Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
(...)
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
1
Ofício (cópia) do tenente-coronel Joaquim Bento da Cunha informando que o visconde de Sagres, comandante da 1ª Divisão Militar, recomenda aos generais de brigada, comandantes de praças, comandantes de corpos ou mais subunidades militares, de proibirem manifestações colectivas.
2
Ofício do coronel José Cabral Gordilho de Oliveira Miranda, chefe do Estado-Maior da 1ª Divisão Militar, proibindo os militares de se juntarem a grupos de populares perturbadores da ordem pública, mesmo como espectadores.
3
Ofício do graduado em capitão João Batista da Rocha Grilo sobre o procedimento a adoptar para estabelecer a ordem pública.
4
Ofício de José Manuel d'Elvas Cordeiro, chefe do Estado-Maior da 1ª Divisão Militar, informando da aplicação de sanções disciplinares aos militares que se envolvam em conflitos entre civis e a autoridade policial.
5
Ofício do visconde de Veiros indicando que só podem ter ordenanças de Cavalaria o comandante-mor e o Estado-Maior da Província.
6
Ofício de Manuel de Brito Mouzinho para D. Miguel Pereira Forjás sobre a proposta da Universidade de Coimbra em imprimir as ordens do dia.
7
Ofício de Viúva Carvalho & Filhos informando que os oficiais da Secretaria do Estado-Maior-General do Infante D. Miguel vão continuar com as assinaturas das ordens do dia.
8
Ofício de remessa, assinado pelo barão de Albufeira, das ordens do dia.
9
Ofício de António Justino Machado de Morais, do Ministério da Marinha e Ultramar, para Miguel José Martins Dantas sobre a requisição de exemplares ordens do Dia.
10
Ofício para o marquês de Borba sugerindo que a grande quantidade de papel existente nos armazéns do Papel Selado seja remetida uma parte para a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Guerra.
11
Edital de Joaquim Larcher, governador civil de Lisboa, informando da entrada em circulação do papel selado de 20 e 40 reis e a suspensão do uso do antigo papel selado.
12
Ofício de remessa, assinado por Ireno Roberto Dias, 1º oficial na 2ª Repartição da Administração Geral de Leiria, para o administrador do concelho de Óbidos, de amostra de dois novos selos em uso.
13
Ofício do conde de Bonfim, do Ministério da Guerra, sobre a utilização de papel selado.
14
Ofício, não assinado, dirigido ao brigadeiro chefe interino do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura, informando da vontade do Rei em que se realize uma grande parada.
15
Ofício (cópia) do conde de Barbacena para o visconde de Alhandra, sobre a definição de uma regra, em todo o Reino, relativa aos dias em que a tropa deve reunir-se em parada. realizada por André Maria Gonçalves
16
Ofício do visconde de Veiros sobre a parada que iria decorrer no mesmo mês de Outubro.
17
Ofício do visconde de Veiros sobre a ordem real para se realizar uma parada às portas da tapada de Alcântara, com piquetes de Cavalaria da Guarda Real da Polícia.
18
Ofício do conde de São Lourenço para o conde de Barbacena sobre os preparativos da parada de 25 de Outubro.
19
Ofício para o visconde de Peso da Régua sobre a realização de uma parada na tapada da Ajuda (?).
20
"Relação nominal dos dignos pares do Reino e suas moradas".
21
Ofício de remessa para Luís de Paula Furtado de Castro do Rio de Mendonça de um ofício sobre um panfleto, classificado de incendiário, que foi passado por um soldado ao comandante do Batalhão Expedicionário de Infantaria nº1.
22
Discurso do barão de Palme, comandante da 4ª Divisão Militar, sobre a agitação na província do Minho e exaltando a Carta Constitucional.
23
Requerimento de Teodoro Alen, negociante do Porto, para se deslocar a Londres.
24
Requerimento de Joaquim Francisco Danin para que se lhe seja passado passaporte para poder regressar de Londres.
25
Passaporte passado ao soldado Silvestre Joaquim de Miranda, do Regimento de Infantaria nº1, passado e assinado por D. Pedro de Sousa e Holstein, enviado extraordinário e ministro plenipotenciário de Portugal junto de Sua Majestade Católica.
26
Requerimento do soldado João Carlos Scotto, da 4ª Companhia do Regimento de Cavalaria dos Voluntários Reais do Comércio, solicitando passaporte para se deslocar a Inglaterra.
27
Requerimento de Joaquim José Sequeira para que lhe seja passado passaporte para se poder deslocar a Londres.
28
Passaporte de Teresa Ponce, passado por Dom Miguel Pereira Forjaz e assinado por Gil Inocêncio de Brito.
29
Requerimento de Braz de Abreu Aranha e Araújo, negociante da praça da cidade do Porto, solicitando a passagem de um passaporte para ir a Inglaterra e ao Brasil.
30
Requerimento de Manuel Joaquim Gaspar para que lhe seja passado um passaporte.
