cidade do Porto, onde se encontra edificado quartel do 1º Regimento do Porto, assinado pelo marquês de Valença, D. Antão de Almada e de D. Francisco de Noronha.
82
Ofícios, com mapas inclusos, de D. José da Costa, para Luís Pinto de Sousa, remetendo "Mapa da despesa que se fêz com a obra dos quarteis de cavalaria da cidade de Évora", assinados pelo tenente-coronel engenheiro Tomás de Vila Nova e Sequeira.
83
Relações de "Parte dos trabalhos, despesas e vendas de madeira que se fizeram no pinhal de Leiria", assinadas pelo tenente-coronel Luís António Raposo.
84
Ofício, com processo incluso, do conde de Val de Rei, para Luís Pinto de Sousa, sobre o requerimento da Câmara de Vila Nova de Portimão, pedindo a instalação, na vila, de um destacamento militar na Vila de Lagos, com considerações de interesse do Algarve.
85
Ofício, com relações e planta inclusas, do conde de Val de Rei, para Luís Pinto de Sousa, sobre a construção, em Tavira, de um quartel para o Regimento de Infantaria de Faro.
86
ofício, com relatório e planta inclusa, de Gonçalo Pereira Caldas, para Luís Pinto de Sousa, sobre as obras de reedificação do quartel do Regimento de Artilharia de Valença.
87
Ofícios, com mapas inclusos, de D. José da Costa, para Luís Pinto de Sousa, sobre mapas da despesa com as obras dos quartéis de cavalaria, da cidade de Évora, assinados pelo tenente-coronel engenheiro Tomás de Vila Nova e Sequeira..
88
Ofício de José Auffdiener, sobre o envio da planta da estrada de Monção aos Arcos, no Minho, e do projecto de uma aula de engenharia, não inclusos..
89
"Mapa ou resumo da receita e despesa que se fez com as obras de aquartelamento e fortificação das praças da província do Minho", assinada por David Calder.
90
Ofício de David Calder, para Luís Pinto de Sousa, remetendo mapa da receita e despesa das obras em que trabalha na província do Minho e a relação do estado delas.
91
Requerimento, com relação inclusa, dos religiosos do Colégio de Nossa Senhora da Estrela da Ordem de São Bento, em Lisboa, para Sua Majestade, sobre a revogação da ordem que manda estabelecer no colégio, um hospital para as tropas inglesas.
92
Ofício, co prespectiva e planta inclusa, do brigadeiro José de Sande e Vasconcelos, sobre a conclusão das obras do quartel do regimento da praça de Tavira.
93
Ofício, com parte do processo incluso, de D. João Correia de Sá, para Luís Pinto de Sousa, sobre o requerimento de Francisco de Matos Corveira, Bento José de Sousa Lima e de António José de Sá relativo a terrenos, junto da Torre da Marca, para exercícios do 1º Regimento de Infantaria do Porto.
94
Relação de despesas com a construção do quartel da Cruz do Tabuado, em Queluz, assinado por Manuel Caetano de Sousa..
95
Ofício, com processo incluso, da Câmara de Santarém, para Sua Alteza, sobre o aquartelamento de três regimentos de cavalaria, na sua cidade.
96
Ofício, com planta inclusa, de José de Vasconcelos Pereira do Lago, sobre obras nos quarteis de Val do Pereiro, em Lisboa.
97
Relatório de "observações feitas arespeito das diferentes vilas e cidades escolhidas para aquartelamento que compoem a 1ª Divisão Militar", assinado pelo capitão José Maria Ferreira da Fonseca, do Corpo de Engenheiros.
98
Ofício, com ordem (cópia) inclusa, do marechal de campo António João Henriques, barão de Carové, inspector-geral de cavalaria, para António Araújo de Azevedo, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a construção de um quartel, junto à muralha de São Francisco, para um regimento de cavalaria, em Beja.
99
Ofício (cópia), com cópia de termo de vereação, do conde de Vila Verde, sobre a obra da ponte de Coimbra e conserto da estrada de Coimbra ao Porto.
100
Ofício, com processo incluso, de Martinho de Sousa de Albuquerque e Alte, para António de Araújo de Azevedo, sobre o arrendamento de duas courelas de terra adjacentes à bateria do Bom Sucesso, em Lisboa.
Mostrar mais
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixanº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 1
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 1
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/01
Título
Caixa nº 1
Datas descritivas
.
Dimensão e suporte
.