Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
16
Caixa nº 16
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
01
Correspondência do conde de Subserra para Joaquim Bernardino de Sena remetendo relações de praças do 1º e 2º Batalhão de Caçadores da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei que preferem a reforma a continuar no serviço e relações das praças dos mesmos batalhões a quem foi concedida reforma para a gozarem nas Companhias de Veteranos de Abrantes, Aveiro, Almeida, S. João da Foz, Belém, Vila do Conde, Chaves, Beirolas,Monsanto, Viana, Barcarena, Campo Maior, Bragança e Setúbal.
02
Relações das praças do 1º e 2º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei a quem foi concedida reforma prometida na ordem do dia 30 de Maio de 1815 para a gozarem nas respectivas companhias de veteranos.
03
Correspondência do conde de Subserra para várias entidades sobre o desembarque da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei no porto de Alfeite e ordens régias para ser aquartelada no Convento dos Jerónimos e abonada de alimentação.
04
Correspondência trocada entre o conde de Subserra e o visconde de Alhandra relativa ao pagamento de vencimentos pelas companhias de veteranos às praças reformadas e abonos aos oficiais da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei que regressam do Brasil.
05
Ofício do Ministério da Guera sobre a ordem régia para que as praças da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, vindas de Montevideu, sejam abonadas pelo Depósito Militar da Estrela.
06
Correspondência trocada entre várias entidades sobre o pedido e os motivos de oficiais e praças da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei regressadas do Brasil para não continuarem ao serviço.
07
Aviso do Ministério dos Negócios da Marinha para que as praças da Brigada da Marinha vindos do ultramar com a Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei se apresentem ao major-general da Armada e que os seus apetrechos se recolham aos armazéns do Arsenal.
08
Ofício da Secretaria do Estado dos Negócios Estrangeiros para o Ministério dos Negócios da Guerra relativo à ordem das cortes de 23 de Agosto de 1822, na qual El-Rei autoriza o governo a remover de Montevideu as tropas da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei e para que o seu estado-maior disponha delas segundo julgar conveniente.
09
Ofícios de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Barbacena Francisco pedindo esclarecimentos sobre a tranferência de Ângelo Filipe Bissum e Joaquim José Caldeira dos Reis, oficiais tesoureiros da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, para Contadoria Fiscal das Tropas.
10
Ofícios de Augusto Pinto de Morais Sarmento para o conde de Subserra e de D. Álvaro da Costa para Martinho José Dias Azedo, remetendo dois mapas da força e famílias do 1º Regimento de Cavalaria recém chegadas de Montevideu a bordo da galera "Libertar".
11
Correspondência trocada entre Augusto Pinto de Morais Sarmento e o conde de Subserra sobre a necessidade de se arranjar outro quartel para aquartelar as tropas regressadas da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
12
Correspondência de Augusto Pinto de Morais Sarmento e do barão de Albufeira para o conde de Subserra relativa ao pagamento dos prés e gratificações em atraso aos oficiais e praças da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei regressados do Brasil.
13
Correspondência trocada entre o conde de Subserra e Augusto Pinto de Morais Sarmento relativa ao destino a dar às peças e balas de Artilharia e ao tabuado das tarimbas que vieram de Montevideu na galera "Pantera", que não sendo portuguesa terá de seguir o seu destino.
14
Ofício de Augusto Pinto de Morais Sarmento para o conde de Subserra remetendo o mapa da força e famílias a bordo da galera "Bela Bonita" recém chegadas de Montevideu e dando conhecimento da falta de alojamento para esta força.
15
Ofício de Augusto Pinto de Morais Sarmento para o conde de Subserra remetendo o mapa da força recém chegada de Montevideu na galera "São José Americano" e informando-o da existência, nesse transporte, de material pertencente à Real Fazenda.
16
Correspondência de Augusto Pinto de Morais Sarmento e do visconde de Veiros para o conde de Subserra relativa às forças recém chegadas de Montevideu, aos doentes que vieram a bordo do transporte e à entrega no Real Erário de um cofre e dinheiro pertencente à tesouraria da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
17
Correspondência de Álvaro da Costa de Sousa de Macedo e Duarte José Fava para o conde de Subserra sobre os estragos causados pelo 2º Regimento de Infantaria da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei no edifício da Real Fazenda onde estiveram alojados quando regressaram do Brasil e o destino a dar aos oficiais que ainda ocupam as instalações do mesmo edifício.
18
Correspondência de João da Cunha Maia para o conde de Subserra remetendo participações do movimento dos contigentes da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei destinados a servir nos vários corpos do Exército.
19
Resultado das inspecções feitas pelo inspector de Infantaria às praças da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, ultimamente chegadas de Montevideu e ofício do barão de Albufeira para o conde de Subserra remetendo relações dos militares da mesma Divisão por ele inspecionados.
20
Correspondência trocada entre o visconde de Alhandra e o conde de Subserra para que os oficiais comandantes das companhias da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei não passem para outros corpos sem ajustarem as contas das respectivas companhias.
21
Correspondência trocada entre o conde de Subserra e várias entidades sobre a ordem régia para que à medida que as praças dos corpos da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei forem apresentando para gozar da reforma prometida nas respectivas companhias de veteranos remetam para o inspector de Revistas das Tropas as certidões de dívidas de fardamento e fardetas.
22
Correspondência trocada entre o conde de Subserra e várias entidades relativa ao conhecimento da recepção dos artigos da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei nos armazéns do Arsenal Real do Exército e os trâmites que se devem seguir para tal.
23
Correspondência de Filipe Neri Gorjão para João Nepomuceno de Macedo, comandante do 1º Regimento de Cavalaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei , relativa ao transporte desse regimento para Portugal.
24
Ofícios do barão de Albufeira para o conde de Barbacena Francisco remetendo o resultado da inspecção que passou às praças da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei que foram escusas do real serviço e mandadas recolher ao Depósito Militar de São João de Deus, em conformidade com as ordens régias.
25
Correspondência acompanhada de relações, do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Alhandra dando conhecimento das ordens régias para que mandasse marchar para os seus destinos as praças da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei que se encontravam no Depósito Militar da Corte e remetendo os resultados das inspecções da Junta de Saúde a militares da mesma Divisão.
26
Correspondência trocada entre o conde de Subserra e Joaquim Bernardino de Sena relativa ao regresso da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei e os trâmites a seguir, em conformidade com as ordens régias.
27
Aviso ao marquês de Viana para que dê as providências necessárias para que o destacamento pertencente à Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei continuasse a ser fornecido de rações até desembarcar.
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 21
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 21
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/21
Título
Caixa nº 21