Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
(...)
03
Caixa nº 3
04
Caixa nº 4
05
Caixanº 5
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
1
Uma certidão do alcaide judicial da vila de Loulé, Bernardino José, a notificar o artifíce mineiro, Manuel Joaquim, para que este se desloque para a pedreira da Conceição, onde deve empregar-se, para a obra da cantaria na bateria do Medo Alto de Vila Real de Santo António, sob as ordens do mestre Francisco Aleixo.
2
Um processo sobre umas casas que D. Luísa de Campos Melo Lindo da Fonseca, tem em Tomar, das quais foi violentamente expulsa, para se construírem os fornos para o fornecimento das tropas, que estavam em Tomar em 1801, e onde esta pede que sejam pagas as rendas correspondentes.
3
Colégio de Nossa Senhora da Estrela da Ordem de São Bento.
4
Um processo sobre o picadeiro do Regimento de Cavalaria 12, em Bragança
5
Duas relações dos corpos do Exército que tem recebido terrenos para cultivar as suas hortas.
6
Mapa do Arsenal Real das Obras Militares, com a despesa do ano de 1818, com as obras de fortificações, estabelecimentos militares e obras em vários quartéis e seus fornecimentos.
7
Mapas do Arsenal Real das Obras Militares sobre as obras de fortificação e rectificação de quartéis e seus fornecimentos, assim como das pessoas que se empregam nestes trabalhos e as suas despesas.
8
Um mapa do apontador geral , Custódio Manuel da Cruz, com o ponto dos desenhadores do Arsenal das Obras Militares do mês de Janeiro de 1818.
9
Mapas do Arsenal Real das Obras Militares e Inspecção de Quartéis, do ano de 1818, sobre obras militares, reedificação de quartéis e seus fornecimentos, assim como das pessoas que se empregam nestes trabalhos e sua despesa.
10
Ofícios de Francisco da Paula Leite, para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre a necessidade de o Regimento de Infantaria 8, ter terrenos para as hortas e fazer exercicíos.
11
Um ofício de Duarte José Fava, para John Wite sobre uns terrenos que circundam as muralhas da cidade de Evora para poderem servir de hortas ao Depósito Geral de Cavalaria, e um resumo de uma certidão, passada por Tomás de Aquino Leal, do Arsenal Real das Obras Militares sobre a posse dos terrenos
12
Três ofícios de Manuel da Fonseca Gouveia, da Alfandega, para Duarte José Fava, sobre a desocupação das casas do Porto Franco, e uma (cópia) de aviso de D. Miguel Pereira Forjaz, para Manuel António da Fonseca a pedir para que as casas de Porto Franco sejam desocupadas para aí serem instalados os Algarves.
13
Planta de um terreno, que esteve ocupado com o quartel denominado de Peniche, que foi demolido, e que é propriedade do conde de Soure.
14
Ofícios do tenente coronel, Thomas St. Clair, comandante do Regimento de Caçadores 5, para Duarte José Fava, sobre a necessidade de arranjos no quartel do seu comando, e uma relação dos utensílios que sobraram na distribuição que se efectuou no batalhão e que se encontram na arrecadação do quartel.
15
Ofício do tenente coronel Pedro Adamastor, comandante do batalhão de caçadores 6 em Penafiel, para Duarte José Fava, sobre a chegada de um capitão director das obras militares, a fim de serem efectuadas obras no seu batalhão.
16
Portaria do palácio do governo a autorizar por ordem real que pela repartição das obras militares, se proceda á compra de uns terrenos, a fim de estes serem cultivados em benifício do batalhão de caçadores 4, em Penamacor.
17
Dois oficíos e uma requisição do tenente coronel, António José de Galtinava, comandante do Regimento de Infantaria 13, em Peniche, para Duarte José Fava, a remeter o inventário dos quartéis do seu comando e outro a informar que o capitão engenheiro, Luís António de Melo, vai estabelecer um depósito regimental no seu regimento.
18
Ofício do tenente coronel, Kenneth Snodgrass, comandante do batalhão de caçadores 1, para Duarte José Fava, sobre uma participação feita por Francisco Panasco, senhorio da casa de aula regimental do batalhão de caçadores 1.
