Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
37
Caixa nº 37
38
Caixa nº 38
39
Caixa nº 39
40
Caixa nº 40
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
01
Proclamação aos habitantes de Pernambuco dada a bordo da fragata "Pérola" pelo capitão de fragata José Maria Monteiro, comandante desse navio, relativa à revolução de Pernambuco em 1817.
02
Correspondência do marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz remetendo diversos mapas e relações da força da expedição que ia para o Rio de Janeiro e Baía e das familias que acompanhavam os militares.
03
"Mapa da Divisão da Tropa destinada a ir para o Rio de Janeiro servir nos Batalhões Expedicionários dos Regimentos de Infantaria nº 11 e 15".
04
Mapas de forças que marcharam para o Rio de Janeiro.
05
Correspondência trocada entre diversas entidades relativa ao embarque de pessoal para a expedição; proposta de nomeação de bachareis; entrega de livros mestres aos comandantes da expedição; pedido de um soldado de Cavalaria para levar cartas do Real Serviço aos comandantes dos Batalhões Expedicionários que se encontram em Cascais.
06
Correspondência de diversas entidades para D. Miguel Pereira Forjaz remetendo os requerimentos dos seguintes indivíduos: Pedro Correia Pimenta, Francisco José do Patrocinio, José Joaquim de Carvalho Castro e Barcelada, Gonçalo José de Sousa Lobo, João Francisco Viana, Silveiro Henriques e sua mulher Claúdia Rosa, Marcelino da Silva Bustamando e Josefa Maria Rodrigues.
07
Requerimentos de Alexandre de Albuquerque do Amaral e Vasconcelos, major graduado adido ao Estado-Maior do Exército, que pretendia a efectividade do seu posto.
08
Correspondência trocada entre diversas entidades remetendo os requerimentos dos seguintes indivíduos: Francisco José, soldado do Regimento de Artilharia nº 4; José António Sarrea Mira, 1º sargento da Companhia de Veteranos da Estremadura; Sebastião José Váz de Figueiredo, 2º sargento da 4ª Brigada de Artilharia e José da Silva Reis, capitão do Regimento de Artilharia nº 4.
09
Correspondência enviada a D. Miguel Pereira Forjaz, acompanhada de requerimentos de indivíduos, directa ou indirectamente ligados ao Regimento de Infantaria nº 2.
10
Correspondência enviada a D. Miguel Pereira Forjaz, remetendo requerimentos de oficiais e praças do Regimento de Infantaria nº 12 e de esposas de militares do mesmo Regimento.
11
Correspondência enviada a D. Miguel Pereira Forjaz, remetendo requerimentos de oficiais e praças do Regimento de Infantaria nº 11 e da esposa de um tenente-coronel do mesmo Regimento.
12
Requerimentos de militares que foram do extinto Batalhão de Caçadores nº 3 destacado na corte do Rio de Janeiro, que pediam escusas de serviço, transferências de unidades e promoções.
13
Correspondência de Filipe Vaz de Carvalho e Sampaio para D. Miguel Pereira Forjaz e para o conde da Feira remetendo os requerimentos de Maria Tomásia de Faria, esposa de João António Sameiro, sargento do Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 15 e de António José de Carvalho, alferes do mesmo batalhão.
14
Requerimento de Luísa Catarina mulher de Manuel Timoteo de Pais, carpinteiro do Arsenal Real do Exército que foi com a expedição para o Rio de Janeiro, pedindo para as suas filhas serem admitidas na Casa Pia por não ter meios de as alimentar.
15
Decreto determinando o local de aquartelamento para os batalhões da Divisão das Tropas que iam do Exército de Portugal para o Brasil, tendo sido escolhido o edifício do Seminário de São Joaquim por reunir as condições necessárias.
16
"Defesa ou Resposta" do tenente-general graduado Jorge de Avilez Juzarte de Sousa Tavares, comandante da tropa expedicionária no Rio de Janeiro entre 1821 e 1822.
17
Ofício de Melchior Pereira, tenente de Caçadores 11, para Manuel de Brito Mouzinho participando a apresentação do soldado Manuel Fernandes do Regimento de Infantaria nº 16.
18
Correspondência dos comandantes dos Batalhões de Infantaria nº 12 e 15 para Manuel de Brito Mouzinho, remetendo relações dos oficiais que se encontravam em conselho de guerra ou que tinham falecido.
19
Correspondência para o comandante do Regimento de Infantaria nº 23 e para José Correia de Melo relacionada com as praças que iam para o Rio de Janeiro servir nos Batalhões dos Regimentos de Infantaria nº 11 e 15 e o itinerário que deviam seguir.
20
Correspondência trocada entre o comandante do Batalhão de Infantaria nº 15 e outras entidades relacionada com oficiais e praças do Batalhão Expedicionário.
