Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
18
Caixa nº 18
19
Caixa nº 19
20
Caixa nº 20
21
Caixa nº 21
22
Caixa nº 22
23
Caixa nº 23
01
Ofícios do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Alhandra transmitindo a autorização régia para que José António Gonçalves, soldado da 2ª Companhia de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, regresse à Companhia de Veteranos de Valença do Minho, conforme o havia solicitado em requerimentos.
02
Requerimento de Francisco Jerónimo, sargento do Regimento de Infantaria nº 2, pedindo para que o comandante desse regimento entregasse o dinheiro dos soldos dos soldados.
03
Correspondência relacionada com os requerimentos de Anastácio José, José António e Manuel Rodrigues Almada, artífices do extinto Corpo de Artilharia da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, para lhes ser pago o vencimento em dívida.
04
Correspondência trocada entre o visconde de Alhandra e o conde Barbacena Francisco sobre o requerimento do soldado António José Pena, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, para gozar a sua reforma na Companhia de Veteranos de Chaves.
05
Requerimento de António Joaquim, furriel do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, que pede para ser reformado de modo a garantir a subsistência da sua família.
06
Requerimento do cabo de esquadra António José de Figueiredo, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo para ser reformado e correspondência trocada entre o conde de Barbacena Francisco e o visconde de Alhandra comunicando a autorização régia para tal.
07
Correspondência trocada entre várias entidades sobre Francisco Xavier da Cunha, celeiro do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, que não tendo direito à reforma por não ter estado em Montevideu e não constar das relações, pede para continuar no real serviço.
08
Correspondência trocada entre o conde de Barbacena Francisco e o visconde de Alhandra sobre o requerimento de Francisco de Sousa, soldado do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, que pede para gozar a reforma na Companhia de Veteranos de Abrantes.
09
Correspondência de várias entidades sobre o requerimento conjunto de José Nunes Sandomil e Joaquim José de Oliveira, ambos soldados reformados da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, no qual dizem que aquando do 2ª inspeção passada a esta Divisão deram os nomes para continuarem no real serviço e pedem para regressar ao Regimento de Artilharia nº 1.
10
Ofício do visconde de Alhandra para o conde de Subserra remetendo o requerimento conjunto do 2º sargento José Inácio Pereira e dos soldados Albino Ferreira da Costa e Manuel Teixeira, da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, que preferem às suas reformas ir continuar o serviço no Regimento de Artilharia nº 4.
11
Correspondência do visconde de Alhandra para o conde de Barbacena Francisco remetendo o ofício do comandante do Depósito Militar de São João de Deus no qual informa que o soldado Luís de Araújo do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, foi despedido do referido Depósito para a Companhia de Veteranos do Porto.
12
Correspondência trocada entre o visconde de Alhandra, o conde de Barbacena Francisco e o comandante do Depósito Militar de São João de Deus sobre o requerimento de Manuel Gonçalves, corneta do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, e as ordens régias para marchar imendiatamente para a Companhia de Veteranos de Abrantes.
13
Correspondência do visconde de Alhandra para o conde de Barbacena Francisco remetendo o requerimento de Manuel Fernandes, soldado do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei e o ofício do comandante do Depósito Militar de São João de Deus no qual informava que o referido soldado não pretendia continuar a servir e queria ser reformado.
14
Correspondência trocada entre o visconde de Alhandra, o conde de Barbacena Francisco e outras entidades sobre o requerimento de José Joaquim Porto, soldado do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, que pedia para ser transferido da Companhia de Veteranos de Vila do Conde para a de Belém por motivos familiares.
15
Ofício do barão de Laguna para o conde de Palmela sobre o requerimento de Marta Carneiro, que pede escusa de serviço para o seu marido, António José Pais, soldado do Batalhão de Artilharia da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
16
Requerimento de José de Oliveira , soldado do Regimento de Artilharia nº 3, que pedia para passar a uma Companhia de Veteranos.
17
Correspondência trocada entre o visconde de Alhandra e o conde de Subserra relativa à execução das ordens régias para que o Filipe Jacob de Santiago artífice do Corpo de Artilharia da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, seja escuso do real serviço.
18
Correspondência trocada entre o visconde de Alhandra e o conde de Barbacena Francisco relativa à execução das ordens régias para que o sargento quartel-mestre António Caetano da Cruz do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, marchasse imediatamente para a Companhia de Veteranos do Porto.