31
Requerimento de Luís Gomes Ferreira para que lhe seja passado um passaporte.
32
Certidão, assinada por Ambrósio Pollet Júnior, atestando que Ricardo Wilson estava para partir para Inglaterra no final de 1811 e que ía na companhia de Luís Francisco Midozi.
33
Requerimento de José Francisco Braancamp de Almeida Castelo Branco para que lhe seja passado um passaporte.
34
Passaporte de Manuel Martini, passado por ordem de Dom Miguel Pereira Forjaz e assinado por manuel Hipólito Gomes da Silva.
35
Passaporte de Verico Ayres Moninero, passado pelo brigadeiro D. Pasqual Tenorio y Moscoso, do Exército espanhol.
36
Ofício de Francisco Ladislau Álvares d'Andrada para o marquês de Sá da Bandeira, presidente do Conselho de Ministros, sobre os novos processos de pesca fluvial.
37
Requerimento dos pescadores da vila de Pedineira para que sejam tomadas providências para que não padeçam de esmolas, uma vez que há fornecimento da Santa Casa da Misericórdia daquela vila.
38
Requerimento dos pescadores marítimos da vila de Alverca para que fiquem isentos do serviço militar.
39
Ofício de João Pedro Ribeiro, Francisco Ribeiro de Guimarães, Francisco Manuel Trigoso d'Aragão Morato, Francisco de Paula Travassos Mateus Valente do Couto e Alexandre António Vandelli, da Comissão da Reforma dos Pesos e das Medidas, para o visconde de Azurara sobre a ordem dada pela Real Junta dos Arsenais do Exército para fechar a oficina em que se trabalha na manufactura de pesos e medidas.
40
Ofício de Luís José de Morais Carvalho e Zeferino José Maria de Sousa Tavares, da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, para Duarte José Fava, Joaquim Zeferino Teixeira e Manuel Ribeiro d'Araújo sobre a substituição dos pesos e medidas.
41
Ofício de Domingos José Cardoso, da 2ª Direcção 1ª Repartição do Ministério da Guerra, sobre a uniformização dos pesos e medidas.
42
Ofício do bispo de Viseu para Cândido José Xavier, ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, sobre a reforma dos pesos e medidas.
43
Decreto do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria sobre a adopção de novos pesos e medidas.
44
Decreto do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria sobre a har5monização da légua.
45
Decreto (cópia) de 20 de Setembro de 1860 sobre o novo sistema métrico de pesos e medidas.
46
Decreto (cópia), de 25 de Julho de 1866, do Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria sobre o afilamento das medidas e das balanças.
47
Portaria (cópia) estabelecendo os novos pesos e medidas.
48
Ofício do conde de Subserra para o infante Dom Miguel sobre a ordem para que os marítimos se Sesimbra sejam pilotos das embarcações que demandam a barra de Setúbal.
49
Decreto (cópia) ordenando a sementeira de pinhal nos terrenos onde se realizaram queimadas e nos que não sejam próprios para agricultura.
50
Requerimento de Manuel da Silva, cabo de polícia, para que seja beneficiado do privilégio referente ao cargo.
51
Ofício de Simão da Silva Ferraz de Lima e Castro para Duarte José Fava sobre a instalação da Intendência-Geral da Polícia no palácio do Rossio.
52
Ofício de J. S. M. de Albuquerque, da 4ª Repartição do Ministério do Reino, para José Jorge Loureiro informando que estão à disposição dos governadores civis do Porto e de Viana do Minho dos meios necessários para serem empregados pela Polícia Preventiva.
53
Minutas de ofícios sobre a nomeação de oficiais e porta-bandeira.
54
Minutas de ofícios para o barão de Albufeira, José António da Rosa e Zeferino António Cardoso sobre o cuidado a ter na nomeação dos porta-bandeiras, porta-estandartes e oficiais inferiores.
55
Ofício de António de Paula da Costa para o duque da Terceira sobre a precedência entre o porta-bandeira e o sargento-ajudante.
56
Minuta de ofício sobre os sentenciados ao presídio.
57
Ofício de João António Bourbon para Duarte José Fava solicitando informações sobre o tempo de sentença e o número de degredados às galés.
58
Ofício de António Feliz da Fonseca para Duarte José Fava sobre a ordem dada aos prisioneiros da galé para racharem lenha.
59
Ofício de João de Carvalho Martins de Sá Ferrão para Duarte José Fava solicitando o envio de uma certidão para os condenados presos no presídio de Porto França.
60
Minuta de ofício de C. B. F. sobre a recolha dos detidos da Cova da Moura e retirada da guarda.
61
Ofício (cópia) para Agostinho José Freire solicitando o estabelecimento de guarda no presídio do Porto de França.
62
Minuta do ofício sobre o abuso do privilégio das cartas de jogar.
63
Requerimento de António José Soares para que seja passada uma certidão.
64
Ofício (cópia) de Adriano Maurício Guilherme Ferreri sobre os oficiais em serviço no ultramar.