21
Correspondência trocada entre Inácio Luís Madeira de Melo e diversas entidades relacionada com a condecoração de Francisco José Pereira e com os mapas mensais do Batalhão do Regimento de Infantaria nº 12, que se achava no reino do Brasil.
22
Ofícios acompanhados de uma circular dirigidos ao comandante do Batalhão de Caçadores nº 3, que se achava no Brasil, pedindo uma relação das praças do seu comando que participaram na batalha de Vitória e o envio do mapa mensal desse batalhão.
23
Correspondência dirigida ao comandante do Batalhão de Infantaria nº 11 relacionada com o indeferimento de uma condecoração e informando-o do pagamento do soldo às famílias dos militares que estavam no Brasil.
24
Ofício dirigido ao comandante do Batalhão de Infantaria nº 11, que se achava no Brasil, pedindo o mapa mensal desse batalhão.
25
Ofício do marquês de Campo Maior para o conde de Sampaio, inspector geral da Cavalaria, pedindo o envio de um destacamento do Regimento de Cavalaria nº 1 para a Trafaria a fim de evitar uma possível deserção por parte dos soldados do Batalhão do Regimento de Infantaria nº 2.
26
Correspondência para os comandantes dos batalhões de regimentos de Infantaria pedindo uma relação das praças e oficiais que estiveram na batalha de Vitória e para os regimentos de Artilharia, Batalhão de Cavalaria Expedicionário e Destacamento Expedicionário de Artífices Engenheiros mandando remeter as informações semestrais dos oficiais, cadetes e sargentos dessas unidades.
27
Correspondência enviada a D. Miguel Pereira Forjaz por Manuel Ricardo Groot da Silva Pombo e por João da Mata Chapuzet, sobre o movimento de embarques para o Brasil de praças e soldados desertores dos regimentos de Infantaria.
28
Ofício de António Teixeira Rebelo para Duarte José Fava sobre o alojamento no Convento dos Jerónimos dos contingentes que iam partir para o Brasil.
29
Ofício de Domingos José Cardoso para D. Miguel Pereira Forjaz sobre a apresentação de todas as despesas da tropa expedicionária que foi para o Brasil.
30
Correspondência do comandante do 2º Regimento de Infantaria para o conde de Barbacena Francisco remetendo uma requisição de bandeiras para o dito regimento e para o visconde de Juromenha remetendo o requerimento do capitão Manuel de Abreu Madeira do Batalhão Expedicionário do mesmo regimento.
31
Correspondência do marquês de Campo Maior para D. Miguel Pereira Forjaz remetendo um ofício e um requerimento de Manuel de Abreu Madeira, comandante do contigente do Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 2, em que pedia abonos de comedorias para as tropas que iam para o Brasil e o abono a mais de soldo para as mesmas por demorarem muito tempo na viagem.
32
Ofício do major comandante do Batalhão de Infantaria nº 2 para D. Miguel Pereira Forjaz relatando a chegada do seu batalhão à Baía e questionando se a sua família e as de outros oficiais do seu batalhão recebiam parte dos seus soldos.
33
Correspondência do Ministério da Guerra para o desembargador inspector geral dos transportes para que este providenciasse o transporte do 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 2 para o seu quartel de Lagos.
34
Correspondência do Ministério da Guerra para que a Junta da Fazenda do Arsenal do Exército providenciasse o envio de cartucheiras para as patronas do 2º Regimento de Infantaria nº 2 que regressou de Pernambuco e se encontra no quartel de Lagos.
35
Ofício de Luís do Rego Barreto para D. Miguel Pereira Forjaz remetendo as guias de cinco soldados do Batalhão do 2º Regimento do Exército de Portugal.
36
Carta de João Rosendo de Mendonça Pessanha, major do Batalhão Expedicionário do 2º Regimento de Infantaria, expondo a situação de descontar do seu soldo dinheiro para a subsistência de sua mulher, D. Catarina Stuart, e pedindo para continuar com o pagamento das ditas mesadas.
37
Ofício dirigido ao comandante do Batalhão do Regimento de Infantaria nº 2, José Joaquim Simões, pedindo o mapa mensal desse batalhão.
38
Ofício do conde de Barbacena Francisco para o conde de Subserra remetendo o itinerário para a marcha do 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 12, regressado da Baía, de Lisboa para Chaves.
39
Ofício do Ministério da Guerra assinado por Cândido José Xavier remetendo ao tenente-general encarregado do governo das armas da corte e província da Estremadura, um extrato da guia que acompanhou as praças do Batalhão de Infantaria nº 12 destacado na Baía e regressado a Portugal.
40
Ofício dirigido a Inácio Luís Madeira de Melo remetendo relações de desertores e presos do Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria nº 12 e assinadas pelos seus comandantes.
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 42
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 42
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/42
Título
Caixa nº 42