Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
(...)
10
Caixa nº 10
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
1
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, dirigido ao tenente-general D.Miguel Pereira Forjaz, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Guerra, com referências ao requerimento para o pagamento de vencimentos a Manuel Tavares da Fonseca.
2
Ofício assinado por Cipriano Ribeiro Freire, da Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, com a relação dos empregados na secretaria e contadorias do tribunal.
3
Ofício dirigido ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, com o envio das consultas dos distritos administrativos, relativamente ao ano de 1848.
4
Requerimento do soldado Joaquim José Gigante, pedindo que lhe seja perdoada a pena de degredo para Angola.
5
Lista dos provedores, corregedores e juízes de fora.
6
Ofício com o parecer sobre as penalidades contra os mestres de embarcações, que conduzirem portugueses sem passaporte.
7
Exposição e ofício de Pedro Gerard, para Agostinho José Freire, com o plano para evitar ataques de ladrões em Lisboa.
8
Ofício da Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, dirigido ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Guerra, com as providências para a colecção oficial da legislação impressa.
9
Ofícios dirigidos a D. Miguel Pereira Forjaz, com uma exposição sobre o extravio de um estojo que continha os mapas geográficos e cadastro das lezírias do Tejo.
10
Carta de João António Salter de Mendonça, para a Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, com as memórias de Pedro Fragoso sobre as lezírias.
11
Correspondência dirigida ao conde de Subserra, refrente à cópia da provisão que fez expedir ao provedor das lezírias e paús de de Santarém, dos sobejos de trigo dos celeiros e dos almoxarifados das lezírias e paús.
12
Ofício de Francisco António de Campos, comunicando a venda das lezírias do Tejo e do Sado.
13
Informação com a lista de artigos para compras que um soldado recebeu de um oficial e que considerou suficiente, para servir de licença para se ausentar.
14
Ofício (minuta) do Ministério da Guerra, comunicando a licença ilimitada a conceder aos funcionários do Exército.
15
Comunicação com o modo de proceder, na concessão de licenças aos soldados que precisam de comprar víveres em localidades distantes do quartel.
16
Requerimento referente à demarcação da fronteira na região do Lindoso.
17
Comunicação do Ministério da Guerra, dirigido à repartição central do Ministério da Guerra, solicitando informações urgentes sobre a ocorrência havida na demarcação dos limites do Reino em São Vicente.
18
Carta de João Baptista Reycend, para António Joaquim de Morais, pedindo os elementos necessários à redacção do novo almanaque.
19
Requerimento de Inácio Augusto Martin, estabelecido na corte e cidade do Rio de Janeiro, onde pede licença por um ano, do Regimento de Cavalaria de Voluntários Reais do Comércio a que pertence e a licença de passaporte.
20
Ofício assinado por João da Silva Braga, dirigido ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, com o pedido de licença para um empregado.
21
Ofícios dirigidos ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, com o pedido de recrutamento de um empregado do Real Erário.
22
Ofício (cópia) com o envio da tradução em inglês do novo "Réglement pour les transports" pelo tenente coronel Warre para o tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz.
23
Direcção para o Livro Mestre Novo.
24
Ofício do tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, dando conhecimento da ordem do Príncipe Regente, para que se aprontem os livros de registo dos Batalhões de Caçadores 1 e 3 e Corpos de Cavalaria e Artilharia.
25
Requerimento de José Pedro da Silva e outros proprietários de lojas de bebidas, pedindo autorização para que as lojas de bebidas possam conservar abertas as suas portas por mais uma hora.
26
Requerimento de António Marrare e dos actuais contractadores da neve, solicitando autorização para arrendar um dos armazéns que se acham vagos na rua Augusta, junto à Praça do Comércio, para estabelecimento de uma loja de bebidas nevadas.
27
Ofícios de António de Araújo de Azevedo, para Januário António Lopes da Silva, dando conhecimento da ordem do Príncipe Real, para que sejam feitas com a maior brevidade possível mesas para o jogo do loto.
28
Ofícios de António de Araújo de Azevedo, para Januário António Lopes da Silva, dando conhecimento da ordem do Príncipe Real para que seja construída no Arsenal Real uma urna para a lotaria denominada "Loto de Génova".
29
Ofício dos directores do novo estabelecimento da Real Lotaria, assinado por João Pereira de Souza Caldas, sugerindo a identificação dos pacotes da Real Lotaria denominada "Loto de Génova" com as armas reais e com o título de Real Loto.
30
Ofícios assinados por João Pereira de Sousa Caldas, dirigidos a António de Araújo de Azevedo, solicitando a isenção de franquia postal para a Real Lotaria denominada "Loto de Génova".
31
Ofício assinado por Francisco José Pereira, dirigido ao tenente-general Miguel Pereira Forjaz, com o plano para duas lotarias de 16.000 bilhetes.