19
Ofício dirigido ao visconde de Alhandra para que este cumprisse as ordens régias e mandasse o soldado Agostinho Fernandes do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, marchar para a Companhia de Veteranos de Elvas.
20
Correspondência trocada entre o visconde de Alhandra e o conde de Barbacena Francisco relativa à execução das ordens régias para que o sargento-ajudante José Maria da Paz, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, regresse ao Regimento de Artilharia nº 1.
21
Correspondência do conde de Subserra para várias entidades comunicando que Sua Magestade mandou marchar para a Companhia de Artífices do Arsenal Real do Exército o artífice obreiro do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, Luís Pereira, e ofício do visconde de Alhandra para o conde de Subserra participando que as ordens foram cumpridas.
22
Correspondência do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Alhandra, visconde de Sousel e António Firmo Felner comunicando as ordens régias para que Miguel António Garfino, soldado do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, regressasse ao Regimento de Artilharia nº 3.
23
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida ao visconde de Alhandra e a António Firmo Felner comunicando as ordens régias para que Manuel da Guerra, soldado do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, regressasse ao Regimento de Artilharia nº 1.
24
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida aos viscondes de Alhandra e de Sousel comunicando as ordens régias para que o 2º sargento, Miguel Gomes, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, continuasse o serviço no Regimento de Artilharia nº 3.
25
Ofício do conde de Barbacena Francisco, dirigido ao visconde de Alhandra comunicando as ordens régias para que o soldado Manuel Joaquim, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, marchasse para a Companhia de Veteranos de Lagos afim de gozar a reforma prometida.
26
Ofício do conde de Barbacena Francisco para o visconde de Alhandra comunicando as ordens régias para que o soldado Manuel Francisco, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, marchasse para a Companhia de Veteranos de Belém afim de gozar a reforma prometida.
27
Correspondência do conde de Subserra dirigida ao visconde de Alhandra e a João da Silveira de Lacerda, sobre as ordens régias para que o soldado, Manuel Nunes, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, marchasse imediatamente para a Companhia de Veteranos de Abrantes.
28
Ofício do visconde de Alhandra para o conde de Barbacena Francisco, informando que foi executada a ordem régia de mandar marchar para a Companhia de Veteranos de Elvas o soldado de Artilharia, Manuel Polido, da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, acompanhado das guias de passagem.
29
Ofício do visconde de Alhandra para o conde de Barbacena Francisco, dizendo que foi executada a ordem régia para mandar marchar para o Regimento de Artilharia nº 1, o soldado José Luís, da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
30
Ofício do visconde de Alhandra para o conde de Barbacena Francisco, informando que foi executada a ordem régia para mandar marchar para o Regimento de Artilharia nº 4, o 1º sargento João José de Carvalho e o soldado Bernardo Gonçalves que foram do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
31
Ofícios do conde de Subserra para os viscondes da Beira e de Alhandra comunicando as ordens régias para se conceder reforma ao soldado, Joaquim António Ferreira, do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, na Companhia de Veteranos de Aveiro.
32
Ofícios do conde de Subserra para os viscondes de Santa Marta e de Alhandra comunicando as ordens de Sua Magestade para se conceder reforma ao soldado do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, João de Miranda.
33
Ofícios do conde de Subserra para os viscondes de Souzel e de Alhandra comunicando as ordens régias para se conceder reforma aos soldados João Dias Fatel e José Maria do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
34
Ofício dirigido ao visconde de Alhandra comunicando as ordens régias para que o soldado Simão dos Santos, que foi do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, marchasse para a Companhia de Veteranos de Elvas afim de gozar a reforma prometida.
35
Ofício dirigido ao visconde de Alhandra comunicando as ordens régias para que o soldado, Simão Vences, que foi do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, marchasse para a Companhia de Veteranos de Elvas afim de gozar a reforma prometida.
36
Correspondência do conde de Barbacena Francisco dirigida a várias entidades comunicando a ordem régia para que o artífice Vicente da Costa, que foi do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, regressasse à Companhia de Artífices da Artilharia Real do Exército.
37
Ofício do conde de Subserra para o visconde de Alhandra comunicando a ordem régia para que este desse baixa e escusa do real serviço ao soldado António Gonçalves, que foi do Corpo de Artilharia da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
38
Mapas mensais do Corpo de Artilharia da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei e relações de material pertencente ao parque do mesmo Corpo.
