Toggle navigation
Boas-vindas
Pesquisar
Índices
Destaques
Mais
Estatísticas
Guia de fundos
Ajuda
Idioma
pt
pt
en
Plano de classificação
DIV
Divisões
2
Colónias / Ultramar
01
Brasil
01
Caixa n.º 1
1642/1871-01-20
(...)
40
Caixa nº 40
41
Caixa nº 41
42
Caixa nº 42
43
Caixa nº 43
44
Caixa nº 44
45
Caixa nº 45
01
Correspondência trocada entre várias entidades, sobre o 1º Batalhão Expedicionário do 5º Regimento de Infantaria que ficou prisioneiro na cidade da Baía.
02
Ofício de Manuel Gonçalves de Miranda, ministro e secretário dos Negócios da Guerra para José Correia Godinho juiz de fora do cível da cidade de Coimbra, remetendo dois ofícios que o mesmo deveria entregar ao comandante do Batalhão do Regimento de Infantaria nº 6, que chegava a Coimbra no dia 16 de Dezembro de 1822 e que marchava para Lisboa afim de ser empregado num serviço extraordinário no ultramar.
03
"Guia dos oficiais e mais praças do 1º Batalhão de Infantaria nº 5 Expedicionário, que destaca para o Brasil, na qual se declara os vencimentos que pertencem a cada oficial, assim como o tempo até que vão geralmente pagos".
04
Guias das praças do Regimento de Infantaria nº 6 que vão continuar o real serviço no Corpo da Guarda Real da Polícia do Porto.
05
Portaria ao ministro dos Negócios da Marinha para dar passagem no navio "Príncipe" do Brasil a Luís de Carvalho, paisano, de idade de 13 anos, visto ser o seu único sustento um irmão de nome Manuel de Carvalho, soldado do 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 6, o qual está a bordo do mesmo navio.
06
Portaria ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha para abonar comedorias ao quartel-mestre Teodoro José Rodrigues do Batalhão Expedicionário de Infantaria nº 6, e ao cirurgião-mor Tomás da Silva Correia dos Corpos de Artilharia e Infantaria de Linha da província das Alagoas.
07
Portaria remetendo ao ministro e secretário de Estado dos Negócios da Marinha a relação dos oficiais e famílias destes pertencentes ao 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 6.
08
Portaria ao brigadeiro encarregado do governo das armas do Porto para que fizesse marchar segundo o itinerário incluso o 2º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 6, destinado para uma expedição extraordinária ao Brasil.
09
Correspondência relativa ao ofício do major comandante do 2º Batalhão de Infantaria nº 6, participando que recebeu em Pernambuco rações para 60 dias de viagem e que estas pela sua má qualidade e demora se inutilizaram, sendo obrigado a receber do capitão do brigue que os conduziu a Lisboa os mantimentos constantes dos mapas inclusos ao ofício, para lhe serem pagos pelo comissariado da capital, afim de socorrer as praças que se encontravam embarcadas.
10
Ofícios do coronel comandante do Regimento de Infantaria nº 1 e do major comandante do 2º Batalhão de Infantaria nº 6, acerca do aluguer de casas e do fornecimento de enxergas, cabeçalhos e mantas correspondentes às camas necessárias para acomodar os batalhões regressados da Baía.
11
Correspondência trocada entre várias entidades sobre o ajuste de contas do destacamento de Artilharia regressado da Baía.
12
Correspondência relativa a utensílios necessários para o quartel onde se encontra aquartelada a Companhia de Artilharia nº 2 chegada da Baía.
13
Portaria ao ministro da Marinha sobre a alteração nas comedorias dos oficiais de Artilharia pertencentes à expedição para a Baía que trocaram com outros da mesma arma.
14
Efectivos do destacamento de Artilharia a destacar para a cidade da Baía.
15
Portaria ao comissário em chefe interino do Exército para ser abonado de alimentação, até ao dia do embarque, o Destacamento de Artilharia que ia na expedição extraordinária ao Brasil e comunicação ao inspector de Artilharia sobre o mesmo assunto.
