Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
20
Propriedades e Instalações Militares. Obras em Geral.
01
Caixa nº 1
(...)
06
Caixa nº 6
07
Caixa nº 7
08
Caixa nº 8
09
Caixa nº 9
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
1
Certidões passadas pelos escrivães de Tavira e de Vila Real de Santo António, sobre subscrições de pessoas que fornecem materiais de obras.
2
"Termo de avaliação" assinado por Caetano Inácio Fragoso escrivão da Pagadoria das Obras Militares, sobre casas para aquartelamento de oficiais.
3
Relação de utensílios fornecidos pela Inspecção Geral dos Quartéis e assinada Caetano Inácio Fragoso, escrivão da Pagadoria das Obras Militares de Faro.
4
Memória assinada pela Comissão das Fortificações, para o conde de Sub-serra, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, contendo um plano para a prontificação e pagamento dos meios para a execução das obras militares, a cargo do Real Corpo de Engenheiros.
5
Ofícios do Estado Maior General para a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre requerimento dos religiosos do convento de São Francisco, em que pedem providências sobre acomodações naquele convento, para as mulheres pertencentes ao Batalhão de Infantaria 12.
6
Ofícios do Real Corpo de Engenheiros para a secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a elaboração de orçamentos para obras militares nas praças de Peniche e de Elvas.
7
Ofício de Macário de Castro, ajudante de ordens do Quartel do Largo da Anunciada para José Correia de Faria, sobre a proibição de entrada nos quartéis das companhias, a indivíduos que não sejam do respectivo corpo.
8
"Mapa das casas que por conta do Estado se acham arrendadas nas praças deste Algarve abaixo mencionadas para alojamentos militares e arrecadações; referido ao semestre que principia no 1º de Janeiro de 1823, cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares", assinados por Caetano Inácio Fragoso, pagador do Arsenal das Obras Militares.
9
"Ponto dos desenhadores do Arsenal Real das Obras Militares pertencente ao mês de Fevereiro", assinado por Custódio Manuel da Cruz.
10
"Mapa das obras militares reedificação do quartéis e seus fornecimentos, assim como das pessoas que se empregaram nestes trabalhos e sua despesa, sendo tudo executado pelo Arsenal das Obras Militares e Inspecção dos Quartéis e mencionado na semana finda em 12 de Julho de 1823", assinados por Tomás de Aquino Leal, contador do Arsenal das Obras Militares, para o brigadeiro Duarte José Fava, inspector-geral do Arsenal das Obras Militares e Inspecção dos Quartéis.
11
Processo com orçamentos de obras a efectuar no quartel do Regimento de Cavalaria 12 em Bragança, assinado pelo comando do respectivo regimento, para o Arsenal das Obras Militares.
12
Ofícios do Arsenal das Obras Militares para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a utilização de terrenos destinados a servirem como hortas para o Regimento de Infantaria 24 e para o Regimento de Cavalaria 12 em Bragança.
13
Ofícios do Arsenal das Obras Militares para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre consertos nos telégrafos de Pragal, de São Julião da Barra, de Queluz e de Carnaxide.
14
Correspondência entre o Arsenal das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a desocupação da igreja de São João de Deus da praça de Elvas para ser usada como depósito de aparelhos cirúrgicos.
15
Ofícios enviados pelo Arsenal Real das Obras Militares para o Estado Maior General, sobre a construção de uma forja fixa no quartel do Regimento de Cavalaria 3 em Elvas.
16
Ofício de José Júlio de Carvalho comandante do Batalhão de Caçadores 4 em Estremoz, para o conde de Barbacena, secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a utilização de uma horta para usufruto do batalhão.
17
Ofício e cópia de participação por Duarte José Fava do Arsenal Real das Obras Militares, para o conde de Barbacena, secretário de Esatdo dos Negócios da Guerra, sobre o pedido de alojamento para o Regime de Cavalaria 5, no convento de São João de Deus.
