Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
3
Assuntos Militares Gerais
50
Diversos
01
Caixa nº 01
(...)
11
Caixa nº 11
12
Caixa nº 12
13
Caixa nº 13
14
Caixa nº 14
15
Caixa nº 15
16
Caixa nº 16
1
Avisos (cópias) de sua magestade a rainha D. Maria I, para o conselho do Almirantado, sobre apresamento, nas províncias do Minho e do Porto, dos bergantins ingleses "Liberdade" e "Esperança".
2
Ofício do duque de Lafões para marquês de Estribeiro Mor sobre desimpedimento do bergantim sueco "Estrela do Norte".
3
Ofício (cópia) de duque de Lafões para marquês de Estribeiro Mor sobre autorização concedida ao navio prussiano "Jorge" para sair livremente do Porto.
4
Ofício (cópia) do duque de Lafões para marquês de Estribeiro Mor sobre ordem para a torre de Belém deixar sair livremente os navios dinamarqueses.
5
Ofícios (cópias) do duque de Lafões para marquês de Estribeiro Mor sobre instruções a dar à torre de Belém proibindo a saída do navio dinamarquês "Fortuna".
6
Aviso (cópia) de sua magestade a rainnha D. Maria I, assinado por D. Rodrigo de Sousa Coutinho para duque de Lafões, sobre instruções a dar à torre de Belém para que não seja embargada a saída, com destino ao Brasil, dos navios "Santa Cruz" e "Espada de Ferro".
7
Ofício (cópia) do duque de Lafões para marquês de Estribeiro Mor, autorizando a saída do navio dinamarquês "Causa Boa".
8
Ofício (cópia) do marquês de Marialva para marquês de Estribeiro Mor sobre autorização para reparação do navio corsário inglês "Kens Fisher".
9
Requerimento de "Mayne & Brown", consignatários de João Brown, capitão do navio "Carlos Carter" proveniente de Londres, pedindo a liquidação da conta do frete de material destinado ao Arsenal Real da Fundição.
10
Requerimento de João Aires, consul geral da Dinamarca na corte de Portugal, pedindo o levantamento do embargo ao navio "Marcos Capitão O'Brien".
11
Requerimento de Francisco Maria e João Evangelista Montano, proprietários do bergantim português "Santo António", pedindo autorização para sair do porto de Lisboa.
12
Requerimento de José Domingos Gomes Loureiro e filhos, proprietários do navio "Rainha dos Anjos" solicitando a emissão de passaporte.
13
Diário de bordo (cópia) da 2ª divisão da esquadra de sua magestade o Rei de França, ancorada em São Salvador da Baía, Brasil, comandada pelo príncipe Jerónimo Bonaparte.
14
Processo relativo ao apresamento da balandra inglesa "Providência" pelo corsário de guerra espanhol "Nossa Senhora do Carmo".
15
Requerimentos de Filipe Roussac e Estêvão Givovich, respectivamente, consignatário e capitão do navio raguzano "Companhia Fiel", solicitando a baldeação da carga do navio para outro, em melhores condições, dado o extravazamento do conteúdo das vazilhas.
16
Requerimento Filipe Roussac pedindo autorização para reexpedir por baldeação, para Sevilha, a carga de ferros de arado transportada pelo navio "Conceição e Almas" .
17
Requerimentos de João António de Almeida e José de Oliveira Guedes Travessa, respectivamente, proprietário e capitão do navio "Carrasco", detidos sob a acusação de crime de contrabando, pedindo a sua libertação .
18
Requerimento de Bernardo José Gonçalves Diniz, proprietário do bergantim português "Galgo", pedindo a devolução da âncora e amarras, apresadas pela fortaleza de Sesimbra, em virtude da saída súbita para o mar devido a temporal.
19
Requerimento de Miguel Alves Moreira, consignatário do brigue "Providência" pedindo que lhe sejam emprestados dois ferros para segurança da referida embarcação bem como pagamento da carga .
20
Requerimento de António José Batista de Sales, proprietário do navio "São Manuel-Careta", para que lhe seja fornecida pólvora suficiente para a viagem de ida e volta à Baía, Brasil.