16
"Itinerário que segue de Faro para Lisboa o Destacamento de Artilharia nº 2, destinado para a expedição extraordinária do Brasil, remetido pelo comandante do Regimento de Artilharia nº 2".
17
Ofício do conde de Subserra para o infante D. Miguel, comunicando-lhe que foi expedida ordem à Tesouraria Geral das Tropas para se proceder à liquidação dos vencimentos do Destacamento de Artilharia que regressou da Baía sob as ordens do capitão António Vicente de Abreu.
18
"Guia dos oficiais e mais praças do Batalhão de Caçadores nº 4 Expedicionário, que destaca para o Brasil, no qual se declara os vencimentos que pertencem a cada oficial, assim como o tempo até que vão geralmente pagos".
19
Ofício de Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para Manuel Gonçalves de Miranda, acerca da requisição feita pelo comandante de Caçadores 4 para lhe ser fornecido vários objectos de armamento e equipamento necessários às praças que entraram recentemente naquele corpo.
20
Portaria ao ministro da Marinha para fazer abonar ao soldado Frederico Augusto da Câmara Leme, do Batalhão de Caçadores nº 4, as comedorias que lhe competiriam como cadete, visto não lhe ser possível ultimar o seu reconhecimento antes da saída da expedição para o Brasil e comunicação ao brigadeiro Bernardo Correia de Castro Sepúlveda sobre o mesmo assunto.
21
Portaria ao ministro dos Negócios da Marinha para fazer abonar comedorias ao quartel-mestre de Caçadores nº 4, António de Pádua, 1º sargento mestre escola, que foi do Regimento de Infantaria nº 1.
22
Portaria ao ministro da Marinha para não serem conferidas comedorias ao cirurgião-mor de Caçadores nº 4, António José Guerreiro, pelo motivo de não acompanhar o batalhão.
23
Portaria ao ministro da Marinha para satisfazer a Sabino José de Oliveira Ferraz, soldado de Caçadores nº 4 que está habilitado para ser reconhecido como cadete, as comedorias que lhe competem.
24
Portaria comunicando ao brigadeiro da corte que foram anuladas as providências régias ao ministro da Marinha sobre a má qualidade de feijão fornecido para o rancho do Batalhão Expedicionário nº 4 a bordo do navio " Canoa".
25
Portarias ao brigadeiro Bernardo Correia de Castro Sepúlveda para fazer saber ao Batalhão de Caçadores nº 4 que deve embarcar no cais de Belém a bordo do navio" Canoa" e ao inspector da Artilharia para fazer saber ao destacamento de Artilharia que vai embarcar no Arsenal da Marinha a bordo do navio" Grão Pará ".
26
Portaria comunicando ao brigadeiro da corte que informasse o comandante do Batalhão de Caçadores nº 4 de que aquele batalhão ia fazer parte de uma expedição extraordinária com destino ao Brasil, a qual devia sair de Lisboa no fim de Dezembro de 1822.
27
Ofícios do tenente-coronel José Julio de Carvalho, comandante do Batalhão de Caçadores nº 4 para José da Silva Carvalho e Bernardo Correia de Castro Sepúlveda, acerca da requisição de ferramenta para a serralharia do seu batalhão e substituição de um bombo que se encontra incapaz.
28
"Guia dos oficiais e mais praças do Batalhão de Caçadores nº 2 Expedicionário, que destaca para o Brasil, na qual se declara os vencimentos que pertencem a cada oficial, assim como o tempo até que vão geralmente pagos".
29
Correspondência trocada entre várias entidades, relativa ao alojamento e abono de comedorias às praças do Batalhão de Caçadores nº 2 regressado da Baía.
30
Portaria comunicando ao ministro da Marinha para não serem conferidas comedorias ao cirurgião-mor do Batalhão de Caçadores nº 2, Manuel Gomes de Sampaio, pela razão de não acompanhar o batalhão para a Baía.
