Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
02
Caixa nº 2
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
1
Ofício do tenente general Matias José Dias Azedo, comandante geral , com nota inclusa do tenente coronel Luís Gomes de Carvalho, ambos do Real Corpo de Engenheiros, para o tenente general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os trabalhos a executar na foz dos rios Vouga, Águeda e Sertima, para melhorar a navegabilidade dos rios e facilitar o escoamento dos caudais para o mar.
2
Correspondência entre o tenente general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra e o tenente general António Marcelino de Victória, governador da praça de Elvas, sobre o pedido do Senado da Câmara de Elvas para que fossem disponibilizadas sentinelas para os presos civis encarregues da limpeza da cidade.
3
Ofício do coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, para o tenente general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, com um parecer sobre a dedução nas rendas, das despesas efectuadas com as obras na casa nobre da praça da Alegria, arrendada para habitação do Comisário em Chefe do Exército.
4
Oficio do coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, para o tenete general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre os beneficios para a cidade de Castelo Branco, se ali for instalado um regimento de cavalaria.
5
Ofício do Senado da Câmara de Campo Maior para o tenente general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, com requerimento incluso, dos Procuradores da Nobreza e Povo, sobre o regresso a Campo Maior do quartel do Regimento de Infantaria 20.
6
Ofício do coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, para o tenente general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a relação dos nomes das pessoas que ocupam as casas nos baixos do quartel de Lippe e das situadas no termo do quartel da Guarda de Corpo, em Lisboa.
7
Relação das casas de hospedaria e das estalagens com recolha de cavalos, existentes em Lisboa, assinadas por Pedro Inácio Gouveia da Silva Homem, oficial maior da Secretaria da Polícia..
8
Requerimento da madre vigária e mais religiosas, do convento de Nossa Senhora da Esperança, de Abrantes, solicitando a Sua Alteza Real, a restituição daquele convento e igreja, ocupado pelo Exército Real desde as invasões francesas.
9
Requerimento da madre vigária, do convento das religiosas da Graça e ordem de São Domingos, em Abrantes, solicitando a Sua Alteza Real a devolução do convento, ocupado como hospital militar, desde as invasões francesas.
10
Ofício, com cópia de aviso inclusa, do major Martinho José de Perné, governador da bateria do Bom Sucesso, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a entrega de quarenta prisioneiros de guerra franceses.
11
Carta de Tomás Frederico Kreme, juíz pela ordenação de Oeiras, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, solicitando instruções sobre o transporte de pedra, em barcos.
12
Ofício do Quartel Mestre General, para o coronel António de Azevedo Coutinho, comandante do Regimento de Cavalaria 11, sobre as condições existentes naquele aquartelamento e sobre a possibilidade de ali ser instalado um hospital militar.
13
Aviso, cópia, do tenente general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a nomeação dos oficiais engenheiros, para inspeccionar o estado e a capacidade dos quartéis existentes e propor os meios conducentes a torná-los adequados.
14
Ofício do juíz de fora de Almada, Gerardo Feliz da Mota Ferreira, para o intendente das Obras Públicas Militares, sobre o pedido de um carro, necessário para o transporte de madeiras e mais utensílios, existentes nas fortificações das linhas de defesa em Almada.
15
Ofício do coronel José de Vasconcelos e Sá, comandante da 3ª. Brigada, para o brigadeiro Benjamin D´Urban, quartel mestre general, sobre o mau estado dos quartéis afectos ao Regimento de Infantaria 23.
16
Ofício de Joaquim de Castro da Fonseca e Sousa para o tenente general Miguel Pereira Forjaz, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o mau estado de conservação em que se encontram as estradas no Alto Douro.
17
Ofício de Domingos José Cardoso, comissário em chefe do Exército, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre o fornecimento de sêmea à abegoaria do Arsenal.
18
"Mapas das obras de fortificação, reedificação de quartéis e seus fornecimentos, assim como das pessoas que se empregam nestes trabalhos e sua despesa, sendo tudo executado pelo Arsenal Real das Obras Militares", mapas assinados pelo coronel Duarte José Fava, intendente, e por Tomás de Aquino Leal, contador geral, ambos do Arsenal Real das Obras Militares.
19
"Ponto dos desenhadores do Arsenal Real das Obras Militares".
20
Ofícios do coronel Francisco de Figueiredo Sarmento, governador da praça de Bragança, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre o estado dos quartéis daquela praça e respectivas obras de recuperação.
21
Ofício, com cópia de ofício inclusa, do marquês de Tancos, da Junta de Saúde Pública, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre o projecto de construção de um "lazareto" na torre de São Sebastião, na Caparica.
22
Ofício de João de Matos e Vasconcelos Barbosa de Magalhães para o marquês de Borba, sobre o desabamento de um pedaço de muralha, pertencente à estrada de São José de Ribamar, na Cruz Quebrada.