19
Três ofícios do tenente coronel, Kenneth Snodgrass, comandante do batalhão de caçadores 1, em Portalegre, para Duarte José Fava, sobre as reparações que o seu quartel está a necessitar com a maior urgência.
20
Ofício de Domingos José Cardoso, para Duarte José Fava, a informar que deu ordens ao deputado, José Simões de Carvalho, sobre a desocupação de umas casas pertencentes a D. António Pedro, na cidade de Portalegre, para aí serem acomodados os oficiais do batalhão de caçadores 1.
21
Uma (cópia) de aviso de D.Miguel Pereira Forjaz, para o corregedor da comarca de Setubal, sobre uns terrenos para as hortas do Regimento de Infantaria 7 em Setubal.
22
Três ofícios, uma informação, uma nota, e duas (cópias) de ofício, sobre terrenos que devem ser entregues ao batalhão de caçadores 8, em Trancoso para serem cultivados para produção de viveres para o batalhão.
23
Um requerimento de António José Correia, habitante da vila da Feira, por ter sido despejado das suas casas que habitava juntamente com sua familia e de todos os seus bens postos na rua sem ter onde ficar, para ali serem acomodados as tropas do batalhão 11, ali acantonado, e uma informação de Henrique José da Cunha Barbosa, capitão caserneiro, para Duarte José Fava, sobre a ordem de despejo efectuada
24
Três ofícios, e uma forma pública, de José Duarte Machado Ferraz, corregedor de Vila da Feira, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector geral dos quattéis, sobre a apropriação de uma prisão, pelo comando do batalhão de caçadores 11, em Vila da Feira,
25
Seis ofícios, duas (cópias) de ofícios, uma nota e um processo, sobre o arrendamento de um terreno denominado de horta da Cruz, e pertença da mesericórdia de Vila Viçosa, para servir como horta ao Regimento de Cavalaria 2.
26
Dois ofícios do juíz de fora da comarca de Viseu, Firmino António da Silva Guimarães, para o brigadeiro, Duarte José Fava, inspector dos quartéis, sobre uma casa para a guarda de segurança dos presos.
27
Um ofício do juíz de fora da comarca de Viseu, Firmino António da Silva Guimarães, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector geral dos quartéis, sobre uma casa deixada por testamento á mesericórdia de Viseu.
28
Um ofício do marquês de Campo Maior, para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre o projecto de construção do novo quartel de cavalaria em Torres Novas.
29
Uma (cópia) do auto da visturia do pagador das obras militares de Tavira, aos móveis e utensílios do extinto hospital do Regimento de Infantaria 14, em Tavira
30
Três minutas de ofício para João António Salter de Mendonça,e Manuel Nicolau Esteves Negrão, sobre o mau estado em que se encontram as estradas, que se fizeram para comunicação das linhas de defesa da capital.
31
Um ofício do marquês de Campo Maior, para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre um terreno denominado de Malhadas Velhas, oferecido pela câmara de Abrantes ao Regimento de Infantaria 20, para ali ser construída uma horta.
32
Dois mapas elaborados pelo Pagador das Obras Militares em Lagos, Caetano Ignácio Fragoso, das casas que se encontram arrendadas nas cidades de Faro, Tavira e Vila Real de Santo António, por conta da Real Fazenda para o serviço militar, arrecadações e pagadorias, referentes aos dois semestres do ano de 1819.
33
Ponto dos desenhadores do Arsenal Real das Obras Militares, elaborado pelo apontador geral, Custódio Manuel da Cruz, referente ao mês de Janeiro de 1819.
34
Um ofício, do comandante interino do Exército, Francisco da Paula Leite, para D. Miguel Pereira Forjaz, três notas e duas (cópias) de ofícios, sobre a dificuldade da entrega de uma horta denominada do Martinho, para o Regimento de Infantaria 8, em Castelo de Vide
35
Um ofício do marquês de Campo Maior, para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre uma horta para o Regimento de Cavalaria 3, denominada por horta do Gorgolhão, em Elvas, e uma nota e um relatório.