31
Portaria ao ministro da Marinha para serem abonadas comedorias ao tenente António Máximo Figueira do Batalhão de Caçadores nº 2.
32
Portaria comunicando ao ministro da Marinha para que desse ordem para satisfazerem ao capitão João Honorato Rolim do Batalhão de Caçadores nº 2, as comedorias pertencentes a uma filha que leva em sua companhia para a Baía.
33
Ofício do brigadeiro Bernardo Correia de Castro Sepúlveda remetendo a Manuel Gonçalves de Miranda a cópia do ofício que recebeu do comandante do Batalhão de Caçadores nº 2, sobre a alteração que fez no itinerário da marcha do batalhão.
34
Correspondência sobre o fornecimento de um forno requerido pelo comandante do Batalhão de Caçadores nº 2 para o navio "Mentor" pertencente à expedição extraordinária para o Brasil.
35
Correspondência do visconde de Veiros para o visconde de Santa Marta, remetendo o requerimento de Pedro de Brito Rebelo, cadete do Batalhão de Caçadores nº 2 regressado da Baía, no qual pede para lhe ser concedido um mês de licença para se restabelecer e tratar de negócios em Lisboa.
36
Correspondência trocada entre o tenente-coronel José da Rosa e Sousa do Batalhão de Caçadores nº 2 e Bernardo Correia de Castro Sepúlveda e Manuel Gonçalves de Miranda, acerca da requisição de artigos de armamento e equipamento necessários às praças do Batalhão de Caçadores nº 2.
37
Portaria comunicando que o brigadeiro encarregado interinamente do Governo das Armas da Corte e Província da Estremadura fizesse marchar seguindo o itinerário incluso o Batalhão de Caçadores nº 2 destinado a uma expedição ao Brasil.
38
"Guia dos oficiais e mais praças do Batalhão de Caçadores nº 1 Expedicionário, que destaca para o Brasil, na qual se declara os vencimentos que pertencem a cada oficial, assim como o tempo até que vão geralmente pagos".
39
Correspondência sobre o requerimento de Francisco António Loureiro, espingardeiro do Batalhão de Caçadores nº 1, pedindo que se lhe pague a quantia de 8$400 reis pelos concertos que fez na cidade da Baía ao armamento do 1º Batalhão do Regimento de Infantaria nº 3.
40
Ofício do major Jerónimo Rogado de Oliveira, comandante interino do 1º Batalhão de Caçadores remetendo ao visconde de Sousel, a relação do capitão graduado em major António José Vaz e do cadete D. Joaquim Xavier da Silva Lobo do corpo do seu comando, que havendo regressado da Baía para o reino, não receberam a importância das comedorias já distribuidas a outros oficiais do mesmo corpo.
41
Portaria comunicando ao ministro dos Negócios da Marinha que satisfizesse a António Joaquim Pimentel Jorge e a D. Joaquim da Silva Lobo, soldados do Batalhão de Caçadores nº 1, as comedorias que lhes competiam como cadetes, apesar de ainda não estarem reconhecidos como tal.
42
Correspondência trocada entre o tenente-coronel Joaquim José Pimentel Jorge comandante do Batalhão de Caçadores nº 1 e Manuel Gonçalves de Miranda, acerca da participação do batalhão na expedição ao Brasil e os artigos necessários a essa expedição.
46
Caixa nº 46
47
Caixa nº 47
48
Caixa nº 48
49
Caixa nº 49
50
Caixa nº 50
(...)
58
Caixa nº 58
Caixa nº 45
Ações disponíveis
Ações disponíveis ao leitor
Serviços disponíveis
Exportar registo
Pesquisar nos descendentes
Pesquisar no âmbito deste fundo
Adicionar à minha lista
Consultar no telemóvel
Partilhar
Caixa nº 45
Detalhes do registo
Nível de descrição
Unidade de instalação
Código de referência
PT/AHM/DIV/2/01/45
Título
Caixa nº 45