Legiões
Nível de descrição
Secção
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/22
Título
Legiões
Datas descritivas
1798 - 1829
Dimensão e suporte
3 caixas com 183 processos manuscritos e impressos.
História administrativa/biográfica/familiar
A Leal Legião Lusitana foi organizada em Londres, em Julho de 1808 e dissolvida por Ordem do Dia de 4 de Maio de 1811 dando origem aos Batalhões de Caçadores 7, 8 e 9.A Legião de Tropas Ligeiras foi criada por decreto de 7 de Agosto de 1796, composta de Infantaria, cavalaria e Artilharia. Por decreto de 23 de Junho de 1803, a Bataria de Artilharia Ligeira desta legião foi incorporada no Regimento de Artilharia de Corte.As Legiões Nacionais de Lisboa foram criadas por decreto de 23 de Dezembro de 1808 e extintas por alvará de 12 de Dezembro de 1829 passando a constituir 8 Regimentos de Ordenanças.
Âmbito e conteúdo
Colecção composta por projectos de formação das legiões e informações sobre a organização e dissolução dos batalhões, recrutamento, listas de antiguidade, mapas da força e relações de pessoal, informações semestrais, correspondência sobre promoções, propostas de provimento de postos vagos e escolha dos comandantes, vencimentos, fardamento e fornecimentos de víveres e forragens e informações políticas sobre os oficiais das legiões.
Sistema de organização
Esta colecção não se encontra organizada. Os documentos foram reunidos e colocados na secção por ordem sequencial de entrada no Arquivo Histórico Militar, segundo a organização do seu património documental em 1931. No entanto, nesta secção, podemos constituir 4 séries relativas às seguintes unidades:1 . Leal Legião Lusitana2 . Legião de Tropas ligeiras4 . Legiões Nacionais de Lisboa.
Idioma e escrita
Contém alguns documentos em inglês.
Características físicas e requisitos técnicos
Alguns documentos encontram-se em mau estado de conservação.
Unidades de descrição relacionadas
Para este tema ver as seguintes colecções: Organização do Exército (AHM/DIV/3/2); Livros de Registo Antigos (AHM/FG/5/F5).
Notas de publicação
Referência bibliográficaAHM - “Projecto de formação da Legião de Tropas Ligeiras, 1976, pelo marquês de Alorna”. In: Boletim do AHM, Lisboa, vol. 18 (1948), pgs. 91 - 105.BALULA CID, António José - Unidades de Infantaria: sua evolução desde 1640 até à actualidade. Lisboa, 1956Colecção de Leis, Alvarás, Decretos e Resoluções Militares (1752 - 1877). Lisboa, Imprensa Nacional.ESTADO Maior do Exército - Genealogia dos Corpos do Exército: Armas e Serviços. Cadernos de História Militar, 13. Lisboa, Direcção do Serviço Histórico-Militar, Centro de Estudos de História Militar, 1991.