36
Um ofício do tenente coronel, Henrique Pinto de Mesquita, comandante do batalhão de caçadores 4, para Duarte José Fava, dando conta das más condições em que se encontram acomodados os seus soldados, e dos terrenos que foram atríbuidos ao batalhão para as hortas.
37
Ofício do tenente coronel Charles Western, comandante do batalhão de caçadores 12, para Henrique José Torcato Pinheiro, enviando a planta de um terreno que elegeu para a horta do seu Regimento, terreno esse que é pertença do marquês de Ponte de Lima, e que encontra arrendado a um particular desta vila.
38
Ofício de Sebastião Drago Valente de Brito Cabreira, comandante do Regimento de Artilharia 4, no Porto, para Henrique José Torcato Pinheiro, a informar que não há nas imediações do seu Regimento nenhum terreno que sirva para implementar uma horta que sirva ao seu Regimento.
39
Sete ofícios e duas (cópias) de ofícios, relativos á concecção de terrenos para hortas dos Regimentos de Cavalaria 7 e 10, situados respectivamente em Santarém e Torres Novas
40
Um ofício do coronel Donald Mac Nieel, comandante do Regimento de Infantaria 10, para o visconde de Jerumenha, acerca de um terreno junto á ribeira de Santarém que era pertença do conde de S. Miguel, e sendo actualmente da coroa servia perfeitamente para aí ser implantada a horta para o seu Regimento.
41
Um ofício do marquês de Campo Maior, para D.Miguel Pereira Forjaz, e um relatório com o parecer de José António de Oliveira Leite de Barros e Francisco José de Faria Guião, e uma planta de um terreno, que o comandante do Batalhão de Caçadores 2, em Tomar pretende para aí construir a horta para o seu Batalhão.
42
Uma planta do plano superior e outra do terreno e um negativo de uma planta elaborados pelo capitão engenheiro, Raimundo José Milão, do convento de São Francisco, em Tomar onde se encontra aquartelado o Batalhão de Caçadores 2
43
Um ofício do coronel graduado, Manuel Luis Correia, comandante da praça de Valença, para o visconde de Jerumenha, acerca de uma horta para benefício dos sentenciados que se encontram nesta praça.
44
Um ofício do marquês de Campo Maior, para D.Miguel Pereira Forjaz, uma minuta para o corregedor da comarca de Viana, e duas notas com pareceres, sobre um terreno destinado para a horta do Regimento de Infantaria 9
45
Um requerimento de Custódio José Marques, propriétario da estalagem da Venda do Duque, em Évora Monte, a solicitar que o destacamento de cavalaria que ali se encontra instalado, seja mudado para outro local, dado que está a ter prejuízo com esta situação. Um ofício do ajudante general do Exército, para o conde de Sampaio a dar conhecimento do requerimento.
46
Um ofício do administrador, do Real pinhal de Leiria, Rodrigo Borba Correia de Alardo, para D. Miguel Pereira Forjaz, secretário do governo na repartição da marinha, sobre, os materiais que foram entregues ao Abade Geral Esmoler Mór, Francisco José de Mesquita, para a reconstrução do Mosteiro de Alcobaça, que fora incendiado em 1811 por ordem do quartel general de Massena, e um requerimento do referido Abade sobre a falta de material para a reconstrução do mosteiro.
47
Um ofício de Domngos José Cardoso, para D. Miguel Pereira Forjaz, sobre um requerimento feito por João José Monteiro, propriétario de casas na Rua do Assento de Alcântara, nas quais está instalado a contadoria da Amnistração dos Provimentos de boca para o Exército, a pedir um empréstimo para pagamento de uma dívida que tem para com os religiosos do convento de Nossa Senhora do Livramento.
48
Ofício do coronel, João Prior, comandante do Regimento de Infantaria 20, em Abrantes, para o visconde de Jerumenha, sobre um requerimento, de António Carlos C. Brandão Macedo e Ataíde, a pedir que a forja pertencente ás obras militares. instalada nas suas casas seja daí retirada.
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 8
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 8
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/08
Título
Caixa nº 8