21
Ofício de Adolfo Frederico Lindenberg para D. Miguel Pereira Forjaz sobre pedido de indemnização de prejuízos causados no navio "Pappenburguer" pela fragata de guerra ingleza "Tiber".
22
Ofício (secreto) do conde da Barca para patriarca eleito sobre trabalhos a ultimar nos navios de guerra "Príncipe Regente" e "S. Sebastião" a fim de serem enviados em comissão de serviço.
23
Ofício de João António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz sobre compra do navio "S. Cristóvão".
24
Ofício de João António Salter de Mendonça para D. Miguel Pereira Forjaz.
25
Ofício de Matias José Dias Azedo para D. Miguel Pereira Forjaz referente a embarque de um caixote para o Brasil, a bordo da escuna "Princesa Real".
26
Ofício de António Cândido de Faria, comandante da canhoneira de guerra nº 1, para Duarte José Fava, sobre barcaça posta na praia de Pedrouços pela marinhagem da canhoneira.
27
Ofício do coronel Manuel Bernardo de Chaby para comendador Sebastião Drago de Boto Cabreira, sobre naufrágio de escuna inglesa junto à praça de Lagos.
28
Ofício de remessa de tenente António Hipólito Costa, comandante do quartel general da praça de Peniche, para Cândido José Xavier.
29
Ofício de remessa do coronel Luís de Mendonça Melo, comandante da praça de Tavira, para Martinho José Dias Azedo.
30
Aviso de sua magestade D. João VI, referente às relações do movimento de embarcações saídas e entradas nos portos da Ilha da Madeira e dos Açores.
31
Ofício de remessa de Miguel Ferreira da Costa para visconde de Veiros, de requerimento de José Justiniano de Vasconcelos, praticante de piloto da corveta de guerra "Dez de Fevereiro" e retido no depósito da Estrela por ordem do general Jorge de Avilez, pedindo para ser mandado para bordo de qualquer navio de guerra bem como o pagamento de metade dos soldos vencidos.
32
Ofícios do encarregado general de negócios de França para Duarte José Fava, sobre naufrágio do navio francês "Cornaline", na Ericeira.
33
Aviso para Duarte José Fava, ordenando seja aprontada a tribuna real de onde sua magestade o Rei D. João VI assistirá, em 23 de Junho de 1823, ao lançamento ao mar de uma fragata.
34
Aviso de sua magestade o Rei D. João VI, assinado por M.G. de M. para chefe de divisão do governador da província da Ilha da Madeira, sobre mapa geral das entradas e saídas de embarcações e passageiros, desde 7 de Novembro até 1 de Dezembro de 1822.
35
Avisos de sua magestade o Rei D. João VI, assinados por conde de Barbacena Francisco (?) e Manuel de Brito Mouzinho (?) e dirigidos a José António da Rosa, sobre guarnição da fragata "Amazona".
36
"Relação dos direitos que pagaram os navios mercantes ao Real Cofre da Pólvora desde o primeiro de Janeiro até 30 de Junho do ano de 1824 na torre de Outão da barra de Setúbal", assinada pelo major comandante Vicente Ferreira de Saldanha.
37
Aviso ao conde de Barbacena Francisco para transmitir ao brigadeiro Augusto Pinto de Morais as instruções relativas aos petrechos vindos do Ultramar a bordo da galera "Conde dos Arcos".
38
Ofício (cópia ) do comandante António Vicente Scarnichia, da esquadra da praça de Faro para António Pedro Lecor, relatando ataques havidos, ao largo da costa algarvia, por embarcações corsárias.
39
Ofício do Estado-Maior General para visconde de Veiros sobre requerimento de José João da Nova, mestre do iate "Senhora das Chagas", pedindo licença para fazer viagem para a cidade do Porto.
40
Requerimento da marinhagem da embarcação "Conde de Peniche", sobre pagamento do soldo.
41
Ofício do major general marquês de Viana para conde de Barbacena, sobre tripulação da fragata "Amazona".
42
Aviso de sua magestade o Rei D. João VI, dirigido a José António da Rosa, sobre destino a dar ao escaler e respectiva tripulação que estavam ao serviço do infante D. Miguel.