18
Parecer proposto à comissão sobre o regulamento redigido pelo tenente-coronel José Maria das Neves Costa, em substituição do regulamento existente na Intendência Geral e Fiscal das Obras Militares criada por alvará de 8 de Agosto de 1811, que estabelecia um intendente geral e fiscal das Obras Militares, para respnder pelo fornecimento dos materiais, utensílios e operários que forem necessários e pagamento das despesas.
19
Minuta sobre o aquartelamento do Regimento de Infantaria 19 em Belém, dirigida ao brigadeiro Duarte José Fava, intendente, fiscal e inspector geral das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quartéis.
20
Minutas enviadas pelo comando do Quartel-General no Palácio da Bemposta para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente fiscal e inspector geral das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quartéis, sobre o alojamento do Regimento de Cavalaria 12 no quartel do Cais.
21
Ofícios do brigadeiro general José António Vieira de Carvalho comandante do Regimento de Infantaria 24, para a Secretaria de Estado dos Negócios e da Guerra, sobre a construção de uma cozinha no quartel de São Vicente de Fora.
22
Ofício do coronel Inácio Ferreira da Ralha comandante do Batalhão de Caçadores 11, no quartel de São João de Deus, para o conde de Barbacena Francisco, sobre a instalação de um campo de exercícios para o batalhão.
23
Ofícios do comandante do Regimento de Cavalaria 4 em Belém, para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras a efectuar num campo destonado à prática de exercícios dos militares do regimento.
24
Ofício do tenente coronel Luís Manuel de Lemos, comandante do Batalhão de Caçadores 8 do quartel de Penamacor, para o capitão José Bento de Sousa Fava, sobre o cultivo de hortas para abastecer o quartel.
25
Memória do Arsenal das Obras Militares, sobre o estado dos quartéis de todos os corpos do Exército mandado organizar em portaria do Ministério da Guerra.
26
Correspondência do comando do Batalhão de Caçadores 2 em Tomar, para o Arsenal das Obras Militares, sobre o arrendamento de uma cerca que foi do Convento de São Francisco.
27
Ofícios do Arsenal das Obras Militares para o inspector geral dos quartéis, sobre a construção de um barracão para servir de quartel aos soldados do depósito da pólvora da vila de Godim.
28
Correspondência do Quartel General de Salvaterra de Magos para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre um pedido da câmara da vila de Torres Novas à regência do reino, para que seja instalado um quartel na vila.
29
Auto de leilão de materiais para obras militares a efectuar nas fortalezas de Santa Catarina e de São José, assinado pela Pagadoria das Obras Militares do Algarve em Faro.
30
Correspondência entre o Arsenal Real das Obras Militares e a Secretaraia de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a mudança do quartel do corpo telegráfico na Bateria do Bom Sucesso para a Torre de São Vicente de Belém.
31
Processo com um orçamento do Real Corpo de Engenheiros, sobre obras a efectuar no Armazém dos Mortais, no Depósito Geral da Pólvora da província do Alentejo, próximo de Elvas.
32
"Mapa das casas que por conta do Estado se acham arrendadas nas praças deste Algarve abaixo mencionadas, para alojamentos militares e arrecadações, referido ao semestre que principia no 1º de Janeiro de 1824, cujas rendas são pagas pelo Arsenal das Obras Militares.", assinado por Caetano Inácio Fragoso.
33
Ofícios do marquês de Angeja para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a revista aos quartéis de Castro Marim e de Alcoutim.
34
Ofício do brigadeiro Duarte José Fava, intendente, fiscal e inspector geral das Obras Militares e Inspecção Geral dos Quartéis, para o Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, conde de Subserra, sobre uma " Relação das pessoas empregadas no Arsenal Real das Obras Militares, e Inspecção dos Quartéis " assinada por Tomás de Aquino Leal.
35
Ofícios enviados pelo Quartel General do Paço da Bemposta para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras a efectuar nos quartéis do Regimento de Cavalaria 8 em Campo Maior.
36
"Ponto das pessoas empregadas na Casa do Risco das Obras Públicas", conferido por José Honorato do Nascimento.
