Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
17
Caixa nº 17
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
01
Correspondência do visconde de Alhandra para o conde de Subserra, acerca do destino a dar às praças da extinta Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
02
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca das praças da extinta Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei que devem gozar as suas reformas nas companhias de veteranos.
03
Correspondência do conde de Subserra, ministro da Guerra para diversas entidades, acerca das praças da Divisão de Voluntários Reais d'El- Rei que passam às companhias de veteranos em virtude de lhes ter sido concedida a reforma nos termos da ordem do dia de 30 de Maio de 1815.
04
Correspondência do conde de Subserra para José da Veiga de Castro Ferreira e António Firmo Felner, acerca dos vencimentos a dar às praças que passaram a gozar a reforma prometida na ordem do dia 30 de Maio de 1815 e sobre o envio de uma certidão do soldado Domingos José Rebelo que serviu na Divisão de Voluntários Reais d' El Rei.
05
Ofício do conde de Subserra para o conde da Póvoa, acerca da abertura do cofre pertencente à tesouraria da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, depositado no Real Erário, para se proceder à inspecção mandada fazer aos corpos da Divisão.
06
Correspondência de Joaquim Bernardino de Sena para o conde de Subserra, acerca da inspecção fiscal e liquidação das contas da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
07
Correspondência do conde de Subserra para Joaquim Bernardino de Sena, acerca dos pagamentos das praças da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
08
Ofício de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para José da Silva Vieira, remetendo a relação demonstrativa dos soldos e mais vencimentos que recebiam na Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei os oficiais e empregados mencionados em cada mês.
09
Correspondência do conde de Subserra para D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, comandante da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, acerca do transporte por mar e dos vencimentos das praças da Divisão.
10
Ofícios dirigidos a D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, comandante da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, por várias entidades da cidade de Montevideu, elogiando o comportamento da Divisão e agradecendo os relevantes serviços por ela prestados à população de Montevideu.
11
"Convenção ajustada por parte do comandante das forças de sua magestade fidelíssima em Montevideu, D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, pelo coronel quartel-mestre-general da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei Filipe Neri Gorjão e pelo major do 1º Regimento de Infantaria da mesma Divisão, Inácio da Cunha Gasparinho, nomeados e munidos para esse efeito de poderes bastantes, e por parte do general barão de Laguna comandante em chefe das forças de Sua Majestade o imperador do Brasil no estado cis-platino, pelo tenente coronel comandante da Artilharia montada da corte de Vencislau de Oliveira Belo, igualmente nomeados e munidos de poderes bastantes para o efeito".
12
Correspondência de Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, comandante da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, para José de Barros Abreu, comandante do 2º Regimento de Cavalaria da mesma Divisão, acerca dos preparativos para o embarque da expedição de regresso ao Reino.
13
Correspondência de Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca da participação da sua morada em Belém, pedindo ordenanças, acusando a recepção das ordens e graças régias e transmitindo o reconhecimento da Divisão pelas graças que tem recebido de Sua Magestade.
14
Ofício assinado por Dâmaso José Groot Brito informando que o comandante da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei remeteu uma relação de primeiros-tenentes, segundos-tenentes e tenente de brigada da Marinha, que comandaram as embarcações armadas em Montevideu, pedindo que lhes seja conferida qualquer ordem militar como recompensa dos serviços prestados em Montevideu.
15
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca dos pagamentos dos soldos aos oficiais e praças da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
16
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca da gratificação de 2 meses de soldo aos oficiais da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei de acordo com o aviso de 23 de Agosto de 1824, e acusando a recepção de vários avisos régios.
17
Ofício do brigadeiro D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo recomendando os tenentes D. Fernando Xavier de Almeida e José de Mendonça David seus ajudantes de campo e os oficiais da Secretaria da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, Joaquim Miguel Pereira e Francisco de Paula, pelos serviços que prestaram em Montevideu.