43
Ofício de Manuel de Brito Mouzinho para visconde de Veiros sobre ordens necessárias para que não seja impedida a navegação dos barcos dos pescadores.
44
Ofício do Ministério da Guerra para marquês de Angeja sobre excessos cometidos pelas rondas espanholas contra um barco português.
45
Ofício do governador das armas do Reino do Algarve, marquês de Angeja, para conde de Barbacena Francisco sobre os estragos causados por um temporal na lancha nº 7 da esquadrilha do reino do Algarve.
46
Aviso de sua magestade o Rei D. João VI, assinado por conde de Barbacena Francisco, para presidente da Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército sobre situação de artigos de armamento e mais petrechos emprestados em 1817 pelo Arsenal a navios particulares.
47
Ofício de Joaquim José Monteiro Torres para conde de Barbacena Francisco sobre remessa de pólvora e cartuxos de alarme do Arsenal Real do Exército para bordo do brigue "Boaventura" que partirá a 15 de Junho de 1826 com destino a Cabo Verde.
48
Processo relativo aos objectos mandados fornecer à fragata "Princesa Real" e corveta "Cibele" pela Real Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército.
49
Ofício de Joaquim José Monteiro Torres para conde de Barbacena Francisco sobre data de partida para a Madeira e Açores do correio marítimo "Infante D. Sebastião".
50
Ofício de Joaquim José Monteiro Torres para conde de Barbacena Francisco comunicando a saída da fragata "Príncipe D. Pedro", como nau de viagem, para os estados da Índia.
51
Despachos (cópia) assinados por José Vaz Pinto e Inácio da Costa Quintela, com determinações relativas aos passageiros a embarcar em navios com destino ao Algarve.
52
Requisição de pipas para água destinadas aos iates "S. José Nova Paz" e "Boa Nova" que transportarão tropas para o Porto, assinada pelo tenente António Pedro Teixeira Ximenes de Aragão, do Regimento de Infantaria nº 18.
53
Aviso de sua magestade o Rei D. Miguel, assinado pelo visconde de Veiros sobre guarda às embarcações.
54
Ofícios (cópia) para conde de Basto e do visconde de Veiros para duque do Cadaval sobre medidas a tomar relativamente ao iate "Liberal" e sua tripulação, por não terem obedecido às ordens do governador do forte da Ericeira.
55
Aviso de sua magestade o Rei D. Miguel dirigido a Tiago Pedro Martins, visconde de Molelos e visconde de Santa Marta sobre a livre entrada de navios franceses nos portos do reino.
56
Ofícios do conde de S. Lourenço para visconde de Molelos sobre naufrágios de embarcações estrangeiras ocorridos ao largo da costa portuguesa.
57
Aviso de sua magestade o Rei D. Miguel, assinado por conde de S. Lourenço e dirigido a visconde de Molelos, sobre medidas tomadas respeitantes ao brigue francês encalhado junto ao porto de Vila Real de Santo António.
58
Ofício de José da Silva Carvalho para Agostinho José Freire sobre vapor que sairá para Gibraltar, o mais tardar até dia 20 de Abril de 1834, para daí trazer dinheiros destinados ao Tesouro Público.
59
Ofício de José da Silva Carvalho para Agostinho José Freire sobre estabelecimento de carreiras marítimas regulares entre Lisboa e Porto para serviço do Tribunal do Tesouro Público.
60
Ofício de João da Silva Carvalho para duque da Terceira solicitando a suspensão da saída do porto de Lisboa da galera de Hannover "Achtgdelradoes".
61
Ofício (confidencial) do marquês de Loulé para José Jorge Loureiro sobre permissão de entrada na barra de Belém do bergantim da Sardenha "Assunção" que deverá ter arvorada a bandeira da Toscânia em vez da sarda.
62
Ofício do tenente coronel Luís de Vasconcelos Lemos Castelo Branco, governador praça do castelo de Viana, para Francisco José Pereira sobre o não aparecimento de galera esperada.
63
Aviso de sua magestade a Rainha D. Maria II, assinado pelo duque da Terceira, dando instruções ao major graduado governador militar da praça de Sines no sentido de prestar todo o auxílio necessário ao brigue francês "Trois Jules" que naufragou junto à referida praça .