37
Correspondência entre o comando do Quartel General de Estremoz e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a utilização de uma horta para usufruto do Regimento de Infantaria 8 em Castelo de Vide.
38
Ofício do comandante do Regimento de Infantaria 12 em Chaves, para Sebastião José de Mira, comandante do Regimento de Cavalaria 9, sobre o uso de um terreno para hortas do rancho.
39
Correspondência entre o comando do Regimento de Cavalaria 3 e o Arsenal Real das Obras Militares, sobre a aquisição de um terreno destinado a ser usado como horta para o corpo da praça de Elvas.
40
Correspondência entre o Arsenal Real das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o fornecimento de alojamento para os oficiais do Regimento de Infantaria 17 em Estremoz.
41
Correspondência entre o comando do Quartel General de Estremoz e o Estado Maior General, sobre a entrega de uma horta e de uma pequena cerca do convento de São Jão de Deus na praça de Estremoz, para usufruto do Batalhão de Caçadores 4.
42
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para o visconde de Souzel, sobre a utilização de uma horta pelo Regimento de Infantaria 5 em Estremoz.
43
Correspondência entre o secretário de Estado dos Negócios da Guerra, conde de Subserra e o Arsenal Real das Obras Militares, sobre a possibilidade de o comandante do Batalhão de Caçadores 7 em Gouveia, poder vender os frutos da horta, recebendo anualmente uma quantia da Inspecção dos Quartéis Militares.
44
Correspondência entre o Arsenal Real das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a concessão de um terreno destinado a uma horta, para uso do Batalhão de Caçadores 9 em Lamego.
45
Correspondência entre o Arsenal Real das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a mudança do Regimento de Infantaria 14 do convento de São Vicente para o castelo de São Jorge.
46
Ofícios do comandante do Regimento de Infantaria 16 para o secretário de Estado dos Negócios da Guerra conde de Subserra, sobre reparações a efectuar nas instalações do regimento.
47
Correspondência de Domingos José Cardoso para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a mudança das instalações da 1ª Repartição do Ministério da Guerra para outro edifício sito na rua de São Boaventura.
48
Cópia de um ofício enviado para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente, fiscal e inspector geral das Obras Militares, sobre a reparação do convento da Santíssima Trindade para a instalação do Regimento de Infantaria 18.
49
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente, fiscal e inspector geral das Obras Militares, sobre a instalação de 80 praças no convento do Beato António.
50
Correspondência do secretário de Estado dos Negócios da Guerra para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente geral, fiscal e inspector dos quartéis, sobre obras a efectuar no quartel do Regimento de Cavalaria 7 em Belém.
51
Correspondência do Arsenal das Obras Militares para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre as obras feitas no campo das Salésias, destinado a exercícios do Regimento de Cavalaria 4.
52
Ofício do tenente coronel Luís Manuel de Lemos, comandante do Batalhão de Caçadores 8 em Penamacor, para o capitão José Bento de Sousa Fava do Arsenal das Obras Militares e Inspecção dos Quartéis, sobre obras feitas nos terrenos destinados a hortas para usufruto do batalhão.
53
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para José António de Oliveira Leite de Barros, sobre o aquartelamento da Companhia da Guarda Real da Polícia do Porto.
54
Correspondência entre a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e o Arsenal das Obras Militares, sobre o arrendamento de um armazém situado em Santarém, usado como depósito de munições durante a última guerra com a Espanha..
55
Correspondência entre o Arsenal das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a utilização do Quartel de Atalaia em Tavira, para o alojamento do Regimento de Infantaria 14.
56
Correspondência entre o Arsenal das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre o alojamento dos oficiais do Batalhão de Caçadores 4 em Tavira.
57
Correspondência entre o Arsenal das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a instalação do batalhão de Caçadores 9 na Figueira da Foz.
58
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra para o brigadeiro Duarte José Fava, intendente geral, fiscal e inspector dos quartéis, sobre o requerimento de António Teixeira Borges de Vila Real, pedindo para que as suas casas não fossem ocupadas pelo Batalhão de Caçadores 3.