65
Ofício (cópia) de Adriano Maurício Guilherme Ferreri sobre a necessidade de estipular os preceitos que se devem seguir no acesso dos oficiais considerados e em relação aos outros e às classes a que pertencem.
66
Ofício (cópia) de Adriano Maurício Guilherme Ferreri sobre os meios a empregar para conhecer a aptidão dos lentes e mais empregados militares dos estabelecimentos científicos.
67
Lei (minuta) sobre as promoções.
68
Ofícios (cópia) sobre a importação de sabão.
69
Ofício de remessa de Silva Carvalho para Agostinho Freire de documentação referente ao comércio de sabão.
70
Ofícios (cópia) sobre o contrabando de sabão estrangeiro.
71
Ofícios sobre a isenção de direitos sobre o sabão apreendido.
72
Minuta de ofício sobre a quadrilha de ladrões no sítio do Bom Despacho, no Minho.
73
Ofício de remessa de Francisco de Paula Leite para Dom Miguel Pereira Forjaz da relação dos salteadores da quadrilha do Joanico.
74
Ofício de José da Silva Carvalho para o Arsenal das Obras Militares sobre o recurso a um esquadrão do regimento de Cavalaria nº6 no extermínio dos salteadores que atacam na província do Minho.
75
Ofício sobre as batidas a salteadores em Santarém.
76
Ofício de Manuel Joaquim F. Thomas para o comandante da Divisão Militar da província do Minho sobre a captura de salteadores.
77
Minutas de ofícios sobre as tabelas de artilharia.
78
Minuta de ofício sobre os dias em que as fortalezas devem dar salvas.
79
Ofício de António José de Mello para o governador da praça de São Julião da Barra sobre uma salva mandada dar de forma incompetente, pelo comandante da subdivisão militar de Ponta Delgada.
80
Ofício do marechal de campo José maria Baldy, comandante-geral da Artilharia, para o ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra, solicitando que a torre de São Lourenço da Barra deixe de dar salvas de artilharia , visto que o destacamento de Artilharia só conta com um sargento e seis soldados.
81
Telegrama de António Joaquim Pascoalinho para Francisco Dionísio Almeida sobre a resposta da torre de Belém à salva de um navio.
82
Ofício do coronel do Estado-Maior Luís Travassos Valdez para o Quartel General da 1ª Divisão Militar ordenando as salvas pelo forte de São Julião da Barra e castelo de São Jorge durante a inauguração da estátua de Luís de Camões.
83
Ofício do coronel Luís Travassos Valdez, do Corpo do Estado-maior, para o general comandante interino da 1ª Divisão sobre a ordem de dar salva de 21 tiros na cerimónia de comemoração da entrada em Lisboa do exército libertador.
84
Ofício do coronel Luís Travassos Valdez, do Corpo do Estado-Maior, para o general comandante interino da 1ª Divisão sobre a dispensa de dar salvas nas viagens de Sua Majestade entre Cascais e Lisboa.
85
Ordem de divisão (ccópia) do Comando da 1ª Divisão Militar para o forte de São Julião da Barra para que sejam dadas salvas em honra de Vasco da Gama e Luís de Camões.
86
Circular (cópia) do tenente-ajudante Pedro Duarte sobre as salvas comemorativas da entrada em Lisboa do exército libertador.
87
Ofício de José Barbosa de Araújo para o conselheiro oficial-maior da Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra solicitando o envio de regulamento interno da Secretaria de Estado.
88
Ofício de Gaspar Pessoa Tavares de Amorim, João Lopes Fernandes e Joaquim Correia de Almeida, da Real Companhia das Fiações e Tecido das Sedas, para António de Araújo de Azevedo solicitando ao príncipe regente que ordene aos governadores provinciais que auxiliem os magistrados comissários e inspectores na protecção da cultura da seda.
89
Ofício de João António Salter de Mendonça, da Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação, para Dom Miguel Pereira Forjaz, sobre a obtenção dos regulamentos relativos à cultura da amoreira, criação do bicho da seda, fiação e tecedura da seda, praticados no Piemonte.
90
Ofício de José Joaquim Ferreira, da Real Fábrica das Sedas e Obras das Águas Livres, para Duarte José Fava, inspector das Obras Públicas, solicitando que se mandem 30 estacas de amoreira do viveiro do Campo Grande para a praça das Amoreiras.
91
Circular do duque da Terceira aos governadores civis dos distritos para que promovam a plantação de amoreiras e a produção do bicho da seda.
92
Ofício assinado por Nuno de Sá Pamplona, escrivão da Câmara Municipal de Lisboa, para o general barão da Batalha, governador da Praça de São Julião da Barra, sobre a cedência de 200 pés de amoreira do viveiro do Campo Grande.
93
"Carta e memória sobre um projecto para o estabelecimento de uma colónia militar agrícola e disciplinar sob a protecção de Sua Majestade el-Rei, o sr. Dom carlos I".
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 18
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 18
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/18
Título
Caixa nº 18