64
Decreto (cópia) de sua magestade a Rainha D. Maria II, sobre abolição de visitas aos navios nacionais e estrangeiros.
65
Ofício (confidencial, extracto) de Manuel Arias, intendente da província de Alicante, Espanha, sobre o transporte, a bordo do bergantim sardo "Telegrapho", de armas e vestuário destinados às facções miguelistas, a desembarcar em Faro ou noutros portos do Algarve.
66
Ofício do capitão José da Silva Rosado, governador interino do Castelo da Foz, para Luís de Sá Osório sobre troca de salvas de saudação, aquando da saída da barra de S. João da Foz de um vapor de guerra francês.
67
Requerimento dos interessados nos navios portugueses e seus carregamentos apresados em 1805 pela esquadra francesa, sob o comando do almirante Lallemand, relativo ao pagamento das reclamações, assinado pelo procurador dos interessados e por João António Xavier.
68
Ofício do tenente coronel Luís de Vasconcelos Castelo Branco, governador e comandante do castelo da barra de Viana, para José Teixeira de Mesquita, sobre naufrágio do brigue inglês "John Stuart" proveniente da Terra Nova com um carregamento do bacalhau.
69
Ofício do capitão Francisco Solano Portela, para comandante da Sub-Divisão Militar de Angra, comunicando a partida de um vapor inglês, ao serviço de sua magestade britânica, com a missão de proceder a sondagens nos portos do arquipélago dos Açores, devendo ser-lhe concedido todo o auxílio solicitado.
70
Ofício de Adriano Maurício Guilherme Ferreri, chefe interino da 1ª. direcção do Ministério da Guerra, para comandante da 4ª. divisão militar, solicitando envio urgente de guia de passagem, a emitir em nome do sargento Luís de Sousa Cadaval Ferraz, a fim de poder embarcar na corveta "Urania" com destino à província de Angola.
71
Ofício de Miguel José Martins Dantas, do Ministério da Guerra, para inspector fiscal do Exército, sobre transporte de tropas para o arquipélago dos Açores a bordo da corveta "D. João I".
72
Ofício do consul dos Estados Unidos da América no Porto, para José Ribeiro de Mesquita, chefe do Estado-Maior, sobre prisão de dois marinheiros americanos.
73
Ofício de James Philipps, consul inglês em Lisboa, para governador da torre de São Julião da Barra, pedindo a entrega, a dois marinheiros ingleses, da lancha da chalupa da mesma nacionalidade que se encontra encalhada próximo da fortaleza.
74
Processo relativo a queixa apresentada por um oficial do vapor francês "Petrel" contra soldado do Regimento de Infantaria nº. 10.
75
Ofício de Rodrigo Fonseca Magalhães para ministro do Reino pedindo sejam dadas ordens ao director-geral dos telégrafos para que de Lisboa para o Porto e vice-versa se façam transmitir as mensagens do agente da nova companhia de barcos a vapor "South American and General Steam Navigation".
76
Ofício de D. Luís da Câmara Leme, chefe do Estado Maior, para governador da praça de S. Julião da Barra sobre autorização dada, sem qualquer restrição, à saída de embarcação otomana fundeada no rio Tejo.
77
Correspondência referente ao auxílio prestado pelas autoridades civis e militares da Ilha de São Miguel, Açores, ao capitão do navio inglês "Verbena".
78
Ofício de António Joaquim Oliveira, da Alfândega Grande de Lisboa, para governador da praça de São Julião da Barra sobre pagamento de tiros de pedido de socorro a embarcações.
79
Ofício de remessa de António Joaquim Oliveira, da Alfândega Grande Lisboa, para barão da Batalha, governador de praça de São Julião da Barra, da importância devida relativa aos tiros dados pela fortaleza em socorro do brigue norueguês "Tom d'Ann".
80
Ofício de Carlos Augusto Franco, do quartel general da 1ª divisão militar, para governador interino da praça de São Julião da Barra, sobre tiros de socorro dados em auxílio do brigue inglês "Lisbon".
81
Processo referente ao naufrágio do navio belga "Industrial".