32
Carta de Francisco António Ferreira, para o tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, participando a instalação de guarda no convento da Santíssima Trindade e na Misericórdia, para a extracção da lotaria.
33
Sociedade da 1ª lotaria da Misericórdia de Lisboa, com lista nominal de associados.
34
Ofício assinado por José António Monteiro, dirigido a Gregório José de Seixas, com o envio de planos da lotaria.
35
Documento encontrado num dos livros das Companhias do Regimento de Reais Estrangeiros.
36
Ofício de D. José de Almada Lobo, dirigido ao brigadeiro Duarte José Fava, com o pedido do envio de dois louvados para avaliar madeira.
37
Ofício de José Botelho Moniz da Silva, dirigido ao brigadeiro Duarte José Fava, dando ordens à mesa do Paço da Madeira, para os fornecimentos de madeira.
38
Ofício dirigido a Pedro de Mendonça de Moura, pedindo parecer sobre a tripulação que devem ter as embarcações de guerra e o número de pagens que devem ser admitidos.
39
Requerimento de André da Silva Cardoso, dirigido a Sua Alteza Real, pedindo o cargo de superintendente dos transportes do Arsenal, encarregado da conservação e melhoramento das matas desde Abrantes até Castelo Branco.
40
Aviso do duque de Ferreira, com a determinação da Rainha, dirigido ao interino contador fiscal da tesouraria geral das tropas, para que se registem na Torre do Tombo, todos e quaisquer diplomas de Mercês.
41
Ofício assinado por José Maria Barcelos, comunicando que ficou constituído e começou a funcionar o novo Ministério de Obras Públicas Comércio e Indústria.
42
Relatórios (minutas) com referências à Carta de Lei de 1848 e decretos que habilitaram o Ministério da Guerra com créditos suplementares, para as despesas com praças.
43
Tabelas com ágio e valor de 1 nota do Banco de Lisboa.
44
Ofícios e 1 (cópia) assinados por visconde de Juromenha e por António Ezequiel Lima, para o conde de Sampaio e tenente-general Francisco de Paula Leite, sobre o crime da moeda falsa.
45
Ofício assinado por Cândido José Xavier, ministro da Guerra, dirigido a Francisco António Raposo, sobre a circulação das notas de banco.
46
Ofício (cópia) assinado por Bastos, dirigido ao conde de São Lourenço, comunicando que foi detectado papel moeda falso em bilhetes sem carimbo ou com carimbos falsos, alertando para que sejam tomadas as providências julgadas convenientes.
47
Ofícios de José da Silva Carvalho, dirigidos a Agostinho José Freire, com a cópia do decreto de 16 de Novembro de 1833, assinado por Casimiro Maria Panvella.
48
Aviso assinado por José da Silva Carvalho, comunincando a dispensa do serviço ordinário nos corpos militares de dois empregados, Manuel Pereira da Silva e José Pereira da Silva, para irem trabalhar na Casa da Moeda.
49
Ofício assinado por João Ferreira Sarmento, dirigido a Francisco de Assis da Silva Pombo, comunicando que se devem trocar as patacas espanholas e brasileiras, pela moeda do país, conforme o pedido do interino tesoureiro geral das tropas.
50
Ofícios assinados por José da Silva Carvalho, ministro da Guerra, dirigidos a Agostinho José Freire, comunicando a supressão da circulação do papel moeda no Reino.
51
Ofícios assinados por José Maria de Barcelos, ministro da Guerra, comunicando a prorrogação da circulação legal dos soberanos ingleses e dos pesos duros espanhóis no Reino.
52
Ofício dirigido ao Ministério e Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra, incluindo cópia da última ordem Real que o governo publicou, relativamente ao curso da moeda portuguesa em território espanhol.
53
Ofícios do Ministério do Reino, dirigidos aos viscondes de Sá da Bandeira e Reguengos, comunicando a inquietação em que se encontra o povo da vila de Setúbal, função directa da circulação de patacas de bronze falsas.
54
Ofício (cópia) assinado por António Xavier de Almeida Pacheco, regulando a distribuição da moeda de prata e autorizando a sua requisição no Tesouro para pagamentos de férias e pret.
55
Circulares (cópias) do general de brigada Francisco Higino Craveiro Lopes, dirigidas ao director geral da Secretaria da Guerra, assinadas por João Baptista da Rocha Grillo, ordenando a troca de notas do Banco Nacional Ultramarino e rupias por moeda do continente.
56
Avisos do conde do Bonfim, comunicando ao intendente militar, chefe da repartição provisional de liquidação, que o Montepio deve abonar todos os beneficiários, que tenham quaisquer abonos em atraso.