18
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca do abono de soldo ao fiel de víveres Pedro Gomes Ferreira que veio encarregado de Montevideu do fornecimento do 2º Regimento de Cavalaria da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei fazendo publicar aos corpos do seu comando, que devem marchar para os seus destinos todas as praças designadas para gozarem as suas reformas pelas diversas companhias de veteranos, podendo então dali requerer o que lhes convier.
19
Ofício de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, requisitando o fornecimento pelo Arsenal Real do Exército de selos reais ao 1º e 2º Regimento de Infantaria , 1º e 2º Regimento de Cavalaria e ao Corpo de Artilharia da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, para que possam autenticar as guias e outros papeis de serviço.
20
Correspondência relativa ao aviso de 29 de Outubro de 1824 que manda receber todos os artigos de armamento, correame e equipagem e quaisquer outros pertences da Real Fazenda que se acharem em poder dos corpos da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
21
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, comandante da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei para o conde de Subserra, acerca do transporte por mar de várias praças que regressam aos seus destinos.
22
Ofício de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca do transporte por mar de várias praças da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
23
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo remetendo duas relações de praças reformadas da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei e suas famílias que pretendem embarcar para as companhias de veteranos a que se destinam.
24
Correspondência trocada entre várias entidades acerca da revista à Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei, do dinheiro da contabilidade do Hospital Regimental do 1º Regimento de Infantaria em Montevideu, abono de forragens para cavalos de pessoa e bestas de bagagens aos oficiais da Divisão, ajustes de contas dos fardamentos e fardetas em dívida às praças da Divisão até ao fim de 1814.
25
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca do ajustamento das contas dos oficiais da Armada e destacamento da Brigada da Marinha, pilotos, escrivães e mais empregados dos navios de guerra, que no Rio da Prata estiveram debaixo das suas ordens cooperando com a Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
26
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca da antiguidade dos 15 oficiais da Divisão de Voluntários Reais d'El- Rei, que pedem que lhes seja contada a sua antiguidade desde o dia em que foram despachados pelo general barão da Laguna.
27
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca da condecoração da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa aos majores João de Nepomuceno de Macedo e Pedro António Rebocho, ao major graduado José António Esteves e ao 1º tenente de Artilharia, António José Peixoto que serviram na Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
28
Ofício de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo remetendo a relação dos oficiais e empregados da extinta Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei e outros do Real Exército que regressaram de Montevideu e que ainda não têm destino.
29
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, acerca do abono da importância das rações de forragens vencidas e não recebidas para as bestas de bagagens e cavalos da extinta Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
30
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo e do inspector de Infantaria, relativamente às praças da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei que estão em condições de passar às companhias de veteranos.
31
Relações das praças da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei existentes no Depósito Militar em S. João de Deus nos meses de Novembro de 1824, Março e Julho de 1825.
32
Ofícios da 1ª Repartição da 1ª Direcção do Ministério da Guerra comunicando à 2ª Direcção que dê destino às praças da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei que existem agregados aos corpos da capital.
33
Ofício do barão de Albufeira para o conde de Subserra propondo que as praças da extinta Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei que se oferecerem para continuar o real serviço nos corpos de Infantaria, fossem inspeccionados por uma junta de saúde.
34
Avisos do conde de Subserra para o visconde de Alhandra comunicando que por ordem régia as praças do 2º Regimento de Infantaria da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei constantes das relações passaram a ter baixa e a competente escusa do real serviço.
35
Ofício de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, descrevendo o regresso da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei de Montevideu para Lisboa.
36
Correspondência de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra e deste para o infante D. Miguel, acerca da concessão da reforma prometida na ordem do dia 30 de Maio de 1815 aos oficiais inferiores e mais praças de pré da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
37
Ofício de D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo para o conde de Subserra, remetendo a relação dos oficiais e empregados da extinta Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei e outros do Real Exército que tendo regressado de Montevideu se encontram sem destino.
38
Breve exposição do tenente-general Vicente António de Oliveira das razões em que fundamentava o seu parecer contra os que julgavam ser a guerra contra os revoltosos espanhóis justa, útil e gloriosa.
23
Caixa nº 23
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 22
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 22
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/22
Título
Caixa nº 22