82
Ofício de António Joaquim Oliveira, da Alfândega Grande de Lisboa, para António Pedro Boroa Condestável, tenente rei, governador interino da torre de São Julião da Barra sobre tiros dados em socorro do vapor de guerra francês "Phlégéton".
83
Ofícios do tenente coronel Manuel Joaquim Soares Lima, governador interino da torre de São Lourenço da Barra, para major e Governador da praça de São Julião da Barra, sobre naufrágio, a sul da barra de São Lourenço, de uma escuna inglesa.
84
Ofícios de remessa de António Joaquim Oliveira, da Alfândega Grande de Lisboa, para governador interino da praça de São Julião da Barra, das importâncias devidas pelos tiros dados em socorro das embarcações portuguesas "Castro 2º", "Cristina" e "Flor do Mar".
85
Ofício de António Joaquim Oliveira, da Alfândega Grande de Lisboa, para governador da torre de São Julião da Barra, sobre tiros dados pela fortaleza em socorro do navio "Primorose" que naufragou.
86
Ofício do major Domingos José Ribeiro, governador interino da torre de São Lourenço da Barra, para barão do Rio Zêzere, sobre naufrágio de barco rabino.
87
Processo relativo ao naufrágio da escuna inglesa "British Queen".
88
Ofício da Alfândega Grande de Lisboa para governador da torre de São Julião da Barra sobre arrecadação da carga do patacho naufragado "Almirante".
89
Ofício do 2º. tenente ajudante José Paulino, para governador da praça de São Julião, participando naufrágio do barco "Boa União" e salvamento de toda a tripulação pela guarnição da torre de de São Lourenço da Barra.
90
"Copiador de ofícios da corveta "Goa", expedidos deste 10 de Agosto de 1863 até 14 de Novembro de 1864".
91
Directivas a tomar referentes aos vapores de guerra da América do Norte que se encontram fundeados no porto de Lisboa.
92
Ordem do marechal do Exército para que o castelo de São Jorge e as fortalezas de Belém e de São Julião da Barra correspondam as salvas de tiro da fragata inglesa "Artemiza".
93
Portaria (cópia) do Ministério da Guerra, assinada por D. António José de Melo, pela qual é louvada a guarnição da praça de São Julião da Barra pelos serviços de salvamento prestados à tripulação do brigue dinamarquês que naufragou junto àquela praça.
94
Ordem circular assinada pelo coronel Luís Travassos Valdez, chefe do Estado-Maior, dando instruções para que o contrabando de armas e munições, transportado no navio alemão "Hernencleden", não possa ser desembarcado em território nacional.
95
Ofício do major Joaquim Evaristo da Fonseca, comandante da torre de São Lourenço da Barrra, para governador da praça de São Julião, sobre naufrágio do brigue brasileiro "Cruzeiro da Baía".
96
Ofício (cópia) da direcção-geral do Ministério da Marinha para Ministério da Guerra, sobre o cumprimento da determinação de todos os navios de comércio terem hasteadas as bandeiras das nações a que pertencem, quando entrarem e saírem dos portos portugueses.
97
Ofício do tenente coronel Virgílio Soares de Albergaria, comandante militar de Ponta Delgada, para director-geral da Secretaria da Guerra, em Lisboa, sobre a oferta de um "copo de água" aos oficiais do navio italiano "Etna".
98
Aviso de sua magestade a Rainha D. Maria II, assinado por José Joaquim Gomes de Castro, informando os representantes junto das legações portuguesas no estrangeiro, de estarem impossibilitados de, em caso de negociações diplomáticas, dar cumprimento a qualquer negócio dependente da intervenção da delegação a seu cargo, sem que para tal tenham sido devidamente autorizados por Lisboa.
99
"Relações dos portugueses a quem, pelas respectivas conservatórias, se passaram cartas de privilégios como caixeiros ou feitores de negociantes estrangeiros, depois do decreto de 26 de Janeiro deste ano", assinadas por Gregório Gomes da Silva.
100
Ofício de António de Almeida Vasconcelos Castel-Branco, administrador-geral interino de Viana, para comdandante da 1ª. divisão militar, sobre recrutas.
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
(...)
33
Caixa nº 33
Caixa nº 16
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 16
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/3/50/16
Título
Caixa nº 16