57
Aviso da Rainha, assinado pelo conde do Bonfim, sobre a concessão de pensões do Montepio às famílias dos oficiais demetidos, e como essas pensões devem ser transmitidas.
58
Carta assinada pelo modormo-mor, com recomendação para bom despacho num requerimento.
59
Circulares (cópias) do conde do Redondo, dirigidas ao tenente-general D. Miguel Pereira Forjaz, dando instruções para ser reforçada a guarda nas quintas-feiras no Real Museu, para boa ordem nas entradas.
60
Correspondência diversa assinada por António Florêncio de Sousa Pinto, sobre o museu de armas antigas, na Torre de Belém.
61
Ofício assinado por Joaquim Maria da Silva e José Peixoto da Silva, sobre a constituição de um museu militar em Santarém.
62
Ofício assinado por Luís António Nogueira, dirigido ao director geral do Ministério da Guerra sobre o Museu Militar de Santarém.
63
Correspondência assinada pelo general de brigada D. António José de Melo, da direcção geral da Secretaria da Guerra, sobre a concepção do edifício e claustro do exterior do extinto convento de São Francisco, solicitando à Junta Geral do distrito de Santarém, autorização para se estabelecer ali, o Museu Militar de Santarém.
64
Lista da Marinha Britânica que se reduz ao estabelecimento de Paz.
65
Mapa dos oficiais e da gente, que na ocasião de combate hão-de guarnecer a artilharia e mais postos na nau Nossa Senhora da Conceição.
66
Mapa da esquadra, que Sua Majestade manda de socorro para Itália, à ordem de Sua Santidade, governada pelo conde do Rio Grande.
67
"Ordem de navegar e sinais que se hão-de observar nesta presente frota de Pernambuco comandada pelo capitão-de-mar-e-guerra das fragatas da coroa da Armada Real, Pedro de Oliveira Muge".
68
Memória do progresso das armadas e comboios que fez a fragata Estrela no ano 1736, até se recolher em Lisboa no ano de 1740.
69
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e Reino, com o pedido de livre prática para dois navios estrangeiros denominados "São Nicolau" e "Jorge Serls".
70
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para um navio denominado "Parthenofe".
71
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para dois navios estrangeiros, denominados "Sereníssimo Cambiasso" e "Sylxius", por não terem doenças a bordo.
72
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para 3 navios estrangeiros, por não terem doenças a bordo, denominados "Sª do Carmo","Tejo" e "Wood House", respectivamente napolitano, francês e inglês.
73
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para um navio espanhol denominado "Virgem do Rosário".
74
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para 2 navios dinamarqueses, denominados "Paz e Liberdade" e "Fortuna".
75
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para 3 navios estrangeiros por não terem doenças a bordo.
76
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para 3 navios estrangeiros,vindos de Marrocos com trigo, por não terem doenças.
77
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para 2 navios venezianos, denominados "Bela Fiorina"e "Experimento".
78
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática, para um navio veneziano denominado "Sacra Família".
79
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao Provedor-Mor da Saúde da Corte e Reino, com o pedido de livre prática, para um navio veneziano denominado " Novo Comércio".
80
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e Reino, com o pedido de livre prática para 4 navios venezianos, denominados "Três Sobrinhos","Maria Teresa", "Boa Fortuna" e navio sueco denominado "Gustavo".
81
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para o navio inglês denominado "Minerva".
82
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e Reino, com o pedido de livre prática para um navio inglês denominado "Royal Britton".
83
Ofícios e requerimento de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática para um navio dinamarquês denominado "Tolerância".
84
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática, para um navio francês denominado "Vingador".
85
Ofícios e requerimento de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática, para uma fragata francesa, denominada "Minerva".
86
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e Reino, com o pedido de livre prática, para o navio francês "Familiaridade" e navio dinamarquês "Quatro Irmãos".
87
Ofícios e requerimento de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática, para o navio francês "Marechal de Muchy".
88
Ofícios e requerimentos de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática, para o navio francês denominado "União".
89
Ofícios e requerimento de António Luís da Costa, dirigidos ao provedor-mor da Saúde da Corte e do Reino, com o pedido de livre prática, para o navio francês "Esperança".
90
Requerimento assinado por Ramos, com o pedido de um escravo do senhor Manuel Guedes Pinto, para obter a sua liberdade em virtude de ter possibilidades de a pagar.
91
Ofício assinado pelo conde de Subserra da Bemposta, com a comunicação de ter sido conferida a isenção do serviço militar ao filho único de uma viúva.
92
Processo assinado por António Gomes da Sousa Teles, referente a um negociante, a quem lhe foi feita a apreensão de moeda portuguesa e que pede a restituição, por ignorar as leis que proibem a saída da moeda portuguesa para fora do País.
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 15
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 15
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/15
Título
Caixa nº 15