23
Ofício, cópia, do major Joaquim José de Almeida Freitas, director de aquartelamento do Real Corpo de Engenheiros, para o coronel Miguel Mc. Chreagh, comandante do Regimento de Infantaria 3, sobre o estabelecimento de um quartel para este regimento, em Guimarães, e a falta de verba para a aquisição de mobiliário.
24
Ofício de João de Matos e Vasconcelos Barbosa de Magalhães para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a disponibilização de dois carpinteiros do 2º. Batalhão de Artilheiros.
25
Ofícios de Manuel Borges Carneiro, provedor da comarca de Leiria, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a instalação de um regimento de infantaria, naquela cidade.
26
Ofício do major Joaquim Roque Manzoni, comandante do depósito de Vale do Pereiro, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre o arrombamento do "calabouço", praticado pelos presos na prisão do depósito de Vale do Pereiro, em Lisboa.
27
Ofício do marechal de campo Ricardo Blunt, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a atribuição de uma casa, para a instalação de uma escola, (para ensinar aos recrutas os primeiros elementos literários).
28
Ofício do tenente coronel João Carlos de Saldanha, comandante do Regimento de Infantaria 13, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre as faltas que encontrou nos quartéis atribuídos para o alojamento do regimento, no castelo de São Jorge, em Lisboa.
29
Ofício do marechal de campo Ricardo Blunt, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a falta de presos para as obras na praça da Guarda de Corpo, em Belém, Lisboa.
30
Ofício do major Joaquim José Maria de Sousa Tavares, para o marechal de campo Ricardo Blunt, sobre as deficiências que encontrou nas obras efectuadas no quartel de Lippe, em Lisboa.
31
Ofício do marechal de campo Ricardo Blunt, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a necessidade de se efectuarem obras no Depósito de Recrutas, em Belém, Lisboa.
32
Ofício do major Joaquim Roque Manzoni de Castro e Castilho, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre as instalações do Depósito Militar no convento de São Bento, em Lisboa.
33
Ofício do visconde de Balsemão, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a demolição de um arco na rua dos Ourives do Ouro, em Lisboa.
34
Ofícios do major Walter O´Hara, do Regimento de Infantaria 1, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a disponibilização de mais quartéis e arrecadações para o regimento.
35
Ofício de Silvério José Nunes Colares, juíz de fora da vila de Oeiras, para o major Tomás de Aquino Leal, contador geral das Obras Públicas e Militares, sobre o pagamento de transportes para as obras dos quarteis da Torre de São Julião da Barra e da muralha de Paço de Arcos.
36
Ofício, cópia, com cópia de ofício inclusa, do brigadeiro Carlos Ashworth, comandante da 5ª. Brigada de Infantaria, para o brigadeiro Benjamin D´Urban, quartel mestre general, sobre a falta de condições de habitabilidade nos quartéis do Batalhão de Caçadores 6.
37
Ofício de Bento José de Macedo Araújo e Castro, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre as acções desenvolvidas para se instalarem quartéis em Penafiel.
38
Ofício do marechal de campo Ricardo Blunt, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a falta de quartéis, para os oficiais colocados em Peniche.
39
Ofício de António Pereira Jorge, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a necessidade de se efectuarem os pagamentos relativos ao corte e transporte de madeiras, do "real pinhal" para Torres Novas e Tomar.
40
Ofícios, com escritura inclusa, de Francisco Pereira Peixoto Ferraz Sarmento, "vereador mais velho do Senado de Ponte de Lima", para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre a instalação de quartéis, em Ponte de Lima, e o fornecimento de água a esses quartéis.
41
Correspondência entre o brigadeiro general Carlos Ashworth, comandante da 5ª. Brigada de Infantaria, o brigadeiro Benjamin D´Urban, quartel mestre general e José da Cruz Xavier, sobre "o aboletamento de oficiais do Regimento de Infantaria 6", na cidade do Porto.
42
Ofício do tenente coronel Jorge H. Zuhlcke, comandante do Batalhão de Caçadores 2, para o brigadeiro Benjamin D´Urban, quartel mestre general, sobre o atraso nas obras para o aquartelamento do seu batalhão.
43
Ofícios, com cópias de ofícios inclusas, de Domingos José Cardoso, para o coronel Duarte José Fava, intendente do Arsenal Real das Obras Militares, sobre o aquartelamento de parte do Batalhão de Caçadores 11.
44
"Mapas que mostram o estado das comissões em que têm sido empregados os oficiais do Real Corpo de Engenheiros", assinados pelo tenente general Matias José Dias Azedo, comandante do Real Corpo de Engenheiros.
05
Caixanº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 4
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 4
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/04
Título
Caixa nº 4