59
Correspondência entre o Arsenal das Obras Militares e a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre obras a efectuar nas residências dos governadores do Algarve na praça de Tavira.
60
Certidão assinada por João Martins, escrivão do Geral e Notas em Castro Marim, sobre um edital assinado por Caetano Inácio Fragoso, encarregado da Pagadoria das Obras Militares do Algarve, para a compra de materiais destinados a obras nos quartéis do Batalhão de Caçadores 4.
61
Declaração de Inácio Palermo de Aragão, sobre um orçamento de uma obra a efectuar na Bataria da Barra da Barrela.
62
Certidão assinada por Jerónimo da Fonseca e Sá, escrivão do Judicial e Notas de Vila Real de Santo António, sobre um edital da Pagadoria das Obras Militares do Algarve, de quantias em dívida a fornecimentos de géneros e utensílios, para aprovisionamento das obras militares.
63
Auto de avaliação de casas destinadas ao aquartelamento oficiais destacados para Alcoutim.
64
Certidão assinada por Joaquim José Lopes França, escrivão das Armas de Faro, sobre o fornecimento de materiais diversos para as obras dos quartéis ou fortificações.
65
Certidão assinada por João Guerreiro de Oliveira, escrivão do Geral e Notas em Tavira, sobre um edital enviado por Caetano Inácio Fragoso, encarregado da Pagadoria das Obras Militares do Algarve, relativo a materiais destinados às obras da referida praça.
66
Memória do plano do coronel José Maria das Neves Costa do Real Corpo dos Engenheiros,, sobre "Instruções provisórias pelas quais se deverá regular a execução das obras de fortificação, substituindo-se àquelas até agora estabelecidas".
67
Correspondência do Arsenal das Obras Militares para a Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, sobre "Relação dos corpos do Exército que tem horta regimental".
68
Ofícios e extractos de ofícios do Arsenal das Obras Militares para o Ministério da Guerra, sobre a utilização de terrenos para hortas destinadas a corpos do Exército.
69
Ofícios do Governo das Armas da Beira Baixa em Castelo Branco, para o Arsenal das Obras Militares, sobre um terreno destinado a ser utilizado como horta para o Regimento de Infantaria 20.
70
Ofícios do Quartel do Real Corpo de Engenheiros para o Ministério da Guerra, sobre um projecto de uma obra a efectuar no local de Medo Alto em Vila Real de Santo António.
71
Ofício e relação do Inspector Geral dos Quartéis para o Ministério da Guerra, sobre os resultados das averiguações feitas em relação a terrenos destinados a hortas na Companhia de Caçadores 4 em Castro Marim no Regimento de Infantaria 14 em Tavira.
72
"Mapa das casas que por conta do Estado se acham arrendadas nas praças deste Algarve abaixo mencionadas para alojamentos militares e arrecadações, referido ao semestre que principia no 1º de Janeiro de 1825, cujas rendas são pagas pelo Arsenal Real das Obras Militares", assinados pelo contador da cidade de Faro, Caetano Inácio Fragos.
73
Ofícios do Arsenal das Obras Militares para o Ministério da Guerra, sobre obras realizadas em Vila Real de Santo António e em Portimão.
74
Correspondência entre o Arsenal das Obras Militares e o comandante da Praça de Almeida, sobre assuntos relacionados com o alojamento dos regimentos.
75
Ofícios do Arsenal das Obras Militares para o Ministério da Guera, sobre o pagamento das rendas das casas alugadas pela Inspecção dos Quartéis, destinadas ao alojamneto de oficiais dos Corpos do Exército.
76
"Mapa das Obras Militares reedificação de quartéis e seus fornecimentos, assim como das pessoas que se empregaram nestes trabalhos e sua despesa, sendo tudo executado pelo Arsenal das Obras Militares e Inspecção dos Quartéis da semana finda", asinados por Tomás Aquino Leal.
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
(...)
41
Caixa nº 41
Caixa nº 11
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 11
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/20/11
Título
Caixa nº 11