39
Correspondência enviada ao conde de Subserra por várias entidades remetendo ofícios, mapas de força e relações das praças do Corpo de Artilharia da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei que foram inspecionadas para continuarem no serviço ou para passarem às companhias de veteranos.
40
Correspondência trocada entre várias entidades sobre os requerimentos do furriel João Durão de Sá, da 8ª Companhia do Corpo da Guarda Real da Polícia, que serviu na campanha de Montevideu e Rio de Prata e pediu escusa de serviço quando veio do Brasil para emigrar para Espanha, regressando agora a Portugal, pede para ser reintegrado no posto de sargento do mesmo Corpo.
41
Correspondência trocada entre várias entidades sobre o soldado de Artilharia, Simplício José Serrano, que ficou no extinto Hospital das Necessidades aquando da partida da Divisão de Voluntários Reais d'El-Rei.
42
Relações do material pertencente ao parque de Artilharia da Divisão dos Voluntários Reais d`El-Rei.
43
Correspondência do visconde de Alhandra para o conde de Subserra comunicando que foi executada a ordem para se dar baixa de serviço aos soldados da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, José Bernardo Tavares e Manuel José Terceiro.
44
Requerimento de Manuel António, 2º sargento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, que tendo passado na inspecção e continuado no real serviço pede para gozar da reforma pela praça de Bragança.
45
Correspondência trocada entre várias entidades sobre o requerimento de José Manuel, que foi do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, no qual pede para passar da classe de veterano à de veterano reformado por se achar mutilado de um braço.
46
Correspondência sobre o requerimento de Joaquim do Carmo, cabo de esquadra reformado do 1º Regimento de Infantaria dos Voluntários Reais d'El-Rei, que achando-se com forças para continuar no real serviço pede para passar para o Regimento de Infantaria nº 5.
47
Correspondência trocada entre o conde de Subserra e José Correia de Melo, acompanhada dos requerimentos de José Manuel, que foi do 1º Regimento de Infantaria da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo para receber a reforma prometida pela Companhia de Veteranos de Chaves.
48
Correspondência sobre o requerimento de José de Gouveia, 2º sargento do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo quatro meses de licença para ir ao Rio de Janeiro arrecadar uma herança que lhe deixou um tio.
49
Requerimentos de António Fortunato, soldado da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei que foi mandado passar para o Regimento de Infantaria nº 1.
50
Correspondência trocada entre várias entidades sobre o requerimento de Bernardo de Magalhães, 2º sargento do 1º Regimento de Infantaria da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, e que passou para a Companhia de Veteranos de São João da Foz como reformado.
51
Requerimento de Francisco José de Santa, tambor do 1º Regimento de Infantaria da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo para ir servir nos Estados da Índia.
52
Requerimento de António José da Costa, anspeçada do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo para continuar no real serviço.
53
Correspondência trocada entre várias entidades e o conde de Subserra sobre a passagem à Companhia de Veteranos de Almeida do sargento Gonçalo José de Brito, do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei.
54
Correspondência sobre o requerimento das praças de pré do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo o abono dos soldos de campanha concedidos por decreto de 13 de Maio de 1816.
55
Correspondência sobre o requerimento do soldado Luís Correia, do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, que por se achar cansado e sem forças e por ainda lhe faltar 3 anos para ser reformado, pede para ir para a Companhia de Veteranos de Aveiro ou para lhe darem um serviço mais suave no jardim botânico de Coimbra.
56
Correspondência trocada entre várias entidades sobre o requerimento do soldado Manuel Ferreira, do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo nova guia de assentamento.
57
Processo do sargento-ajudante Joaquim José da Fonseca, do 1º Regimento de Infantaria da Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo para se emendar a verba que tem no assentamento de praças, por se julgar prejudicado em seis anos de serviço.
58
Requerimento do soldado João Pereira, do Regimento de Infantaria nº 4, que serviu no 1º Regimento de Infantaria da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo para lhe ser abonado dois terços do vencimento de soldo da altura em que esteve na Divisão.
59
Requerimento do soldado reformado António Torres, do 1º Regimento de Infantaria da extinta Divisão dos Voluntários Reais d'El-Rei, pedindo para lhe darem o soldo e as respectivas vantagens por se encontrar mutilado devido à sua participação numa operação em Montevideu.
24
Caixa nº 24
25
Caixa nº 25
26
Caixa nº 26
27
Caixa nº 27
28
Caixa nº 28
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 23
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 23
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/23
Título
Caixa nº 23